O que é Bolsa de Valores?
Tipo de Bolsa de Valores no Brasil
Qual o perfil de investidor ideal para a Bolsa de Valores?
Como funciona investir na Bolsa de Valores?
Dica de ouro!

O que é Bolsa de Valores e como ela funciona? Aprenda mais sobre parte importante do mercado financeiro!

Saiba o que é a bolsa de valores, como as aplicações financeiras são feitas e qual é o perfil investidor de quem a utiliza

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Bolsa de Valores e como ela funciona? Aprenda mais sobre parte importante do mercado financeiro!

O mercado financeiro está cada vez mais popular no Brasil. Afinal, as pessoas começaram a entender que, com a taxa de juros em patamares baixos, é cada vez mais difícil encontrar bons investimentos. Por isso,

É por meio da bolsa de valores que diversos investidores fizeram história e se tornaram cases de sucesso. O mais famoso deles é o Warren Buffett, um norte-americano que ganhou milhões com uma estratégia de investimentos em renda variável de longo prazo, chamada de buy and hold.

No entanto, também é através da bolsa de valores que diversas pessoas podem comprar e vender ações no mesmo dia, em operações de day trade. Mas se você não tem familiaridade com esses termos e quer se tornar um investidor, aprenda mais a fundo sobre esse mercado com os seguintes tópicos:

  • O que é Bolsa de Valores?
  • Tipo de Bolsa de Valores no Brasil; 
  • Qual o perfil de investidor ideal para a Bolsa de Valores?
  • Como funciona investir na Bolsa de Valores?
  • O que são as ações na Bolsa de Valores?

Quer entender mais sobre esse assunto? Então vamos para o próximo tópico.

O que é Bolsa de Valores?

A bolsa de valores é um local que torna possível fazer investimentos em empresas ou até mesmo títulos públicos para realizar as suas aplicações.

Por meio da bolsa de valores, as empresas são capazes de ofertar suas ações e fundos imobiliários. Mas apesar de esses serem os investimentos mais populares, é possível encontrar muitos outros produtos financeiros.

Commodities, como o boi gordo, o milho e a soja, também são negociados via bolsa de valores. Além disso, ouro, taxa de câmbio e taxa de juros também são produtos que podem ser comprados e vendidos pela bolsa de valores.

Agora que você já sabe o conceito, vamos entender o tipo de bolsa de valores existente no Brasil. Confira detalhes logo abaixo.

Tipo de Bolsa de Valores no Brasil

A B3 é a bolsa de valores oficial do Brasil, porém, até que chegasse nos formatos atuais, passou por inúmeras mudanças, inclusive a fusão das duas maiores instituições com esse caráter que atuavam no país.

A Bovespa era uma delas. A sua criação se deu pela iniciativa de agrupar bolsas de diversos estados brasileiros, que atuavam separadamente.

Durante esse processo, o Rio de Janeiro e São Paulo buscavam concentrar as negociações de ações em um único local.

Outra empresa importante para o surgimento da B3 foi a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros). O foco da companhia era possibilitar que as negociações de taxas de juros, moedas, índices e contratos futuros de commodities acontecessem por meio da sua intermediação.

A união das duas grandes bolsas de valores com focos distintos aconteceu em 2008. Com isso, a empresa se consolidou ainda mais e possibilitou que investidores tivessem acesso à negociações de ações e derivativos em um mesmo local.

Como você já deve ter percebido, a bolsa de valores disponibiliza diversos produtos financeiros. No entanto, eles não são ideais para todos os tipos de investidores. Confira abaixo se as suas características se enquadram ao risco desses investimentos.

Qual o perfil de investidor ideal para a Bolsa de Valores? 

Investir na bolsa de valores não é recomendado para todos os perfis de pessoas. Afinal, aportar em renda variávelenvolve diversos riscos e demanda um conhecimento maior sobre o mercado financeiro.

Antes de começar a investir em ações, é fundamental analisar qual o seu perfil de investidor. Por meio do resultado dessa análise, é possível entender se você é uma pessoa com características arrojadas.

