O que é MBA?
Qual a diferença entre MBA e pós?
Vantagens de fazer um MBA
Tipos de MBA
Qual o salário de um MBA?

MBA: uma ótima oportunidade para crescer no ramo profissional

O MBA é um curso de pós-graduação na área de gestão e administração. Nesse sentido, é ideal para os profissionais que desejam aperfeiçoar suas habilidades.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
MBA: uma ótima oportunidade para crescer no ramo profissional

O mercado atual caracteriza-se pela alta exigência e competitividade. Nesse sentido, os profissionais que desejam se destacar e conquistar sucesso profissional precisam estar, constantemente, em busca de novos conhecimentos.

Nesse viés, o MBA é uma ótima oportunidade para alcançar uma maior qualificação profissional, haja vista que proporciona o aperfeiçoamento nas áreas de marketing, finanças, gestão de pessoas, liderança e design profissional, por exemplo.

E você? Já conhecia a importância do MBA para o sucesso profissional? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre essa formação, a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é MBA?
  • Qual a diferença entre MBA e pós?
  • Vantagens de fazer um MBA
  • Tipos de MBA
  • Qual o salário de um MBA?

Boa leitura!

O que é MBA?

O ‘’Master of Business Administration’’ é um tipo de curso de pós-graduação direcionado para profissionais que já ocupam cargos em gestão de negócios e desejam especializar nas áreas que envolvem administração e negócios relacionados a empresas.

Os cursos do MBA oferecem uma visão mais aprofundada sobre as exigências das empresas e as orientações necessárias para que os profissionais consigam gerenciar, com maior eficiência, os negócios.

Para cursar um MBA, é preciso ter uma graduação, a qual pode ser a formação em licenciatura, bacharelado ou tecnólogo reconhecidos pelo MEC. Além disso, é importante que o profissional seja da área da Administração e que realize um um processo seletivo para conseguir cursar o MBA.

Por fim, o MBA é uma excelente oportunidade para que os profissionais consigam ampliar seus conhecimentos e habilidades. Assim, eles serão capazes de liderar a equipe, conduzir os processos e tomar as melhores decisões para o crescimento dos negócios.

Confira abaixo algumas disciplinas ministradas no MBA:

  • Finanças e operações 
  • Economia global e contabilidade
  • Recursos Humanos 
  • Comportamento organizacional 
  • Tecnologia da informação 
  • Empreendedorismo 
  • Marketing 
  • Comunicação 
  • Liderança
  • Negociação estratégica 
  • Teoria da decisão 
  • Métodos quantitativos

Qual a diferença entre MBA e pós?

Primeiramente, é importante entender o conceito de pós-graduação, ou seja, é um curso destinado a preparar os profissionais em diversas áreas do conhecimento após a conclusão da graduação.

Nesse sentido, a pós-graduação é exclusiva para formações específicas, isto é, não estão vinculadas à área de formação dos alunos.

A título de exemplo, uma pessoa que se formou em administração pode realizar uma pós-graduação em recursos humanos, administração pública, gestão de projetos, comunicação de crises e hotelaria.

É importante entender que todo curso de MBA é um curso de pós-graduação, porém esse último não é considerado um MBA.

Enquanto o MBA é responsável por formar líderes, a pós-graduação atua na qualificação dos profissionais, isto é, direciona ao aperfeiçoamento e a atualização dos conhecimentos recebidos durante a graduação.

Assim, é importante entender o que se busca ao escolher entre o MBA e a pós-graduação. Nesse viés, o MBA é focado na gestão empresarial, nos negócios e no mercado. Já na pós-graduação, é direcionada à ampliação dos conhecimentos.

Por fim, no MBA os profissionais conseguem alcançar a troca de experiências e de conhecimentos entre os alunos e os professores. Isso não acontece na pós-graduação, pois todo o processo se concentra no conhecimento técnico e teórico.

Vantagens de fazer um MBA

O profissional que optar por fazer um MBA conseguirá alcançar inúmeras vantagens, haja vista que é uma ótima oportunidade para buscar novos conhecimentos, para a ascensão de carreira e até mesmo para aumentar o salário.

Logo abaixo, você encontra de forma detalhada algumas vantagens ao se fazer um MBA.

