O que é o Nerdcast?
Quem participa do Nerdcast?
Onde ouvir o Nerdcast?
Quantos ouvintes tem o Nerdcast?
Como se comunicar de maneira assertiva?

Você já ouviu o Nerdcast? Saiba mais sobre esse grande sucesso da Internet!

Descubra como o Jovem Nerd revolucionou o mercado sonoro da Internet e dos streamings com o Nerdcast e com a cultura de nichos.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Você já ouviu o Nerdcast? Saiba mais sobre esse grande sucesso da Internet!

O Nerdcast é um dos podcasts revolucionários sobre Cultura Nerd no Brasil e no Mundo, já tendo alcançado mais de um bilhão de downloads em seus episódios.

O programa foi fundado em 2006 pelo Jovem Nerd e é apresentado por Ottoni e Deivi. Desde abril de 2021, a empresa pertence ao Magazine Luiza.

Continue neste artigo e confira o sucesso do Nerdcast por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é o Nerdcast?
  • Quem participa do Nerdcast?
  • Onde ouvir o Nerdcast?
  • Quantos ouvintes tem o Nerdcast?
  • Como se comunicar de maneira assertiva?

Boa leitura!

O que é o Nerdcast?

O Nerdcast é um podcast pioneiro sobre cultura geek fundado em 2006 pela empresa de produção de conteúdo Jovem Nerd.

Com a popularização do podcast, surgiram premiações para o gênero e o Nerdcast venceu como melhor podcast no The BOBs em 2007/2008 e no Prêmio iBest em 2008.

Nessa mesma época, o Nerdcast passou a ter uma parceria com o portal iG, lançando os seus episódios semanalmente, transformando o hobby em compromisso e conquistando mais espaço no mercado de nichos.

Outras premiações vencidas pelo Jovem Nerd foram o Melhores da Websfera (2009-2012), o Shorty Awards (2013) e o Prêmio Canaltech (2017).

Os assuntos mais comentados do programa são história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games e RPG (role-playing game).

O programa é lançado toda sexta-feira e tem a duração média de 90 minutos (1 hora e meia).

Jovem Nerd

O Jovem Nerd foi fundado pelo webdesigner Alexandre Ottoni de Menezes em 2002, juntamente com o seu concunhado administrador Deive Pazos (Azaghal).

Os dois criaram um blog de notícias e de humor e, posteriormente, o podcast surgiu para comentar sobre séries de televisão, cinema, quadrinhos e outros assuntos nerds.

“Começamos falando do mundo nerd, depois mudamos para falar sobre o mundo na visão dos nerds”.

Essa frase de Azaghai está relacionada à mudança de conteúdo do podcast de apenas entretenimento para outros assuntos do cotidiano, como empreendedorismo e inglês.

O Jovem Nerd também conta com a loja virtual NerdStore, o site de notícias NerdBunker e um canal no YouTube com 2,5 milhões de inscritos e três programas semanais - NerdOffice, Sr. K e NerdPlayer.

Em abril deste ano, o Magazine Luiza comprou o Jovem Nerd e, consequentemente, o Nerdcast, para o desenvolvimento de um super app sobre cultura geral.

Quem participa do Nerdcast?

O Nerdcast é comandado pelo webdesigner Alexandre “Jovem Nerd” Ottoni e pelo administrador de empresas Deive “Azaghal” Pazos.

Além dos dois, os programas contam com a participação especial de convidados que possuem bagagem e experiência para tratar dos temas discutidos nos episódios dos programas.

Cauê Moura, Guilherme Briggs, Izzy Nobre e Marcos Castro já foram alguns de seus convidados no programa.

Programas do Nerdcast

Nerdcast

O Nerdcast é o podcast pioneiro do Jovem Nerd, abordando diversos temas sobre cultura, tecnologia, história e games.

Já são mais de 800 episódios, que são editados pela Radiofobia Podcast e Multimídia.

Lá do Bunker

O Lá do Bunker é um programa apresentado pela equipe do NerdBunker, abordando e discutindo as principais notícias de entretenimento da semana.

São mais de 20 episódios.

Caneca de Mamicas

O Caneca de Mamicas é um programa apresentado pelas irmãs Ágatha Duboc Ottoni (Sra. Jovem Nerd) e Andréia Duboc Pazos (Portuguesa) - esposas de Alexandre e Azaghal. Nele, as duas abordam diversos temas sob a ótica feminina.

Já são mais de 30 episódios.

