Para que serve a ARPU?
Como calcular a ARPU?
Como utilizar a ARPU?
Quer saber mais sobre gestão financeira para a sua empresa?

ARPU: o que é e qual a sua importância para o seu negócio

Entenda a finalidade da Average Revenue Per User (ARPU) e a sua importância como indicador de desempenho para medir a performance dos clientes!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
ARPU: o que é e qual a sua importância para o seu negócio

O sucesso de um negócio é norteado por um bom planejamento financeiro e indicadores que avaliem constantemente os resultados. Isso para diagnosticar qualquer mudança necessária e projetar crescimento para o futuro.

Para facilitar o entendimento do tema, dividimos este artigo nos seguintes tópicos:

  • O que ARPU?
  • Para que serve a ARPU?
  • Como calcular a ARPU?
  • Como utilizar a ARPU?

No ramo de telecomunicações, há um indicador chamado ARPU, também conhecido como Average Per Revenue, ou "receita líquida média por usuário", que é um importante medidor de receita do negócio. Vamos entender qual a finalidade deste indicador?

Antes de começar, aproveite e baixe agora nosso Kit de Gestão Financeira para apoiá-lo no controle das finanças da sua empresa.

É só clicar na imagem abaixo e fazer o download gratuitamente do material:


Kit: Gestão Financeira


O termo ARPU, ou "Average Revenue Per User", significa receita média gerada por usuário e serve para calcular o valor da receita gerada por cada cliente em um determinado período.

O Average Per Revenue serve para medir o desempenho e a performance de um negócio, avaliando a venda de serviços para os clientes, a média de gastos dos clientes e a comparação da venda de serviços e produtos.

Para que serve a ARPU?

O ARPU é usado em diversos cenários da empresa. Serve, desde controle de desempenho interno, como índice de demonstração para investidores.

No caso de uma empresa de assinatura de serviço como telefonia e televisão a cabo, a empresa pode utilizá-lo para avaliar quais serviços ou produtos estão sendo mais utilizados pelos clientes.

Além disso, o indicador também serve para gestão de desempenho, já que para uma empresa de telecomunicações o número de clientes não é o único indicativo de receita. O importante é ter a média de quanto cada cliente gera efetivamente.

Através do ARPU, a empresa consegue visualizar os serviços mais procurados e pensar em ações de cross-sell e up-sell para aumentar esse índice. Dessa forma, aumentam suas vendas e a receita bruta.

Como calcular a ARPU?

Para uma empresa medir o Average Revenue Per User, basta dividir a receita média por cliente pela quantidade de clientes. Essa análise é sempre baseada em um período pré-determinado, normalmente mensal.

Vamos usar como exemplo, uma empresa que teve R$ 600 mil de receita média e a média de clientes foi 400 pessoas no período de um mês. O ARPU nesse caso foi R$ 1.500 por cliente no período avaliado.

Um outro indicador muito importante relacionado ao ARPU é oLTV, Life Time Value. É calculado para medir o tempo que o cliente fica com aquela empresa.

Quanto maior a rotatividade de usuários, menor será o LTV. O principal motivo deste indicador ser tão importante para as empresas de serviços de assinaturaé que ele direciona o que você pode gastar para adquirir novos clientes.

Se o custo de aquisição do cliente (CAC) for R$100 e o mesmo cliente tiver um de R$ 600 a receita do mesmo será R$ 500.

LTV = ARPU &times Duração do cliente

Como o número de unidades varia de período para o outro, o número médio de unidades deve ser calculada ou estimada mês a mês para ter um ARPU mais preciso no período.

Como utilizar a ARPU?

Como utilizar a ARPU


O ARPU é um medidor de comparação de diferentes períodos ou produtos.

A principal finalidade do indicador é medir o desempenho da empresa sobre cada cliente. Isso para obter um termômetro rápido para tendências positivas e negativas dos serviços da sua empresa.

Com isso, identifica áreas de força e fraqueza, gerando informações sólidas para um balanço de desempenho, e também para publicações de dados públicos.

Mais clientes não significam maior faturamento e o permite que projeções de crescimento sejam incrementadas sobre o rendimento gerado por cada cliente e não sobre o número total deles.

Empresas que possuem diferentes planos de serviço, usam o ARPU para aumentar os planos ou ofertar serviços extras agregados.

Quer saber mais sobre gestão financeira para a sua empresa?

Agora que você entendeu o que é ARPU e como aplicá-lo na gestão do seu negócio, conheça o curso Fundamentos da gestão financeira para melhorar a eficiência da sua base de assinantes, e entender quais áreas específicas da sua empresa que precisam ser melhoradas para obter melhor resultado.

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa. Você aprenderá sobre Demonstrativo de Resultados do Exercício; Balanço Patrimonial; Diferença entre despesa, gasto e custo; Fluxo de Caixa; Como superar Desafios e Erros mais comuns da Gestão Financeira e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein?

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.