ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o ITIL?
Para que serve o ITIL?
Quais as vantagens do itil?
Quais são as etapas do ciclo de vida do serviço no ITIL?
Como implementar o ITIL?
Se especialize!

Como o ITIL pode aumentar a produtividade do TI da sua empresa? Descubra aqui!

Aqui você aprenderá o que é o ITIL, suas funcionalidades e importância. Além de ter acesso a dicas práticas de como implementá-lo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como o ITIL pode aumentar a produtividade do TI da sua empresa? Descubra aqui!

O ITIL é uma metodologia que busca auxiliar organizações a alcançarem a padronização nas atividades de tecnologia da informação (TI). Com isso, faz com que as mesmas atinjam suas metas estratégicas através da otimização dos seus recursos.

Criada no Reino Unido, a sua primeira função foi comparar em âmbitos objetivos propostas de prestadores de serviços com equipe de TI. No entanto, com o passar do tempo, o ITIL ganhou novas versões e se incorporou na gestão de muitas empresas. 

Sendo assim, o ITIL se tornou referência na solução de problemas de entrega de serviços de TI.

Quer entender mais sobre como essa metodologia funciona? Acompanhe este artigo até o final e descubra a resposta para as seguintes questões:

  • O que é o ITIL?
  • Para que serve o ITIL?
  • Quais as vantagens do ITIL?
  • Quais são as etapas do ciclo de vida do serviço no ITIL?
  • Como implementar o ITIL?
  • Se especialize!

O que é o ITIL?

ITIL é a sigla para designar o termo em inglês Information Technology Infrastructure Library, ou seja, Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação em português.

O ITIL é uma metodologia voltada para compilar as melhores práticas de gerenciamento dos processos de TI com base no ciclo de vida e na melhoria contínua de serviços.

Com isso, o objetivo da implementação dessa ferramenta é trazer às companhias mais organização e acompanhamento dentro das atividades de tecnologia da informação, impulsionando o alcance de metas.

Quer compreender como o ITIL faz com que as estratégias sejam alcançadas? Descubra mais a fundo para que serve a funcionalidade e como ela faz com que isso aconteça!

Para que serve o ITIL? 

Para que o ITIL serve basicamente para garantir que haja uma padronização das atividades de TI. Para isso, tem foco principal em tornar uniforme na tecnologia empresarial aspectos como:

  • Processos e atividades;
  • Terminologias utilizadas;
  • Desempenho de sistemas e equipes;
  • Qualidade de entregas;
  • Custos.

Sendo assim, a aplicação do ITIL no gerenciamento de serviços busca uma gestão estratégica eficaz em todos os âmbitos de TI, garantindo a melhor experiência possível para os clientes e usuários finais.

Antes do próximo tópico veja uma dica extra!

Dica extra da Voitto!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Agora que você já sabe para que serve o ITIL, é hora de descobrir quais as vantagens da sua implementação para empresas. Veja a seguir no próximo tópico.

Quais as vantagens do itil?

Como você já sabe, a implementação do ITIL faz com que empresas tenham processos padronizados no âmbito do TI. Essas boas práticas trazidas pela metodologia foram validadas durante as décadas da sua utilização e melhoria contínua.

Sendo assim, o ITIL pode ser vista como causa para diversas melhorias. Entre elas, estão:

  • Processos de TI mais otimizados e dinâmicos;
  • Aumento da produtividade e alinhamento da equipe com a estratégia de serviço da empresa;
  • Redução de custos dos processos internos pela redução de erros devido aos processos mais precisos;
  • Aumento na qualidade e no valor do serviço da área de TI;
  • Acompanhamento mais eficaz das atividades e controle dos resultados das melhorias aplicadas na gestão de serviço; 
  • Padronização de nomenclaturas, facilitando a comunicação entre áreas que possuem interface; 
  • Divisão clara das funções de cada departamento na gestão de TI, bem como no desenvolvimento do serviço;
  • Minimização da ociosidade de máquinas, equipamentos e também profissionais;
  • Facilidade na identificação de falhas, bem como agilidade na aplicação de suas correções.

A metodologia ITIL tem foco em manter conectadas todas as etapas do ciclo de vida do serviço. Por isso, para entender como isso é feito e saber colocar em práticas dicas para a sua implementação, primeiro é preciso conhecer mais a fundo essas etapas. Vamos lá?

