O que é Node.JS?
Vantagens do uso do Node.Js
Qual a linguagem utilizada no Node?
Qual a relação entre JavaScript e Node.JS?
Certificações para um profissional de Node.JS
Quanto ganha um profissional de Node.JS?
Como o Node.JS é utilizado no mercado?

Node.Js: tecnologia que dispensa navegadores para sua execução

O Node.Js é uma tecnologia utilizada por diversas empresas, sendo capaz de criar aplicações de Javascript que não dependem de um navegador para sua execução.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Node.Js: tecnologia que dispensa navegadores para sua execução

A linguagem Javascript, desenvolvida em 1995,  passou, ao longo dos anos, por diversas tentativas para implementar sua execução em server-side, já que operava somente em client-side. Assim, buscava-se expandir sua atuação para além da manipulação de páginas de HTML.

Nesse sentido, com a evolução da Web, a linguagem Javascript e seus motores de operação passaram por diversas melhorias, o que tornou possível a aplicação em server-side. Essa inovação ficou conhecida como Node.Js, o qual foi criado em 2009.

O Node.Js é capaz de realizar aplicações desenvolvidas com a linguagem autônoma, sem precisar de um navegador para executar suas operações. Além disso, permite a criação de qualquer tipo de aplicação na web, como servidores para sites e sistemas baseados em micro serviços.

Assim, por tornar as operações web mais interativas e dinâmicas, é utilizado por diversas empresas no mercado, como Netflix, Uber e LinkedIn.

E você? Gostou dessa tecnologia única? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre o Node.Js. Para isso, acompanhe a leitura a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Node.JS?
  • Qual a linguagem utilizada no Node?
  • Qual a relação entre JavaScript e Node.JS?
  • Certificações para um profissional de Node.JS
  • Quanto ganha um profissional de Node.JS?
  • Como o Node.JS é utilizado no mercado?

Boa leitura!!!

O que é Node.JS?

O Node.Js é um ambiente de execução do Javascript que permite executar operações desenvolvidas com a linguagem de forma autônoma, ou seja, não necessita da utilização de um navegador para realizar suas aplicações.

Com essa ferramenta, é possível criar diversas aplicações web, como APIs, sites web e microsserviços. Tais execuções são operadas a partir da união do ambiente de execução do Javascript e o motor de execução dessa linguagem, conhecido como V8.

O Node.Js é um ambiente de execução assíncrono, ou seja, sua operação ocorre de forma a não bloquear a aplicação no momento de sua execução, o que permite realocar os processos mais demorados para outros momentos.

Além disso, por se tratar de um sistema single thread, não há necessidade de gerenciar múltiplas threads, o que otimiza o processo e o consumo de memória.

Confira abaixo algumas vantagens do uso do Node.Js:

Presente para você!

Está iniciando no mundo da programação e gostaria de aprender Python? Baixe agora mesmo o nosso ebook gratuito Primeiros passos com Python e comece a desenvolver suas habilidades de programação hoje mesmo!

Aprenda os conceitos básicos da linguagem Python, veja coomo trabalhar com variáveis, estruturas de dados e funções. Não perca essa oportunidade e comece a sua jornada na programação!

Link para download:

Ebook Primeiros Passos Python

Vantagens do uso do Node.Js

1. Flexibilidade

O gerenciador NPM( Node Package Manager) é responsável pelo Node.js, mas também é o maior repositório de software do mercado. Isso permite que o Node.Js seja uma plataforma a ser utilizada em qualquer situação.

Assim, o Express.js é o pacote de framework mais conhecido, além de ser o mais ideal para o desenvolvimento de aplicações web.

Confira agora alguns módulos do Node.js:

  • Express ou express.js: é uma estrutura de desenvolvimento web que serve e padrão para a maioria dos aplicativos Node.js disponíveis no mercado.
  • Hapi: refere-se a uma estrutura focada na configuração, na modulação e na usabilidade. Essa ferramenta é utilizada para a construção de aplicativos e disponibilidade de serviços. 
  • Connect: essa ferramenta é uma estrutura de servidor HTTP extensível ao Node.js, a qual fornece uma coleção de plugins de alto padrão conhecido como middleware. 
  • Socket.io e sockjs: estrutura que permite a comunicação entre o servidor e o cliente em tempo real. 
  • Pug: é um pré processador que tem a função de auxiliar na realização de tarefas repetitivas. Além disso, é responsável por fornecer informações que não estão disponíveis no HTML.
  • Mongodb e mongojs: é um banco de dados não-relacional orientado a documentos mais utilizado no mercado. 
  • Redis: é um banco de dados relacional de alto desempenho. Essa ferramenta é caracterizada pela agilidade com que se acessa e armazena informações.
  • Forever: é uma ferramenta de interface que garante a continuidade do Node.js perante falhas inesperadas
  • Moment: é uma biblioteca utilizada para analisar, validar, manipular e formatar datas em JavaScript.

