E aí, como iniciou a sua manhã hoje?

Estressado por ter acordado atrasado? Apertou diversas vezes o botão “soneca”? Teve uma manhã improdutiva e sonolenta?

Fique sabendo que a maneira como começamos o nosso dia define como será o restante dele. Além disso, saiba que existe uma conexão muito grande entre as manhãs e os milionários.

Se você realizar uma pesquisa rápida vai ver que grande parte das pessoas ricas aproveitam as manhãs para alavancar seu dia e seus negócios. Quer saber como conseguir isso e quem sabe se tornar o próximo milionário?

Então, vamos logo ao milagre!

 

Sobre a obra

 

O livro “Miracle Morning Millionaires”, traduzido como “O Milagre da Manhã para se Tornar um Milionário”, foi publicado em 2018.

O conteúdo do livro reúne os métodos já conhecidos do “Milagre da Manhã” combinados com a experiência empresarial do autor David. Com isso, os autores pretendem compartilhar os hábitos dos milionários, como aplicá-los em seu dia a dia e fazer com que você acorde focado no objetivo de se tornar um milionário.

O livro é dividido em três partes: identificar e ensinar as práticas que definem quem escolhe ficar rico; entender essas práticas e transformá-las na primeira coisa a ser realizada todos os dias; e habilidades práticas para se tornar uma “pessoa matutina”. 

Se você deseja se inteirar de todos os detalhes do livro com seus 13 capítulos distribuídos ao longo de suas 237 páginas, a edição completa está disponível para compra no link:

 

 

Sobre o autor

 

Hal Elrod é escritor, empreendedor e palestrante motivacional, reconhecido internacionalmente. Além disso, o seu principal propósito é mostrar para as pessoas como superar os desafios e atingir o potencial inacabável.

Curioso é que ele somente conquistou tudo isso após sofrer um gravíssimo acidente, aos 20 anos. Quebrou 11 ossos, morreu por 6 minutos, sofreu danos cerebrais e os médicos afirmavam que nunca iria voltar a andar. Pois é, ele deu a volta por cima e se tornou quem citei acima.

Hal Elrod também escreveu o clássico O milagre da Manhã”.

David Osborn é um grande investidor e operador em mais de 35 empresas na área de imóveis. Ele já fez negócios em mais de 40 estados do Canadá e dos Estados Unidos. Além disso, é presidente da Magnify Capital e autor do best-seller “Wealth Can Wait”.

Honorée Corder é coach de empresários, escritores e todos aqueles que desejam publicar livros de sucesso. Entre suas obras estão “You Must Write a Book” e “Vision to Reality”.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Se você é aquele(a) que deseja ter manhãs produtivas e mais riqueza na vida, mas não conhece o percurso, esse livro é ideal para você. 

Além disso, ele é indicado para todos aqueles(as) que buscam habilidades e motivações para possuir uma vida rica em todos os sentidos. 

 

Ideias principais do livro

 

Os pontos de destaque do livro são:

 

  • As práticas para atingir o sucesso do milagre da manhã são: silêncio, afirmações, visualização, exercícios, leitura e escrita;
  • A maneira como você acorda define o andamento do seu dia e afeta o seu nível de sucesso de riqueza;
  • Fé inabalável + esforço extraordinário = milagres;
  • O primeiro passo para querer ser rico é escolher ser rico;
  • Escolha um meio para acumulação de riqueza e alavanque-o;
  • Defina seu objetivo e crie seu plano de forma detalhada;
  • Foco, liderança pessoal e energia são os pontos chaves para acelerar sua riqueza.

 

Então, vamos ao conteúdo!

 

Overview: Parte I - O Milagre da manhã

 

Logo no início do livro, os autores pretendem mostrar o porquê das manhãs serem tão importantes. Com isso, ele reúne diversas visões de pesquisadores científicos que chegaram a conclusão sobre o benefício da manhã, os pontos levantados foram:

 

 

  • Você vai ser mais produtivos e proativo;
  • Você vai antecipar problemas e resolvê-los rapidamente;
  • Você vai planejar como um profissional;
  • Você vai ter mais disposição.

 

 

Assim, essas serão as principais vantagens para que você crie o seu milagre da manhã e consiga construir sua riqueza com objetivo.

