Quem nunca passou horas em frente à TV fazendo maratonas de séries, emendando um episódio atrás do outro? Se você acompanha séries como House of Cards, Orange is the New Black, Stranger Things, Narcos, Sense8 ou La Casa de Papel, já não deve imaginar como seria sua vida sem Netflix.

 

  

 

Brincadeiras à parte, uma coisa é fato: a Netflix é uma das empresas mais amadas no Brasil e no mundo. E esse sucesso não é só pelo atendimento bem humorado nas redes sociais. O que realmente faz a rainha do streaming se destacar são os conteúdos de qualidade, disponíveis para o cliente na hora em que desejam assistir.

Neste artigo você vai entender o que a Voitto e a Netflix têm em comum e porque é tão importante investir em tecnologia para oferecer um serviço de qualidade para seus clientes.

 

A história da Netflix: a rainha do streaming

 

Caso não saiba, a Netflix é mais antiga do que parece. A empresa foi fundada em 1997 para competir com grandes locadoras dos EUA, como a extinta Blockbuster. Naquela época, seu serviço consistia no empréstimo de DVDs via correio, algo inovador na década de 90.

No entanto, o grande negócio da Netflix chegou ao mercado 10 anos depois, com o lançamento do serviço de streaming, tecnologia apresentada pela Amazon que permitia com que os conteúdos da Netflix pudessem ser acessados por praticamente qualquer aparelho com acesso à internet.

Hoje, a Netflix é a maior provedora de filmes, documentários e séries via streaming. Ela distribui quase 7 bilhões de horas de vídeo mais de 100 milhões de clientes espalhados pelo mundo.

 

Mas o que a Voitto e a Netflix têm em comum?

 

Além da diversificação, inovação e qualidade dos conteúdos digitais, ambas possuem uma plataforma capaz de suportar um grande número de acessos em momentos de pico sem passar por problemas de quedas ou indisponibilidade de serviço.

Isso porque tanto a Netflix quanto a Voitto possuem toda a sua infraestrutura de armazenamento de dados baseada nos serviços da Amazon Web Services (AWS), um dos sistemas de computação em nuvem mais seguros e confiáveis do mundo. 

O sistema AWS permite que a Netflix implemente rapidamente milhares de servidores e terabytes de armazenamento em poucos minutos. Os usuários podem assistir programas e filmes a partir de qualquer lugar do mundo, seja pela TV, computador, tablet, smartphone ou videogame.

Na Voitto, a preocupação com a experiência do usuário não é diferente. Depois de passar por problemas críticos no site e em nosso aplicativo relacionados à sobrecarga do nosso servidor, decidimos migrar para um dos servidores mais confiáveis do mundo, a Amazon (o mesmo servidor usado pela Netflix).

 

Tudo na nuvem

 

Já imaginou quantos DVD’s seriam necessários para gravar todo acervo de vídeos da Netflix e todas as videoaulas dos cursos da Voitto? Seria um esforço desnecessário fazer esses cálculos já que dá pra fazer todo esse armazenamento com o AWS, não é mesmo?

O armazenamento em nuvem é uma maneira simples e escalável de armazenar, acessar e compartilhar dados na internet. Os provedores de armazenamento em nuvem, como o AWS, são uma tendência no mercado e já são utilizados por grandes empresas brasileiras como a Gol Linhas Aéreas, CNA, Rede Globo (e agora também pela Voitto).

 

Quem mais tende a ganhar com a implantação do sistema de armazenamento em nuvem são nossos alunos, que passarão a contar com a melhor e mais eficiente experiência de ensino digital.

E aí, vai fazer como a Voitto e se adaptar ao mercado ou vai ficar parado no tempo?