ESG: Entenda o que é e como esse termo pode impactar seus investimentos!

Visando estimular boas práticas socioambientais, o ESG tem se tornado bastante popular no ramo empresarial. Entenda o porquê!

Marcela Gomes 12/05/2022 - 4 mins de leitura

Inicialmente idealizado em 2005, o Environmental, Social and Governance surgiu com o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável e social no mercado empresarial. Usada como uma forma de metrificar as boas práticas no mundo dos negócios, a sigla vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade.

Além disso, os pilares da ESG acabam trazendo mais lucros e mais visibilidade mediante as instituições financeiras e investidores, já que são temas que acabam impactando a sociedade a longo prazo. Vem entender um pouco mais sobre o assunto que será distribuído nos seguintes tópicos:

  • O que é ESG?
  • Como o ESG está presente nas empresas?
  • Como identificar empresas que praticam ESG?

Preparados? Vamos lá!


O que é ESG?


O termo ESG, Environmental, Social and Governance, foi idealizado pela primeira vez em 2005, pela ONU (Organização das Nações Unidas). Buscando trazer a cultura de sustentabilidade para empresas, essa alternativa surgiu como uma forma de união entre prezar pelo meio ambiente e obter bons resultados. 

Podemos analisar a sigla separadamente, elas se traduzem em 3 pilares:

  1. Environmental: Traduzindo ao pé da letra, significa “ambiental”. Está ligado aos impactos ambientais que aquela empresa causa e às políticas socioambientais de compensação que ela pratica.
  2. Social: Esse termo, é mais difundido no meio do empreendedorismo. Significa a forma com que aquela empresa realiza a gestão de seus contribuintes. Se há diversidade, inclusão, respeito aos direitos humanos e leis trabalhistas.
  3. Governance: Outro termo bem comum, a governança se trata da forma com que determinada empresa realiza sua gestão corporativa, se existe  transparência, respeito com o código de conduta e ética, e preocupação com o plano de remuneração de seus contribuintes.

Recomendação de sucesso!


Com essa planilha de Balanço Socioambiental, você poderá listar suas ações divididas nos tópicos sociais e ambientais, tanto internamente quanto externamente. Além de poder comparar graficamente o desempenho das ações ao longo dos anos.

Esta ferramenta prática para te auxiliará em centralizar o Balanço Socioambiental, todas as suas ações e a receita gerada por cada uma delas, listar suas ações divididas nos tópicos sociais e ambientais, tanto internamente quanto externamente. Além de poder comparar graficamente o desempenho das ações ao longo dos anos.

Se interessou? Então, não perca essa oportunidades e baixe agora!


Como funciona e como investir em ESG?


Não é mais uma novidade no mercado, falarmos sobre investimentos, ainda mais quando abordam fatores totalmente relevantes e que estão ganhando cada vez mais espaço na sociedade. Esse é o caso dos investimentos em ESG. 

Para entendermos melhor, temos que levar em conta o significado da sigla ESG e entender que, atualmente, os maiores investidores procuram empresas e ativos que sejam engajados nesse meio. Isso faz com que cada vez mais empresas comecem a se preocupar com essas questões.

Entretanto, devemos considerar que algumas empresas ainda não aderiram a esse novo modelo de gestão e que, na maioria das vezes, seus meios de produção dependem da degradação do meio ambiente, isso acaba tornando essas empresas mais propícias a se envolverem em alguma situação mal vista e até mesmo a perder consumidores.


Quais os primeiros passos para investir em ESG?


Para investir em ESG, além de realizar várias pesquisas sobre o assunto e analisar se a empresa de investimento realmente está ligada às causas ou se apenas praticam “greenwashing” - mascaramento das práticas ruins, geralmente ligadas a questões ambientais, é necessário a criação de uma conta em alguma corretora de valores, dessa forma, você terá acesso a todos os fundos que possuem foco em sustentabilidade e a bolsa de valores. 

Mas lembre-se de sempre analisar e avaliar as informações para ter a certeza que o investimento está ligado aos seus interesses!


Como identificar empresas que adotam ESG?


Para realizar essa identificação, a forma mais simples é estar sempre de olho nos relatórios anuais que as empresas emitem. Além de relatarem toda parte econômica daquela empresa, vem detalhadamente todas as medidas sustentáveis que a mesma realizou durante o ano. 

Além disso, temos um grande meio a nosso favor quando se trata desse assunto: as mídias de comunicação. Hoje em dia, nada passa despercebido pela mídia e por isso, é possível acompanhar todas as informações que foram omitidas nos relatórios anuais, pois, quando ocorrerem problemas relacionados aos pilares da ESG - ambiente, social e governança - é certeza que será notícia nos meios de comunicação.

Se caso você opte por informações mais detalhadas e que possam impactar os resultados do seu investimento, existem empresas que realizam esse tipo de serviço. Realizam um diagnóstico capaz de auxiliar os investidores a escolherem realmente empresas que estão engajadas na causa ESG.


Essa é a trilha para o sucesso!


Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro. 

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo