Dicas para lidar com as Negativas em Entrevistas de emprego
Depois de tudo isso, vamos para dica final
Temos uma ajudinha extra para você conseguir alcançar sucesso em processos seletivos!

Entenda como lidar com a negativa de emprego depois de uma entrevista!

Saber lidar com os sentimentos após uma Negativa de Emprego é crucial para continuar a jornada em busca da vaga desejada. Confira 8 dicas que vão te ajudar!

Paulo Augustinho
Por: Paulo Augustinho
Entenda como lidar com a negativa de emprego depois de uma entrevista!

A busca por emprego é árdua, com altos e baixos a todo o momento. As negativas vindas de selecionadores fazem parte dessa trajetória. A reprovação é uma parte natural dos processos de seleção, até que se encontre a empresa que queira comprar suas competências. Não se deve levar para o coração.

No entanto, nem todos os profissionais estão preparados para receber um telefonema ou e-mail de reprovação em uma seleção. Principalmente se a pessoa candidata está há meses tentando retornar para o mercado, o que a deixa mais sensível e desmotivada.

Normalmente diante de uma reprovação, o cérebro pode ser um grande sabotador, fazendo até mesmo profissionais super-habilidosos duvidarem de sua capacidade de conseguir um trabalho e performar nele.

Dicas para lidar com as Negativas em Entrevistas de emprego

É importante compreender, que a forma como um candidato lida com a recusa do processo seletivo é tão importante quanto à maneira que ele vende suas habilidades para uma vaga, pois uma coisa vai impactar na outra. Por tanto, veja a seguir como encarar o “não” depois de uma entrevista de emprego.

Com isso, vamos às orientações:

1. Não leve pro pessoal

Uma negativa não é pautada somente em seu desempenho em uma entrevista, por exemplo, pois existem “n” fatores que somados levam o selecionador a essa decisão. Com isso, não tire conclusões precipitadas e nem tente encontrar um problema inexistente na sua pessoa.

Há vários pontos que não está sobre seu controle durante essa jornada. Assim, mesmo que tenha tido um bom desempenho durante o bate-papo com o gestor, por exemplo, outro candidato pode ter demonstrado uma trajetória mais conectada com a realidade atual do negócio. Percebe-se que é algo que você não pode mudar.

Portanto, trabalhe para não levar feedback negativo para o pessoal e escape de se afogar em insegurança ou desânimo, o que pode distanciar você de um novo cargo.

2. Tenha mais de uma carta na manga

É comum encontrar profissionais apostando todas as suas fichas em uma única oportunidade de trabalho, a qual eleva as expectativas ao extremo a cada nova fase do processo. Isso é um erro tremendo, pois o risco de se frustrar é enorme.

Assim, o mais adequado é manter uma constância de participação em no mínimo 02 processos simultaneamente. Com isso, caso receba uma rejeição, sua esperança não será totalmente abalada, pelo motivo de restar outra seletiva em andamento.

3. Agradeça

Não estou dizendo para se alegrar com a negativa, mas enviar um e-mail, por exemplo, agradecendo a pessoa recrutadora pela oportunidade de ter sido considerado para a posição e sinalizando seu interesse em oportunidades futuras que estejam alinhadas ao seu perfil.

É importante lembrar que só de chegar nessa fase da seletiva, já é vitorioso, pois muitos ficaram na triagem inicial. Por isso, mentalize essa recusa como um teste de onde tirou aprendizados para aplicar na próxima entrevista.

4. Externe seus sentimentos  

Não é bacana para sua caminhada guardar sentimentos negativos. Então, se após um telefonema do entrevistador, comunicando sua desclassificação, a vontade seguinte for de chorar: chore, grite, converse com um amigo, fale o que está sentindo, mas não carregue esse fardo com você.

Todavia, só não pode se afundar nesses sentimentos, até porque os próximos capítulos da sua recolocação profissional dependem disso.

5. Continue tentando  

A vontade de desistir é inevitável, mas é necessário que seja forte e resiliente. Uma rejeição jamais pode impedi-lo de seguir em busca de uma nova posição no mercado de trabalho.

Não permita que essa seja a sua história. No cenário atual de mercado, há muitas maneiras de se conquistar boas oportunidades, principalmente usando redes como Linkedin. Certo que, nem todas as vagas serão atrativas, mas é provável que haja aquelas a qual possa se candidatar.

Lembre-se, o seu foco é o “sim”. E se a próxima seleção for a premiada? Você nunca saberá se não tentar novamente.

6. Foque nas lições

Um episódio difícil vem repleto de lições importantes, e são nelas que se deve focar para alcançar um desempenho melhor na próxima chance.

