Existem poucos livros sobre gestão financeira que conseguem permanecer como referência por muito tempo e por várias gerações, devido às rápidas mudanças da sociedade moderna. E esse livro é um deles.

George Clason conta a história de um escriba (aquele que dominava a escrita) que é convidado pelo rei a ensinar sua arte de enriquecer. Ele expõe que o ouro é governado por regras simples, que regem acúmulos e perdas.

As cinco leis do ouro mostram que organização e disciplina ainda são importantes para o sucesso financeiro no mundo atual, e que um planejamento efetivo é a chave para um sucesso glorioso e duradouro.

 

Sobre a obra

 

“O Homem Mais Rico Da Babilônia”, lançado originalmente em 1926, foi escrito por George Clason, que é um clássico sobre a sabedoria da riqueza.

O livro possui 160 páginas e 11 capítulos que conta a história de Arkad, um escriba que se torna o homem mais rico de sua época. 

Para adquiri-lo e ficar por dentro dos detalhes, clique no link:

 

 

Sobre o autor

 

George Samuel Clason, americano nascido em 1874, serviu no Exército durante a guerra entre Estados Unidos e Espanha e frequentou a Universidade de Nebrasca.

Em 1926, lançou o primeiro de uma série de panfletos sobre economia e sucesso financeiro, usando parábolas ambientadas na antiga Babilônia para ilustrar suas lições.

“O Homem Mais Rico Da Babilônia” é a união das mais famosas parábolas babilônicas. Hoje, quase um século depois, com mais de dois milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, sua obra se tornou um clássico sobre como multiplicar a riqueza e solucionar problemas financeiros.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Com base nos métodos de sucesso dos babilônicos - pessoas que habitavam a cidade mais próspera e rica de seu tempo, Clason apresenta as sábias soluções para distanciar-se da falta de dinheiro, não desperdiçar capital durante tempos de fartura, em vez de buscar apenas o lucro adquirir conhecimento e informação, assegurar uma renda para o futuro e, sobretudo, cultivar as próprias habilidades, tornando-se cada vez mais talentoso e consciente.

A indicação é para as pessoas que estão em busca desses elementos para aplicá-los em sua vida.

 

Ideias principais do livro

 

  • “Uma parte de todos os seus ganhos pertence exclusivamente a você”;
  • “As cinco leis do ouro”;
  • “Não confunda despesas necessárias com desejos”;
  • “Adeque seu padrão de vida com seus rendimentos”;
  • “Não importa sua profissão, para ganhar ainda mais dinheiro, você precisa aumentar a sua capacidade de fazer dinheiro”.

 

Overview: “O homem mais rico da Babilônia”

 

Na Babilônia antiga, existia um homem chamado Arkad. Conhecido em vários lugares por sua riqueza. Mostrava-se um homem generoso com sua família e os mais necessitados. Ainda, sua riqueza aumentava mais rápido do que podia gastá-la.

Certa vez, seus colegas de infância disseram a ele:

Arkad, você se tornou o homem mais rico de toda Babilônia. Contudo, alguma vez fomos iguais. Tivemos o mesmo professor, brincamos juntos, mas você não tinha destaque nem nos estudos nem nas brincadeiras. Diga nos, como podemos nos tornar ricos?

— Meu conselho é para que você use a sabedoria, diga a si mesmo: “Uma parte de tudo o que eu ganhar pertence a mim”. Reserve não menos de 10% de tudo que recebe e economize. Faça todas as despesas necessárias, mas poupe primeiro esse valor que será seu.

Portanto, aprenda a fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Faça dele seu escravo. Por isso, invista-o com todo o cuidado do mundo. Esse cuidado pode ser garantido com pequenos pagamentos a intervalos regulares.

Procure conselhos de homens sábios. Busquem informações com pessoas que trabalhem com dinheiro. Deixe que elas o protejam de cometer erros. E lembre-se de que um retorno pequeno e certo é mais desejável que o risco.

