O que é o diagrama de árvore?
Dica de ouro!
Quais são as vantagens do diagrama de árvore?
Quando usar o diagrama de árvore?
Quais são os tipos de diagramas de árvore?
Como fazer o diagrama de árvore?
Gerencie seus projetos com mais eficiência!

Entenda como utilizar o Diagrama de Árvore para tomar melhores decisões!

Saiba como o diagrama de árvore pode te ajudar a construir uma metodologia mais ágil para tomada de decisões e atingir o sucesso do seu negócio

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como utilizar o Diagrama de Árvore para tomar melhores decisões!

O uso de um diagrama de árvore na tomada de decisão das empresas tem se tornado cada vez mais comum.

Pois, em um momento de exigência por soluções realmente eficazes e que atendam as dores dos consumidores dos mais diversos nichos e áreas, trabalhar com opções variadas e pontuais, proporcionadas pelo diagrama, pode ser uma solução.

Mas como selecionar as melhores decisões para cada momento através do diagrama de árvore? Como definir, o mais previamente possível, as consequências de determinadas escolhas e estratégias que serão inseridas no mercado? Nesse artigo será possível entender mais sobre esse assunto a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é o diagrama de árvore?
  • Quais são as vantagens do diagrama de árvore?
  • Quando usar o diagrama de árvore?
  • Quais são os tipos de diagramas de árvore?
  • Como fazer o diagrama de árvore?
  • Gerencie seus projetos com mais eficiência.

O que é o diagrama de árvore?

O diagrama de árvore é uma ferramenta de tomada de decisões. Ele se mostra importante uma vez que, em qualquer negociação, é importante não só representar possíveis problemas, mas também identificar as causas relacionadas a eles e buscar por soluções durante esse processo de análise.

Colocar a ideia certa no mercado exige um grande nível de detalhe no que diz respeito à resposta esperada pelo mesmo - e a árvore de decisão, outro nome dado para o diagrama em árvore, é uma excelente ferramenta para obter isso.

Dica de ouro!

Agora que você já sabe o que é diagrama de árvore, vamos disponibilizar um material super rico para você se aprofundar ainda mais neste conteúdo. Por isso, a Voitto se juntou com o Blog Industrial Nomus e o IESPe para desenvolver o ebook “Introdução ao Planejamento de Metas” que irá tirar suas dúvidas e ensinar como montar as melhores metas para sua indústria.

Esperamos que seja de utilidade pública! Bora continuar a leitura?

Quais são as vantagens do diagrama de árvore?

O mercado atual tem exigido um desempenho rápido, ágil e funcional das empresas. Essa cobrança tende, também, a se tornar cada vez maior.

Ainda que isso pareça algo exigente demais, tem feito bastante diferença na hora de mostrar quais empresas estão preparadas para o futuro dos negócios em todo o mundo.

Em suma, as vantagens de se contar com um diagrama de árvore incluem tornar uma empresa mais apta para seu mercado. Como? A partir das aplicações explicadas abaixo:

Identificação de problemas

A árvore de decisão é usada por empresas que possuem um bom plano de ação, mas que desejam saber qual problema é capaz de impedir que ele seja eficiente ao ser colocado em prática. Assim, a primeira vantagem a ser destacada é a utilização do diagrama na identificação de problemas.

Análise de nós

Além de auxiliar negócios a serem mais funcionais, permitindo a aplicação de estratégias realmente eficientes, o diagrama em árvore delimita diversos nós.

Nós são os eventos relacionados à situação a ser analisada e as probabilidades de que eles realmente aconteçam. Por meio do diagrama, eles podem ser analisados um de cada vez.

Criação de padrões

Eles também criam padrões que auxiliam as empresas a longo prazo, explicitam novos cenários que podem ser visualizados e facilitam a visualização do resultado realmente buscado por uma instituição.

Trabalho em etapas

A quarta vantagem destacada é que ele permite trabalho em etapas, que tem sido essencial para a evolução dos mais diversos tipos de negócio, tome forma.

Quando usar o diagrama de árvore?

Conhecendo os principais benefícios relacionados a esse tipo de diagrama, muitos gestores buscam descobrir qual é o melhor momento para usá-lo.

Ele deve ser usado entre o período de maturação de uma estratégia e sua aplicação prática no mercado.

Porém, uma informação que poucos gestores levam em conta é que a árvore de decisão não serve apenas para melhorar a experiência do usuário. Ela pode ser extremamente benéfica, também, para maximizar os resultados de treinamentos internos e fluxos de trabalho empresariais.