Permita-se refletir sobre suas entregas no processo, avalie suas ações, pense no que pode ser melhorado ou implementado, sejam coisas pequenas como a sua vestimenta, até como respondeu os questionamentos durante a entrevista.

Por fim, ponha tudo que puder no “papel” para que tenha uma clareza maior de suas posteriores movimentações.

7. Peça feedback

Nem toda rejeição vem acompanhada de um belo feedback. Contudo, os envolvidos na seleção podem lhe fornecer um retorno útil o qual vai ajudá-lo em processos futuros.

Solicite-o via e-mail, e quando recebê-lo trabalhe na correção dos possíveis erros cometidos; se o recrutador relatar que suas respostas foram muito superficiais na entrevista, então você pode e deve melhorar com bastante treino.

Caso diga, que a ausência de uma certificação específica impediu sua contração, procure obter essa certificação para ontem.

Entenda, mesmo perante uma situação de rejeição, haverá alternativas para continuar seguindo rumo ao seu objetivo, com outras estratégias e ferramentas.

8. Foque em seus pontos fortes

Não esqueça que você possui muitos pontos positivos e ignorá-los agora não é uma ação sábia, pelo contrário, ressaltá-los pode lhe deixar bem mais animado. Por outro lado, pensar nos negativos só fará com que se sinta pior, por isso foque naquilo que o torna um profissional especial em relação aos seus concorrentes.

Portanto, ao invés de gastar energia, tempo se martirizando, tente colocar uma lente de aumento nas suas habilidades naturais.

Depois de tudo isso, vamos para dica final

Bem simples: não deixe que um “não” te afaste do cargo dos sonhos. A situação exige que seja persistente, corajoso. Se preciso for peça ajuda, nem tudo é obrigado a suportar ou fazer por si só, ter uma rede de apoio faz total diferença.

Estamos juntos!

Se você quiser saber mais sobre o que fazer depois da entrevista e feedback, clique no respectivo título em destaque. Assim, você aproveita para aprofundar seu conhecimento e implementar estratégias para ir muito além no processo de recolocação.

Temos uma ajudinha extra para você conseguir alcançar sucesso em processos seletivos!

Trouxemos nesse artigo 8 dicas para você aprender a lidar com as negativas de emprego após a entrevista e para complementar ainda mais o seu aprendizado, estamos te dando de presente um curso gratuito sobre Como obter sucesso em um Processo Seletivo!

Durante esse curso, você irá aprender como reconhecer seus pontos fortes e se a vaga é correspondente ao seu perfil, além de aprender como criar um currículo de forma assertiva!

Ficou interessado? Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Como ter Sucesso em um Processo Seletivo

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho foi indicado ao Prêmio iBest 2023 na categoria de melhor influenciador de RH do país e foi reconhecido como LinkedIn Top Voice Carreira 2023. Ele também compôs a lista dos Top 100 Influenciadores de RH do país, pelo RH Summit.

Paulo é bacharel em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Pessoas pela PUC/MG e está atualmente cursando pós-graduação em Psicologia Organizacional, Direito do Trabalho e Previdenciário. Com mais de meia década de experiência no mercado, ele tem se destacado na área de Recursos Humanos.

Ao longo de sua carreira, Paulo desenvolveu diversas atividades, como especialista em Carreira e Recolocação, recrutador, palestrante, escritor e colunista, sendo responsável pelo ingresso de centenas de profissionais em empresas nacionais e multinacionais.

Paulo já foi palestrante em diversos eventos e instituições renomadas, incluindo o CONGERHI 2023, a Faculdade do Sul da Bahia - FASB, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, a Escola do Legislativo da Paraíba, CREAjr-MG, o Colégio Polivalente de Caravelas, a TechnoServe, o ECD-Curitiba, o Evento Carreira em Foco e a Startup GO GRH, entre outros.

Como LinkedIn Creator, Paulo participou da primeira turma de aceleração do LinkedIn Brasil em 2022 e da Academia Itaú de Criadores no mesmo ano. Além disso, é um dos autores convidados do livro "Maior Programa de Emprego do Brasil", no qual escreveu um capítulo sobre Currículo Profissional Estratégico.

Paulo aceitou o convite do Grupo Voitto e atualmente é Embaixador da marca. Também é produtor de conteúdo no segmento de Carreira, Recolocação e Recrutamento e Seleção, com publicações em seu perfil do LinkedIn e Newsletters, que hoje contam com mais de 24 mil seguidores, acumulando mais de 1.800.000 visualizações. Milhões de pessoas e empresas impactadas.

Videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo, assista agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Videoaula] Principais Perguntas De Uma Entrevista De Processo Seletivo Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.