Você já se perguntou por que algumas pessoas podem adotar um estilo de vida mais saudável ou conquistar realizações profissionais, enquanto outras fracassam?

As pessoas de sucesso são aquelas que aprenderam a controlar e mudar seus hábitos.

Ao analisar como hábitos indesejáveis - comer em excesso, beber em excesso ou fumar - operam em ciclo, saciando os desejos, as pessoas que querem mudar podem controlar hábitos que antes as controlavam.

Neste resumo da obra de Charles Duhigg, iremos te mostrar como construir e desconstruir hábitos.

Que a força do hábito esteja com você!

 

 

Sobre a obra

 

No livro O Poder do Hábito (2012), do original em inglês “The Power of Habit”, o autor, Charles Duhigg, nos apresenta que a chave para se exercitar com regularidade, emagrecer, educar os filhos, ser uma pessoa mais produtiva, criar um negócio revolucionário e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam.

A mudança de hábitos pode gerar bilhões de reais e representar a diferença entre ter sucesso ou fracassar e até mesmo entre vida e morte.

Neste livro, entendemos como os hábitos funcionam, por que para alguns é tão difícil mudá-los e como podem ser transformados.

Além disso, é mostrado como o hábito foi essencial para o sucesso do diretor da Starbucks, Howard Schultz, e do herói Martin Luther King.

Se você deseja se inteirar de todos os detalhes do livro, a edição completa de 404 páginas está disponível para compra no link:

 

Sobre o autor

 

O autor Charles Duhigg é repórter investigativo do The New York Times.

Foi autor e colaborador das seguintes séries de artigos: em 2007, Golden Opportunities (tratava-se da investigação de empresas que se aproveitam de idosos), em 2008 The Reckoning (um estudo sobre as causas e as consequências da crise econômica) e em 2009 Toxic Waters (sobre a poluição das águas nos EUA e a reação do governo).

Por seu trabalho, Duhigg recebeu os seguintes prêmios: National Academies of Sciences, National Journalism, George Polk, Gerald Loeb, entre outros.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

O conteúdo deste livro é perfeito para qualquer pessoa que deseja ser eficiente e obter sucesso em qualquer setor da sua vida ou implementar uma nova cultura na sua organização.

O Poder do Hábito pode te ajudar a alterar e moldar padrões que irão te levar a alcançar seus objetivos, desde parar de fumar até levar sua empresa ao sucesso.

 

Ideias principais do livro

 

  • Hábitos são ações que as pessoas decidem fazer intencionalmente e continuam subconscientemente;

  • As pessoas podem mudar seus hábitos ruins se aprenderem como os hábitos funcionam;

  • O loop de hábitos tem três estágios: uma sugestão que leva uma pessoa a uma rotina para alcançar o objetivo de uma recompensa;

  • Entender como seus hábitos se encaixam nesses estágios de loop pode te ajudar a alterá-los;

  • Corrigir hábitos é difícil porque eles satisfazem os desejos, mas você pode aprender a não responder à sugestão de um hábito;

  • A alteração de hábitos fundamentais pode impulsionar novos comportamentos bons ou alterar os antigos ruins;

  • O debate continua sobre quanta responsabilidade as pessoas têm por suas ações adversas e quanta culpa elas podem colocar em seus hábitos.

 

Neste resumo, vamos explicar os 3 diferentes hábitos definidos pelo autor: os hábitos dos indivíduos, os hábitos das organizações bem-sucedidas e os hábitos de sociedades.
Então, vamos lá?

 

Overview: Parte I - Os hábitos dos indivíduos

 

 

Nesta parte inicial, o autor explica o que são e como funcionam os hábitos, como criar novos hábitos e porque a transformação acontece.

 

O loop do hábito: como os hábitos funcionam

 

Um hábito é uma atividade que uma pessoa intencionalmente decide realizar uma vez e continua fazendo sem precisar mais se focar naquilo, porque realiza com uma certa frequência.

Pense nos procedimentos complicados que você emprega automaticamente para dirigir seu carro.

Os hábitos se desenvolvem porque o cérebro humano está preparado para buscar formas de conservar energia.

