Você tem vontade de fazer um curso a distância? Conhece as vantagens desse método de ensino?

Então você precisa aprender o que é EAD e como essa modalidade de ensino tem permitido, através de sua flexibilidade, que as pessoas façam o curso desejado de acordo com a sua disponibilidade.

Antes de falarmos mais a fundo sobre essa incrível metodologia de ensino, gostaria de te convidar a fazer um teste no ensino a distância dando início ao nosso curso GRATUITO de White Belt em Lean Seis Sigma, nele você irá aprender quando e onde você quiser sobre essa metodologia que tem dominado o mercado. Clique e confira!

treinamento de white belt em lean seis sigma

Agora, vamos aprender tudo que você precisa saber sobre essa modalidade de ensino!

 

O que é EAD?

 

ensino a distância

 

EAD é a abreviação e a forma mais conhecida quando queremos nos referir ao ensino a distância. Essa é uma modalidade de ensino mais democrática, pois permite que pessoas de diferentes regiões ao redor do mundo tenham acesso ao conhecimento.

O curso a distância acontece em um ambiente virtual de aprendizagem, não necessitando de uma presença física e/ou temporalmente. A educação a distância é uma modalidade mais dinâmica e inovadora, que vem crescendo mundialmente, principalmente pelas facilidades tecnológicas.

Como os aplicativos e demais ferramentas tecnológicas fazem cada vez mais parte da nossa vida, essa modalidade tem crescido de forma exponencial entre os estudantes e profissionais que desejam se qualificar de uma maneira mais prática.

 

Como funciona o Ensino a Distância?

 

mulher surpresa segurando o celular

 

Saber o que é EAD é importante, mas entender como funciona essa modalidade é essencial.

Como dito, o ensino a distância vem crescendo mundialmente e esse crescimento não é diferente no Brasil. A pesquisa da ABED (Associação Brasileira de Ensina a Distância) mostra dados animadores do aumento dessa modalidade no país, no qual em 10 anos houve um salto de 1,1 milhão para 5 milhões, que corresponde a um crescimento de 354% e esses dados vem crescendo cada vez mais e mais.

O EAD desempenha um papel importante para quem quer entrar no mercado de trabalho ou quer uma melhor qualificação, e sem dúvida será a opção adotada, principalmente, pela novas gerações, devido ao contato precoce com as várias ferramentas tecnológicas disponíveis e também por não terem paciência para o método tradicional de ensino presencial.

Ao oferecer cursos EAD, as instituições não precisam seguir um modelo específico, mas sim, atender o seu público alvo. O Ministério da Educação (MEC) utiliza a mesma ferramenta para medir a qualidade de ambas as modalidades: presencial e a distância. Assim, os cursos a distância apresentam o mesmo peso dos cursos presenciais.

Ao escolher realizar um curso EAD o aluno precisa ter mais disciplina, uma vez que ele não precisa cumprir um horário pré-estabelecido, sendo responsável por criar o seu próprio horário. Além disso, ele tem mais autonomia para determinar quando, o quanto e onde vai estudar.

Portanto, o ensino a distância é caracterizado pela sua flexibilidade. Ele necessita apenas ter acesso a internet, sendo este o pré-requisito base dessa modalidade, afinal, é através da internet que vai acontecer o contato entre o aluno e professor e também é onde estará disponível o material fornecido pelo curso.

Existem cursos, como é o caso dos cursos superiores, que apesar da maior parte do curso ser feito a distância, utilizando ferramentas de tecnologias de informação e comunicação, o MEC determina uma exigência de realizar algumas atividades práticas nos polos de apoio presencial, como é o caso das avaliações, sejam elas trabalho ou exames finais e também as aulas em laboratórios.

 

Vantagens do Ensino a Distância

 

mulher teve uma nova ideia

 

Já deu pra perceber que a flexibilidade é uma das principais vantagens do EAD, principalmente, para aqueles que não conseguem se deslocar até a instituição de ensino.

Outra vantagem considerável do ensino a distância é em relação ao preço. Por não demandar um espaço físico, as instituições têm o custo menor ao oferecer um curso a distância e assim conseguem repassar essa redução de custos ao consumidor.

Além disso, também há menores gastos com deslocamento, alimentação, e até mesmo, moradia, caso a pessoa precisasse mudar de cidade.

Assim, podemos enumerar as principais vantagens do EAD como:

  • Preço - menores custos;
  • Flexibilidade - adaptação dos horários e localização;
  • Modalidade de fácil acesso - internet;
  • Facilidade na interação entre alunos e professores;
  • Ensino dinâmico;
  • Certificação com o mesmo peso do ensino presencial.

 

Comece agora mesmo!

 

mulher comemorando

 

Agora que você sabe o quanto essa modalidade é uma boa opção para quem busca maior flexibilidade, menores custo e capacitação profissional, comece a sua jornada no EAD com o nosso curso GRATUITO de Introdução ao Excel.

Sabemos que ter conhecimento em Excel é o mínimo esperado de um profissional no mercado de trabalho atualmente. Devido a isso, se você ainda não tem este certificado, aproveite essa oportunidade e garanta já o seu.

Neste curso, você irá entender um pouco do funcionamento do Microsoft Excel e do que ele é capaz de fazer. Você aprenderá a navegar nas planilhas e interagir com a ferramenta, já sendo capaz de começar a registrar informações e gerir dados com o Excel. 

curso de introdução ao excel

Que tal agora, conhecer melhor os demais cursos a distância do Grupo Voitto, que podem atender suas necessidades e fazer você se destacar no mercado de trabalho? Acesse nossa página com nossos cursos online.