2. Leveza

A criação e aplicação de um ambiente Node.Js é uma tarefa que não exige muitos recursos computacionais quando comparado com outras tecnologias mais tradicionais presentes no mercado.

Nesse sentido, ao se utilizar essa ferramenta em conjunto com outras, como o Docker, o ganho de velocidade de deploy e a reaplicação de máquinas pode trazer ganhos positivos, como a redução de custos e maior eficiência.

Assim, a leveza e a flexibilidade fazem do Node.js uma tecnologia ideal para a implementação de serviços e de componentes de arquitetura, como a de microsserviços e serverless.

O Node.Js também recebe suporte nativo de empresas de produtos e serviços Cloud do mercado, como Google Cloud, Microsoft Azure e AWS.

3. Produtividade da equipe

A produtividade da equipe também pode ser maximizada ao utilizar o Node.Js. Confira alguns pontos importantes:

  • Repositório global: Com o NPM, é possível utilizar pacotes de códigos prontos, as integrações que antes eram complicadas de realizar, como por exemplo: sistemas e banco de dados, já se encontram prontas para download via NPM;
  • Frontend e Backend com mesma linguagem: O uso do JavaScript vem ganhando força no mercado atual. Isso ocorre devido a facilidade de uso para desenvolvimentos web, reutilização de códigos fontes e até mesmo um aproveitamento melhor dos recursos disponibilizados;
  • Ambiente propício para desenvolvimento da inovação: Além das vantagens citadas anteriormente, esse ambiente permite que os desenvolvedores realizem deploys e iterações com mais agilidade.  

Problemas On the Fly também são solucionados de forma mais rápida, outro fator importante, é a versatilidade para criação de soluções novas e de caráter inovador.

4. Maior produtividade

O NodeJs permite que os seus desenvolvedores tenham maior ritmo e fluidez nos seus trabalhos, já que é uma ferramenta que abrange diversas aplicações, como NPM, single-thread e non-blocking.

Assim, em conjunto, estes pontos aumentam a produtividade das operações.

5. Maior desempenho 

O Node.Js permite um melhor desempenho de suas aplicações, haja vista que suas características oferecem maior velocidade e leveza ao processamento, permitindo a melhora da execução da linguagem.

Qual a linguagem utilizada no Node?

A linguagem utilizada pelo Node.Js é o Javascript, isto é, uma linguagem de programação de alto nível aplicada para o desenvolvimento web e desenvolvimento de software.

Essa ferramenta foi criada em meados da década de 90 pela Netscape Communications com o objetivo de atender a demanda cada vez mais crescente por sites mais interativos e dinâmicos.

O JavaScript permite controlar todos os elementos de uma página em tempo real, sem precisar receber os dados ou alguma resposta do servidor.

Além disso, é um modelo de linguagem multiparadigma, versátil e com recursos mais avançados para a orientação de objetos e APIs, o que permite trabalhar com textos, matrizes, expressões regulares e datas.

Confira abaixo alguns benefícios do Javascript:

Facilidade de aprendizado e uso

A sintaxe do Javascript foi inspirada na linguagem de programação Java, a qual é fácil de aprender e de codificar. Nesse sentido, os desenvolvedores utilizam essa linguagem para criar scripts ao lado do cliente e em quase todos os sites e aplicativos móveis.

Na última década, o Node.Js também ganhou grande popularidade para a codificação de back-end, o que permitiu que essa ferramenta codificasse importantes plataforma de transmissão e de vídeos.

Autonomia em relação a plataformas

Diferente de outras linguagens de programação, é possível inserir o Javascript em qualquer página da Web. Além disso, essa linguagem pode ser utilizada em vários outros frameworks e linguagens de desenvolvimento web.

Assim, ao escrever o código, é possível executá-lo em qualquer máquina, o que permite o desenvolvimento das aplicações seja operado independente de plataformas.

Redução da carga do serviço

O Javascript é uma ótima ferramenta para reduzir a carga do servidor e o congestionamento da rede, visto que a linguagem é capaz de executar operações lógicas e realizar o trabalho do servidor diretamente com os clientes.

Como exemplo, o Javascript verifica rapidamente o processo de preenchimento de um formulário, o que impede que a página seja recarregada a cada erro, tornando o processo de cadastro lento e ineficaz.

Melhora da interface do usuário

A linguagem Javascript é capaz de criar sites inteligentes com a capacidade de encontrar e processar informações complexas. Assim, o Javascript é muito utilizado pelos desenvolvedores para ampliar a funcionalidade e a legibilidade.

Além disso, essa linguagem é extremamente importante para aumentar a eficiência da interação para os usuários do site, tornando o processo mais rápido e fácil.

Compatibilidade com simultaneidade

O Javascript também é capaz de executar de forma paralela vários outros conjuntos de instruções diferentes.

