Você se sente constantemente ocupado e sobrecarregado? Não consegue organizar suas tarefas? Esquece de suas obrigações? Tem dificuldade em planejar o futuro?

Se você sofre com esses obstáculos, esse livro promete uma forma de você registrar seu passado, organizar seu presente e projetar seu futuro da melhor maneira.

Tudo isso é feito através do que o autor chama de “Bullet Journal”, uma espécie de diário “turbinado” que vai concentrar tudo que é mais importante para você. Dessa forma, você valoriza seus recursos mais importantes: tempo e energia.

Nesse resumo, vamos analisar como esse método pode aumentar a sua produtividade e passaremos por cada aspecto do Bullet Journal.

 

Sobre a obra

 

The Bullet Journal Method (em inglês) foi lançado em 2018 nos Estados Unidos. Desde então, a publicação entrou na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times e foi traduzida para mais de 25 línguas.

A versão brasileira, lançada com o título “O Método Bullet Journal”, foi publicada pela Companhia das Letras também no ano de 2018.

O livro é escrito com linguagem fácil e prática. Além disso, para exemplificar como as páginas do Bullet Journal devem ser preenchidas, o autor faz uso de uma fonte diferenciada, que passa a ideia do texto ter sido escrito à mão, como é feito no diário.

Para conhecer mais sobre todos os detalhes do livro e as maneiras de aplicação, você pode comprar a edição completa clicando abaixo:

 

Sobre o autor

 

Ryder Carroll é autor e designer de produtos digitais. Ele inventou o método Bullet Journal quando tentava atenuar os efeitos da sua condição de TDAH (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).

Além de ser citado em grandes veículos como LA Times, New York Times, Wall Street Journal e BBC, Ryder apresentou palestra sobre seu método na TED Talk.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

O método Bullet Journal é útil para toda pessoa que deseja ser mais produtivo, organizado e focado nas tarefas que realmente vão impactar em suas vidas. Quem não deseja isso, certo?

Seja para os estudos, trabalho ou até mesmo para a vida pessoal, a proposta do autor promete ajudar aqueles que se sentem sobrecarregados com as suas responsabilidades e pretendem otimizar seu tempo.

 

Ideias principais do livro

 

Os pontos mais importantes levantados pelo livro são:

 

  • Nosso tempo e nossa energia são os recursos mais valiosos de nossas vidas;
  • É possível concluir mais fazendo menos;
  • Para “navegarmos” mundo afora com sucesso, primeiro é preciso olhar e compreender melhor nós mesmos;
  • Com o uso do Bullet Journal, você vai parar de apenas reagir e vai começar a responder aos acontecimentos em sua vida;
  • O BuJo (apelido carinhoso para Bullet Journal) ajuda a desembaralhar os seus pensamentos, possibilitando a sua análise de um ponto de vista diferenciado. Além disso, ele te auxilia a identificar e focar no que realmente é significativo.

 

Overview - Aspecto 1: organizando a mente

 

Segundo estudos, cerca de 70.000 pensamentos passam pela nossa mente todos os dias. Isso seria o suficiente para escrevermos um livro todos os dias. É muita coisa!

No entanto, ao contrário de um livro, nossos pensamentos estão por toda parte, o que dificulta a nossa compreensão do que é mais importante. Assim, não conseguimos focar diretamente nessas coisas e acabamos desorganizados e sobrecarregados.

Por isso, o autor destaca a importância de se criar uma maneira de colocar ordem nesse caos de pensamento. Uma das melhores formas de se fazer isso é através da escrita.

Ao escrever, Carroll explica que podemos organizar nossos pensamentos e controlar a mente. Além disso, nós conseguimos:

 

  • Visualizar mais facilmente o que precisa ser feito;
  • Forçar a mente a pensar em uma direção específica para atingir maiores detalhes.

 

Por isso, o Bullet Journal aparece como uma solução para organizar todo esse volume intenso de pensamentos que nos ocorre diariamente.

Com ele, é possível entender o que é de fato importante e o que pode ser descartado, evitando desperdícios do nosso tempo e esforço e otimizando tudo aquilo que é realmente significativo.

 

Overview - Aspecto 2: o que importa é a execução

 

O autor cita uma ideia que pode te surpreender: muita organização pode te distrair e acabar sendo contraprodutiva com relação aos seus objetivos.

Digamos que você está escrevendo seus planos para os próximos 5 anos. Você acredita que está fazendo alguma diferença e trabalhando em direção dos seus objetivos traçados para esse intervalo.

No entanto, na verdade você está apenas escrevendo coisas no papel. Nada mais. O Bullet Journal foi desenvolvido para que a menor quantidade de tempo seja gasta durante essa fase de planejamento.

Sua abordagem nessa parte é a mais otimizada possível e o foco é nos resultados. Segundo o autor, você pode gastar horas e horas desenhando o plano perfeito, com todas as possibilidades totalmente alinhadas. Mas não adianta nada ficar apenas nisso. O que é realmente importante é dar o próximo passo.

