O que ASO?
5 coisas imprescindíveis para criar uma ASO.
Os 5 principais erros cometidos durante a implementação do ASO.
Estimando o desempenho do aplicativo e do ASO.
Essa é a trilha para o sucesso!

App Store Optimization (ASO): O que é e como implementar.

Também conhecido como ASO, o App Store Optimization são práticas de otimização que visam melhorar as posições em app stores.

Marcela Gomes
Por: Marcela Gomes
App Store Optimization (ASO): O que é e como implementar.

Como uma estratégia similar a de SEO, o App Store Optimization é uma técnica de otimização  totalmente voltada para o mobile. Tendo em vista que as tecnologias se desenvolvem de forma muito rápida, o investimento em um aplicativo para dispositivos móveis pode ser um diferencial para sua empresa!

Vamos entender mais sobre o ASO, que vem ganhando notoriedade, por meio dos seguintes tópicos:

  • O que ASO?
  • 5 coisas imprescindíveis para o ASO.
  • Os 5 principais erros cometidos durante a implementação do ASO.
  • Estimando a performance do aplicativo e da ASO.
  • Essa é a trilha para o sucesso!

Vamos lá?

O que ASO?

Sigla para App Store Optimization (Otimização para App Store), o ASO surgiu como uma oportunidade de aplicar técnicas semelhantes ao SEO em serviços de distribuição digital de aplicativos móveis, as app stores. Essa técnica busca que os aplicativos mobile obtenham, de forma orgânica, posições favoráveis em suas lojas, ou seja, apareçam entre as primeiras colocações, gerando uma melhor performance, receita e, até mesmo, negócios.

SEO x ASO

Para entendermos melhor sobre as diferenças entre as duas estratégias, temos que ter em mente que: os clientes se comportam de formas diferentes para ambas.

Quando se trata de SEO, é muito comum fazermos a ligação com mecanismos de busca na WEB, como é o caso do Google, onde os usuários podem fazer buscas informativas, enquanto nas lojas de aplicativos isso não seria possível.  Já a ASO, é voltada para as app stores, como o Google Play Store e a Apple App Store.

Para a estratégia de ASO, temos que suas principais e mais importantes estruturas são:

  • Nome do aplicativo;
  • Descrição;
  • Keywords;
  • Backlinks;
  • Meta tags

Além disso, seu principal objetivo é fazer com que os aplicativos possuam uma boa quantidade de downloads, aumentar as conversões e reduzir o número de desinstalações.

Enquanto para a estratégia SEO, temos que as principais e importantes estruturas são:

  • Meta tags
  • Backlinks;
  • Densidade de palavra-chave;
  • Conteúdo de valor;
  • Hierarquização das informações.

O principal objetivo do SEO é fazer com que uma página ocupe as melhores posições nos mecanismos de busca. Dessa forma, será possível aumentar o número de visitas sem, necessariamente, investir dinheiro em anúncios. Isso permite que a empresa tenha um maior ROI, além de aumentar Brand awareness.

Quais as vantagens do ASO? 

Para que seu aplicativo seja exibido corretamente e atinja o seu público-alvo, a utilização da ASO é essencial. Confira abaixo alguns motivos para aplicá-lo em sua empresa.

  • Mais destaque nas app stores

O destaque nas lojas é muito importante, pois quando seu aplicativo está rankeado em uma boa posição, é mais fácil para o usuário sentir interesse em utilizá-lo. Caso o contrário ocorra, ele buscará no concorrente a solução para o problema.

  • Crescimento orgânico de downloads

Como uma boa prática ASO, o uso de palavras chave permite que os usuários encontrem seu aplicativo mais rápido. Isso faz com que você não necessite investir tanto em anúncios e tenha um menor custo de aquisição por usuário, dessa forma, ocorre o crescimento orgânico de downloads.

  • Crescimento das taxas de conversão

Quando os usuários gostam da experiência e estão satisfeitos com seu produto, a fidelização se torna mais simples e isso faz com que, ao passar do tempo, sua empresa se torne referência naquele nicho e os clientes, quando precisarem, recorrerão ao seu aplicativo.

5 coisas imprescindíveis para criar uma ASO.

Para inserir um aplicativo no mercado, é necessário tomar alguns cuidados, visto que tudo pode influenciar na escolha dos usuários.  A maioria das escolhas são feitas devido a critérios visuais. Normalmente, esse critério é colocado como secundário, porém faz total diferença na hora do consumo de um produto.

E isso também ocorre nas lojas de aplicativos. Os “consumidores” julgam a funcionalidade e usabilidade de seu produto literalmente pela aparência.  Aqui vão algumas dicas para obter sucesso nas lojas de aplicativo com o ASO:

1. Possua alguma estratégia de otimização.

Crie a persona do seu nicho, faça buscas de mercado e entenda como os usuários do estilo de aplicativo que você propõe se comportam. Faça uma análise de quais são as palavras-chave mais utilizadas quando o seu público-alvo  busca por um produto semelhante ao seu.