Pesquisadores que estudam a ciência dos hábitos observam que pacientes que perdem suas memórias devido a doença ou lesão, ainda mantêm a capacidade de realizar seus hábitos.

Como, por exemplo, um paciente chamado Eugene sofria de um dano causado por encefalite viral e não conseguia mais desenhar uma planta de sua casa, mas ele ainda podia encontrar a cozinha quando queria um lanche.

Ele provou que alguém que não se lembra da sua idade ou quase tudo o mais pode desenvolver hábitos que parecem inconcebivelmente complexos.

Comportamentos automáticos residem nos gânglios basais do cérebro profundo, que traduzem atos em ações habituais usando um processo chamado "chunking".

Como, pegar as chaves do carro é uma parte do comportamento que aciona imediatamente as outras partes envolvidas na condução do carro.

Neurologicamente falando, o ciclo de hábitos de três estágios também se desenvolve nos gânglios basais.

No primeiro estágio, o cérebro procura uma deixa que o coloque em piloto automático e indique o que deve dizer ao corpo para fazer.

O segundo estágio é a rotina ou o hábito que se segue.

Depois vem a recompensa, que ensina ao cérebro se o loop em questão é digno de ser lembrado para o futuro.

Quando a deixa e a recompensa se conectam, o cérebro desenvolve um forte sentimento de expectativa, levando a um desejo e ao nascimento de um hábito.

Infelizmente, o cérebro não julga se o novo hábito é benéfico ou prejudicial, então os maus hábitos também são enraizados. No entanto, você pode mudar hábitos destrutivos e adotar novos e positivos, compreendendo e gerenciando o ciclo de recuperação de informações.

Concentre-se em suas deixas e recompensas e altere sua rotina para frustrar o desejo.

 

O cérebro ansioso: como criar novos hábitos

 

Vamos a alguns exemplos de como alguns hábitos foram criados.

Claude Hopkins fez uma fortuna comercializando a pasta de dentes Pepsodent, inventando táticas de publicidade destinadas a desencadear novos hábitos entre os consumidores.

Escovar os dentes não era um hábito nacional nos EUA no início do século 20, mas Hopkins entendia que, se ele comercializasse um desejo, ele poderia tornar a Pepsodent indispensável no cotidiano dos americanos.

Ele construiu o desejo de ter dentes bonitos.

Além disso, Pepsodent proporcionou uma sensação de frescor na boca.

Hopkins comercializou esse sentimento e criou um hábito nacional de usar creme dental.

 

 

Da mesma forma, a Procter & Gamble dominou o ciclo de hábitos para vender o Febreze, um purificador de ar destruidor de odores.

Depois de muita tentativa e erro, os profissionais de marketing da P&G descobriram que os compradores não queriam admitir que suas casas cheiravam mal. Em vez disso, eles queriam se recompensar pela faxina, fazendo o ar cheirar bem.

Depois que a campanha publicitária Febreze original da P&G falhou, seus próximos anúncios retrataram o produto como uma forma de dar um toque final satisfatório a uma sala recém-limpa - e as vendas dispararam.

Os pesquisadores descobriram que o cérebro começa a olhar para a recompensa que uma rotina habitual proporciona.

Encontrar a sugestão certa envia para o cérebro um desejo subconsciente que desencadeia o ciclo de hábitos, levando à rotina e à recompensa. No entanto, esse processo não é inevitável.

Os indivíduos podem analisar seus desejos e aprender qual deles impulsiona o hábito.

Da mesma forma, as pessoas podem manipular suas ansiedades para fins melhores, por exemplo, se você valoriza a endorfina da corrida, sua rotina de correr todas as manhãs pode se tornar um ciclo automático de hábitos.

 

A Regra de ouro da mudança de hábito: por que a transformação acontece

 

O treinador de futebol americano da Flórida, Tony Dungy, entendeu o poder do hábito administrando o time Tampa Bay Buccaneers, um dos piores da Liga Nacional de Futebol Americano. Ele percebeu que se seus jogadores pudessem alterar seus hábitos e não pensar demais em suas jogadas, eles venceriam com mais frequência.

