O que é Google Keep? Descubra o que é e como utilizá-lo!

Aprenda neste artigo o que é o Google Keep e como esta ferramenta poderá ajudar você a organizar as tarefas do seu trabalho e estudos.

Thiago Coutinho 23/05/2022 - 5 mins de leitura

Você sente que muitas vezes se perde e acaba esquecendo de fazer várias atividades no seu trabalho, estudos e dia a dia? Existem diversas ferramentas que ajudam as pessoas para que isso não aconteça mais. Uma delas é o Google Keep.

Sua grande vantagem é ser gratuito e ter integração com outros produtos da Google.

Ficou interessado em conhecer sobre o Google Keep? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é o Google Keep?
  • Qual é a relação do Google Keep com o método kanban?
  • Quais são as suas funcionalidades?
  • Como utilizar o Google Keep no estudo e no trabalho?
  • Essa é a trilha para o sucesso!

Vamos à leitura?


O que é o Google Keep?


O Google Keep é uma ferramenta que tem o objetivo de facilitar e melhorar a vida dos usuários, através da organização com fluxos de informações do dia a dia das pessoas em tempo real.

Ele permite que o usuário faça anotações, lembretes e listas (lista de compras, por exemplo) tudo de forma completamente digital.

Uma grande vantagem é que esta ferramenta é do Google, ou seja, possui integração direta com outras ferramentas de organização de produtividade do grupo, como por exemplo: Google Agenda e o Google Docs, através de um único e-mail de cadastro.

Além de tudo isso, o Google Keep é gratuito e pode ser baixado para Smartphone (iOS e Android) e também acessado pelo computador através do site, caso você já possua conta do Google ou utilize outros serviços da companhia, é possível acessar o Google Keep de forma automática.

Também é possível instalar uma extensão no Google Chrome de seu desktop para utilizar a ferramenta.

Uma dica é você também conhecer o Notion App, uma ferramenta similar que também poderá te ajudar a se organizar melhor.

Algumas pessoas podem perceber uma leve semelhança com o método kanban presente em outras ferramentas, mas em geral, o Google Keep se diferencia um pouco, você sabe por que?


Qual é a relação do Google Keep com o método kanban?


Dentro do Google Keep é possível definir tarefas, quem será o responsável, a data, lembrete, checklist, anexos, etc. Isso é muito similar ao Trello, um aplicativo que roda um quadro Kanban dentro dele.

Porém a grande diferença é que no Google Keep não fica claro quais atividades precisam ser executadas, quais estão sendo executadas e quais estão prontas.

Em um quadro kanban, conseguimos ver com mais facilidade em qual etapa cada atividade se encontra.

Porém ambas as ferramentas são de extrema importância e eficácia para ajudar você a organizar suas atividades.

Se fosse para eu escolher, eu diria que o Google Keep funciona muito bem para atividades da sua rotina individual enquanto outras ferramentas kanban funcionam melhor para trabalhar em times com grandes quantidades de pessoas, atividades e obrigações.

Mas independente disso, o Google Keep possui muitas funcionalidades que podem ser ótimas para gerenciar seu dia a dia. Vamos conferir?


Quais são as suas funcionalidades?


Viu como o Google Keep pode ser ótimo para auxiliar você a ser uma pessoa mais organizada e gerenciar suas tarefas? Separamos algumas funcionalidades incríveis da ferramenta para apresentar para você.


Criar notas a partir da voz

Sabe quando você está com aquela preguiça para escrever no celular e prefere mandar um áudio no Whatsapp? Você pode fazer isso com o Google Keep também, com o diferencial que a ferramenta irá transcrever seu áudio.

Para isso, basta procurar pelo ícone de microfone em seu Smartphone e em seguida grave uma nota de voz. Quando terminar de gravar, será apresentado a você um texto com a sua mensagem. Crie um título e salve-o para ser compartilhado com o Google Keep web.


Criar notas a partir de imagens

Através do reconhecimento óptico de caracteres, o Google Keep permite que você transcreva o texto de uma imagem e crie uma nota. Muito fácil não é?


Criar desenhos

Faça o esboço de um desenho dentro do aplicativo e selecione o ícone de caneta para ser mostrado a você várias opções para melhorar o seu desenho. Depois de finalizado, você poderá compartilhar com seu time.


Arraste e solte do Google Keep para o Google Docs

Lembra que falamos que a ferramenta permite integração com outros serviços da Google?

É possível você criar uma nota e arrastar diretamente o Docs.

Dentro do Docs, clique em Ferramentas no menu e depois em Manter o bloco de notas. Será mostrada uma barra lateral com todas as opções de notas.

Você poderá percorrer a lista ou usar a barra de pesquisa para que você encontre o que precisa mais rapidamente. Depois, basta arrastar e soltar no corpo do documento.


Extensão no Google Chrome

Usar a extensão pode ser mais cômodo, principalmente pelo fato de que quando você cria uma nota usando a extensão, a URL da página já é salva.


Enviar notas para outros aplicativos

Alguns times costumam salvar as informações de outros aplicativos de mensagens ou redes sociais no Keep para usar como referência mais tarde. É possível utilizar o Keep para escrever e-mails e criar postagens nas redes sociais. Clique nos três pontinhos no canto inferior do aplicativo e em enviar, em seguida escolha em qual aplicativo você deseja compartilhar a nota.


Organizar as notas por cor 

A ferramenta permite que você organize as notas com diversas cores, você pode por exemplo: usar uma cor para determinar tarefas urgentes e outra cor para determinar tarefas não urgentes.

Também é possível organizar as notas por categorias. Vai da criatividade de cada um para criar um padrão e se organizar da melhor maneira possível.


Configurar lembretes

Uma das funções mais úteis do Keep é poder criar lembretes! Defina um lembrete com base na data que tem que terminar a tarefa.

Desta forma, outras ferramentas do Google, como por exemplo a Agenda, irá te alertar e lembrar de realizar a tarefa.

Sendo assim, não haverá chances de você esquecer. 

Aposto que com tantas funcionalidades você está querendo saber como começar a utilizar a ferramenta, separamos o tópico seguinte exclusivamente para tratar deste assunto, bora lá?


Como utilizar o Google Keep no estudo e no trabalho?


Vamos aprender agora como criar uma nota e ser mais produtivo em seus estudos, trabalho e até mesmo nas atividades diárias?

  • Abra o aplicativo em seu Smartphone, tablet ou computador através do site.
  • Clique no botão + colorido (ou Criar uma nota na versão web)
  • Crie um título e insira o conteúdo da anotação.

Viu como é fácil?


Essa é a trilha para o sucesso!


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