Investir na bolsa de valores é delicado, nós sabemos. Um dia uma ação pode estar supervalorizada, no outro, custando apenas R$ 1,00.

Sabemos também que você é apaixonado pelo mercado financeiro e que apostar nele pode ser muito proveitoso. Mas, ao mesmo tempo, é preciso muita disciplina e consistência para lidar.

Se você anda meio perdido, saiba que o resumo de hoje fala sobre a obra conhecida como a Bíblia do Mercado de Ações. Aqui vamos relatar os tipos de investidores e te dar dicas práticas de como se tornar um investidor inteligente, sob os princípios do “pai do investimento de valor”.

Você não vai dar mole e perder essa, não é? Então, segue o resumo aí.

 

 

Sobre a obra

 

“O Investidor Inteligente” é um livro clássico dos negócios, aclamado como “de longe, o melhor livro sobre investimentos já escrito” por um dos caras mais ricos do mundo, Warren Buffet.

O autor Benjamin Graham explica como investir em ações e as características de um investidor que sabe jogar na bolsa de valores: disciplina e consistência.

Essa obra foi originalmente publicada em 1973 e passou por alterações de acordo com o mundo dos negócios até chegar na edição intitulada “The Intelligent Investor”, lançada em 2003.

Se você deseja se inteirar nas diversas razões de Graham, pelos quais você deveria ser um investidor inteligente, adquira a versão completa do livro disponível no link:

 

 

Sobre o autor

 

Benjamin Graham foi e continua sendo um dos mais importantes nomes do mundo corporativo. Nascido em 1894, Benjamin foi economista e investidor amplamente conhecido como o “pai do investimento em valor (father of value investing)”.

Sua infância, entretanto, não foi nenhuma regalia. Crescendo em extrema pobreza, Graham passou por diversos desafios antes de se tornar rico. Formado pela Columbia University, ele abriu sua primeira firma aos 32 anos e começou a dar aulas na universidade dois anos depois.

Suas visões sobre o mercado financeiro são altamente valorizados até hoje pelos executivos e empreendedores. Ele passou pela quebra da Bolsa de Nova York em 1929 (A Grande Depressão) e deixou registros com o aprendizado de seus erros para as gerações a sua frente.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Esse livro é indicado para executivos e empreendedores corporativos. Além disso, as obras de Benjamin Graham são muito influentes no mercado financeiro, demandando leitura obrigatória aos estudantes de Administração, Economia e toda pessoa que deseja se inteirar no mundo dos negócios.

 

Ideias principais do livro

 

  • No que consiste a decisão de investir;
  • Você não deveria investir em ações de curto prazo;
  • O sucesso de um investimento depende unicamente do seu comportamento;
  • Assessores podem te auxiliar a tomar decisões difíceis e sair do prejuízo;
  • Por que você deveria contratar um fundo de índice.

 

Neste resumo, vamos expor as visões de Benjamin sobre as características de um investidor inteligente - defensivo e empreendedor - e como você pode se aprimorar dentro do mercado financeiro. Vamos nessa?

 

Overview: Na hora de investir

 

Um investidor deve se atentar aos três seguintes passos na hora de investir:

 

  • analisar uma companhia e seus negócios antes de comprar suas ações;
  • proteger-se de possíveis riscos;
  • buscar um desempenho realista e adequado.

 

Para investir, segundo Graham, você deve se sentir à vontade para fazer a aquisição da ação e se importar menos com os “valores cotacionais”.

Pensar nos futuros retornos é essencial para saber de que forma deve investir. Existem três fatores que constituem o mercado acionário:

 

  • o crescimento real;
  • o crescimento inflacionário;
  • o crescimento especulativo.

 

Porém, cuidado! Ao falar da história do mercado americano, o autor diz que o investidor inteligente não deve, em hipótese alguma, tentar prever o futuro com base no passado.

O passado, por sua vez, só mostra como o futuro pode surpreender a gente. Então, você deve reduzir suas expectativas e buscar ser mais realista de forma otimista.

