Qual é a diferença entre crescimento linear e crescimento exponencial?
Quais as características comuns das empresas que crescem exponencialmente?
Exemplos de organizações exponenciais
Dica de ouro!

Veja o que é crescimento exponencial quando se trata do mundo dos negócios

Conheça a diferença entre o que é um crescimento exponencial e um linear e as características de uma empresa que cresce exponencialmente.

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Veja o que é crescimento exponencial quando se trata do mundo dos negócios

Se você acompanha algumas notícias do mundo dos negócios, provavelmente já ouviu falar a respeito de alguma empresa que tenha conquistado um crescimento exponencial.

A partir do movimento de transformação digital das empresas, estas têm cada vez mais alterado suas estratégias, passando do chamado crescimento linear, que já não mais é suficiente para a competitividade do mercado, para o exponencial.

Mas você sabe o que isso significa? Se não, continue a leitura desse artigo pois te explicaremos a diferença entre essas duas formas de crescimento, bem como outras questões relacionadas a respeito nos seguintes tópicos:

  • Qual é a diferença entre crescimento linear e crescimento exponencial?
  • Quais as características comuns das empresas que crescem exponencialmente?
  • Exemplos de organizações exponenciais 

Qual é a diferença entre crescimento linear e crescimento exponencial?

Para que entenda a diferença entre o crescimento linear e o exponencial, te mostraremos a definição desses conceitos segundo a concepção da matemática e como isso se relaciona com o mercado de trabalho.

O que é crescimento linear?

De acordo com a definição matemática, crescimento linear diz respeito a um número que aumenta de maneira estável, sendo aumentado por uma constante exponencial fixa.

Isso quer dizer que, um próximo valor será, todas as vezes, a soma do valor atual mais algum valor X fixo. Por exemplo, crescendo de 2 em 2, ou de 10 em 10. Dessa forma, essa forma de crescimento é representada por uma linha reta em um gráfico.

Portanto, no mundo dos negócios, quando uma empresa é considerada como uma que detêm um crescimento linear, significa que ela funciona de forma previsível e também burocrática, além de trabalharem com um sistema hierárquico, sendo esse um modelo tradicional de gestão que não garante muita lucratividade.

O que é crescimento exponencial?

Quando se trata do crescimento exponencial, não existe uma simples adição de uma constante, pois ao invés disso, ocorre uma interação entre uma constante de crescimento e uma dada variável X.

Ou seja, acontece um crescimento exponencial quando um número é multiplicado por um valor que é constante, de maneira que ele cresce muito rapidamente.

Além disso, quando disposto em um gráfico, a função exponencial é representada por uma curva crescente, e não uma reta.

Sendo assim, um exemplo para esclarecer melhor essa forma de crescimento seria: suponhamos que o Blog Voitto quis crescer exponencialmente sua produção de artigos ao longo de uma semana, tendo dobrado a cada dia a meta de produção.

Se no primeiro dia da semana 1 artigo foi produzido, no segundo dia a produção foi de 2 artigos. Já no terceiro, a produção passou a ser de 4, e no quarto de 8, e assim por diante, até que no sétimo dia produzimos 64 artigos em um único dia.

Visto isso, quando nos referimos a um crescimento exponencial de uma empresa, estamos falando sobre a habilidade de uma empresa de multiplicar seus resultados ao longo do tempo.


Quer saber o que você pode melhorar em cada área da sua organização? Temos a solução perfeita!

Com a nossa planilha de Diagnóstico Empresarial você será capaz de ver quais setores precisam mais evoluir, e assim realizar intervenções de melhoria nos mesmos.

Contando com uma estrutura prática, que contêm perguntas e cenários para o diagnóstico de cada área, a possibilidade de maior evolução de sua empresa nunca esteve tão perto!

Clique agora mesmo no botão abaixo e faça o download do material.

diagnóstico empresarial


E, por isso, se tornando mais competitiva no mercado quando comparado com o padrão de crescimento linear de outros negócios. Assim, o impacto dessas empresas é muito maior do que as da que adotam os modelos tradicionais de gestão.

Isto posto, vamos entender as principais características de empresas que detém um crescimento exponencial.

Quais as características comuns das empresas que crescem exponencialmente? 

As duas características mais marcantes de companhias que hoje são consideradas exponenciais são a capacidade de inovação e a de atender a diversos clientes por um custo considerado baixo.

Assim, essas empresas conseguem avistar oportunidades no mercado antes mesmo de seus concorrentes, e logo, a partir delas, apresentar serviços ou produtos considerados inovadores.

Além do mais, elas possuem uma excelente base tecnológica, que auxilia na gestão, nos processos, e na tomada de decisões importantes, por meio dos softwares utilizados para a análise de dados das empresas.

Outra característica comum a elas é o chamado staff on demand, traduzido para o português como equipe sob demanda, onde se é investido em modelos colaborativos, que não dependem de contratos formais de trabalho, variando as equipes com base nas demandas do negócio.

Não poderíamos nos esquecer de mencionar também os algoritmos, que são uma ferramenta muito utilizada para tomar as decisões ideais, já que são guiadas pelas necessidades dos clientes, que são heterogêneas.

Agora que conhecemos as características das empresas que possuem esse formato de crescimento, vamos te apresentar quais são algumas dessas empresas muito conhecidas no mercado.

Exemplos de organizações exponenciais

Muitas são hoje as organizações consideradas como detentoras de um crescimento exponencial, que usam as tecnologias exponenciais para obter esse status, e, com isso, são fortemente notáveis aos olhos do público no geral.

Algumas delas são:

  • Uber: oferecendo serviços de transporte urbano, a empresa atende às necessidades exclusivas dos clientes ao o levar do ponto de embarque que se encontra até o destino desejado; 
  • Netflix: com um algoritmo que proporciona indicações baseadas nas escolhas dos usuários, hoje é o principal serviço de entretenimento por streaming do mundo, com produções compradas e outras da própria companhia. 
  • Airbnb: indo contra a burocracia e altos preços de hospedagens, a plataforma permite que anfitriões aluguem casas e quartos por uma grande variedade de preços, atendendo ao mais variado público. 
  • Spotify:funcionando como um serviço de streaming de música e podcasts, é hoje o mais popular e utilizado em todo o mundo, e assim como a Netflix, oferece opções e indicações personalizadas para cada usuário. 
  • Google:além do clássico buscador utilizado por toda a população, a empresa conta com uma série de produtos como AdWords, AdSense, entre outros, e é também a proprietária do sistema operacional Android. 

Por fim, esperamos que tenha gostado do conteúdo desse artigo, e não deixe de acompanhar o Blog Voitto, pois temos diversos outros conteúdos sobre o mundo dos negócios para você.

Dica de ouro! 

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.