O que é a inovação incremental?
Quais as vantagens da inovação incremental?
Exemplos de inovação incremental!
Como aplicar a inovação incremental?
Invista em resultados para o seu negócio!

Saiba mais sobre a estratégia de inovação incremental e se destaque!

Descubra como a inovação incremental pode trazer diferenciais competitivos para um negócio, além de ser uma estratégia mais barata e eficaz.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba mais sobre a estratégia de inovação incremental e se destaque!

Com o avanço da tecnologia as mudanças em todos os âmbitos têm sido cada vez mais constantes. Quando se trata do mundo de negócios, muitas vezes elas estão mais alinhadas com a adaptação e o aprimoramento, que são processos de inovação incremental. 

Esse termo foi elaborado por Joseph Schumpeter, economista austriaco autor do livro Business Cycles. O conceito se refere a uma situação que é melhorada continuamente, que não gera uma ruptura total, mas traz melhorias significativas para o uso de um produto ou serviço.

Quer conhecer mais sobre a inovação incremental, suas aplicações no dia a dia e como ela se diferencia dos outros tipos de inovação? Então, acompanhe este artigo até o final entenda tudo o que você precisa saber sobre o tema:

  • O que é a inovação incremental?
  • Quais as vantagens da inovação incremental?
  • Exemplos de inovação incremental!
  • Como aplicar a inovação incremental?
  • Invista em resultados para o seu negócio! 

Vamos à leitura?

O que é a inovação incremental?

Antes de começarmos a falar sobre inovação incremental é preciso entender o que o conceito de inovação quer dizer. Afinal, essa palavra muitas vezes tem conotação de algo disruptivo, mas esse não é o seu único sentido.

De maneira geral, esse termo é uma combinação nova de recursos, sejam eles conhecimentos, ferramentas, ambiente ou outros fatores. Essa novidade a partir do momento que posta em prática deve gerar valor para o público que a utiliza.

Sendo assim, fica fácil de entender que nem sempre a inovação diz respeito a criar algo nunca visto antes. E é justamente nessa melhoria de tecnologias, processos e produtos que já existem que consiste a inovação incremental.

Mas esse não é o único tipo. Por isso, para que você entenda com clareza quais as diferenças entre cada um deles, separamos uma breve explicação também sobre as outras vertentes.

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Inovação radical

Inovação radical se caracteriza pela criação de um produto ou serviço completamente diferentes do que estão disponíveis no mercado ou quando o que já existe é oferecido para um público-alvo totalmente diferente.

Um exemplo é Airbnb. A empresa se propõe a organizar a relação entre pessoas interessadas em alugar determinado espaço por um tempo, de um lado quem irá se hospedar e do outro quem irá ser o anfitrião.

Outros exemplos de inovação radical são as plataformas de streaming, como Netflix e Amazon Prime. Elas mudaram a forma de oferecer serviços de entretenimento, no entanto, utilizam de filmes e séries, ferramentas cernes das antigas locadoras.

Inovação disruptiva

Normalmente, a inovação disruptiva ainda é o conceito que vem à cabeça quando falamos em inovação. Ou seja, algo novo, diferente de tudo o que já foi visto e que mudará a forma com que determinados processos são feitos hoje.

Pense no mundo onde não existia a roda, por exemplo. A criação desse novo produto revolucionou o meio com que as pessoas se deslocavam, bem como transportavam materiais.

Agora que você já conhece as diferenças entre os tipos de inovação, é hora de descobrir quais as vantagens de investir em estratégias de inovações incrementais para o seu negócio. Vamos lá?

Quais as vantagens da inovação incremental? 

A inovação incremental pode ser uma das maneiras de se destacar no mercado. Afinal, com pequenas melhorias já é possível fidelizar clientes e se tornar uma marca cada vez mais presente em seus hábitos de consumo.

