Você quer ter um dinheirinho extra ao final do mês? Está cansado de passar a maior parte da sua vida trabalhando numa empresa que não o reconhece? Quer empreender, mas não tem o dinheiro nem os conhecimentos para isso?

Não se preocupe, o negócio do século não requer grandes investimentos nem conhecimentos avançados para começar seu próprio empreendimento e construir a sua liberdade financeira. Quer saber como? Então continue com a gente.

 

Sobre a obra

 

O livro O Negócio do Século XXI, do original em inglês Business of the 21st Century, escrito por Robert Kiyosaki com a participação de John Fleming e Kim Kiyosaki, fala sobre empreendedorismo, inteligência financeira e o negócio de marketing de rede.

Num primeiro momento o autor discorre sobre as habilidades necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso para logo explicar o marketing de rede em detalhe e mostrar o caminho para ser bem-sucedido neste tipo de negócio.

Se você deseja se inteirar de todos os detalhes do livro, a edição completa está disponível para compra no link:

 

Sobre o autor

 

Robert Kiyosaki é um empresário americano e autor de mais de vinte livros, entre eles, o best-seller Pai Rico Pai Pobre. Kiyosaki é referência em educação financeira e é dono da Rich Dad Company, empresa cujo objetivo é ajudar às pessoas a melhorarem sua inteligência financeira e conseguirem a liberdade financeira.

Para este livro, Robert Kiyosaki, contou com a visão do expert em marketing de rede, John Fleming, e com a visão feminina de Kim Kiyosaki, sua esposa.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Este livro é indicado para pessoas que procuram alternativas para complementar renda, que querem empreender e/ou que querem aprender sobre marketing de rede e seus benefícios.

 

Ideias principais do livro

 

O livro divide seus ensinamentos em três grandes partes da seguinte maneira:

 

  1. Assuma o controle do seu futuro

    1. Estudar, conseguir um bom emprego e se aposentar não é uma maneira segura para criar riquezas. Essa é uma estratégia obsoleta do século passado;

    2. Para prosperar financeiramente é necessário deixar de ser empregado ou autônomo e se tornar empreendedor e/ou investidor.

  2. Um negócio: oito ativos construtores de riquezas

    1. O marketing de rede fornece oito ativos capazes de gerar riquezas que são: educação do mundo empresarial, desenvolvimento pessoal, círculos de amizades com os mesmos valores, rede de conexões, escalabilidade, habilidades de liderança, criação de riquezas e capacidade para vivenciar sonhos.

  3. Seu futuro começa agora: um guia sobre marketing de rede

    1. Como escolher uma empresa de marketing de rede;

    2. O valor do treinamento em marketing de rede;

    3. O que é preciso para ser bem-sucedido no negócio de marketing de rede.

Overview: Parte I – Assuma o controle do seu futuro

 


 

Kiyosaki descreve a importância de se ter um negócio próprio. Ele explica que se você quiser deixar de se preocupar com crises econômicas e desemprego e começar a construir riquezas, ser rico e atingir a liberdade financeira; você precisa empreender.

Porém,o autor alerta que começar um negócio do zero ou abrir uma franquia é arriscado e requer muito dinheiro. A melhor alternativa é o marketing de rede, o negócio do século XXI.

 

As regras mudaram

 

“Não existe emprego seguro”, afirma Kiyosaki.

A fórmula de estabilidade de ir para escola, estudar para conseguir um emprego bem remunerado está obsoleta. O autor afirma que o mito corporativo acabou, e acrescenta que o desemprego continuará a aumentar e que os planos de previdência se tornarão insustentáveis.

Se você quer um futuro sólido, você terá que construí-lo. Você precisa ter um negócio próprio.

 

O lado positivo

 

O autor afirma que ser empregado é uma criação recente da era industrial, mas na verdade, o normal é empreender. Ele reconhece que ser empregado não é ruim, mas é uma fonte de renda limitada, e que a estabilidade laboral prometida pelo mundo corporativo é uma ilusão.

As pessoas estão acordando para este fato e começando a empreender. Kiyosaki lembra que em momentos de crise grandes empresas foram criadas e que são os empresários os que conseguem sobreviver e prosperar quando a economia não vai bem.

