O que é nanomedicina?
Qual será o futuro da medicina?
Como ter contato com profissionais da área?
Quais são as aplicações mais comuns da nanotecnologia na medicina?
As vantagens e desvantagens da nanomedicina
O uso dos dados como uma ferramenta de gestão para médicos

A nanotecnologia é o futuro da medicina?

Entenda como a nanotecnologia na medicina está impactando os procedimentos inovadores no setor médico.

Sabrícia Andrade
Por: Sabrícia Andrade
A nanotecnologia é o futuro da medicina?

Robôs médicos. Nanochips. Implantes robóticos. Ciborgues. Muito se especula sobre o futuro da medicina e os seus impactos na sociedade.

Por conta de estudos aprofundados no Japão, surgiu a nanociência que busca através de diversas áreas como a computação, engenharia e medicina proporcionar melhorias na sociedade. Na medicina é chamada de nanomedicina e promete melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Ao longo desse artigo você verá:

  • O que é nanomedicina?
  • Qual será o futuro da medicina?
  • Como ter contato com profissionais da área?
  • Quais são as aplicações mais comuns da nanotecnologia na medicina?
  • As vantagens e desvantagens da nanomedicina
  • O uso dos dados como uma ferramenta de gestão para médicos

O que é nanomedicina?

A nanomedicina é o uso da nanotecnologia na medicina tradicional. É uma das inovações mais revolucionárias do setor médico, muitos dizem que é o futuro da medicina, porém como pode ser visto no artigo sobre Medicina Robótica, o futuro é feito a partir do agora.

As inovações e tendências na medicina estão em alta e o uso da nanotecnologia é uma das grandes aplicações da inovação tecnológica na medicina.

Mas o que faz a nanotecnologia? A nanotecnologia utiliza materiais manipulados a nível atômico ou molecular. É uma inovação de enorme impacto na medicina e promete ser ainda mais eficaz no futuro.

Qual será o futuro da medicina?

Há muita preocupação a respeito do que se tornará obsoleto ou não, portanto, é comumente questionado o que será deixado de lado. Visando o “futuro”, muitos profissionais se questionam qual será o futuro de cada área e isso não é diferente na medicina, pois sabemos que a disrupção é uma certeza.

Tendo em vista os avanços na medicina, a nanotecnologia se mostra sendo uma das principais inovações e muitas vezes chamada de “o futuro da medicina” por representar alta capacidade tecnológica.

O cenário distópico de filmes e séries acaba criando uma visão bastante robotizada dessas inovações e quando uma tecnologia aplicada à saúde surge, muitas vezes o efeito “black mirror” (série da Netflix que envolve o uso de tecnologias altamente disruptivas e como isso impacta o meio social) aparece causando aquela sensação de distopia.

A série antológica nos faz refletir sobre os avanços tecnológicos. Trazendo questões como: Até onde esses avanços são positivos? Qual é o limite da tecnologia? A tecnologia traz o pior dos seres humanos, incentiva ou aumenta os crimes?

Questionar o futuro da tecnologia é importante para que haja certificação de que não haverá uma revolta das máquinas ou algum descuido que impacte negativamente a sociedade. Entretanto, é mais importante ainda não ficar obcecado com essas teorias conspiratórias e não ficar com medo da disrupção e das mudanças de paradigmas sociais.

Dessa forma, é importante estar capacitado para eventuais mudanças no seu setor. Se manter atualizado e realizar networking com colegas da área é um diferencial, assim como o conhecimento sobre as principais ferramentas de gestão para clínicas médicas.

Para se destacar ainda mais no mercado é preciso estar atualizado quanto aos novos modelos de gestão.


Confira esse eBook Gestão Para Médicos para nunca mais sofrer por falta de controle financeiro, de tempo para a família ou por dificuldade em planejar os seus dias!

Você, médico, se identificou com algum ou todos esses problemas citados? Caso sua resposta seja "sim", fizemos essa Gestão Para Médicos que vai te apresentar 3 fatores fundamentais que todo médico precisa sabercomo gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.

Você vai aprender desde a controlar melhor seu tempo de trabalho à aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto. Afinal, para cuidar da saúde do próximo é fundamental que sua saúde, física e mental, esteja em dia!

Gostou? Então, não perca tempo! Baixe agora o nosso eBook Gestão Para Médicos!

gestao para medicos

Como ter contato com profissionais da área?

O LinkedIn é uma rede social profissional que permite compartilhar e conversar com profissionais de diversas áreas, proporcionando networking de qualidade, cursos, eventos e sendo um grande currículo online.

Aprender como ganhar visibilidade no LinkedIn é um importante passo para conseguir mais autoridade no mercado, manter contatos e aprender mais sobre os mais diversos assuntos, incluindo inovações na medicina.

Além disso, o Instagram vem se tornando cada vez mais uma ferramenta de divulgação de negócios e promoção da inovação. Muitas clínicas podem ofertar seus serviços e ser um canal de contato direto com o paciente, assim como o Whatsapp para marcar consultas.

Quais são as aplicações mais comuns da nanotecnologia na medicina?

A nanotecnologia pode ser tanto usada na elaboração de novos medicamentos como no diagnóstico precoce de algumas doenças. As grandes promessas são os avanços nos tratamentos contra o câncer e o Alzheimer.

