O que é maturidade de gestão?
A importância de medir a maturidade de gestão
4 dicas de como medir a maturidade de gestão da sua empresa
Como melhorar a maturidade de gestão da sua empresa?
Como o MahaGestão pode ajudar a sua empresa a alcançar maturidade de gestão?

Maturidade de gestão: o que é e 4 dicas de como medi-la

Saiba o que é uma maturidade de gestão e aprenda a como medi-la e identificar se o seu empreendimento possui uma, ou não.

Parceiro
Por: Parceiro
Maturidade de gestão: o que é e 4 dicas de como medi-la

Empresas que têm como foco se destacar em um mercado cada dia mais competitivo, alcançando metas e objetivos com produtividade, eficiência e qualidade, precisam entender sobre a importância de alcançar a maturidade de gestão do negócio.

Muitas organizações não sabem identificar em qual nível de gestão estão e, com isso, não conseguem aplicar as ferramentas certas para conquistar uma maturidade.

A construção de competências eficientes para o crescimento organizacional, por exemplo, é um fator de extrema necessidade para uma empresa que deseja ter sucesso.

Por isso, fique com a gente para saber mais nos seguintes tópicos:

  • O que é maturidade de gestão?
  • A importância de medir a maturidade de gestão
  • 4 dicas de como medir a maturidade de gestão
  • Como melhorar a maturidade de gestão
  • Como o Maha Gestão pode ajudar a sua empresa a alcançar maturidade de gestão?

Vamos lá?

O que é maturidade de gestão?

O momento em que se encontra a gestão de uma empresa, seja com resultados positivos ou negativos, é o que se chama maturidade de gestão. Por isso a importância de entender esse conceito para avaliar quais são as melhores estratégias para o crescimento do negócio em todos os aspectos.

Dentro dessa definição de maturidade de gestão, é possível utilizar ações, através de etapas, com o objetivo de transformar os processos organizacionais e conquistar uma gestão de excelência e destaque no mercado.

O cenário econômico e tecnológico se transforma com muita agilidade e, como consequência, as empresas precisam estar preparadas para todas essas mudanças do ambiente externo para o interno. Afinal, a conquista de objetivos e metas nos negócios não são traçadas apenas com os fatores que ocorrem dentro da organização.

Um estudo sobre maturidade de gestão mostrou que 34% dos entrevistados não têm conhecimento sobre quais são os métodos de gestão utilizados na empresa em que trabalham.

Ainda segundo o relatório, dentre as empresas com objetivos traçados, 40% repassam até os setores operacionais e metade até o nível de gerência.

Esse é um ponto que merece atenção, tendo em vista que os objetivos de uma empresa é o que a leva ao sucesso. Por isso, é importante estabelecê-los e disseminá-los a todos os colaboradores da organização para que processos e ações sejam executados com maior produtividade e qualidade.

Para isso, conheça a planilha de OKR disponibilizada pela Voitto, ela pode ser uma ferramenta de auxílio para você nesse processo de estabelecer objetivos e metas!

Já ouviu falar das OKR's ou Objective Key Results? Se ainda não, está perdendo tempo!

Ela é uma metodologia muito importante e um modelo sólido de gestão, bastante utilizado pelas empresas na busca de uma gestão eficiente. Porém, nem todos conseguem sair do papel e aplicar com facilidade.

Pensando nisso, desenvolvemos uma Planilha de OKR'spara te ajudar a desmistificar a metodologia e colocar em prática. Com esse material, você terá a oportunidade de utilizar as OKR's de forma otimizada e funcional, garantindo a você e seu time o monitoramento das metas e alcance dos objetivos da sua empresa.

Baixe o material e estabeleça direções claras para alcançar o crescimento do seu negócio!

OKR

A importância de medir a maturidade de gestão

Saber em que nível está a maturidade de gestão é essencial para avaliar cada processo da empresa e de que forma é preciso fazer as modificações com as ferramentas corretas. É importante que todas essas informações se mantenham na memória organizacional para facilitar sempre que for medir o nível de gestão.

Saber identificar a maturidade de gestão é necessário para o crescimento da empresa, assim como também é um diferencial competitivo no mercado. É identificando o nível em que se encontra a maturidade de gestão que a organização consegue entender quais são os gargalos que estão dificultando todo o desenvolvimento.

Não entender como está a maturidade de gestão e tapar os buracos de uma empresa isoladamente pode atrapalhar nos resultados e nas metas a médio e longo prazo. Sendo assim, é necessário visualizar o todo para aplicar as ferramentas adequadas a cada processo e conquistar os objetivos que foram traçados.

