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Para que servem os Dashboards?
Vantagens das Dashboards
Modelos de Dashboard

O que são Dashboards e quais são os principais modelos dessa ferramenta?

Descubra o conceito de dashboard, a sua importância para a gestão estratégica e como os seus modelos contribuem para a tomada de decisões de uma empresa

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que são Dashboards e quais são os principais modelos dessa ferramenta?

A dashboard desempenha um papel muito importante no dia a dia do mundo dos negócios e da análise de dados. Ela é uma ferramenta que apresenta informações complexas sob diferentes perspectivas de forma atraente e compreensível, proporcionando uma visão geral de uma grande quantidade de dados.

Essa visualização de dados possibilita uma melhor interpretação das informações sobre o negócio, transformando dados complexos em dados claros e atraentes. Essa melhor compreensão e visão panorâmica do desempenho das atividades permite tomadas de decisão mais assertivas e estratégicas.

Outras ações que um dashboard deve permitir aos seus usuários são a interação com dados, a filtragem de informações e a obtenção de insights relevantes. Continue neste artigo para saber mais sobre as dashboards, os seus principais tipos e como aplicá-la em seus trabalhos a partir dos seguintes tópicos:

  • Para que servem os Dashboards?
  • Vantagens dos Dashboards
  • Modelos de Dashboards

Boa leitura!

Para que servem os Dashboards?

A dashboard é uma ferramenta de visualização de dados que fornece informações e métricas de forma visual, concisa e em tempo real. Elas contribuem para a análise e a compreensão eficaz dos dados coletados de um negócio.

Algumas das finalidades das Dashboards são:

  • Monitoramento de desempenho: As dashboards são usadas para acompanhar o desempenho de uma empresa, projeto ou processo. Elas podem exibir métricas-chave, como receita, lucro, número de vendas e indicadores de desempenho-chave (KPIs) sobre um período de tempo ou em tempo real. 
  • Tomadas de decisão embasadas: Ao reunir informações relevantes em um único painel, as dashboards ajudam os usuários a obter uma visão panorâmica desses dados e entender melhor o cenário geral. Com base nisso, as decisões são tomadas de forma mais estratégica e embasada, em busca de resultados eficientes.
  • Comunicação e colaboração: Elas contribuem para o compartilhamento de informações entre equipes de uma mesma empresa, com a sua apresentação de forma clara e acessível. Isso simplifica a comunicação e o trabalho entre diferentes áreas, tornando o processo mais produtivo. 
  • Acompanhamento de metas: Uma das suas principais funções é a exibição de metas e indicadores KPIs, apresentando o progresso desses objetivos em cada período de tempo e por cada integrante da equipe, de forma visual a partir de gráficos de pizza ou de barras. 

Isso proporciona maior certeza para os líderes de cada área em relação às medidas corretivas para cada colaborador e para o grupo no geral em busca de maior produtividade e eficiência em cada projeto.

  • Identificação de tendências e padrões: As dashboards contribuem para identificar padrões em um conjunto de dados, principalmente a partir de sua visualização em gráficos e tabelas. Com isso, são identificadas correlações, relações de causa e efeito, sazonalidades e outras informações relevantes que podem orientar estratégias futuras e corrigir medidas atuais. 
  • Análise de dados em tempo real: Essa ferramenta pode oferecer informações atualizadas em tempo real, possibilitando o monitoramento de eventos em andamento e a reação instantânea para situações imprevistas ou que requerem instantaneidade. Isso é especialmente útil em ambientes que exigem respostas rápidas, como operações de negócios e atendimento ao cliente.

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Vantagens das Dashboards

Os benefícios das Dashboardsem um negócio são inúmeras. Além de fornecer uma visão clara e a visualização atraente dos dados de sua empresa, elas permitem que os seus usuários identifiquem tendências, variações e anomalias dentro dessas informações.

A sua utilização no monitoramento e na análise de dados é recorrente para a tomada de decisões assertivas em qualquer setor de um negócio, seja no Marketing, na gestão financeira, no setor comercial, na tecnologia da informação, entre outras.

Outra vantagem dessas ferramentas é a flexibilidade em sua utilização. As modificações em cada painel de controle podem ser feitas de modo bastante simples, possibilitando ao usuário adicionar um novo filtro, um novo indicador ou até mesmo um novo produto, além de acessar apenas as informações desejadas.

Assim sendo, fazer um curso sobre Dashboardspode complementar a sua formaçãoe desenvolver competências que te diferencie no mercado de trabalho. Quanto mais simples for a sua compreensão desses processos na análise de dados, será um profissional mais requerido e procurado em sua empresa.

Além disso, os conteúdos da Voitto também contribuem para a ampliação dos seus conhecimentos sobre Dashboards. Confira o passo a passo para construir um Dashboard no Power Bi neste artigo. Podemos ajudá-lo por meio de tutoriais em nosso Blog e até mesmo em nossas formações.

Modelos de Dashboard

Existem diferentes tipos de modelos de dashboard, cada um com suas características e finalidades específicas. A escolha do modelo adequado está relacionada à definição das necessidades e dos objetivos direcionados de seu negócio.