 

Overview: “As cinco leis do ouro”

 

  • A primeira lei do ouro: “O ouro vem de bom grado e numa quantidade crescente para todo homem que separa não menos de um décimo de seus ganhos, a fim de criar um fundo para o seu futuro e o de sua própria família”.
  • A segunda lei do ouro: “O ouro trabalha diligente e satisfatoriamente para o homem prudente que, possuindo-o, encontra para ele um emprego lucrativo, multiplicando-o como os flocos de algodão no campo”.
  • A terceira lei do ouro: “O ouro busca a proteção do proprietário cauteloso que o investe de acordo com os conselhos de homens sábios em seu manuseio”;
  • A quarta lei do ouro: “O ouro foge do homem que o emprega em negócios ou propósitos com os quais não está familiarizado ou que não contam com a aprovação daqueles que sabem poupá-lo”.
  • A quinta lei do ouro: “O ouro escapa do homem que o força a ganhos impossíveis ou que dá ouvidos aos conselhos enganosos de trapaceiros e fraudadores ou que confia em sua própria inexperiência e desejos românticos na hora de investi-lo”.

 

Overview: “Controle seus gastos”

 

Algumas pessoas dizem que, em geral, seus vencimentos mal dão para pagar as despesas. Como, então, conseguirão guardar 10% de seus ganhos?

Naturalmente, algumas pessoas ganham mais que outras. Apesar disso, estão igualmente desprevenidas, isso porque as “despesas necessárias” sempre crescerão, tendendo a se igualar aos nossos rendimentos.

Não confunda “despesas necessárias” com desejos. Na verdade, todos temos mais desejos do que podemos satisfazer, e assim será por toda vida, pois nosso tempo é limitado. Nossa energia é limitada. O número de coisas que podemos consumir é limitada. Ou seja, há limites para os prazeres da vida.

Analise cuidadosamente seu padrão de vida. Dessa forma, você verá vários gastos que poderá reduzir, até mesmo eliminar.

Por fim, “Faça o orçamento de suas despesas de modo que possam ter dinheiro para pagar pelo que é necessário, pelos prazeres e para satisfazer seus mais valiosos desejos sem despender mais do que nove décimos de seus ganhos”. 

 

Overview: “Aumente sua capacidade para ganhar”

 

À medida que um homem se aperfeiçoa em seu trabalho, sua capacidade para ganhar dinheiro também aumenta. Naqueles velhos tempos, em que era apenas um escriba, Arkad passou a observar que outros escribas produziam mais do que ele e eram mais bem pagos também.

Dessa forma, ele decidiu o que seria o melhor em sua profissão: se interessou mais, se concentrou mais e teve persistência em seu trabalho. Arkad conta: “com o tempo, poucos homens podiam igualar minha produção diária. Mantendo um razoável ritmo de trabalho, minha crescente habilidade foi recompensada”.

Quanto mais conhecimentos possuímos, mais poderemos conquistar. O indivíduo que sempre aprende será generosamente recompensado. Então, cultive suas próprias habilidades, estudos e adicione conhecimento, torne-se mais sábio e aja sempre com respeito a si mesmo.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Quando você está no início de sua vida profissional, é fácil se sentir realizado com dinheiro e finanças se consegue manter uma casa, pagar todas as contas e comer bem. Mas e se você desejar mais do que apenas sobreviver? 

Tony Robbins, em “Inabalável”, mostra o que você pode fazer para garantir a compra de uma casa e aproveitar uma aposentadoria confortável. Mesmo que essas preocupações pareçam estar longe, é inteligente começar a poupar e investir o quanto antes.

Agora, “O Investidor Inteligente” é um livro clássico dos negócios, aclamado como “de longe, o melhor livro sobre investimentos já escrito” por um dos caras mais ricos do mundo, Warren Buffet. 

O autor Benjamin Graham explica como investir em ações e as características de um investidor que sabe jogar na bolsa de valores: disciplina e consistência.

Temos também a obra de Gustavo Cerbasi, “Dinheiro: Os Segredos De Quem Tem”, onde o autor diz que “o caminho para a riqueza depende muito mais das decisões que as pessoas tomam em seu cotidiano do que dos bens que possam vir a acumular. Reveja seu planejamento financeiro e faça o dinheiro trabalhar por você”.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

  • Não gaste mais do que recebe;
  • Economize dinheiro;
  • Invista sua renda em ações ou títulos;
  • Trabalhe duro;
  • Aproveite as oportunidades; 
  • Não assuma dívidas desnecessárias
  • Economize para comprar o que deseja;
  • Não gaste tudo que ganha;
  • Pague suas dívidas primeiramente.

 

E aí, você gostou desta análise?

 

O que achou da obra de George S. Clason, “O Homem Mais Rico Da Babilônia”? Deixe seu feedback para sabermos sua opinião e oferecermos sempre o melhor para você! Se quiser se aprofundar mais no assunto, você pode aproveitar e adquirir o livro clicando no link abaixo:



   

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 
Nota:
O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.