Além disso, é importante entender quais são os idiomas que esses usuário falam e o porquê de estarem buscando aquele produto. Para as palavras-chave, aposte em ler com atenção as regras de cada app store, já que, normalmente, as normas são distintas e elas possuem exigências diferentes.

2. Invista em uma boa identidade visual!

Como dito aqui anteriormente, em lojas de aplicativos os usuários vão julgar sua proposta pelo que é apresentado ali, visualmente. Então, não meça esforços para criar uma boa identidade visual para seu negócio. Um nome legal faz toda a diferença nesse quesito, já que é o primeiro contato que o cliente terá com o produto. Um nome bem pensado faz com que ele sinta segurança no que está sendo apresentado.

Possua um ícone que transmita a identidade da sua marca. Por mais que o nome e a descrição leve segurança aos usuários, é na parte visual que você irá ganhar o coração dele. Estude sobre como quer levantar a imagem da sua marca e faça um ícone bem chamativo!

E não se esqueça da Logo, ela também é tão importante quanto o título. Muitas vezes o usuário pode se esquecer de qual era o título e se lembrar apenas das formas, cores e traços que viu.

3. Atenção ao preencher as informações

Chegou a hora esperada, a de colocar seu produto nas lojas de aplicativos! Mas calma, cuidado. Leia atentamente todos os campos que precisam ser preenchidos, escolha sua categoria com exatidão, procure aquela que irá impulsionar o rankeamento do seu app. Caso necessário, utilize as subcategorias, para reduzir o nicho e fazer com que o aplicativo chegue a realmente a quem você deseja.

Descreva, de forma clara, o funcionamento do seu app. Coloque o que faz, quais as funcionalidades e recursos que ele contém. É a hora de vender o peixe! Uma boa descrição faz com que os usuários sanem as principais dúvidas. Além de usar a descrição para ter um momento de "interação" com seu público, invista em imagens e vídeos de alta qualidade mostrando os pontos fortes de seu aplicativo.

4. Atualize com frequência

Quando os desenvolvedores atualizam frequentemente os aplicativos, causa uma boa impressão para os algoritmos que regem o rankeamento nas app stores. Ou seja, eles vão “entender” que você busca sempre levar a melhor vivência para o usuário e, também, a melhorar a segurança. Além disso, os usuários terão a certeza que aquele produto vem sendo cuidado frequentemente. Outro ponto positivo, é que normalmente os usuários deixam suas opiniões a cada atualização.

5. Possua um bom marketing

Depois de todos os passos que apresentamos aqui, não poderia faltar o crucial para conseguir mais usuários para o seu produto: um marketing bem estruturado. Invista em estratégias de divulgação em outros aplicativos e redirecione para sua página de download, como por exemplo, utilizando o marketing de conteúdo, links patrocinados e as queridinhas do momento, as mídias sociais.

Outra forma excelente de atrair mais usuários é por meio das avaliações de pessoas que já utilizaram seu produto. Essas avaliações fazem totalmente a diferença na decisão dos usuários. As avaliações podem ser realizadas durante o uso do aplicativo.

Atualmente, a forma mais utilizada é uma pesquisa que questiona se o usuário tem gostado da experiência que seu produto passa e se recomendariam a outras pessoas. Utilizando essa abordagem, as possíveis críticas e insatisfações podem ser tratadas confidencialmente.

Os 5 principais erros cometidos durante a implementação do ASO.

Alguns erros, por mais que pequenos, podem influenciar diretamente no resultado de suas metas. Então veja abaixo  o que não cometer para obter os melhores resultados em visibilidade e conversão!

1. Não adaptar aplicativo para as app stores.

Cada loja de aplicativo possui os requisitos necessários para publicação de aplicativos em sua plataforma. Da mesma forma, não possui sentido em publicá-lo sem antes realizar uma “repaginada” no visual, fazendo com que se adeque e fique mais a “cara” da persona que sua empresa possui como foco.

Uma dica: Sempre faça o levantamento da persona, busque definir qual seu público alvo e as suas características, antes de publicar o seu produto.

2. Não fazer testes de estratégias

A internet é um lugar onde tudo está em constante mudança e evolução. As experiências e necessidades do usuário tendem a mudar de acordo com a mudança de expectativa para determinado perfil. Essa mudança é definida pelo funil de conversões.

Para acompanhar a mudança que ocorre, normalmente, é necessário que as estratégias de ASO também sejam atualizadas. Caso o volume de usuários diminua, é interessante realizar uma pesquisa e uma série de testes que vão desde a identidade visual às palavras-chaves e verificar as suas aceitações.

