Talvez você seja uma das pessoas que olha para o próprio futuro e sente medo. Afinal, os anos não param de passar e ainda assim parece que seus investimentos não dão o retorno que você imaginava. Por quê?

Os bilionários e grandes empresários Donald Trump e Robert Kiyosaki têm algumas suposições sobre isso, e querem compartilhar com você todo o conhecimento que eles reuniram durante anos e que fizeram eles chegarem onde estão.

Sem segredos ou riqueza instantânea, neste resumo você vai entender como precisa pensar para passar a transformar o pouco dinheiro que tem em uma fortuna. E viver todos os frutos de seu dinheiro hoje, e não daqui a décadas.

Quer descobrir os ensinamentos de alguns dos homens mais ricos do mundo? acompanhe neste resumo e confira!

 

Sobre a obra

 

O livro Nós queremos que você fique rico, do original em inglês Why We Want You to Be Rich, foi escrito por Robert T. Kiyosaki e Donald Trump, no ano de 2004.

Apesar de ter sido publicada há mais de 1 década, a obra continua atual e segue sendo um sucesso de vendas.

No livro, os autores querem apresentar a verdade do porquê muitas pessoas passam anos se esforçando, mas não conseguem enriquecer.

Além disso, eles também reúnem toda a experiência que possuem no mundo dos negócios, e dão conselhos sobre o que fazer para escolher o caminho certo para a riqueza.

Se você quer descobrir como mudar a sua vida financeira hoje e começar a fazer as escolhas certas, nos acompanhe neste resumo e confira!

 

 

Sobre os autores

 

Na época em que esse livro foi publicado, Donald Trump e Robert Kiyosaki já eram considerados um dos maiores empresários dos Estados Unidos.

Donald Trump é, atualmente, presidente dos Estados Unidos, empresário e bilionário com sucesso, sobretudo, em investimentos no mercado imobiliário.

Já Robert Kiyosaki é empresário, palestrante e autor do sucesso absoluto Pai Rico, Pai Pobre, que até hoje vende milhares de cópias ao redor do mundo.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Esse livro é indicado para investidores ou pessoas que querem começar a investir do jeito certo. Não é necessário um conhecimento profundo em investimento, mas mente aberta e vontade para mudar sua vida hoje.

Se você está insatisfeito com os resultados lentos que colhe com seus investimentos atuais, aproveite esse resumo para entender o que precisa realmente fazer para começar a gerar riqueza.

 

Ideias principais do livro

 

  • Existem os Poupadores e os Investidores, e apenas os últimos têm chances reais de criar riqueza rápida;
  • O primeiro passo para todo investidor é superar o medo;
  • Educação financeira é um processo fundamental para toda pessoa que quer aproveitar melhor seu próprio dinheiro;
  • Para ser rico, não é necessário décadas poupando dinheiro;
  • A riqueza é gerada através da alavanca certa.

O livro é dividido em diversos capítulos e reúne consideração dos autores sobre o que é riqueza, a importância da educação financeira e os passos para começar a gerar renda de forma verdadeira. Confira!

 

Overview: Introdução

 

Você já parou para se perguntar o porquê de os ricos estarem cada vez mais ricos, enquanto a pobreza parece aumentar? Talvez não, mas Donald Trump e Robert, sim.

Para eles, a classe média parece estar sumindo, o que desequilibra o poder econômico de qualquer país. O ideal é que a classe média consiga seguir seu caminho e ascender para a riqueza.

 

 

E o motivo para isso parece ser muito simples, de acordo com os autores: a educação, sobretudo a financeira. As pessoas estão ganhando dinheiro, mas não estão sabendo investi-lo.

O problema é que a classe média aprendeu a investir do modo mais passivo possível. O objetivo dela é simplesmente guardar um pouquinho de dinheiro todo mês e colocá-lo em uma poupança ou qualquer investimento sem nenhum risco.

Okay, fazendo isso você terá um dinheiro guardado, mas provavelmente nunca se tornará rico. Para isso, é preciso usar outra estratégia.

O objetivo dos autores nesse livro é mostrar para você exatamente o que precisa ser feito para começar a investir o seu dinheiro e transformá-lo em uma fortuna.

 

Overview: Os 3 tipos de investidores

 

De acordo com os autores, só existem 3 tipos de investidores. E esses tipos estão muito mais relacionados à mentalidade de quem está investindo do que o quanto ele possui, de fato, para investir.

Enquanto a maioria das pessoas acreditam que para ganharem dinheiro precisam, primeiramente, reduzir seus custos de vida, Trump e Kiyosaki acreditam no contrário.

Afinal, todos gostam de usufruir do dinheiro que possui. Para eles, o objetivo não deve ser gastar menos, mas ganhar muito mais.


