A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças incontestáveis para o mundo todo. Por isso, saber como realizar uma mudança de hábito eficaz na sua empresa é fundamental para garantir uma boa adaptação ao chamado “novo normal”.

Assim como os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 trouxeram mudanças profundas em relação às viagens e seus protocolos de segurança, é preciso entender que a pandemia já mudou a maneira como trabalhamos.

Essas mudanças organizacionais se estenderão por diferentes tópicos, desde a adoção de protocolos rigorosos de higiene até questões de definição da natureza do trabalho e logística de apoio.

Neste artigo criado em parceria com a Xerpa, você confere como a atual crise mundial de saúde expôs uma discussão sobre novos modelos de trabalho, além de revelar tendências do mercado que devem ser adotadas pelas organizações.

Continue conosco nesta leitura e receba dicas para !

 

Mudanças no trabalho em decorrência da pandemia

 

Antes de conferir como realizar uma mudança de hábito na sua empresa, é importante conferir quais mudanças organizacionais já têm sido implementadas, afinal, em apenas alguns meses, a pandemia do coronavírus alterou o dia a dia das pessoas em todo o mundo.

Além do impacto econômico causado pelo fechamento de inúmeros estabelecimentos em decorrência da necessidade de isolamento social para conter a disseminação do vírus, muitas mudanças já estão sendo adotadas no sistema de trabalho.

 

Home office 

Uma das principais novidades -  adotada em larga escala - foi o modelo de trabalho remoto, que deve continuar em muitas empresas mesmo depois do fim das restrições de distanciamento físico.

Companhias que ainda não estavam convencidas sobre as vantagens do home office, estão agora vendo na prática como o trabalho feito de casa pode ser adotado sem medo.

De acordo com um estudo realizado pelo Observatório Sistema Fiep, desde o início da pandemia de Covid-19 a possibilidade de realizar atividades remotamente se tornou um das principais tendências do mercado. Ou seja, após a pandemia, é provável que muitas empresas mantenham o trabalho remoto para suas equipes.

Para os profissionais, aderir ao home office significa abandonar viagens diárias para trabalhar no escritório, mais tempo com a família, menos estresse com horas no trânsito e, claro, mais qualidade de vida.

Já para as empresas, além da óbvia redução de custos, há ainda uma melhoria na produtividade e no engajamento dos colaboradores, que está extremamente ligada aos itens citados anteriormente.

Para alguns especialistas dos Estados Unidos, os escritórios não serão abolidos do modelo de trabalho, mas serão frequentados com menos intensidade e sem obrigatoriedade. Em outras palavras, as pessoas ainda se reunirão para trabalhar, mas haverá uma divisão de tempo entre escritório e home office muito mais equilibrada daqui para frente.

Outra mudança de hábito é que com mais pessoas trabalhando remotamente, as empresas podem abrir hubs regionais, ou fornecer acesso a espaços de trabalho onde quer que seus funcionários estejam concentrados, em vez de ter a maioria de sua força de trabalho em um escritório central.

 

Substituição das reuniões

O calendário de reuniões não deve voltar a ficar cheio, mesmo depois da pandemia. Para realizar uma mudança de hábito na sua empresa que seja eficaz, é necessário também adotar novos modelos de gestão de tarefas como no caso das reuniões, que já estão sendo substituídas por emails e mensagens instantâneas.

Mesmo aqueles profissionais mais tradicionais já entenderam que é preciso encontrar maneiras mais eficazes de trabalhar e se comunicar com os colegas.

Com isso, tudo o que pode ser resolvido através das simples trocas de mensagens, ajuda. Quando o assunto é mais complexo e exige conversas ao vivo, as chamadas por vídeo dão conta do recado.

Vale lembrar que emails, mensagens e encontros virtuais também favorecem profissionais mais tímidos, ou, que seja por qualquer motivo, não seriam tão participantes em uma reunião presencial.

 

Ferramentas de gestão

A pandemia tem sido um tipo de equalizador tecnológico, no qual os profissionais que antes não estavam acostumados a usar ferramentas tecnológicas no local de trabalho não tiveram escolha a não ser adaptar-se. Em muitos casos, essa adaptação tem tornado os colaboradores até mais eficientes.

Com isso, é fundamental realizar uma mudança de hábito que englobe novas ferramentas de gestão e softwares que contribuam como facilitadores de tarefas e processos.

Esse é o caso do Xerpay, uma solução inovadora que facilita, para o setor de Recursos Humanos, realizar os processos de pagamento dos funcionários.

O Xerpay oferece flexibilidade e autonomia ao permitir que os colaboradores recebam seus pagamentos a qualquer momento, com o cálculo sendo feito de acordo com os dias já trabalhados.

O benefício traz diversas vantagens para a empresa, como melhoria na produtividade dos colaboradores, aumento de retenção de talentos, a diminuição do estresse financeiro por parte dos profissionais, entre outros.

 

Dicas para realizar uma mudança de hábito na sua empresa

 

Para realizar uma mudança de hábito por completo na sua empresa, destacamos algumas dicas essenciais para fazer essas adaptações de forma correta e eficaz.

Destacamos que essas dicas também ajudam, e muito, na atração e retenção de bons profissionais. São elas:

 

  •  Analise as tendências do mercado;
  •  Faça um planejamento do que é preciso para colocar as mudanças em prática;
  •  Defina metas para atingir propósitos externos e internos;
  •  Adote bons sistemas de gestão e ferramentas que facilitem os processos e tarefas dos colaboradores;
  •  Mantenha o foco nos resultados e no controle dos processos financeiros;
  •  Aspectos sociais
  •  Invista numa boa comunicação com todos os funcionários;
  •  Estimule um ambiente de trabalho participativo e integrado;
  •  Ouça o feedback dos colaboradores;
  •  Promova a qualidade de vida e o bem-estar dos seus funcionários.

 

Lembre-se sempre da importância de manter um sistema de gestão eficaz em sua empresa, e o quanto a escolha pelas ferramentas corretas pode facilitar a gestão de processos e garantir resultados mais eficazes para o empreendimento.

Por fim, vale ressaltar que, assim como qualquer modificação, realizar uma mudança de hábito na sua empresa pode não ser um processo tão rápido.

Por isso mesmo, o ideal é aderir a essas mudanças aos poucos, indo por partes e com muito planejamento. Pequenas mudanças e alterações ajudarão a empresa a obter realizações maiores ao longo do tempo.

 

Se quiser saber um pouco mais sobre boas ferramentas para trabalhar remotamente, confira 40 ferramentas para te ajudar. Boa leitura e até a próxima!