Acordar cedo acaba sendo muito difícil, não é mesmo? Mas calma, essa dificuldade é temporária, afinal o seu padrão de sono é habitual, e as maravilhas do dia que você terá pela frente estão diretamente ligadas à sua forma de acordar.

Para que consiga vencer os obstáculos de acordar cedo, os autores sugerem um passo a passo com cinco etapas, são elas:

 

  1. Determine suas intenções antes de deitar, pois o primeiro pensamento de manhã costuma ser o último que você teve antes de dormir. Portanto, tenha expectativas positivas e afirme para si mesmo que vai levantar revigorado;
  2. Deixe seu despertador no outro lado do quarto, isso faz com que você levante para desligá-lo;
  3. Depois que desligou o despertador, vá direto escovar os dentes;
  4. Beba um copo cheio de água, pois isso permite que você se reidrate e elimine o cansaço;
  5. Vista uma roupa de ginástica e vá fazer seu exercício, ele fará com que você maximize seu potencial de manhã cedo.

 

Fique sabendo que a primeira lição de investimento que você deve realizar rumo à riqueza é manter a disciplina todas as manhãs.

 

Salvadores da Vida

 

As técnicas para o milagre da manhã são nomeadas pelo autor como “salvadores da vida”, e são divididas em 6 práticas.

 

Os salvadores da vida podem ser customizados com base em seus horários e ordem de preferência, de acordo com cada necessidade. O cronograma mais comum é de 60 minutos, dividido da seguinte forma:

 

  • Silêncio (10 minutos): Logo que acordar, destine um tempo para o silêncio intencional, escolha um local tranquilo, mas que seja longe da cama. Esse silêncio consciente faz com que você alivie a agitação e tenha um estado mental propício para guiar o seu dia.

 

O silêncio pode ocorrer de várias formas, com meditação, oração, reflexão, gratidão ou até mesmo uma respiração profunda. Deixe sua mente sossegada e não tenha nenhum pensamento externo.

 

  • Afirmações (5 minutos): Segundo os autores, todos nós possuímos um diálogo interno e temos que utilizá-los a nosso favor. É obrigatório que você elimine os pensamentos negativos, medo, limitações do passado e tudo aquilo que impede você de progredir.

 

Crie afirmações positivas e fale em voz alta todos os dias para que ela seja fixada em sua mente. Além disso, uma dica que o autor transmite é que você pense sobre o que deseja em cada área de sua vida. Com isso, você irá desbloquear seu cérebro e ir em busca dos seus desejos.

 

  • Visualização (5 minutos): Essa prática é caracterizada por criar os ensaios dos seus desejos listados anteriormente, focando naquele futuro desejado.

 

A visualização faz com que você tenha uma visão clara do que você deseja, abrindo caminho para que isso se torne realidade.

Imagine o máximo de detalhes possíveis, para realizar esse desejo. Se seu desejo é tirar uma boa nota na prova, imagine você fazendo cada questão com facilidade e sem limitações.

 

  • Exercícios (10 minutos): Essa etapa é que vai despertar e energizar o seu dia. O autor sugere que sejam realizados logo ao acordar.

 

Quando você realiza os exercícios físicos pela manhã, você aumenta a sua confiança, o bem-estar emocional, melhora a saúde e a concentração.

 

  • Leitura (20 minutos): A dica do autor é que você não tente reinventar a roda, copie aquilo que funciona.

 

Dessa forma, aprenda com as experiências de outras pessoas. Segundo o autor, a leitura diária é o melhor caminho e às vezes o mais rápido para quem busca conhecimento.

Tenha o hábito de ler entre 10 a 20 minutos por dia sobre assuntos específicos de que você deseja alcançar.

 

  • Escrita (10 minutos): Temos muitas ideias em mente e, para evitar o esquecimento, precisamos colocá-las para fora, com maior clareza.

 

Para registrar os milagres da manhã, você precisa de um diário. Você pode escolher o que escrever nele, pode ser realizações, pensamentos, ideias e experiências.

Escreva todos os dias. Afinal, diariamente temos informações suficientes para surgimento de novos pensamentos; rever os erros, as lições que aprendeu e os progressos do dia.

 

O milagre da manhã em 6 minutos

 

Segundo os autores, executar alguns minutos das práticas é melhor que nada.