 

 

Overview: O investidor defensivo

 

Graham diz que existem dois tipos de investidores inteligentes: o empreendedor e o defensivo. Falemos do defensivo primeiro.

Se você é uma pessoa que não gosta de pensar em dinheiro, é simplista e frequentemente se sente pressionado, talvez a abordagem defensiva seja a mais adequada a você.

Mas no que consiste essa abordagem? Na hora de investir, o defensivo procura estabelecer um regime de ações totalmente automático que não exige dele esforço algum.

O primeiro passo para ser um investidor defensivo é decidir quanto você irá aplicar em ações e quanto aplicar em títulos e dinheiro. Além disso, ele deve abrir mão de “rendimentos magros”, como contas de curto prazo para alternativas mais rentáveis:

 

  • Títulos do Tesouro;
  • Saving bonds.

 

 

O livro faz um aviso a esse tipo de investidores que querem aplicar sem ter feito o dever de casa: familiaridade gera acomodação.

Se você quer investir em algo que já conhece, é crucial que se policie durante a sua análise. Quando estamos familiarizados com alguma coisa, é comum não percebermos os pontos fracos.

 

Overview: O investidor empreendedor

 

 

Já o investidor empreendedor baseia sua estratégia em pesquisas e monitoramento contínuo de ações, obrigações e fundos mútuos.

Sua ação contínua em estar antenado às ações lhe proporciona um leque extenso de oportunidades que ele pode alçar, inclusive em âmbitos internacionais. O autor elucida que investir em ações estrangeiras garante uma certa segurança em casos do nosso próprio país estiver passando por uma crise, por exemplo.

Entretanto, essa abordagem ativa pode apresentar alguns riscos que o investidor deve estar atento, como:

 

  • a ambição em investir, comprar e vender ações pode fazê-lo cair em investimentos prejudiciais, se não estudado com cuidado;
  • “quanto mais você negocia, menos você guarda”.

 

Ao estudar o caso do investidor empreendedor, Graham explicita uma de suas regras mais importantes para investir: a ação só deve ser comprada se você conseguir um negócio de seu interesse de forma barata. Isto independe de quantas pessoas estão interessadas nesta ação.

 

Overview: Você não pode ganhar dos profissionais no jogo deles; nem eles mesmos vencem

 

E é verdade. Quando pensamos em investir para vencer alguém, suas ações não passam de reféns do sistema. A questão não está em quem ganha ou quem perde, e sim no foco interno.


 

“Investir não significa ganhar dos outros em seu jogo. Significa controlar-se em seu próprio jogo.”

 

Um dos segredos do investidor inteligente é nunca basear seu sucesso pelo desempenho alheio. Você deve investir de modo que atenda às suas necessidades.

Ter disciplina e traçar objetivos claros são fundamentais para qualquer investidor. De fato, você não pode controlar o mercado, mas você pode controlar seu comportamento para se sair bem nas negociações. Algumas dicas que o livro passa são:

 

  • negocie pacientemente e de forma barata, controlando seus custos de corretagem;
  • os custos de propriedade podem ser controlados, evitando despesas excessivas de fundos mútuos;
  • trace expectativas reais, não se ilude com fantasias;
  • equilibre seus ativos para saber como controlar seus riscos;
  • suas contas de impostos podem ser controladas mantendo suas ações por mais tempo para reduzir os impostos sobre ganhos de capital.

 

Overview: Como, onde e por que você deveria contratar um assessor


 

Boa parte dos investidores tem desempenhado suas funções de forma independente. Por outro lado, outros enxergam a importância de uma segunda percepção de seus negócios, para obter um melhor planejamento. Ninguém está errado, muito pelo contrário.

Consolidar sua carreira sozinho é, certamente, gratificante. Mas também pode haver casos em que você vai obter grandes prejuízos, orçamentos fora do limite ou até então terá de se adaptar às mudanças do mercado. E você não deve ter receio de procurar alguém para te ajudar nisso.