Quais são as etapas do ciclo de vida do serviço no ITIL?

O ciclo de vida do serviço na metodologia ITIL pode ser pode ser dividido em cinco etapas. Para que você saiba mais a fundo sobre elas, separamos as suas definições que podem ser moldadas de acordo com cada biblioteca.

Estratégia de Serviço

Nessa etapa cabe aos gestores responsáveis traçarem metas que sejam alcançadas através de um TI estratégico. Com isso, é preciso criar um conjunto de planos de ação que foquem no todo, como:

  • Cultura organizacional;
  • Governança corporativa;
  • Políticas e regras internas;
  • Padrões de qualidade e atividades, como definição de framework a utilizar;
  • Direcionamentos de implementação de atividades;
  • Controle de ações e resultados;
  • Mudanças no mercado de trabalho devido à tecnologia.

Projeto ou Design de Serviço

Esse momento pode ser considerado uma página em branco. É nele que serão elencadas as novas ideias de serviços, as análises de necessidades de ferramentas para otimização de processos e traçar ações para alcançar o que foi traçado na estratégia.

Vale ressaltar que esse momento pode ser utilizado para modificações de serviços já existentes, bem como criação de novos modelos e projetos.

Transição de Serviço

Depois do planejamento e da criação de planos de ação para o serviço, é hora de colocá-los em prática. Para isso, será necessário tanto o desenvolvimento das atividades novas e antigas, quanto o controle do resultado de cada uma delas.

Essa fase tem como principal objetivo a validação das ideias e dos projetos. Por isso, será preciso:

  • Aplicação de testes;
  • Controle frequente de resultados;
  • Implementação de correções;
  • Monitoramento do ambiente e suas reações com as mudanças;
  • Impacto qualitativo e quantitativo das alterações. 

Operação do Serviço

Depois da validação, o serviço chega à fase de operação. Nela todas as alterações passarão a ser vigentes em todos os processos cabíveis, ou seja, se tornarão o novo padrão.

Nessa fase também será percebida a visão do cliente sobre as melhorias. Afinal, é com isso que a empresa perceberá se seus objetivos finais estão sendo alcançados.

Além disso, também será necessário a alocação de uma equipe de suporte em caso de qualquer falha. Garantindo que a experiência não seja rompida e as melhorias executadas de maneira tempestiva.

Melhoria Contínua de Serviço

Como a maior parte dos processos, o controle acontece em uma etapa de transição, mas ele não deixa de ser acompanhado em todo o processo. Mesmo com o serviço já em operação, é necessário avaliá-lo de maneira constante para que ele siga em melhorias.

Outro ponto importante nesse processo é o acompanhamento das novidades de mercado. Por exemplo, estar a par das novidades metodológicas entre o ITIL V3 e a sua versão mais recente, o ITIL V4.

Como implementar o ITIL? 

Para implementar o ITIL é necessário pensar no passo a passo da metodologia, ou seja, nas etapas descritas anteriormente. Com isso, será possível adaptar os processos e planejá-los de acordo com as necessidades de cada organização.

Além disso, vale lembrar que o ITIL é uma metodologia. Por isso, deve-se ter como base as suas instruções. Apesar de ser extremamente adaptável, os processos padrões são aqueles já testados e com eficiência comprovada.

Com o avanço da tecnologia da informação no Brasil, cada vez mais as empresas devem se destacar neste sentido. Por isso, implementar o ITIL torna-se um diferencial que não pode ser deixado de lado.

Se especialize!

Com o curso de Formação em Cientista de Dados aprenda a não ser um profissional do óbvio e fale a linguagem dos dados!

A Formação de Cientistas de Dados é composta pelos cursos Fundamentos Essenciais para Python, Python Intermediário para Análise de Dados e Tópicos Avançados em Python para Análise de Dados. Além disso, preparamos quatro bônus especiais para complementar sua formação.

Nesta trajetória, o Mestrando em Modelagem Computacional, Iago Rosa, te conduzirá por uma trilha de aprendizado que passará desde a lógica básica de programação em Python até a utilização de bibliotecas essenciais para organização, análise e visualização de dados, como NumPy, Matplotlib, Pandas e Seaborn

Está esperando o que? Faça já o seu curso e se especialize!

Formação em Cientista de Dados

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Formação em Cientista de Dados

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formação Em Cientista De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.