O que é EAD?
Como funciona o Ensino a Distância?
Vantagens do Ensino a Distância
Comece agora mesmo!

Ensino a Distância (EAD): compreenda o seu funcionamento!

Entenda melhor com esse artigo o que é EAD e descubra as vantagens dessa modalidade de ensino que tem crescido de forma significativa no mercado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Ensino a Distância (EAD): compreenda o seu funcionamento!

Você tem vontade de fazer um curso a distância? Conhece as vantagens desse método de ensino?

Então você precisa aprender o que é EAD e como essa modalidade de ensino tem permitido, através de sua flexibilidade, que as pessoas façam o curso desejado de acordo com a sua disponibilidade.

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Agora, vamos aprender tudo que você precisa saber sobre essa modalidade de ensino!

O que é EAD?

Ensino a distância


EAD é a abreviação e a forma mais conhecida quando queremos nos referir ao ensino a distância. Essa é uma modalidade de ensino mais democrática, pois permite que pessoas de diferentes regiões ao redor do mundo tenham acesso ao conhecimento.

O curso a distância acontece em um ambiente virtual de aprendizagem, não necessitando de uma presença física e/ou temporalmente. A educação a distância é uma modalidade mais dinâmica e inovadora, que vem crescendo mundialmente, principalmente pelas facilidades tecnológicas.

Como os aplicativos e demais ferramentas tecnológicas fazem cada vez mais parte da nossa vida, essa modalidade tem crescido de forma exponencial entre os estudantes e profissionais que desejam se qualificar de uma maneira mais prática.

Como funciona o Ensino a Distância?

Flexibilidade no ensino


Saber o que é EAD é importante, mas entender como funciona essa modalidade é essencial.

Como dito, o ensino a distância vem crescendo mundialmente e esse crescimento não é diferente no Brasil. A pesquisa da ABED (Associação Brasileira de Ensina a Distância) mostra dados animadores do aumento dessa modalidade no país, no qual em 10 anos houve um salto de 1,1 milhão para 5 milhões, que corresponde a um crescimento de 354% e esses dados vem crescendo cada vez mais e mais.

O EAD desempenha um papel importante para quem quer entrar no mercado de trabalho ou quer uma melhor qualificação, e sem dúvida será a opção adotada, principalmente, pela novas gerações, devido ao contato precoce com as várias ferramentas tecnológicas disponíveis e também por não terem paciência para o método tradicional de ensino presencial.

Ao oferecer cursos EAD, as instituições não precisam seguir um modelo específico, mas sim, atender o seu público alvo. O Ministério da Educação (MEC) utiliza a mesma ferramenta para medir a qualidade de ambas as modalidades: presencial e a distância. Assim, os cursos a distância apresentam o mesmo peso dos cursos presenciais.

Ao escolher realizar um curso EAD o aluno precisa ter mais disciplina, uma vez que ele não precisa cumprir um horário pré-estabelecido, sendo responsável por criar o seu próprio horário. Além disso, ele tem mais autonomia para determinar quando, o quanto e onde vai estudar.

Portanto, o ensino a distância é caracterizado pela sua. Ele necessita apenas ter acesso a internet, sendo este o pré-requisito base dessa modalidade, afinal, é através da internet que vai acontecer o contato entre o aluno e professor e também é onde estará disponível o material fornecido pelo curso.

Existem cursos, como é o caso dos cursos superiores, que apesar da maior parte do curso ser feito a distância, utilizando ferramentas de tecnologias de informação e comunicação, o MEC determina uma exigência de realizar algumas atividades práticas nos polos de apoio presencial, como é o caso das avaliações, sejam elas trabalho ou exames finais e também as aulas em laboratórios.

Vantagens do Ensino a Distância

Menores custos no EAD


Já deu pra perceber que a flexibilidade é uma das principais vantagens do EAD, principalmente, para aqueles que não conseguem se deslocar até a instituição de ensino.

Outra vantagem considerável do ensino a distância é em relação ao preço. Por não demandar um espaço físico, as instituições têm o custo menor ao oferecer um curso a distância e assim conseguem repassar essa redução de custos ao consumidor.

Além disso, também há menores gastos com deslocamento, alimentação, e até mesmo, moradia, caso a pessoa precisasse mudar de cidade.

Assim, podemos enumerar as principais vantagens do EAD como:

  • Preço - menores custos
  • Flexibilidade - adaptação dos horários e localização
  • Modalidade de fácil acesso - internet
  • na interação entre alunos e professores
  • Ensino dinâmico
  • com o mesmo peso do ensino presencial.

Comece agora mesmo!

Ensino dinâmico


Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel


Que tal agora, conhecer melhor os demais cursos a distância do Grupo Voitto, que podem atender suas necessidades e fazer você se destacar no mercado de trabalho? Acesse nossa página com nossos cursos online.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que E E Como Funciona O Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.