Um assessor de confiança pode ser encontrado começando pelas pessoas que você conhece bem. Sim, você deve se atentar a achar alguém honesto e qualificado, pois no mercado existem golpistas prontos para te dar uma rasteira.

Para isso, Benjamin Graham exemplifica alguns tipos de abordagem que você pode adotar ao contratar um assessor, prestando atenção:

 

  • se a pessoa está determinada a ajudar os clientes ou se ela está pregando uma peça;
  • se ela entende de fato os princípios fundamentais do investimento;
  • se ela é qualificada e habilitada para este tipo de serviço.

 

Overview: Escolha de ações dos investidores

 

Os investidores de sucesso possuem disciplina e estão sempre refletindo sobre suas ações. Além disso, eles são consistentes na sua estratégia de abordagem.

Vimos que o investidor defensivo não é muito chegado a decisões que exijam seu esforço. Portanto, o autor do livro indica que não é necessário que você escolha as suas próprias ações.  

Os investidores dos dias atuais podem comprar um fundo de índice que detém de suas escolhas. Graham diz que, no começo, você deve separar 90% para o fundo de índice, e guardar o restante da sua economia com você, para ter também a autonomia para fazer suas próprias escolhas.

Entretanto, existem alguns investidores que gostam de se aventurar nas tomadas de ações. Benjamin afirma que o treino é essencial. Você pode errar, mas a parte boa é aprender com as vitórias (e as derrotas) e desenvolver disciplina e técnica para melhor investir.

 

Overview: O proprietário inteligente

 

Os investidores atuais têm dado foco na venda e (principalmente) na compra de ação. Enquanto isso, não têm se importado nem um pouco com a propriedade.

Graham diz que quando uma ação é comprada, você é um dos donos da empresa, mesmo que tenha posse de somente 10% das ações.

Esse ponto que o Graham quer despertar nas pessoas diz muito a respeito das pessoas que querem ser um investidor inteligente, mas não agem como um proprietário inteligente. Entretanto, seu dinheiro que está envolvido.

Ele afirma que você deve averiguar os resultados providos dos gestores e discordar dos demais donos quando algo lhe incomodar. Mas é importante já ter lido o proxy statement da sua ação, caso contrário, você se tornará um inconsequente que não sabe onde investe seu dinheiro.

 

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Em Inabalável, Tony Robbins dá um conselho valioso: se você não tiver cuidado, os impostos podem eliminar facilmente 30% ou mais de seus retornos sobre os investimentos. Por isso, é importante prestar atenção somente no montante líquido que você, de fato, vai conseguir manter.

Todos os bilionários que o autor conheceu têm uma característica em comum: eles e seus consultores são realmente inteligentes nesse tema dos impostos.

Para a autora do livro The Dumb Things Smart People Do With Their Money, Jill Schlesinger, as pessoas não devem investir seu dinheiro naquilo que elas não conhecem; deve se ter um bom planejamento e um conhecimento aprofundado de onde vão investir. Além disso, é importante que o investimento faça sentido para o seu propósito de vida, de alguma forma.

Por fim, para o autor de Quem Pensa Enriquece, Napoleon Hill, o primeiro passo para se tornar rico é ter um forte desejo de ser rico. Pode parecer simples, não é? Mas esse desejo tem que ser um verdadeiro “sangue nos olhos” e possuir uma boa dose de persistência.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

  • Evite negociações de curto prazo;
  • Contrate um assessor;
  • Você tem direitos sobre a empresa ao obter ações sobre ela. Se algo estiver te perturbando, você deve falar com os outros diretores;
  • Estude sobre a ação que você quer investir;
  • Considere contratar o fundo de índice de ações;
  • Seja realista: não trace expectativas fantasiosas e utópicas.

 

O que achou?

 

Não esqueça de dizer o que você achou do resumo aqui nos comentários. Seu feedback é muito importante para nós.

Ficou interessado em ter a bíblia do mercado de ações? Clique na imagem e adquira já!

 

          

 

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 
Nota:
O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.