Fazendo esses testes regularmente, a chance de alcançar um modelo que seja efetivo e eficiente para seu negócio é muito grande.

3. Ignorar as modificações requisitadas para estratégia ASO das lojas de aplicativos.

Além das mudanças causadas pela expectativa e interesses dos usuários, as lojas também realizam modificações recorrentes sobre como os aplicativos serão classificados, além dos algoritmos de busca.

O Google, por exemplo,  é uma empresa que sempre está em atualização. Para aprimorar os resultados da pesquisa, a plataforma conta com vários updates, como é o exemplo do Pigeon e do Penguin.

E não é diferente com a ASO. As app stores estão em constante busca por novas funcionalidades e novos meios de atender às expectativas de seus usuários. Dessa  forma, estão cada vez mais investindo em usabilidade, proteção e responsividade, em suas plataformas.

4. Acreditar que a ASO não se aplica a usuários pagos

Este é um erro muito comum entre os desenvolvedores de aplicativos. Ao contrário do que muitos pensam, as estratégias de ASO estão extremamente ligadas a usuários pagos, visto que, lucratividade e relevância são sempre o objetivo de aplicações das técnicas de otimização em estratégias de marca.

Como no SEO, os usuários de forma orgânica chegam com o tempo e isso não tira a necessidade de investir em anúncios para conseguir seus primeiros usuários.

5. “Esquecer” dos concorrentes

Sempre observe o que seus concorrentes estão fazendo: novas atualizações e novos testes. Dessa forma, você possuirá uma base do que deu certo e poderia ser implementado e riscar da sua lista tudo que trouxe um resultado negativo.

Busque entender quais as técnicas que vêm sendo utilizadas com mais frequência na loja de aplicativos que você utiliza,  quais as cores mais utilizadas, se os aplicativos possuem vídeos, fotos e até mesmo quais as palavras-chave mais procuradas.

Mas lembre-se:  não é porque a técnica funcionou para seu concorrente que será viável para seu negócio, realize testes e veja se se encaixa com sua proposta.

Estimando o desempenho do aplicativo e do ASO.

Depois de todos os conceitos apresentados, vamos falar de algo fundamental para saber se suas táticas estão dando certo ou não: analisar o desempenho do aplicativo e do ASO.

Busque sempre realizar um acompanhamento mais de perto do seu aplicativo. Anote e veja o progresso dele no ranking, além de sempre ler as avaliações que os usuários deixam e verificar a evolução de suas estratégias por fora da loja.

Após realizar a coleta dos dados de todas as possibilidades, é possível verificar se a estratégia abordada está sendo eficiente ou não e, dessa forma, conseguir modificar para alcançar novos resultados.

Existem 3 passos para conseguir sucesso com os resultados:

  1. Sempre analise os dados;
  2. Utilize dos dados coletados para realizar uma nova estratégia;
  3. Coloque essa estratégia em ação.

Além das formas mostradas anteriormente, as KPIs são uma excelente opção para acompanhar melhor suas estratégias de ASO. Normalmente, são as taxas de download que vão servir de indicadores do sucesso. Não se esqueça de analisá-la juntamente com a taxa de rejeição, ok?

Existem também, algumas ferramentas que podem te ajudar no procedimento de analisar uma avaliação do desempenho da metodologia de ASO.

  • Appsflyer -  Disponível para as plataformas Android, iPhone e Windows Phone, é um SDK (Software Development Kit). Essa ferramenta disponibiliza os dados de conversão como: campanhas de permanência e obtenção de usuários e as procedências de downloads. É mais focada em usuários pagos. 
  • SplitMetrics -  Essa ferramenta possui o foco voltado para testes e otimização de conversão. Ajuda a fazer identificação dos elementos que irão funcionar melhor para um determinado público-alvo.
  • App Radar - Destinada a aplicativos Android e iOS, o App Radar se baseia no uso de inteligência artificial. Além disso, oferece total apoio durante todo o processo de implementação do  ASO: análise, otimização, publicação, monitoramento e monetização.

E aí, qual dessas ferramentas melhor se encaixaria no seu negócio?

Essa é a trilha para o sucesso!

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Marcela Gomes

Marcela Gomes

Técnica em Informática Industrial, pelo CEFET MG onde também cursa a graduação em Engenharia de Controle e Automação. Ex diretora de Marketing da Encautech Júnior Consultoria, realiza projeto de pesquisa na área de Proveniência de Dados em Processos de Software, está no núcleo de extensão Monkeys Aerospace desde sua fundação e também faz parte do Coletivo Feminista do CEFET Leopoldina, CEFET-ANAS. Possui certificação em Marketing de Conteúdo e atualmente é estagiária da Voitto, onde atua no time de Artigos & SEO.

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