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O que é business partner?
Qual é o papel do profissional de business partner?
Como ser um business partner?
Dica bônus!

Saiba o que é business partner e como se tornar um

Descubra o conceito, a funcionalidade e como se tornar business partner, essencial para uma empresa integrar as suas diferentes áreas.

Tatiana Prado
Por: Tatiana Prado
Saiba o que é business partner e como se tornar um

Muito se fala de business partner e como essa área é essencial em grandes empresas, atuando estrategicamente entre o setor de recursos humanos e entre o meio de negócios.

No entanto, você sabe qual é a função dessa profissão e como se tornar um business partner?

É o que você descobrirá, por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é business partner?
  • Qual é o papel do profissional de business partner?
  • Como ser um business partner?

O que é business partner?

Business partner, traduzido para "parceiro de negócios" em português, é a profissão responsável por conectar as áreas de recursos humanos e a de negócios, em uma organização.

O objetivo é tornar a área de gestão de pessoas mais estratégica e possibilitar, dessa forma, que a organização atinja os seus resultados.

Assim, o profissional de business partner desempenha funções como um consultor interno, para atender tanto as lideranças da organização quanto as suas equipes, solucionando demandas de forma ágil.

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Agora que você já baixou o nosso curso, vai descobrir qual é o papel do profissional de business partner.

Vamos, lá?

Qual é o papel do profissional de business partner?

A principal função do business partner é atuar entre o departamento de recursos humanos e a área de negócios, mas como isso é feito?

É como se o bp tivesse dois clientes: os gestores da organização e os seus respectivos times. Dessa forma, esse profissional precisa ser flexível e empático, tendo uma visão sistêmica para lidar com ambos os lados, de maneira estratégica.

Como atividades desse profissional, podemos citar, entre outras:

  • Análise de dados e de perfis dos colaboradores
  • Envio dos insumos de perfis comportamentais aos gestores
  • Capacidade de influenciar e motivar os gestores e o time
  • Facilitação de momentos
  • Monitoramento do clima organizacional
  • Tomada de decisões estratégica
  • Conversas periódicas com os times.

Como ser um business partner?

Agora que você sabe o conceito e quais são as funções desempenhadas, você descobrirá o que é necessário para se tornar um business partner, por meio das seguintes dicas:

  1. Experiência em RH e/ou Gestão de Pessoas
  2. Entendimento de toda a empresa e suas relações
  3. Domínio de técnicas de treinamento de colaboradores
  4. Monitoramento de métricas e indicadores
  5. Flexibilidade e tomada de decisão.

1. Experiência em RH e/ou Gestão de Pessoas

Para trabalhar como business partner de uma empresa, é recomendado que você tenha alguma experiência na área de RH e/ou de gestão de pessoas.

Existem algumas exceções, mas a recomendação é devido à similaridade do trabalho desempenhado pelo RH, além do fato de que o business partner pode demandar conhecimentos sobre o recrutamento, a seleção e como lidar com pessoas.

2. Entendimento de toda a empresa e suas relações

Como você viu, é necessário que o bp tenha uma visão sistêmica sobre a empresa e as relações. Isso porque, como a profissão lida com áreas distintas entre si, o business partner precisa entender e conhecer todo o core da empresa e suas estratégias.

3. Domínio de técnicas de treinamento de colaboradores

Para ser um business partner, é necessário ter domínio de técnicas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, especialmente os que estão entrando na empresa.

4. Monitoramento de métricas e indicadores

Como a função também exige a análise de dados e de perfis comportamentais, é essencial o monitoramento de métricas e indicadores.

Esses dados serão coletados, principalmente, em pesquisas de clima e em conversas individuais com os colaboradores.

5. Flexibilidade e tomada de decisão

Seja em uma situação de realocação de colaborador ou em algum conflito entre áreas, o bp precisa ter pulso firme e analisar a situação da melhor forma possível.

Isso inclui mediar interesses, saber lidar com as lideranças, antecipar riscos e manter um bom relacionamento na empresa. Dessa forma, o profissional conseguirá tomar a melhor decisão.

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Tatiana Prado

Tatiana Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.

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