É essa a grande vantagem do empreendedorismo. Dá resiliência e a oportunidade de crescer nos momentos difíceis da economia.

 

Onde você vive?

 

Neste capítulo Robert transmite uma das suas principais mensagens: o quadrante de fluxo de caixa.

O autor mostra que você pode estar em um ou mais dos quatro quadrantes. Segundo ele, a maioria das pessoas está em um dos dois quadrantes do lado esquerdo seja como empregado ou como autônomo. Nesse lado as pessoas trocam seu tempo por dinheiro.

Do lado direito temos os donos de grandes empresas e investidores que fazem com que o dinheiro trabalhe para eles. É no lado direito onde reside a liberdade. É neste lado onde se tem tempo e dinheiro, mas as pessoas tendem a ficar do lado esquerdo atraídas pela segurança relativa desse lado do quadrante.

O autor defende que migrar para o lado direito permite você explorar todo seu potencial financeiro trazendo liberdade e resiliência econômicas. Na experiência de Kiyosaki, se você quiser mudar de quadrante, você deve mudar sua mentalidade e adequar seus valores.

 

Seus valores financeiros

 

O autor explica que os quatro quadrantes não são somente uma separação de negócios diferentes e sim de mentalidades diferentes. Cada um dos quadrantes mostra valores financeiros diferentes.

Uma pessoa no quadrante do empregado valoriza a segurança; o autônomo procura a independência; o dono de empresa trabalha para a construção de riqueza; e os investidores almejam a liberdade financeira.

Na visão do autor é necessário mudar quem você é e como você pensa para você se tornar rico. Substituir os valores e a mentalidade de segurança e independência pelos de construção de riqueza e liberdade financeira.

 

A mente de um empreendedor

 

Na opinião de Kiyosaki ser empreendedor é fazer as coisas acontecerem e para isso não são necessárias grandes habilidades. É preciso ter uma mentalidade de empreendedor e ela se resume em: determinação, ação e fazer as coisas acontecerem.

 

É hora de assumir o controle

 

Kiyosaki acredita que trabalhar duro não lhe fará rico; começar sua própria empresa é arriscado, 90% fecham em até cinco anos; e abrir uma franquia é arriscado, uma aposta, além de precisar de uma grande quantia de dinheiro. Para ele a melhor opção é o negócio do século XXI: o marketing de rede.

Overview: Parte II – Um negócio: oito ativos construtores de riquezas

 

 

Nesta parte o autor conversa com o especialista e bem-sucedido em marketing de rede, John Fleming, e discorrem sobre os oito ativos que o negócio do século XXI fornece.

 

Minha experiência

 

Kiyosaki reconhece que sua experiência no marketing de rede é a de um outsider e que na verdade nunca empreendeu nele. Mas ele convida John Fleming, milionário que construiu sua riqueza com marketing de rede e que está no ramo há quase quarenta anos.

John explica que o marketing de rede é um modelo de negócios que existe há mais de cinquenta anos. O marketing de rede poupa toneladas de dinheiro em marketing para as empresas utilizando seus fãs para divulgação dos seus produtos. Alguém que já acredita no produto o divulga e o vende cobrando uma comissão por cada uma das vendas.

Porém, explica Fleming, empreender no marketing de rede tem o mesmo princípio descrito por Kiyosaki nos seus quadrantes do fluxo de dinheiro, ou seja, se você quiser ter uma renda residual que possibilite a construção de riquezas e atingir a liberdade financeira você precisa ser líder de algumas centenas de pessoas.

 

Não é sobre renda – é sobre os ativos que geram renda

 

Kiyosaki enfatiza a importância de se pensar em aumentar os ativos e não a renda. O importante é ter fontes de renda que gerem dinheiro para você sem que você tenha que trabalhar; o marketing de rede dá essa possibilidade. Ele ressalta que o marketing de rede não é sobre gerar renda e sim sobre construir oito ativos valiosos para a construção de riquezas e liberdade financeira. Que são, nas palavras do autor:

 

1- Educação do mundo empresarial

 

O marketing de rede desenvolve na prática habilidades fundamentais para se tornar uma pessoa bem-sucedida e que nas escolas de negócios isto não acontece.

