O que é um leilão de veículos?
Dica de ouro!
Como funciona um leilão de veículos?
Pontos de atenção para se dar bem em um leilão de veículos
Por que um leilão de veículos pode ser uma opção atrativa para você?
Dica bônus!

Como funciona e como adquirir o seu carro em um um leilão de veículos?

Saiba como funciona um leilão de veículos e como você pode adquirir o carro dos seus desejos por um valor abaixo do preço real dele.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como funciona e como adquirir o seu carro em um um leilão de veículos?

Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três! Vendido, um artigo zero, com cheirinho de novo para você!

Brincadeiras à parte, os leilões têm sido cada vez mais vistos como uma ótima opção de investimento e, até mesmo, como uma forma de adquirir um bem para uso próprio por um valor muito abaixo do valor de mercado.

E, diferente do que muitos pensam, nem sempre é necessário possuir rios de dinheiro para participar destes eventos e sair lucrando.

É isso mesmo! Talvez seja uma excelente maneira de rentabilizar a sua grana, ou mesmo, de conquistar seu tão sonhado carro.

É o que você vai descobrir nos seguintes tópicos:

● O que é um leilão de veículos?

● Como funciona um leilão de veículos?

● Pontos de atenção para se dar bem em um leilão de veículos;

● Por que um leilão de veículos pode ser uma opção atrativa para você?

O que é um leilão de veículos?

Um leilão de veículos é, assim como um leilão geral, um evento onde ocorre a venda de bens, sob um regime de pregão de leiloeiro, de maneira que valores são ofertados de modo incremental pela compra do bem em questão.

O diferencial do leilão de veículos é, apenas, que estes eventos são destinados apenas a venda de carros, motos, caminhões, utilitários, e outros veículos, inclusive, a sucata dos mesmos para a retirada de peças.

Estes eventos acontecem a muito tempo e, muito provavelmente, todos os que chegaram a este artigo já viram alguma representação deles em algum filme ou novela.

Mas a verdade é que poucos realmente entendem o funcionamento de um leilão de veículos e, menos pessoas ainda já participaram de tal evento, caso contrário, todos aproveitariam as oportunidades ali existentes.

Dica de ouro! 

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Como funciona um leilão de veículos?

Para que você possa ser uma das poucas pessoas que entendem e aproveitam estas oportunidades, agora vamos começar a entender como funciona um leilão de veículos.

1.   De onde vêm os veículos?

Uma dúvida muito comum em quem começa a pesquisar sobre leilões é de onde vêm os veículos que são comercializados ali.

Esses veículos costumam ser leiloados por instituições financeiras (bancos em sua maioria), companhias de seguros, locadoras, lojas e empresas que estão realizando a renovação de suas frotas e propriedades.

É interessante ressaltar que, hoje em dia, a maioria dos leiloeiros presentes nesse mercado relatam a origem de cada veículo no catálogo de vendas do leilão em questão.

Dessa maneira, você pode saber de onde cada veículo vem, antes mesmo do dia do evento.

2.   Por que os veículos vão a leilão?

Existem muitos motivos que podem levar um veículo a leilão, mas o principal deles é a inadimplência.

Ou seja, a maioria dos veículos que vão a leilão são de pessoas que financiaram o seu pagamento, deixaram de pagar as prestações deste financiamento e os perderam para a instituição financeira em questão.

Esta, por sua vez, ainda é dona desses veículos e, como meio de rentabilizá-los, os enviam para o leilão.

Outros leilões são promovidos pelas próprias montadoras, que utilizam destes eventos para vender veículos com algum tipo de dano, defeito de fabricação ou avaria devido aos processos de estocagem ou logística.

 3.   É confiável comprar um veículo em leilão?

O leilão de veículos, assim como outros leilões (imóveis, eletrodomésticos, etc), é uma prática antiga e consolidada no mercado, porém, pouco famosa devido à pouca divulgação.

Por isso, se você for iniciante, ou mesmo, nunca tiver ido a um leilão de veículos, existem algumas dicas e pontos que você deve prestar atenção.

4.   Quem leva o veículo?

Como é de conhecimento geral, em um leilão, os lances são feitos em sequência e o valor total é acrescido de um valor fixo a cada lance, de maneira progressiva, até que não haja novos lances de interessados.

Dessa maneira, se garante que o veículo em questão seja vendido para a pessoa que está disposta a pagar mais.

Pontos de atenção para se dar bem em um leilão de veículos

O primeiro passo para quem deseja ir a um leilão é pesquisar pelas principais empresas e leiloeiros que realizam esses eventos.

Principalmente após a chegada da internet para a realização de leilões online, existem cada vez mais pessoas mal intencionadas que utilizam das vantagens dos leilões para atrair iniciantes e aplicar golpes e fraudes.

Outro ponto importante é se atentar a ofertas de veículos interessantes, antes mesmo de o leilão acontecer.

Isso porque os leiloeiros disponibilizam catálogos com os lances iniciais e características de cada veículo e alguns permitem até mesmo a visita ao pátio onde tais veículos estão guardados para que os interessados possam analisá-los.

Por último, mas não menos importante, é necessário se atentar ao preço de duas maneiras.

A primeira, é lembrar-se que, além do preço fechado no momento dos lances, são somados alguns custos como a taxa do leiloeiro, que devem ser considerados para entender o valor total do veículo.

A segunda, é ter em mente o preço dos veículos na Tabela FIPE, que serve como referência para os preços dos mesmos no mercado nacional, e embasa o lucro do seu investimento na concretização de uma venda futura.

Para a análise de ambos os pontos, a utilização de planilhas durante o leilão de carros se faz muito válida, sendo possível calcular nelas o valor final do veículo e compará-lo com o da Tabela FIPE.

Por que um leilão de veículos pode ser uma opção atrativa para você?

Como já foi dito, a principal vantagem ao se comprar um veículo em leilão é o preço, que em alguns casos, chega a ser de mais de 50%, mas que geralmente varia em torno de 30%.

Sendo assim, é uma ótima maneira, como já dissemos, tanto de comprar um carro para uso próprio por um valor bem inferior ao praticado no mercado.

Outra vantagem é que o IPVA, possíveis multas pendentes e outros tributos, tem o seu pagamento incluído no valor pago ao realizar a compra do veículo, segundo o artigo 328 do CTB, o Código de Trânsito Brasileiro.

Dica bônus!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.