 

  1. Pessoas que nunca investem: Essas provavelmente serão pobres a vida toda. Esse grupo de pessoa acredita que fatores externos, inclusive o governo e até o apoio familiar, irá cuidar de tudo caso algo dê errado.
  2. Pessoas que investem para não perder: Essas pessoas têm noção de que são em parte responsáveis pelos próprios problemas, e por isso, para evitá-los, guardam dinheiro todos os meses. Passam a vida toda poupando e colocando todo o investimento em lugares seguros, como a poupança, mas nunca veem esse dinheiro render.
  3. Pessoas que investem para ganhar: Essas pessoas possuem um único objetivo com seus investimentos, que é ganhar mais dinheiro. Elas estão dispostas a estudar mais e obter pleno controle da sua vida financeira. Reconhecem que para ganhar mais, é necessário correr alguns riscos calculados.  

 

Conselho de Robert Kiyosaki: A regra do 90/10 do dinheiro

 

Provavelmente você já ouviu falar nisso, mas Kiyosaki apresenta aqui um dado. Cerca de 10% da população dos Estados Unidos detêm 90% das riquezas geradas.

O autor resolveu aprender com essa regra, e explica que a usa para escolher parte de seus empreendimentos.

Por exemplo, ele é um amante de golfe. Decidiu não se tornar um profissional nesse ramo, porque sabe que nunca estaria nos 10% melhores, e, assim, nunca geraria riqueza com sua habilidade.

 

 

Por isso, aliás, é importante investir em conhecimento, não importa o investimento que você faça.

 

Conselho de Donald Trump: Continue sonhando

 

Já de acordo com Trump, ter essa proporção em mente é importante, mas é ainda mais crucial que você sonhe alto, independente de qualquer dado.

Sem o direito de sonhar, você segue o caminho para meramente sobreviver, pagar as contas e juntar dinheiro para não passar vexame.

Os vencedores, sobretudo aqueles que esperam alcançar a riqueza, precisam manter sempre a expectativa, o sonho.

Da mesma maneira, manter pensamento positivo e acreditar que um dia você alcançará tudo aquilo que quer também é crucial. Afinal, se nem você acredita, como terá energia para conquistar o que quer?  

 

Overview: Existe uma diferença entre poupadores e investidores

 

É possível que você já faça parte do grupo de pessoas que têm o sentimento de que investem. Tem uma carteira de fundos, investe em títulos de renda fixa e Tesouro Direto, certo?

De acordo com Kiyosaki, isso não faz de você um investidor... Mas, sim, um poupador mais consciente. Seu propósito continua sendo o de poupar ao máximo e receber pequenas quantias em troca desse suposto investimento.

Isso não quer dizer que você deva se desfazer dessas coisas. Mas, se você espera ser rico um dia, é fundamental que abra sua mente para outros alternativas.

 

Corra atrás de sua alavanca

 

 

De acordo com o autor, o que diferencia de fato um poupador de um investidor é a "alavancagem". Ou seja, o poder de transformar um valor no dobro ou triplo em pouco tempo.

O problema dos poupadores é que eles não conseguem, e nem querem, isso. Para eles, a fortuna vem trabalhando arduamente durante anos ou até mesmo décadas.

 

Livre-se das dívidas ruins — trabalhe com as dívidas boas

 

De acordo com os autores, existem, sim, dívidas que vem para o bem e que podem tornar você rico.

Na verdade, a estratégia de Donald Trump consiste em pegar dinheiro emprestado de bancos para fazer seus principais investimentos.

Porque essas dívidas não o preocupam? Porque estão completamente sob controle e porque ele sabe que o investimento que ele fará renderá um valor muito maior que a dívida.

Isso não significa que qualquer empréstimo que você faça, será uma dívida boa. Muito pelo contrário, esse tipo de dívida se torna um problema para a maioria das pessoas justamente porque elas não possuem conhecimento financeiro e não aplicam o valor como deveriam.

Os autores explicam que costumam pegar empréstimo para investir em bons imóveis. Isso exige um conhecimento profundo sobre o mercado para que o empréstimo não se torne um problema.

 

Investir = (grande) responsabilidade

 

Não confunda investir com trabalhar pouco. De fato, investindo você ganha muito mais dinheiro do que jamais ganharia em sua vida como funcionário de uma empresa.

Porém, para Trump, a maior diferença entre poupar e investir é: poupar não exige acompanhamento constante, não exige responsabilidade. Você só precisa colocar o seu dinheiro lá e pegá-lo de volta daqui a 10, 20 ou 30 anos.

Já investir, responsabilidade é uma obrigação, e precisa ser constante. Certamente, não é para qualquer um e, primeiramente,  é preciso superar o medo de investir.

Mas depois dessa primeira etapa, de acordo com o autor, investir se torna mais natural e até mesmo muito mais satisfatório do que qualquer trabalho.

 

Vencedores (sempre) optam pelo controle

 

 

De acordo com Trump e Kiyosaki, um dos motivos pelos quais eles são apaixonados por investir em empresas e imóveis é porque eles têm total controle do que está acontecendo.