Mas essa não é a única vantagem desse tipo de estratégia. A inovação incremental também tem outros benefícios, como:

  • Possuem menor custo para serem aplicadas e testadas, 
  • Em geral possuírem validação mais rápida do público-alvo;
  • É possível ser aplicada em detalhes simples e gerarem grande impacto;
  • Pode ser um diferencial da sua empresa frente aos concorrentes diretores;
  • Pode ser feita com menos investimentos em desenvolvimento e pesquisa, se comparada aos outros tipos e exemplos de inovações.

Você quer entender a fundo como esses fatores impactam na prática através de um exemplo de inovação incremental? Veja a seguir!

Exemplos de inovação incremental! 

A inovação incremental pode ser vista em inúmeros produtos ou serviços utilizados no dia a dia. Afinal, a maior parte deles não foi criado da maneira como é hoje.

Por isso, separamos grandes cases de sucesso dessa metodologia que facilitam a sua rotina. Confira:

Gmail

As marcas do Google em geral possuem grandes funcionalidades que vieram através de inovações incrementais.

O Gmail, por exemplo, não foi a primeira plataforma de envio de mensagens eletrônicas, armazenamento em nuvem ou chamada de vídeo. No entanto, foi pioneira na união de todas essas tecnologias em um único lugar.

Caneta Bic

As canetas transparentes com a tampa azul estão presentes na maioria das salas de aula, escritórios e casas de todo o mundo. No entanto, o que muitos não sabem é que ela foi criada através de uma inovação incremental.

O conceito surgiu de um problema simples: a necessidade de carregar tintas de canetas manualmente. A partir dessa observação, o barão Marcel Bich criou uma estrutura que fosse capaz de introduzir uma quantidade suficiente de tinta que fosse duradoura e dispensasse as constantes recargas manuais.

Sendo assim, de uma maneira simples, foi possível alinhar a criatividade e a inovação para resolver um problemajá existente.

Faber-Castell

Outra empresa que investe na estratégia de inovação incremental é a Faber Castell. Apesar de ser consolidada no ramo de papelaria e materiais escolares, a marca sempre busca lançar novos produtos e modelos para se manter como uma das líderes de mercado.

Desde uma cor fluorescente até um novo design de cadernos, a empresa aplica o conceito para manter os seus consumidores fiéis. 

Se convenceu de que é necessário aplicar a inovação incremental em seus negócios? Confira abaixo como fazer isso! 

Como aplicar a inovação incremental? 

Aplicar a inovação incremental pode ser muito mais simples do que você pensa. Por isso, separamos uma lista de boas práticas que podem ser o primeiro passo para a consolidação de uma organização ambidestra.

Além disso, para quem quer alinhar o empreendedorismo e a inovação, esse tipo de metodologia pode ser o caminho para novas ideias de negócios de sucesso.

Observe os detalhes

A inovação incremental tem como base produtos e serviços já existentes. Por isso, nada melhor do que observar os detalhes e criar uma cultura empresarial com DNA de inovação. Para isso, algumas ações podem ser colocadas em prática:

  • Experimente o que você oferece aos seus clientes;
  • Faça simulações com os consumidores para mapear impressões;
  • Aplique pesquisas de mercado.

Dê ouvidos à sua equipe

Você já parou para pensar no quanto os pequenos cortes das embalagens de ketchup e maionese podem facilitar a sua abertura? Esse é um exemplo de inovação incremental que surgiu pela ideia de um colaborar.

Por isso, incentivo um ambiente de trabalho que alinhe autonomia e inovação. Além disso, volte sempre a atenção para as sugestões de funcionários. Boas práticas são:

Faça parcerias e conheça o seu mercado

Também é possível coletar ideias para inovações incrementais através de parcerias. Dessa forma, a percepção de novas utilidades para o serviço que você oferece ou para novos modelos de negócios.

Por isso, conheça o que o seu público alvo está realmente interessado. Por exemplo, com a popularização das redes sociais uma empresa de fotografia e filmagem profissional pode organizar cursos sobre produção de conteúdos.

Para oferecer esses serviços, é possível entrar em contato com alunos de academias, grupos de viagem e muito mais.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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