 

2- Um caminho lucrativo para o desenvolvimento pessoal

 

O marketing de rede faz ao empreendedor se desenvolver e crescer como pessoa. O caminho para ser bem-sucedido neste negócio requer passar sobre uma série de obstáculos e vencer vários desafios e isto só será possível se a pessoa se enxergar a si mesmo, procurar pelos seus medos e frustrações mais profundas para poder trabalhá-los, melhorar sua autoestima e assim se tornar um vencedor.

 

3- Um círculo de amigos que compartilham seus sonhos e valores

 

O marketing de rede propicia o ativo de ter um círculo de amizades que compartilham os mesmos valores dos donos de empresas e investidores. Com o marketing de rede o empreendedor terá uma rede de contatos que o motivarão a ser rico e bem-sucedido.

 

4- O poder da sua própria rede

 

O grande ativo do marketing de rede é a rede em si. As grandes fortunas e empresas devem o que são às redes que elas criaram. A construção de uma rede permite à empresa se alavancar, aumentando seu valor de maneira exponencial enquanto os integrantes de sua rede aumentam linearmente.

 

5- Um negócio duplicável, totalmente escalável

 

A grande habilidade necessária para ter sucesso no marketing de rede não é a de vendas e sim a de criar conexões com outras pessoas. Todos têm o potencial para serem bons criando redes de contatos e é por isso que o marketing de rede é um negócio fácil de ser duplicado o que faz que seja totalmente escalável.

 

6- Habilidades incomparáveis de liderança

 

O marketing de rede prepara ao empreendedor para ser um líder. Os líderes são aquelas pessoas que conseguem falar com a alma dos seus ouvintes, inspirando-os a segui-lo. O líder se preocupa com o desenvolvimento de cada uma das pessoas da sua equipe e isto permite que o negócio prospere.

 

7- Um mecanismo para criação de riqueza verdadeira

 

A riqueza não se mede em dinheiro e sim em tempo. A riqueza está relacionada a quanto tempo você consegue sobreviver financeiramente sem ter que trabalhar.

Para as pessoas ricas esse tempo é indeterminado. Elas podem deixar de trabalhar e continuarão com o mesmo padrão de vida sem comprometer o seu patrimônio, é isso que Kiyosaki define como liberdade financeira.

O autor revela os quatro passos para atingir esse grau de riqueza e liberdade. Eles são:

 

  1. Construir um negócio;

  2. Reinvestir no próprio negócio;

  3. Investir em imóveis; e

  4. Deixar os ativos comprarem luxos.

 

8- Os grandes sonhos e a capacidade de vivenciá-los

 

O autor descreve os cinco tipos de sonhadores e ressalta que o único que consegue vivenciar esses sonhos e continuar entusiasmado na vida é quem pertence ao quinto tipo, àqueles que sonham grande, alcançam os sonhos e sonham mais ainda, e o marketing de rede permite ao empreendedor a ser parte desse grupo de sonhadores.

 

Um negócio em que as mulheres se destacam

 

Kim Kiyosaki conta que a maioria dos empreendedores em marketing de rede são mulheres. Ela admite que possa ter uma origem conjuntural, porém, é fato que para ser bem-sucedido no marketing de rede é fundamental saber cultivar bons relacionamentos e esta é uma habilidade que as mulheres costumam ter.

Ressalta que o marketing de rede aumenta a autoestima das mulheres e permite que elas sejam independentes, tudo isto desde o conforto do lar e de um jeito divertido.

Overview: Parte III – Seu futuro começa agora

 

 

Nesta parte final do livro Kiyosaki ensina tudo o necessário para iniciar um negócio de marketing de rede bem-sucedido.

 

Escolha com sabedoria

 

O primeiro passo é escolher com sabedoria a melhor empresa de marketing de rede para você, empreendedor. Segundo o autor não se deve dar prioridade às políticas de pagamento e comissões, nem sequer aos produtos, mesmo ambos sendo importantes.

Robert aconselha a priorizar a empresa cujo treinamento seja o melhor.

 

O que é preciso

 

O autor fala que para ser bem-sucedido não são necessários: habilidades de vendas; ter um MBA; grande background em negócios; fazer empréstimos; nem deixar o emprego.