Em síntese, esse perfil prefere assumir maiores riscos. Assim, prefere aplicar seu capital em produtos financeiros que possuam alta volatilidade, mas que também sejam capazes de gerar maiores retornos quando comparados à renda fixa.

Se você se identificou com essas características, leia o próximo tópico e entenda como funciona o investimento em bolsa de valores.

Como funciona investir na Bolsa de Valores?

Os investimentos da bolsa de valores são feitos através de uma corretora de valores ou de um banco. Afinal, são essas instituições que disponibilizam o acesso a uma plataforma chamada de Home Broker.

Por meio dela, é fácil encontrar todos os ativos disponíveis para a negociação. Sejam eles ações, fundos imobiliários, commodities, entre outros diversos tipos de investimento.

Os investidores podem realizar a compra ou a venda de papéis nos horários das negociações. Eles podem se dividir nas seguintes categorias:

  • Pré-abertura: nesse horário é permitido enviar ordens antes do início das negociações, no entanto, elas ainda não serão efetuadas
  • Negociação: tempo em que o mercado opera através da efetivação de ordens de compra e de venda. Atualmente no Brasil esse horário compreende de 10h à 18h
  • Call de fechamento: compreende os 5 minutos antecessores ao fechamento das negociações e tem como foco receber ordens de compra e venda para determinar seu preço de fechamento
  • After market: é um horário destinado para que investidores que não conseguiram enviar e executar ordens de compra e venda no tempo das negociações as façam.

O que são as ações na Bolsa de Valores? 

São os ativos mais procurados dentro da bolsa. É como se fossem pequenos pedaços do capital social de um negócio.

Você provavelmente já ouviu as palavras “acionista” ou “sócio”, não é?

Bom, você se torna um deles caso compre ações que são, de certa forma, parte de uma empresa.

Existem várias categorias para ações da bolsa, duas delas são:

  • Ordinárias: dão direito a poder de voto nas assembleias e outros direitos como tag along;
  • Preferenciais: não têm poder de voto, mas têm prioridade na hora do repasse de proventos, ao contrário das ordinárias.

Quanto custa uma ação na Bolsa?

Acredite se quiser: existem ações que valem centavos!

Não há um valor mínimo, é tudo bem diversificado, mas existem algumas taxas e tributos que precisam ser pagos ao começar.

Alguns deles são:

  • Taxa de corretagem: é o valor pago a corretora e incide sobre as operações que ela fez;
  • Emolumentos e liquidação de negociação: a B3, por exemplo, cobra 0,0325% do total que foi negociado;
  • Taxa de custódia: mantém o seu registro na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia. Algumas corretoras cobram mensalmente.

Negociações pelo mercado primário e secundário

É importante ressaltar que, para as empresas, a bolsa de valores é a forma de abrir o seu capital, por meio da primeira oferta pública (IPO).

Nesse momento, as ações compradas serão negociadas diretamente com as companhias. Esse é chamado de mercado primário. Porém, existe também o mercado secundário.

É por meio do mercado secundário que quem deseja aplicar o seu capital em empresas que já fizeram o seu IPO, encontra a oportunidade de comprar ativos de outro investidor que os possuem, mas deseja vendê-los.

Em termos práticos, o mercado primário pode ser comparado à compra de uma peça de roupa diretamente da loja. Enquanto o secundário pode ser entendido como a compra de uma peça através de um bazar.

Vale lembrar que para o investidor não existe diferença entre as duas formas de adquirir um papel.

Dica de ouro!

Faça como o maior bilionário brasileiro: invista em finanças!


Jorge Paulo Lemann fez fortuna no mercado financeiro e, com sua grande participação no fundo de investimento 3G Capital acumula, hoje, mais de US$ 15 bilhões em patrimônio.


Com a Formação em Finanças da Voitto você tem acesso a 5 cursos, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja, garante certificados com validade em todo o território nacional e impulsiona, de forma extraordinária, a sua carreira no mercado financeiro ou no empreendedorismo.


A Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a nossa autêntica metodologia de ensino e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.


Domine os números e tome decisões que mudarão sua vida e negócio: forme-se em Finanças! Saiba mais clicando no banner abaixo!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Finanças da Voitto!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.