O que é empreendedorismo corporativo?
Quais as características de um empreendedor corporativo?
As vantagens do empreendedorismo corporativo
Dica de ouro!

Aprenda o que é Empreendedorismo Corporativo e quais são as suas características!

Entenda mais sobre o Empreendedorismo Corporativo, um conceito cada vez mais conhecido no mundo dos negócios! Conheça suas vantagens e como aplicá-lo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é Empreendedorismo Corporativo e quais são as suas características!

Você já pensou em empreender, mas faltava aquele incentivo financeiro inicial para abrir um negócio? Saiba que é possível se tornar um empreendedor sem ter dinheiro ou até mesmo ser dono da própria empresa. Vamos te apresentar um conceito que talvez você nunca tenha ouvido falar: o Empreendedorismo Corporativo.

O Brasil sempre foi um país repleto de empreendedores, mas esse assunto tem ficado em voga nos últimos anos devido ao empreendedorismo 4.0 e especialmente pela melhor estruturação e maior conhecimento da população sobre o tema.

Podemos dizer que antes, o empreendedorismo era feito de maneira mais empírica e sem o conhecimento prévio necessário. Por isso, empreender dessa maneira é uma faca de dois gumes, pois se alguma decisão for tomada por uma pessoa inexperiente, poderá acarretar no aumento dos ganhos ou acabar por findar a empresa na falência.

Se você se interessou em saber mais sobre o Empreendedorismo Corporativo, separamos alguns tópicos para auxiliar o seu aprendizado:


●       O que é Empreendedorismo Corporativo?

●       Quais características de um empreendedor corporativo?

●       As vantagens do Empreendedorismo Corporativo


Vamos lá?

O que é empreendedorismo corporativo?

O Empreendedorismo Corporativo busca por novas ideias, soluções e melhorias de modo a aumentar sua performance dentro de uma empresa, bem como a performance da própria organização.

Não é necessário abrir um negócio para ser um empreendedor corporativo. Qualquer pessoa dentro de uma companhia, independente do cargo (dono da empresa, líderes, gestores, gerentes, etc), pode se tornar um empreendedor corporativo.

Isso é, desde que a organização tenha esse pilar implementado em sua cultura. Caso não tenha, você poderá ser esse agente de mudança da cultura organizacional.

O gigante Google, o Facebook e a DreamWorks são exemplos de empresas que adotam o empreendedorismo corporativo e com isso conseguem sempre trazer novidades para o público e aumentar o seu poder de alcance.

Para que ocorra a realização do empreendedorismo corporativo, é essencial que o colaborador tenha uma visão ampla e sistêmica de todos os processos do negócio do qual faz parte.

Com esse conhecimento, o funcionário será capaz de propor inovações e ideias criativas para maximizar os resultados de maneira fácil e assertiva.

Quais as características de um empreendedor corporativo?

Se você deseja desenvolver o empreendedorismo corporativo, saiba que algumas características são muito bem-vindas. Em geral, elas se parecem muito com as de um empreendedor comum. Vamos conhecê-las?

1. Visão Sistêmica

Não basta apenas conseguir enxergar a companhia como um todo. O empreendedor corporativo deve estar atento em todos os seus processos, de modo a buscar oportunidades de melhorias e novos produtos, além de analisar a viabilidade desses novos projetos dentro da empresa.

2. Um bom relacionamento interpessoal

Um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é a chave para o Empreendedorismo Corporativo. Com ele, você conseguirá convencer as pessoas de que seu projeto dará bons frutos.

Além disso, durante o processo será necessário entrar em contato com colaboradores de diversos departamentos da empresa. Com isso você terá a chance de identificar pontos de melhorias e montar sua equipe para a realização do projeto.

3. Flexibilidade

Com o passar dos anos, o mundo dos negócios vem se transformando exponencialmente. Sendo assim, para se destacar no mercado de trabalho é preciso acompanhar as mudanças.

Não se acomode! É fundamental estar atento à empresa, como o mercado está reagindo e quais são as expectativas para o futuro.

Mudanças podem ser difíceis. Entretanto, com um bom planejamento e uma boa execução, elas tenderão a dar incríveis resultados para a organização!

4. Liderança

Como você pode ter percebido, o empreendedor corporativo, por ser o dono da ideia, terá que se comunicar com diversas pessoas e isso naturalmente fará dele um líder.

Lembre-se que um bom líder orienta seus liderados e não apenas passa atividades sem apresentar o fundamento por trás. Além disso, ele também motiva sua equipe a buscar conhecimento e crescer junto com eles.

5. Criatividade

Apesar de muitos acharem que a criatividade é algo difícil de se ter e que se você não nasce com ela, é impossível desenvolvê-la, saiba que é possível estimular a sua criatividade e pensar fora da caixa!

Caso você queira ter sucesso como um empreendedor corporativo, tenha em mente que ao longo de sua carreira algumas atividades dependem de momentos de criatividade e um espírito inovador.

6. Foco

E como última característica, é necessário que o empreendedor corporativo tenha foco. Como consequência dessa habilidade, o colaborador terá uma maior criatividade, uma melhor visão sistêmica de todos os processos e também dará suporte a todas as outras características mencionadas acima.

As vantagens do empreendedorismo corporativo

Não há dúvidas de que essa forma de empreender é muito vantajosa, tanto para a organização quanto para o profissional que está disposto a realizar o projeto.

Por um lado, o profissional tem todo o apoio financeiro e técnico para dar vida a sua ideia, realizar-se profissionalmente e conseguir cargos mais altos. Por outro, a empresa terá ganhos gerais e até mesmo financeiros com a boa execução do projeto.

Então, podemos citar as seguintes vantagens:

1. Economia

Ao contrário do empreendedorismo tradicional, para implementar o Empreendedorismo Corporativo não há a necessidade de dispor seu dinheiro pessoal ou ter acesso a investimentos para ter um empreendimento.

Caso a companhia entenda que seu projeto é viável e trará bons ganhos, ela mesma irá fornecer o capital e toda a estrutura disponível para o desenvolvimento do projeto.

Vale ressaltar que além do dinheiro, por você já estar dentro de um ambiente organizacional, será muito mais fácil contar com ajuda intelectual de outras pessoas da organização.

2. Colaboração dos funcionários

Quando o colaborador de uma empresa muda seu Mindset para um Mindset empreendedor, ele passa a entender que através do trabalho em equipe, as chances de obter sucesso no projeto aumentam.

Portanto, como consequência deste pensamento, a colaboração entre os funcionários aumenta, trazendo mais resultados para eles próprios e também para a companhia.

3. Aumento da produtividade

Quando os colaboradores passam a entender o real propósito por trás do projeto que está em execução, a produtividade tende a aumentar e o time se torna mais colaborativo.

Com isso os funcionários ganharão maior visibilidade por parte da empresa, terão prioridades na hora de conseguir uma efetivação e consequentemente se capacitarão!

Dica de ouro!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.