Atualmente a nanomedicina atua em diversas áreas da saúde, proporcionando a otimização no setor médico, além disso, outras pesquisas nesse nicho ainda estão sendo desenvolvidas.

Startups voltadas para a medicina são chamadas de HealthTechs, por conseguinte, visam melhorias e possuem crescimento exponencial no setor. Essas startups possuem ideias disruptivas e inovadoras, muitas vezes contribuindo para os avanços da nanotecnologia na medicina.

Dessa forma, conheça as aplicações mais comuns da nanomedicina:

Microssondas na corrente sanguínea 

A nanotecnologia é capaz de reparar células e outros organismos vivos dentro da corrente sanguínea. Através dessa reparação é possível eliminar células cancerígenas não afetando as células saudáveis.

É um dos procedimentos de grande impacto que promete revolucionar as ciências médicas e quem sabe efetivar a cura do câncer.

No tratamento contra o câncer é possível diminuir os danos causados pela intensidade dos procedimentos tradicionais, pois age diretamente nas células danificadas.

Por diminuir os efeitos colaterais e sendo mais eficaz nos processos, acaba aumentando as chances de sobrevivência do paciente.

Nanotecnologia na farmacologia

Além de prometer um tratamento mais eficaz, as drogas moleculares (ou também chamadas de drogas artificiais) possibilitam menos efeitos colaterais e consequentemente uma recuperação mais rápida.

Existe uma série de medicamentos que já foram aprovados e outros que ainda estão na fase de pesquisa inicial. Algumas dessas drogas são voltadas para o tratamento de transtornos psiquiátricos, problemas no metabolismo, doenças neurológicas e outras.

Drug delivery

Além de projetar novos medicamentos, a nanotecnologia ajuda no processo de entrega de medicamentos para garantir que eles possam chegar ao local destinado sem interrupções e da melhor forma possível.

Drug delivery é a entrega de medicamentos diretamente ao local alvo, como por exemplo, em órgãos danificados por células cancerígenas.

Os canais por onde essas drogas passam são de 2.5 e 250 nanômetros. Por meio de pesquisas com os nanorobôs é possível conhecer mais sobre o caminho por onde essas drogas moleculares passam e como afeta o meio.

Novos equipamentos médicos

Esses equipamentos médicos substituem o uso da quimioterapia e radioterapia (dois tipos de tratamentos que causam muito dano ao corpo humano), por exemplo. Afim de evitar sérios efeitos colaterais ao homem e garantir a segurança das pessoas, foi criado novos equipamentos médicos inovadores.

A nanociência é revolucionária no ramo da saúde, se ela for estendida para a população em geral, será capaz de salvar inúmeras vidas e tirar o sofrimento de muitas outras que acompanham o tratamento de seus entes queridos.

As vantagens e desvantagens da nanomedicina

Como nem tudo é perfeito, a nanomedicina possui vantagens e desvantagens, porém ainda há muito a ser desenvolvido e aprimorado.

As principais vantagens: proporciona o diagnóstico rápido, garante a entrega dos medicamentos aos órgãos, possibilita a redução de medicamentos, reduz efeitos colaterais, proporciona melhorias de exames e efetua procedimentos médicos menos invasivos por atuar diretamente nas células e nos órgãos.

As principais desvantagens: ainda precisa de regulamentação para controlar os riscos, pois existe a possibilidade de alterações intracelulares e de genes, suas propriedades tornam a ingestão das nanopartículas tóxicas e os pacientes podem se tornar resistentes à tecnologia.

O uso dos dados como uma ferramenta de gestão para médicos

Através da coleta de dados é possível traçar melhorias e conhecer melhor os pacientes, assim otimizando o tratamento e a consulta dos pacientes. Assim, saber um pouco sobre gestão para médicos é de extrema importância para ser um profissional atualizado em seu nicho.

Assim, saber como criar uma cultura data-driven é de grande importância na manutenção da qualidade inovadora da nova economia. Dados são o novo petróleo e podem ser usados em todas as áreas, incluindo o setor médico.

Faça agora o Teste Quanto da Cultura Data-Driven sua Organização Possui? e tenha uma noção do nível de cultura data-driven que sua organização possui e poderá identificar onde melhorar. Além disso, poderá entender mais sobre a importância da aplicação do pensamento orientado por dados!

A cultural Data-Driven é uma orientação baseada em dados (data-driven). São os dados que irão guiar a tomada de decisão. Entender onde encontrá-los, além de interpretar de forma sensata, é essencial.

Faça agora nosso teste e descubra agora se sua organização precisa estimular a cultura data-driven!

cultura data driven

Sabrícia Andrade

Sabrícia Andrade

Graduanda em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui certificação de Analista de Inovação e participou da Imersão Internacional do Vale do Silício: Tecnologias Disruptivas pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI). Foi assessora de Marketing na Empresa Júnior Internacionalize. Atuou no Centro Acadêmico do seu curso por 2 anos, sendo o primeiro ano na área de comunicação e o segundo na presidência. Além de ter trabalhado como voluntária e estagiária no projeto de extensão Mobilang, busca ajudar pessoas através do ensino de idiomas estrangeiros.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.