Em investimentos desse tipo, eles possuem controle em:

  • Receitas
  • Despesas
  • Ativos
  • Passivos
  • Administração
  • Seguro

 

Busque investimentos em que você consiga ter controle em todos esses dados. Se puder gerenciar de perto todo o processo da empresa ou investimento escolhido, melhor ainda.

 

Overview: Conselhos dos bilionários: "O que você faria em meu lugar?"

 

"Ainda sou um estudante. O que devo fazer?"

 

Resposta de Robert Kiyosaki: O autor também orienta o estudante a não ter medo de errar e não se pressionar a encontrar um emprego logo após a escola. Tenha coragem, e torne-se um empresário.

Mas também pratique. Proponha a seus pais atividades simples, como ter um orçamento por semana e comprar alimentos para a família. Isso aumentará sua noção do valor do dinheiro.

Além disso, aprenda sobre fluxo de caixa e se dedique a cursos que possam auxiliar você na vida de empreendedor.

 

Resposta de Trump: Busque se superar sempre, principalmente nos estudos. Isso não quer dizer tirar notas boas, mas buscar conhecimento real sobre as disciplinas que podem ajudar você a ser bem sucedido.

Também aprenda sobre dinheiro, acredite em si mesmo e ponha dedicação na realização de seus sonhos.

 

"Sou adulto e não tenho muito dinheiro. O que devo fazer?"

 

 

Resposta de Robert Kiyosaki: Nesse momento, você só tem 2 escolhas. Ou você reduz seu custo de vida, ou você aumenta seus ganhos.

A verdade é que não existe uma resposta certa entre essas 2 escolhas. A primeira delas, nem sempre leva a uma vida de riqueza. A segunda, é mais arriscada, dispendiosa, complexa, mas pode levar à riqueza.

Você deve fazer a escolha de acordo com seu próprio estilo de vida e crenças. Se decidir pelo caminho mais complexo, o da riqueza, o autor recomenda que você busque conhecimento profundo em investimentos e investimentos técnicos.

 

Resposta de Donald Trump: Reveja toda sua vida, procurando respostas. O que você quer daqui para frente? Avalie também suas próprias habilidades e satisfação com emprego e vida financeira.

Mas não importa o caminho que você escolha, o importante é nunca desistir e saber aproveitar até mesmo as situações ruins.

 

"Estou na meia-idade e não tenho muito dinheiro. O que devo fazer?"

 

Resposta de Kiyosaki: Avalie sua vida, e confira se você realmente gosta do que faz. Se não gosta, esse é o momento de começar a fazer isso e se dedicar a seus próprios sonhos.

Não se preocupe, isso é possível mesmo que seja apenas nas suas horas vagas, mas não deixe de lado.

Depois, o autor recomenda que você busque investimentos relacionados às coisas que você ama. Existem muitas oportunidades espalhadas por aí, e você só precisa estar aberto para elas.

 

Resposta de Donald Trump: Você pode estar em um grande problema, se não acompanhou a Era da Informática. Precisa estar disposto a acompanhar as atualizações tecnológicas - e transformá-las em uma oportunidade para si mesmo.

Também esteja atento aos problemas: neles residem as oportunidades.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Em Inabalável, Tony Robbins dá um conselho valioso: se você não tiver cuidado, os impostos podem eliminar facilmente 30% ou mais de seus retornos sobre os investimentos. Por isso, é importante prestar atenção somente no montante líquido que você, de fato, vai conseguir manter.

Todos os bilionários que o autor conheceu têm uma característica em comum: eles e seus consultores são realmente inteligentes nesse tema dos impostos.

Napoleon Hill em seu livro Quem Pensa Enriquece, relata que uma característica comum entre os entrevistados de sucesso é que eles são capazes de tomar decisões de forma rápida, e ficam confiantes dessa decisão.

Por fim, para a autora do livro The Dumb Things Smart People Do With Their Money, Jill Schlesinger, as pessoas não devem investir seu dinheiro naquilo que elas não conhecem. Deve se ter um bom planejamento e um conhecimento aprofundado de onde vão investir. Além disso, é importante que o investimento faça sentido para o seu propósito de vida, de alguma forma.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

  • Invista em educação financeira e comece a se preparar para seus próximos investimentos;
  • Entenda profundamente o mercado em que você vai investir;
  • Não tenha medo de errar, mas entenda como aprender com seus erros;
  • Não tenha medo de dívidas para investir, a não ser que elas sejam do tipo ruim;
  • Invista em conhecimento, e nenhum investimento será mesmo "arriscado". O conhecimento aumenta o controle, que diminui os riscos;
  • Saiba aproveitar todas as oportunidades, principalmente aquelas geradas por problemas.

 

O que achou?

 

E então, está pronto para transformar sua vida financeira completamente? Se você gostou do resumo, deixe um comentário abaixo. E se gostou do conteúdo e quer o livro, aproveite para conhecê-lo melhor clicando na imagem!

 

    

    


 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 
Nota:
O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.