4 dicas de como medir a maturidade de gestão da sua empresa

Medir a maturidade de gestão de uma empresa é o primeiro passo para entender os processos organizacionais, avaliando o que deve ser prioridade no atual momento, o que é preciso ser modificado e quais ações estão faltando para que o crescimento dos negócios possa fluir de forma eficaz.

Com a tecnologia a favor, hoje é possível fazer um diagnóstico online de qualidade e, através dessa avaliação, entender com clareza quais são as principais dificuldades para aplicar as ferramentas adequadas de modificação.

Para avaliar a maturidade de gestão da sua empresa e compreender em qual nível de gestão ela se encontra, é necessário analisar alguns pontos e observar como a organização se encaixa em cada um deles. Nesse sentido, listamos 4 dicas de como avaliar e medir a atual situação do seu negócio.

1. Entenda o que é maturidade de gestão e como ela funciona

Compreender o conceito de maturidade de gestão é importante para conseguir analisar com precisão cada setor da organização.

A teoria é o start para entender todo o processo, mas é preciso ter um olhar amplo da empresa, analisando o que traz resultados e o que atrasa a conquista de objetivos, para utilizar as ferramentas corretas e conquistar a evolução da gestão.

2. Identifique o atual nível da maturidade de gestão da empresa

É preciso entender quais são os níveis de maturidade de gestão para conseguir detectar em qual deles a empresa se encontra.

Por meio dessa identificação, a organização evita tomar decisões ou efetuar ações desnecessárias para o atual momento, focando apenas no que é relevante para obter sucesso e destaque no mercado.

3. Entenda o que precisa ser reestruturado

Após a identificação do nível de maturidade de gestão em que se encontra a empresa, agora é preciso analisar, entender e definir quais serão as melhorias que devem ser alcançadas para estruturar todas as ações que precisam ser aplicadas.

4. Estipule prioridades

Nessa etapa, é importante definir quais são os gargalos detectados após medir a maturidade de gestão e colocá-los em ordem de prioridades com base nas metas e nos objetivos estipulados, sempre avaliando os resultados para, assim, acompanhar todos os processos com precisão.

Como melhorar a maturidade de gestão da sua empresa?

Uma pesquisa realizada pela consultoria Falconi mostrou como as empresas de médio porte estão frágeis no quesito gestão. Das lideranças entrevistadas, 47,6% responderam não ter ações estratégicas a médio e longo prazo, mas percebem a necessidade de um planejamento.

A partir desse resultado, é possível ver como a falta de maturidade de gestão é um risco para empresas que não entendem a necessidade de saber exatamente como está a situação atual e quais as ferramentas são necessárias para evitar possíveis problemas.

O diagnóstico empresarial é de grande importância para se ter o conhecimento de que nível de maturidade a empresa se encontra e qual é o patamar de gestão que ela deve alcançar.

Ao unir o conhecimento amplo da real situação organizacional e a estruturação dos objetivos a serem conquistados, a empresa consegue alinhar as informações com todas as equipes de forma integrada e, assim, melhorar a comunicação interna, ganhar mais produtividade e, consequentemente, obter sucesso empresarial.

Como o MahaGestão pode ajudar a sua empresa a alcançar maturidade de gestão?

Usando a tecnologia sempre a favor de uma gestão empresarial de qualidade, o MahaGestão é uma plataforma que proporciona uma rápida análise da maturidade de gestão das empresas na adoção das melhores práticas de mercado.

Através de diagnósticos específicos para o porte (micro, pequenas e médias empresas) e o segmento do seu negócio, a plataforma permite uma visão ampla da gestão juntamente com um comparativo do mercado.

A plataforma disponibiliza uma matriz de processos com todas as etapas que fazem parte de uma empresa para facilitar o diagnóstico. Por meio do Índice Maha, é possível saber em qual nível de maturidade de gestão se encontra a empresa e quais são as melhores práticas a se aplicar para conquistar os objetivos e as metas estabelecidos de acordo com análises do mercado.

Outro ponto importante da plataforma é a disponibilização dos pontos fortes e fracos, que ajudam a entender quais ações são eficazes e quais requerem maior atenção ou mudanças.

Com todas essas análises, o MahaGestão direciona a empresa para um plano de ação mais certeiro e com tarefas a serem cumpridas!

Quer ter uma gestão de referência no mercado de trabalho?

Conheça o nosso curso de Gestão para Resultados!

A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Neste curso de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Incrível, né? Então não perde tempo e garanta já a sua inscrição!

Gestão para Resultados, garanta sua inscrição!


Este é um post produzido pela Sankhya para apresentar a importância da maturidade de gestão, e a sua plataforma que proporciona diagnósticos precisos de maturidade de gestão a fim de ajudar empresas a crescerem com sustentabilidade em um mercado exigente e competitivo.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Para Resultados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.