Em vez de modificar as táticas de seus jogadores, ele mudou suas rotinas.

Essa é a base da mudança de um hábito: "Quase qualquer comportamento pode ser transformado se a sugestão e a recompensa permanecerem as mesmas".

Dungy ensinou a seus atletas um número menor de táticas, mas regularmente as aplicou com frequência.

Isso ajudou os Bucs a melhorarem, embora ainda não conseguissem vencer grandes jogos.

Quando o Bucs demitiu Dungy em 2001, ele foi para o Indianapolis Colts e construiu uma equipe coesa e vencedora usando a mesma estratégia, sendo coroado com o título do Super Bowl de 2007.

Outro exemplo são os Alcoólicos Anônimos (AA) que oferecem uma abordagem semelhante quando ajudam os membros a mudar os hábitos que cercam o ato de beber.

Embora o vício possa ter aspectos fisiológicos, o AA concentra-se no hábito e procura mudar a rotina quando alguém encontra pistas que o levam a beber.

Se uma pessoa bebe para esquecer, descontrair ou sentir-se menos nervosa, o próximo passo é determinar as causas desse sentimento de apreensão.

A solução da AA é substituir a rotina de beber por uma rotina de companheirismo - conversando com outros alcoólatras sobre o desejo e os sentimentos que ele desencadeia em vez de encontrar refúgio em uma garrafa.

A abordagem do AA ao alcoolismo se espalhou para o tratamento de outros vícios (alimentos, cigarros, drogas e jogos de azar).

O AA ensina que os indivíduos devem examinar seus desejos de perto e determinar o que os impulsiona.

Além disso, as pessoas que desejam mudar seus hábitos devem adotar uma crença que diga que elas podem mudar.

Para alguns, isso tem um elemento espiritual, por exemplo, o AA incorpora Deus em seus famosos 12 passos.

Portanto, qualquer um que queira mudar um comportamento precisa da capacidade de acreditar que as coisas vão melhorar.

Para os alcoólatras, isso significa estar confiante de que eles podem enfrentar os desafios da vida sem uma bebida, para os Tampa Bay Buccaneers, isso significava estar firmemente convicto de que eles poderiam vencer sob condições desafiadoras.

Esse senso de crença é sempre mais eficaz se ocorre em um grupo - como a comunidade de uma reunião de AA ou de uma equipe na Liga Nacional de Futebol Americano.

 

Overview: Parte II  - Os hábitos de organizações bem-sucedidas

 

Nesta parte, o autor cita exemplos de hábitos de organizações bem-sucedidas e explica como essas organizações fizeram para mudar seus hábitos.

 

Hábitos angulares, ou a balada de Paul O'Neill: quais hábitos importam mais

 

Quando Paul O'Neill se tornou CEO da Aluminium Company of America (Alcoa), ele surpreendeu seus funcionários ao se concentrar na segurança deles no local de trabalho.

Ele fez isso porque reconheceu que os hábitos organizacionais têm o poder de impulsionar a mudança.

Ele se concentrou em um hábito fundamental - um que, se alterado, pode cascatear através de uma empresa e forçar outras mudanças em áreas aparentemente não relacionadas.

Paul O'Neill sabia que “os hábitos que mais importam são aqueles que - quando começam a mudar - desalojam e refazem outros padrões”.

As organizações desenvolvem hábitos que as ajudam a fazer negócios ou atingir seus objetivos.

O foco de O’Neill na segurança do trabalhador forçou a Alcoa a reestruturar a maneira como ela funcionava, e isso tornou a empresa não apenas mais segura, mas também mais enxuta.

Mudanças nos procedimentos de segurança afetaram todas as áreas de seus negócios: Os custos caíram, a qualidade aumentou e a produtividade disparou.

Os hábitos também têm impactos em outros hábitos. Por exemplo, alguém que se exercita mais tende a fumar e a beber menos, consome alimentos mais saudáveis e se torna mais produtivo.