O essencial não é o planejamento, mas sim a execução!

 

Overview - Aspecto 3: inventário mental

 

Ryder acredita que precisamos reduzir o número de decisões que enfrentamos todos os dias, assim conseguimos concentrar nossos esforços nas questões mais importantes.

Essa ideia é parecida com a de Steve Jobs e de Mark Zuckerberg, criador do Facebook. Eles diminuem o número de decisões diárias ao utilizar sempre o mesmo conjunto de roupas.

Para te ajudar a identificar e evitar essas decisões supérfluas, o autor sugere a prática do inventário mental, que consiste nos seguintes passos:

 

  • Em uma folha de papel orientada horizontalmente, faça três colunas;
  • Na primeira coluna, liste as coisas nas quais você está trabalhando atualmente;
  • Na coluna do meio, enumere tudo aquilo que em que você deveria estar trabalhando;
  • Na terceira coluna, faça uma lista do que você gostaria de estar trabalhando.

 

É importante ser bastante honesto com você mesmo. Essa lista permite que você visualize uma imagem mais clara sobre onde seus esforços estão sendo investidos atualmente.

Dessa forma, você pode analisar e conseguir direcionamentos. Carroll sugere que você deve se questionar da seguinte forma:

 

  • Isso importa? (Para você ou para alguém que você ama);
  • Isso é vital? (Pense em aluguel, impostos, empréstimos, seu emprego, etc)

 

Qualquer item que não passe no teste acima deve ser considerado uma distração, que não agrega valor à sua vida. Os que forem aprovados provavelmente serão de dois tipos: coisas que você precisa fazer (responsabilidades) e coisas que você deseja fazer (suas metas).

 

Overview - Elementos do Bullet Journal

 

O BuJo é dividido em várias seções, chamadas de coleções pelo autor. São elas:

 

Índice

 

São as primeiras páginas do caderno, que indicam todo o conteúdo do Bullet Journal. A ideia é que essa seção seja orgânica, ou seja, você deve ir adicionando as páginas ao índice conforme for criando mais conteúdo.

 

Log mensal

 

No registro do mês, ou log mensal, o autor sugere que você reserve uma página para o mês atual e insira os números dos dias e a inicial indicando cada dia da semana.

Na página ao lado, você deve enumerar todas as tarefas e responsabilidades a serem cumpridas no mês em questão.

 

Log diário

 

Aqui, você pode reservar uma página para cada dia ou pode colocar mais de um dia em uma mesma página, fica a seu critério. Essa seção é a que mais se parece com um diário normal.

Você deve listar todas as ações pontuais a serem tomadas naquele dia e pode também anotar informações relevantes sobre fatos que aconteceram ao longo do dia.

 

Log futuro

 

Nessa coleção, você deve inserir dados de tarefas e eventos que vão acontecer nos meses seguintes. Essa parte vai servir de fonte de informações para quando virar o mês e você for montar o seu novo log mensal.

 

Coleções customizadas

 

Além das quatro coleções listadas acima, o autor explica que você pode personalizar o seu Bullet Journal de acordo com suas preferências. Carroll conta que recebe muitos exemplos de pessoas que utilizam essa parte para as mais variadas funções.

Aqui listamos algumas delas:

 

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Em “Essencialismo: A Disciplinada Busca por Menos”, o autor Greg Mckeown também trabalha a ideia de que a melhor forma para sermos mais produtivos é descartar tudo aquilo que não é significativo e concentrar totalmente nossos esforços no que consideramos importante.

Em seu grande sucesso, “O Poder do Hábito”, Charles Duhigg desenvolve sobre a força que os hábitos possuem em nossas vidas, seja positivamente com hábitos bons ou negativamente com hábitos ruins.

Por fim, se você deseja saber mais sobre formas de gestão do tempo, você precisa ler a obra “15 Secrets Successful People Know About Time Management”, na qual o autor Kevin Kruse apresenta 15 segredos que as pessoas bem-sucedidas sabem sobre gerenciamento do tempo.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

E aí, pronto para fazer seu próprio Bullet Journal? Para começar a controlar melhor a sua vida é fácil, aqui vai um passo a passo:

 

  • Escolha um caderno de sua preferência (o ideal é que não seja muito pequeno para caber mais conteúdo e nem muito grande, pela praticidade);
  • Reserve as três primeiras páginas para o índice;
  • Insira a página do mês atual (log mensal);
  • Adicione os logs diários, da maneira que preferir;
  • Desenhe seu log futuro;
  • Monte suas coleções personalizadas;
  • Não se esqueça de numerar as páginas;
  • Sempre que adicionar mais conteúdo, lembre de colocar as páginas correspondentes no índice.

 

O que achou?

 

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Além disso, você pode conhecer todas as ideias do autor lendo a versão completa, disponíveis abaixo:

 

                                      

 

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