O que sim é preciso é: ser honesto consigo mesmo para enxergar se a está disposto a empreender nesse ramo e enfrentar os desafios que se apresentarão no caminho; a atitude certa de não desistir; crescimento pessoal (os fracassos são uma ótima opção para isso); e de tempo.

O autor acredita que um prazo de cinco anos é apropriado para se dominar qualquer negócio e com o marketing de redes não é diferente. Ressalta que às vezes é necessário desaprender, isto pode acontecer àqueles que vem do mundo de vendas porque grandes habilidades em vendas não serem úteis, inclusive, podem ser prejudiciais.

O importante é a criação de conexões. Kiyosaki relembra que o ingrediente principal é a ação. É importante estudar, planejar e aprender tudo de marketing de rede, mas de nada serve se não há ação.

 

Viver a vida

 

Para o autor o que faz às pessoas ricas não é quanto elas têm e sim quanto elas sabem. Não é a quantidade de dinheiro na conta e sim a quantidade de conhecimento na cabeça que faz às pessoas serem ricas. Claro que não é qualquer tipo de conhecimento, é necessário conhecimento financeiro.

Uma pessoa com uma inteligência financeira alta, aquela que possui vastos conhecimentos financeiros, sabe fazer dinheiro e protegê-lo, consegue fazer um orçamento e alavancar o seu dinheiro.

Logo, Kiyosaki mostra ao leitor que o importante de se tornar rico não é o dinheiro em si e nem sequer a liberdade financeira. Para ele, tanto o dinheiro como a liberdade financeira são ferramentas que auxiliam à pessoa a viver uma vida magnífica.

Viver sem medo, sem raiva e sem frustração. Viver uma vida plena cheia de alegrias, paz e contentamento e é esse o porquê as pessoas devem procurar a riqueza. É esse o objetivo.

 

O negócio do século XXI

 

Kiyosaki faz suas últimas reflexões em relação ao marketing de rede. Ele comenta que gosta deste negócio porque ele é democrático e socialmente responsável com a criação de riquezas.

O marketing de rede é revolucionário porque o único jeito de enriquecer nele é ajudando aos outros se tornarem ricos no processo.

No encerramento do seu livro o autor explica que a democratização da criação que advém do marketing rede ajudaria a reduzir a brecha entre ricos e pobres, diminuindo a desigualdade e a violência a ela atrelada.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

No livro Os segredos da Mente Milionária, o autor T. Harv Eker retrata os 17 modos de pensar e agir que diferenciam uma pessoa de mentalidade rica de uma pessoa de mentalidade pobre. Ademais, ele sugere diversos exercícios práticos para a pessoa mudar a sua vida financeira.

Já para  Jill Schlesinger, a autora do livro The Dumb Things Smart People Do With Their Money, as pessoas não devem investir seu dinheiro naquilo que elas não conhecem; deve se ter um bom planejamento e um conhecimento aprofundado de onde vão investir. Além disso, é importante que o investimento faça sentido para o seu propósito de vida, de alguma forma.

Por fim, no livro Inabalável, o autor Tony Robbins dá um conselho valioso: se você não tiver cuidado, os impostos podem eliminar facilmente 30% ou mais de seus retornos sobre os investimentos. Por isso, é importante prestar atenção somente no montante líquido que você, de fato, vai conseguir manter.

Todos os bilionários que o autor conheceu têm uma característica em comum: eles e seus consultores são realmente inteligentes nesse tema dos impostos.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

Você pode melhorar a sua situação financeira com os ensinamentos deste livro. O primeiro passo é desenvolver a mentalidade e os valores dos donos de empresas e/ou dos investidores: construção de patrimônio e liberdade.

Com esta nova programação mental você administrará melhor suas finanças pessoais. Você saberá como fazer dinheiro, como cuidar dele e como multiplicá-lo, além de fazer um orçamento.

Uma aplicação é empreender em marketing de rede para construir riquezas, mas, também, para adquirir uma série de ferramentas úteis para todo tipo de empreendimento.

Para finalizar, o livro é um convite de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que você pode aplicar em qualquer área da sua vida. Ele defende que para melhorar o seu redor e a sua vida, você deve melhorar e crescer internamente primeiro.

 

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