Nesse sentido, com o back-end, o Node.Js pode atuar no gerenciamento e processamento de respostas de servidores bastantes aumentadas verticalmente sem precisar consumir a mesma largura de banda.

Qual a relação entre JavaScript e Node.JS?

O JavaScript inicialmente foi desenvolvido pensando nos desenvolvimentos voltados para o frontend, com o passar dos anos e com as necessidades tecnológicas evoluindo cada dia mais, tornou-se necessária a criação de uma outra ferramenta que pudesse utilizar o famoso JS para o lado do servidor, ou seja, backend.

Dessa maneira, o Node.Js é uma plataforma utilizada para criação de códigos javascript que não necessitem de um navegador web para serem executados.

Ou seja, uma só linguagem é capaz de gerar aplicações completas e que garantam as qualidades do JavaScript e do Node.Js.

Certificações para um profissional de Node.JS

Para exercer a profissão de desenvolvedor Node.Js, é preciso ter algumas certificações que garantam seu conhecimento sobre a linguagem.

Existem hoje duas certificações que são válidas para os profissionais que desejam atuar na área, sendo elas:

  • OpenJS Node.js Services Developer (JSNSD): é focada para desenvolvedores que desejam atuar na criação de servers e serviços NodeJS, além disso, possui ênfase em boas práticas de segurança;
  • OpenJS Node.js Application Developer (JSNAD): essa certificação possui como foco o desenvolvimento de aplicações Node, pois explora de forma extensa o uso da API e seu foco são aplicações consideradas de baixo nível.

Para garantir seus conhecimentos, para obter o certificado é necessário realizar uma avaliação (remotamente) para comprovar suas habilidades com a linguagem.

Outro ponto importante, é que a prova não é gratuita. Os desenvolvedores precisam pagar algumas taxas para realizá-la, confira alguns valores aproximados:

  • Para quem deseja realizar apenas a prova, o valor é aproximadamente $375 dólares;
  • Para aqueles que desejam realizar apenas o curso preparatório, o valor é de cerca $299 dólares;
  • E se quiser realizar o curso e garantir a vaga no exame, deverá desembolsar uma quantia de aproximadamente $575 dólares.

Lembre-se: O certificado não é vitalício. Possui validade de apenas 3 anos e caso você deseje continuar exercendo a profissão e se especializando cada vez mais, pode realizar o exame novamente e garantir seu certificado atualizado!

Quanto ganha um profissional de Node.JS?

No Brasil, o salário médio de um desenvolvedor de Node.Js é de R$6.251,00 mensais ou de R$75.006,00 anuais.

Nesse ramo, os trabalhadores que ocupam as posições de nível inicial podem começar com um salário de R$5.000,00 mensal e os profissionais mais experientes podem receber em torno de R$102.000,00 anuais.

Como o Node.JS é utilizado no mercado?

Já abordamos diversos temas nesse artigo, porém, você deve estar se perguntando: Como o Node.JS pode ser utilizado nas grandes corporações? Confira abaixo alguns casos de sucesso!

Netflix

A Netflix é um bom exemplo de como as tecnologias podem evoluir para garantir melhor qualidade para o usuário final do produto.

Antigamente, seus renderizadores eram baseados na linguagem Java, porém, com o passar do tempo, a grande marca de streaming se rendeu e migrou todo processo para JavaScript com Node.JS.

Essa mudança, fez com que o tempo de espera das requisições dos usuários da plataforma diminuísse em aproximadamente 1 minuto.

LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma para realizar conexões entre profissionais e facilitar alguns processos de recrutamento de colaboradores.

O que muita gente não sabe, é que o LinkedIn atingiu cerca de 20 vezes mais velocidade ao migrar toda sua base de código para o Node.JS. Antigamente, a plataforma utilizava a ferramenta apenas para o aplicativo mobile.

Uber

O uber é uma plataforma que busca tornar mais simples o transporte para a população. Está disponível em nível global e chega a atingir aproximadamente 14 milhões de corridas por dia.

A plataforma foi uma das primeiras no ramo a começar a utilizar o NodeJS em seus sistemas, a medida foi tomada pois como essa ferramenta, seria mais simples encontrar possíveis erros e a velocidade do processamento ocorreria de forma mais rápida.

Desenvolva suas habilidades tech!

Quer dar um salto na sua carreira? Conheça agora Programa de Formação em Tecnologia da Voitto e adquira as habilidades necessárias para se destacar nessa área bastante requisitada no mercado de trabalho!

Com uma abordagem prática e direcionando seu entendimento para os principais frameworks do mundo tech, o programa oferece treinamento em tecnologias de ponta e a desenvolver experiências web com linguagens como HTML, CSS e JavaScript.

Não perca a oportunidade de impulsionar a sua carreira! Clique no link abaixo e inscreva-se agora!

Formação em Tecnologia

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

Voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2023 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.