 

Starbucks e o hábito do sucesso: quando a força de vontade se torna automática

 

No caso da Starbucks, as regras para os funcionários inculcam o conceito de força de vontade, que a pesquisa identifica como o proeminente hábito que determina o sucesso pessoal.

Assim como os acadêmicos obtêm resultados positivos em outras áreas de suas vidas quando praticam a auto disciplina acadêmica, os funcionários da Starbucks melhoraram suas vidas e carreiras depois de aprenderem a força de vontade de serem alegres, independentemente do que acontecer em seus dias de trabalho.

A força de vontade que aprendem a exercitar é evocativa do famoso “Experimento de Marshmallow” em que os pesquisadores disseram aos garotos que eles poderiam ter um marshmallow imediatamente ou dois se esperassem 15 minutos sozinho com o doce na frente deles.

Os que conseguiram esperar provaram ser mais bem sucedidos durante toda a sua escolaridade com base nas habilidades de se controlar aos quatro anos de idade.

As pessoas podem aprender a força de vontade com a mesma eficácia com que aprendem a tocar um instrumento musical ou falar uma língua estrangeira. E quando dominar a força de vontade, precisa mantê-la em forma, assim como trabalharia para manter os músculos definidos.

 

O poder de uma crise: como os líderes criam hábitos através do acaso e da intenção

 

Bons hábitos organizacionais podem crescer a partir de crises. No Rhode Island Hospital, um erro na sala de operação (OR) mostrou que era necessária uma mudança de hábito.

O clima entre enfermeiros e médicos era ruim. Alguns médicos eram autoritários e queriam que os procedimentos fossem feitos da maneira que eles bem entendessem sem seguirem protocolos de segurança.

A rivalidade e o medo se tornaram hábito e ocasionaram a morte de um homem por erro médico e partir daí, foram feitas as mudanças de hábito que mudaram a cultura daquele hospital.

Da mesma forma, um incêndio grave na estação de metrô King's Cross, em Londres, em 1987, estimulou as autoridades do metrô a ensinar melhores hábitos aos funcionários e a criar um plano de desastre para garantir a segurança futura dos passageiros.

As empresas também podem predizer e, de certa forma, controlar os hábitos de seus clientes.

 

Como a Target sabe o que você quer antes que você saiba: quando as empresas preveem (e manipulam) hábitos

 

A varejista Target realizou uma análise dos dados do consumidor para tentar prever quando os clientes estavam esperando bebês.

O programa de dados “Guest ID” indicou que os hábitos de compra dos clientes mudaram mais drasticamente quando passaram por um marco em suas vidas, como se casar, mudar para uma nova residência ou começar uma família.

Os hábitos de compras das mães grávidas sofreram uma mudança previsível. Quando isso aconteceu, a Target enviou cupons para itens de bebê.

Para evitar preocupações de que tais políticas fossem mal interpretadas, a Target misturou os cupons, com os descontos para bebês, entre outros itens.

Da mesma forma, os promotores da música "Hey Ya" do OutKast ajudaram a colocá-la na lista do Top 40, imprensando sua peça de rádio entre sucessos estabelecidos para fazer com que "Hey Ya" parecesse familiar ao público como essas músicas.

 

Overview: Parte III - Os hábitos de sociedades

 

O autor encerra o livro explicando como a mudança de hábitos influencia na sociedade e até que ponto somos responsáveis por nossos hábitos.

 

O Boicote aos ônibus de Montgomery e a Igreja de Saddleback

 

O boicote dos ônibus nos anos 50 em Montgomery, no Alabama, surgiu em parte de hábitos sociais, que podem mudar o mundo quando as pessoas que se envolvem com eles aumentam sua força.

A costureira Rosa Parks estava profundamente ligada à sua comunidade: ela tinha laços fortes com a família e os amigos e laços fracos com o trabalho de costureira e com os conhecidos da igreja. Quando a polícia a prendeu por se recusar a deixar seu assento de ônibus para uma pessoa branca, a comunidade negra se rebelou.

O reverendo Martin Luther King Jr. e outros líderes criaram “um sentimento de propriedade” em sua causa para mobilizar os moradores negros a boicotar e se juntar a outras lutas pelos direitos civis.