Dessa forma, se você não tem tempo ou anda estressado com a sua rotina, se acalme! Eles desenvolveram uma versão rápida e prática, que dura apenas 6 minutos e funciona da seguinte forma:

 

  • Minuto 1: imagine você acordando tranquilamente e sente-se em silêncio. Aproveite o tempo para meditar, fazer uma oração ou agradecer;
  • Minuto 2: recite suas afirmações diárias;
  • Minuto 3: visualize seus objetivos sendo alcançados perfeitamente;
  • Minuto 4: escreva algo pelo que é grato e o que deseja alcançar naquele dia;
  • Minuto 5: leia 2 páginas de um livro de autoajuda;
  • Minuto 6: corra sem sair do lugar, faça abdominais, polichinelos ou flexões.

 

Hal Elrod sugere que esta versão seja realizada de forma limitada, afinal essa é uma alternativa que deve ser utilizada apenas em dias corridos e não que vire uma rotina.

 

Overview: Parte II - Como ser um milionário

 

A escolha de ficar rico

 

Escolher ficar rico é decidir, planejar e agir. Essa característica é que define todos os milionários, mas essa escolha terá difíceis decisões a se tomar, difíceis planos e muitos desafios. Afinal, é bom deixar claro que se tornar milionário exige esforço.

Dessa forma, a riqueza começa bem cedo. Inicia-se pela manhã quando você destina uma parte do seu tempo para se dedicar a ficar mais rico.

Após realizado o seu comprometimento, a primeira escolha a ser feita é a de acumular riqueza, e essa acumulação tem que ser em bens. Existem algumas formas de acumulação de riqueza para se tornar um milionário, como:
 

 

  • Abrir ou ampliar uma empresa;
  • Investir em imóveis ou outras formas de alavancar a riqueza;
  • Manter seu emprego e começar algo por fora que você possa transformar em uma grande empresa.

 

 

Até pode existir outras formas, como trabalhar a vida toda e guardar boa parte desse dinheiro ou então usando ferramentas tradicionais de investimento. Mas estamos falando de ir além.

Em seguida, é necessário que você tenha uma visão estratégica e consiga alavancar o seu negócio, ou seja, investir para multiplicar os seus esforços. 

A última escolha é a mudança, ela é essencial para alcançar a riqueza. Pois se você não está rico hoje, é por conta de suas ações e pensamentos passados. 

 

Objetivos, Planos e o Caminho da riqueza

 

Nesta etapa, é o momento de você criar a sua visão milionária, para isso os autores sugerem que você elabore uma carta da sua versão rica no futuro, vão algumas dicas:

 

 

  • Visualize o futuro como se você estivesse lá;
  • Crie sua visão sem medos ou dúvidas;
  • Escreva no tempo presente;
  • Alinhe sua visão com emoções;
  • Não se preocupe com os detalhes da sua visão.

 

 

Depois de construir essa carta, chegou a hora de criar seus objetivos e planos. Seu objetivo tem que ser definido em momentos de picos, e você sempre tem que ser flexível. Ah, e não se esqueça de estabelecer uma recompensa para si mesmo.

Já os planos são responsáveis não por ser uma lista de tarefas, mas sim como um mapa que vai te levar de um ponto X para Y. Para isso, defina sempre um passo de cada vez, antecipe a riscos e impedimentos que possam surgir, e fique sempre atento e disposto a revisar o seu plano.

 

Quando ter garra e quando desistir

 

Um ponto que você sempre deve considerar é quando não desistir. Na maioria das vezes, eles vão ser representados por três motivos: o medo, os erros e a inércia.

Todos esses motivos são aparecerem, normalmente, na execução do seu plano, encare-os e fique sabendo que todos passam por isso. No decorrer deste capítulo, os autores apresentam algumas dicas de como lidar com isso.

Além disso, é apresentado um algoritmo que ajuda a decidir se convém encerrar tal projeto ou não, e é bem simples. Consiste em 2 perguntas: 

 

  1. Está dando certo?
  2. Você ainda gosta disso?

 

Você só deve desistir caso as duas respostas seja não. No mais, você deve continuar no caminho ou mudar algo.