Confira a seguir os principais exemplos:

Dashboard Executivo

O Dashboard executivo é destinado a líderes e executivos de uma corporação. As principais informações apresentadas são métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs), essenciais para o monitoramento de uma área ou de toda a empresa.

Geralmente, essas dashboards incluem gráficos de linhas, gráficos de barras e indicadores de resumo para acompanhar o progresso dos objetivos estratégicos.

Dashboard de Marketing

Esse modelo de dashboard fornece informações sobre as atividades de marketing da organização, a partir de métricas relacionadas a campanhas publicitárias, engajamento nas mídias sociais, tráfego do site, conversões e retorno sobre o investimento (ROI).

Os gráficos de pizza, nuvens de palavras, mapas de calor e métricas de acompanhamento de mídia social são os principais recursos encontrados nos dashboards de marketing.

Dashboard Analítico

O Dashboard Analítico está diretamente relacionado à análise de dados de uma empresa. Ele é projetado para fornecer uma visão aprofundada e interativa das informações, permitindo que os usuários explorem os dados, identifiquem padrões, tendências e relações, e realizem análises mais avançadas.

Esse modelo oferece recursos mais sofisticados, como gráficos interativos, filtros, ferramentas de visualização avançada e recursos de drill-down (aprofundamento nos detalhes). Entretanto, você também pode fazer análises a partir de gráficos de barras, gráficos de linhas, gráficos de dispersão e tabelas dinâmicas.

Dashboard financeiro

Consiste na representação visual de informações financeiras e métricas de uma organização, fornecendo uma visão abrangente e instantânea do desempenho financeiro a partir de dados e indicadores relevantes.

Esse dashboard pode apresentar indicadores financeiros essenciais, como receita, lucro líquido, margem de lucro, fluxo de caixa, retorno sobre o investimento (ROI), assim como suas tendências e variações a partir de gráficos e tabelas dinâmicas.

É possível também classificar esses dados por diferentes categorias, como linhas de negócios, regiões geográficas ou produtos.

Dashboard de gerenciamento de projetos

Essa ferramenta fornece uma visão em tempo real de todas as métricas traçadas para o acompanhamento e controle de um projeto, permitindo o monitoramento do progresso, o cronograma de atividades e a tomada de decisões para o alcance de seus objetivos e consequente sucesso do projeto.

Alguns elementos presentes são indicadores-chave de desempenho, a partir de percentual de conclusão, prazos, custos, eficiência do trabalho e qualidade, além do cronograma de atividades e prazos estabelecidos para cada uma. Também são apresentadas as divisões de ações para cada membro da equipe e o percentual de progresso.

Dashboard de vendas

O Dashboard de vendas monitora o desempenho específico de equipes de vendas em uma empresa. Com algumas informações de dados de vendas como metas, receitas, desempenho individual de vendedores, acompanhamento de leads e conversões.

Os recursos utilizados são gráficos de funil de vendas, mapas geográficos e tabelas de classificação de vendedores, além da possibilidade de integração com CRMs (Customer Relationship Management) e ERPs (Enterprise Resource Planning).

Dashboard de Recursos Humanos 

Essa ferramenta é amplamente utilizada por equipes de Recursos Humanos para monitorar e gerenciar aspectos relacionados aos colaboradores de uma empresa. Algumas das informações apresentadas estão relacionadas a recrutamento, desempenho dos funcionários, absenteísmo, rotatividade e desenvolvimento de competências e benefícios.

Podem ser amplamente utilizadas na gestão dos PDIs, os chamados Planos de Desenvolvimento Individual, a partir de gráficos de barras empilhadas, tabelas de resumo de funcionários e métricas de satisfação do colaborador.

Dashboard de TI (Tecnologia da Informação)

Essas ferramentas são fundamentais para o gerenciamento da infraestrutura tecnológica de empresas. Elas são utilizadas para monitorar e controlar aspectos específicos da operação do setor de Tecnologia da Informação, oferecendo uma visão abrangente e atualizada desse ambiente.

Algumas das informações incluídas estão relacionadas ao desempenho da rede, tempo de atividade dos servidores, status do sistema, níveis de serviço acordados (SLAs), picos de tráfego, tickets de suporte, segurança da informação, entre outros. Esse dashboard contribui para a detecção precoce de problemas e para a melhoria contínua dos processos.

Dashboard Operacional

O Dashboard operacional proporciona uma visão em tempo real das atividades e processos operacionais de uma organização. A partir de informações essenciais, são monitorados o desempenho de operações, identificados problemas imediatos e tomadas decisões rápidas para aperfeiçoar a eficiência e a eficácia das atividades.

Como um tipo de Dashboard estratégico, algumas informações apresentadas são indicadores-chave de desempenho (KPIs) diretamente relacionadas às atividades cotidianas de uma equipe ou empresa, como produtividade, satisfação do cliente, taxa de atendimento de pedidos, entre outras.

A partir da análise desses dados, os líderes de cada setor realizam alterações para o aumento de produtividade e alcance de objetivos traçados durante cada ciclo de atividade.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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