Speak English

É um programa realizado em parceria com a Wise Up e conta com discussões sobre a importância de aprender o idioma inglês.

Já são mais de 40 episódios.

Nerdcash

O Nerdcash é um programa sobre educação financeira em parceria com a NovaFutura Investimentos.

Já são mais de 40 episódios.

Papo de Parceiro

O Papo de Parceiro é um programa realizado em parceria com o Magazine Luiza para explorar as funcionalidades do Marketplace do Magalu.

Até então já foram lançados cinco episódios.

Legal, não é mesmo? Você sabia que a Voitto também possui o seu próprio programa? Confira agora a Websérie Papo de Consultor, onde os nossos convidados compartilham as suas experiências de trabalho para você se tornar um profissional de qualidade!

Se você tem vontade de montar seu próprio negócio de consultoria, a Websérie Papo de Consultor é para você! Neste episódio, teremos um bate-papo entre o Thiago Coutinho e o Luís Oliveira.

O Thiago Coutinho é Engenheiro de Produção, pós-graduado em Métodos Estatísticos Computacionais e mestre em Administração pela UFJF. Como consultor, atua ministrando treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo. Atualmente se dedica a projetos de consultoria em gestão e a direção executiva do Grupo Voitto.

O Luís é Diretor Presidente da Otima Consultoria e Treinamento, formação Bacharel em Estatística pela UNICAMP, Pós-Graduado em Administração pela FGV. CQE pela ASQ, Lead Assessor ISO 9000, Examinador do PNQ por diversos anos, MasterBlack Beltde LeanSeis Sigma pela AIT Group(EUA). Especialista em Gestão Competitiva Lean6sigma.

E aí? Vai perder esse encontro? Assista agora mesmo Papo de Consultor do episódio 1 com Luis Oliveira!

PAPO DE CONSULTOR #01 com Luis Oliveira

Onde ouvir o Nerdcast?

O Nerdcast está presente nas diversas plataformas de streamings da Internet. Algumas delas são:

  • Jovem Nerd;
  • Youtube;
  • Spotify;
  • Deezer;
  • Apple Podcasts. 

Você também tem a opção tradicional de realizar o download no próprio site do Jovem Nerd, na aba do Nerdcast.

Quantos ouvintes tem o Nerdcast?

Cada episódio do Nerdcast conta com cerca de 1,5 milhão de downloads e o podcast é o primeiro em audiência no Brasil.

Em 2019, se tornou o primeiro podcast do Brasil - e o terceiro no Mundo - a alcançar mais de 1 bilhão de downloads.

Na Apple Podcasts, o podcast figurou paradas australianas, canadenses e americanas, comprovando o sucesso internacional do programa.

Crowdfunding do Nerdcast RPG

O Nerdcast abriu um financiamento coletivo para o desenvolvimento do Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu, um programa baseado na obra de Howard Phillips Lovecraft (H.P. Lovecraft).

O programa consiste em uma campanha de RPG com o elenco de participantes do NerdCast e já havia contado com duas edições anteriores:  Medieval - Crônicas de Ghanor (2011-2012) e Cyberpunk (2013-2016).

Em apenas vinte dias foram mais de cinco milhões de reais arrecadados, chegando em oito no total, tornando-se o projeto de financiamento coletivo com maior arrecadamento da América Latina.

Um dos motivos para o grande sucesso do Nerdcast é saber se comunicar bem. Mas como fazer isso? Aprenda no próximo tópico como desenvolver essa competência!

Como se comunicar de maneira assertiva?

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades sobre tecnologia e inovação no Blog Voitto!

Para se comunicar de maneira assertiva a Voitto preparou para você o curso Oratória e Técnicas de Apresentação. Com ele, você Acesse a nossa plataforma e confira!

Quer ser capaz de se comunicar de maneira assertiva e aumentar suas chances de se destacar? Então temos a solução!

Nós da Voitto preparamos um curso especial para você. No nosso curso de Oratória e Técnicas de Apresentação você aprenderá a se comunicar de forma clara, convencer outros a comprarem suas ideias, contar histórias envolventes através do Storytelling, se apresentar para grandes públicos com tranquilidade e assertividade, entonar os gestos de forma adequada, e muito mais, para que você consiga obter excelentes performances em apresentações!

É disso que você precisa? Então se reinvente agora mesmo e clique logo abaixo para se capacitar!

curso oratória e técnicas de apresentação

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

[KIT] Calendário + Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendário + Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.