Portanto, em qualquer situação que peça a análise de possíveis problemas que podem afetam uma boa ideia, o diagrama de árvore pode ser usado.

Quais são os tipos de diagramas de árvore?

Existe mais de um tipo de diagrama de árvore que pode ser usado pelas organizações. Os três principais a serem citados são:

  • Diagrama de análise: utilizado para testar possíveis cenários que podem acometer as organizações, sendo considerado um diagrama de causa. O diagrama de causa vai na raiz de um evento e ajuda, justamente, na montagem desses cenários
  • Diagrama de solução de problemas: utilizado para prever e minimizar os obstáculos relacionados ao negócio
  • Diagrama de planejamento: utilizado para planejar um possível cenário eficaz para a empresa.

Ao conhecer cada um desses tipos de diagramas, é possível compreender de forma mais prática como uma árvore de decisão pode ser usada em cada etapa do planejamento de estratégias empresariais.

Método KJ - Jiro Kawakita

O diagrama de árvore também é parte de um método chamado de KJ, que o coloca como uma das sete ferramentas mais usadas na hora de buscar por um processo eficiente de análise e solução de problemas.

Além dele, pode-se citar a Análise Matricial de Dados, o Diagrama de Inter-relações, o Diagrama de setas, Process Decision Program Chart (PDPC), a Matriz de Priorização e o Diagrama de Influência.

Essas são ferramentas de qualidade capazes de ajudar empreendedores que buscam crescer a analisar cenários de causa e efeito em relação aos serviços prestados ao seu público-alvo.

É claro que o uso específico de cada uma das ferramentas gerenciais citadas depende do objetivo a ser atingido pela empresa, mas é certo que pelo menos uma delas pode ser utilizada no processo de análise e solução de problemas das organizações.

Com todas as informações citadas em mãos, o próximo questionamento feito comumente pelos gestores é óbvio: como fazer um bom diagrama?

Como fazer o diagrama de árvore?

Criar um bom diagrama de árvore é algo que pode ser dividido em três grandes passos.

1 - Definir um ponto de partida

A ramificação é parte fundamental do processo de crescimento de qualquer árvore. Isso não seria diferente ao se falar de uma árvore de decisão.

Então, para começar a montar um diagrama de árvore, é importante destacar a problemática e ramificar a partir dela.

Diagrama de árvore

Isso no caso do diagrama para solução de problemas, dessa forma conseguirá identificar de forma mais clara as causas do problema para poder agir. Para ajudar nesse processo, você pode conferir no nosso artigo sobre a técnica dos 5 porquês como identificar essas causas.

No caso do diagrama de análise, ele pode ser usado também para tomadas de decisão, identificando possíveis cenários.

Já o diagrama de árvore para planejamento pode ser criado a partir de uma meta, e as seguintes ramificações serão as atividades necessárias para cumpri-la conforme o nível de atuação.

2 - Probabilidade e decisão

O segundo passo da montagem de uma boa árvore é a análise de probabilidade e decisão, como a chamada análise para modo e efeitos de falha (FMEA).

Ela diz respeito a observar atentamente os nós formados por meio do primeiro passo. Alguns podem representar possibilidades, enquanto outros, falhas.

Um banco que deseja decidir qual abordagem gerará mais lucro no final do ciclo de vendas de produtos bancários com altos níveis de detalhamento, por exemplo, pode fazer bom uso desse método.

Enquanto as possibilidades podem ser ainda mais exploradas por meio da árvore, as decisões podem representar possíveis ações a serem feitas para maximizar os resultados de uma estratégia.

3 - Atribuição de valor

Finalmente, ao traçar um diagrama de árvore e desmembrá-lo até ter em mãos apenas decisões, é hora de atribuir valor a cada uma delas.

Assim, será possível delimitar quais realmente serão usadas e como elas se cruzarão.

Além disso, você pode utilizar de métodos para tomar a melhor decisão, como por exemplo:

Gerencie seus projetos com mais eficiência!

Você quer aprender a tomar melhores decisões a partir da realização de uma análise de risco? Temos aqui a sua solução!

Com a nossa planilha de Planilha de Análise de Risco e Matriz de Decisão, você terá acesso a uma estrutura prática e interativa que te permite categorizar as possibilidades por riscos e vantagens, facilitando assim sua análise de riscos e a sua tomada de decisão.

Não vai perder essa oportunidade não é mesmo? Então clique no botão abaixo e faça já o seu download!

Planilha Análise de Risco e Matriz de Decisão

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Analise Swot

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.