Os laços fracos de Parks - como seu trabalho para famílias brancas locais - espalharam o movimento para áreas da comunidade que, de outra forma, poderiam não ter se envolvido.

Da mesma forma, um jovem pastor chamado Rick Warren construiu sua mega igreja de Saddleback na Califórnia, em parte com base em hábitos sociais.

Ele queria tornar a confraternização mais social e menos trabalhosa, ensinando às pessoas hábitos de fé.

Ele criou pequenos grupos que se reuniam fora dos cultos dominicais. Os membros leram e estudaram a Bíblia, mas também eram altamente sociais. Eles discutiram os problemas que enfrentavam diariamente e apoiavam-se mutuamente.

Os laços fracos da congregação principal ramificaram-se para mini grupos com fortes laços que construíram "líderes com autodireção”, um fenômeno de hábitos sociais.

 

A neurologia do livre-arbítrio: somos responsáveis pelos nossos hábitos?

 

Pesquisas sugerem que, se o cérebro não tem chance de interceder intencionalmente, a resposta é que as pessoas não são responsáveis por seus atos.

Por que então um júri absolveu um homem que matou sua esposa enquanto dormia, mas credores não deixam os jogadores escaparem de suas dívidas?

A sociedade parece assumir que as pessoas têm alguma responsabilidade por hábitos como o jogo. E de fato, elas têm.

O homem que matou sua esposa dormindo em nenhum momento escolheu aquilo. Ele agiu inconscientemente. Mas a pessoa que se torna viciada em jogos em algum momento escolheu jogar, até que aquilo se tornasse um hábito e se tornasse inconsciente.

Com determinação e crença, as pessoas podem mudar seus hábitos se puderem examiná-los e analisá-los para desvendar pistas, rotinas e recompensas compreensíveis.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

No livro Atomic Habits, James Clear explica como as pequenas mudanças (hábitos atômicos) podem gerar grandes resultados. Segundo ele, os hábitos são os juros compostos da melhoria pessoal. Melhorar 1% a cada dia gera uma mudança gigante no fim da jornada.

Para o autor de Hooked, Nir Eyal, você possui comportamentos habituais que realiza praticamente sem pensar, e quando o uso de um produto ou serviço - como smartphone ou Twitter - se torna um hábito, a empresa por trás disso pode comemorar.

Profissionais de marketing tentam criar uma experiência para o consumidor que seja impregnada na sua rotina, pois o sucesso de um produto requer clientes leais e habituais.

Por fim, em Desperte seu Gigante Interior, o autor Tony Robbins, sugere que se você deseja acabar com um hábito em particular, um método eficiente de se fazer isso é associar esse comportamento que deseja exterminar com algum tipo de dor.

Você pode, por exemplo, criar uma regra que diz que toda vez que você comer chocolate, você deve cantar uma música que odeia. Rapidamente seu cérebro vai associar o ato de comer chocolate com o sentimento desconfortável de ter que cantar aquela música.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

Não existe uma fórmula mágica que irá automaticamente mudar seu hábitos, mas com tempo e esforço os hábitos podem ser moldados.

Vamos ver alguns passos irão ajudar nesse processo:

 

  • Identifique a rotina: descubra a rotina que cerca aquele hábito.

  • Experimente com recompensas: procure saber qual recompensa aquele hábito busca satisfazer. Teste coisas diferentes para saber se a sensação que lhe causa é a mesma daquele hábito.

  • Isole a deixa: assim que sentir o impulso de fazer o que deseja, anote instantaneamente 5 coisas: o lugar, a hora, o estado emocional, quais pessoas estão próximas a você e qual ação foi feita anteriormente. Faça isso algumas vezes, observe o que se repete e aí você tem a deixa.

  • Tenha um plano: uma vez que você identificou a rotina, a recompensa e a deixa, tenha um plano de ação para quebrar esse loop. Mesmo que pareça difícil, insista até que esse plano se torne seu novo hábito e você passe a realizá-lo automaticamente.

 

O que achou?

 

E aí o que achou sobre o resumo do livro? Não se esqueça de deixar seu feedback nos comentários!

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