 

Overview: Parte III - Três práticas de crescimento pessoal para acelerar sua riqueza

 

Liderança pessoal

 

Segundo os autores, você tem que se tornar o líder de sua própria vida, conhecendo suas crenças e possuindo a visão na qual deseja conviver.

Para isso, eles listaram quatro princípios para o desenvolvimento de sua liderança, são: 

 

 

  • Assumir totalmente a sua responsabilidade;
  • Priorizar a boa forma física e fazer exercícios que trazem prazer;
  • Sistematizar o seu mundo;
  • Comprometer-se com a consistência.

 

 

Para continuar nesse caminho do sucesso, você deve também desenvolver o seu autocontrole e autoimagem, isso pode ser realizado através de afirmações e visualizações.

 

Engenharia de energia em prática

 

O primeiro passo é você se envolver com bebidas e alimentos que geram energia, além disso, foque em alimentos saudáveis, atentando-se em suas consequências e não no sabor.

Outro ponto muito importante é você definir e seguir rigorosamente um horário para iniciar e terminar o sono.

Por último, os autores dizem que você deve destinar um tempo do dia para descansar e recarregar, ou seja, faça algo que gere felicidade para você. Pode ser um cochilo, meditação, esporte ou qualquer outra coisa que julgar prazerosa.

 

Foco Inabalável

 

Para que você alcance um foco inabalável, o primeiro passo é escolher ou então criar um local ideal para isso. Defina um local onde você tenha foco!

Posteriormente, você deve fazer uma limpeza mental e física. Separe um momento para limpar o local e organizá-lo, e depois esvaziar a sua mente.

Por fim, livre-se de todas as possíveis causas de interrupções. Faça sua parte, silencie seu celular e fale com seus amigos que precisa ficar sozinho por alguns minutos.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

O livro “Foco”, de Daniel Goleman, também ressalta o valor que a meditação tem, visto que ela te ajuda a se concentrar em uma mesma atividade por um determinado período de tempo.

O autor Kevin Kruse, em seus 15 Segredos que as Pessoas Bem-Sucedidas Sabem sobre a Gestão do Tempo, diz que a maioria dos empresários adota uma rotina matinal para se reenergizar física e mentalmente. Eles se recarregam com muita água, comida saudável e exercício. CEOs ocupados também revigoram suas mentes, com leitura ou meditação.

Por fim, no livro Atomic Habits, James Clear explica como as pequenas mudanças (hábitos atômicos) podem gerar grandes resultados. Segundo ele, os hábitos são os juros compostos da melhoria pessoal. Melhorar 1% a cada dia gera uma mudança gigante no fim da jornada.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

Como você pode ter observado, o livro não traz uma fórmula mágica para a riqueza, trata-se mais sobre desenvolvimento pessoal, sobre como planejar seu futuro baseado em pilares dos milionários, como garra, crescimento do mindset e abundância. E a partir disso, como isso pode te auxiliar a se tornar um milionário.

Todas essas práticas apresentadas são bem simples de serem aplicadas e foram apresentadas de forma que você possa aplicá-las com flexibilidade em seu dia a dia.

Além de todas as dicas apresentadas, aqui vão alguns pontos que possa fazer diferença em sua execução, como:

 

 

  • A prática não precisa acontecer necessariamente de manhã;
  • Comece pelas tarefas que julgar como mais difíceis;
  • Tenha uma alimentação equilibrada e saudável;
  • Sempre atualize o seu milagre, fazendo com que seja divertido e empolgante;
  • Encontre um parceiro que deseje realizar o milagre da manhã com você;
  • 30 dias é o suficiente para você mudar seus hábitos e fazer com que a sua nova rotina seja natural;
  • Foque na alavancagem, ela vai te tornar diferencial e multiplicará seu trabalho.

 

 

“Como você usa seu tempo, dinheiro, energia e talentos é o que determina a riqueza (capacidade de aprender).”

 

Não espere pela situação perfeita, pois pode nunca chegar. Então, planeje o seu dia o mais rápido possível, fique feliz com a manhã e boa sorte.

Que tal começar amanhã logo cedo?

 

O que achou?

 

E aí, gostou do resumo?

Ah, não esqueça de deixar o seu feedback e qualquer dúvida é só deixar nos comentários que te respondo!

Além disso, a edição completa está disponível para compra abaixo:

             

             

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 
Nota:
O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.