Expansão do conhecimento

O MBA é uma excelente ferramenta para ampliar os conhecimentos obtidos durante a graduação.

Isso é possível, pois, durante o curso, as habilidades dos profissionais são mais aprofundadas e exploradas, já que permite o fortalecimento e a execução na prática dos conhecimentos obtidos.

Networking qualificado 

O MBA permite a ampliação da rede de contatos profissionais, por intermédio de professores e colegas com mais experiência no mercado. Assim, as oportunidades vão surgindo, seja para encontrar um novo emprego, seja para conquistar maior relevância na área de atuação.

Solução de conflitos 

Durante o MBA, os alunos conseguem expandir a capacidade de liderança. Assim, são treinados para enfrentar com eficiência diferentes cenários que podem surgir no espaço empresarial. Nesse sentido, conseguem resolver possíveis conflitos com maior assertividade e autonomia.

Valorização de currículo 

O mercado de trabalho atual tem se mostrado cada vez mais competitivo.

Nesse sentido, os profissionais que desejam se destacar em suas respectivas áreas de atuação precisam demonstrar a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas atividades da empresa.

Assim, o MBA permite a formação de um profissional completo, isto é, aquele que consegue tirar todo o conhecimento do papel e aplicar tudo que aprendeu no dia a dia da empresa.

Você ganhou um KIT!

Com o kit de Gestão Estratégica, você receberá 10 materias para gerenciar estratégias na sua empresa. Dentre elas estão: 5 Forças de Porter, Análises de Cenários e Expansão, Análise SWOT, Avaliação de Segmentação de Mercado, Brainstorming e seleção de ideias, Curva de Valor, Diagnóstico Empresarial, Matriz BCG, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios.

Ficou interessado? Então, não perca tempo e entenda mais sobre o Gestão Estratégica!


Kit gestao estrategica

Tipos de MBA

O MBA pode ser dividido em duas categorias, isto é, MBA executivo e MBA profissional.

Confira abaixo um pouco mais sobre essas duas categorias.

MBA executivo 

  • modalidade lato sensu, isto é, oferece programas de especialização 
  • proporciona título de especialista 
  • a carga horária total é de no mínimo 360 horas 
  • a duração média é de um ano
  • oferece um panorama mais geral da profissão 
  • abrange diversos cursos no Brasil 

MBA profissional 

  • modalidade stricto sensu, isto é, apresenta um caráter de mestrado 
  • proporciona o título de mestre 
  • a carga horária é de aproximadamente 720 horas 
  • a duração pode variar de dois a três anos 
  • fornece um panorama mais amplo da profissão
  • abrange poucos cursos no Brasil 

Agora, é importante conhecer um pouco sobre alguns cursos de MBA oferecidos no Brasil. Confira logo abaixo cada um deles!

MBA em Gestão Financeira e Controladoria 

O MBA Executivo em Gestão com Ênfase em Gestão Financeira é recomendado para os profissionais que desejam exercer as funções gerenciais, executivas e empreendedoras.

Além disso, também é indicado para aqueles que buscam atuar nos setores financeiros e contábeis ou, até mesmo, para o desenvolvimento de técnicas para serem aplicadas nos processos dos negócios.

Ao longo do MBA, o aluno é exposto a diversas competências, como habilidades importantes para o gestor,  liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão.

MBA em Gestão de Projetos 

O MBA em Gestão de Projetos é indicado para os profissionais que desejam gerenciar projetos com qualidade e competência.

Nesse sentido, esse curso permite aos profissionais a capacidade de planejar, controlar e executar projetos ou programas da empresa de forma eficaz.

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas 

O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas é uma ótima oportunidade para os profissionais que desejam melhorar a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Isso é possível, pois, o MBA fornece abordagens conceituais, reflexivas e vivenciais, as quais são extremamente importantes para o desenvolvimento de toda a equipe empresarial.

MBA em Gestão Estratégica de Negócios 

O MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios é ideal para as pessoas que desejam conquistar uma visão global e integrada de todas as atividades empresariais.

Assim, esse curso prepara os alunos para assumirem uma posição de destaque no controle da empresa. Além disso, também auxilia esses profissionais na construção de seus negócios próprios.

MBA em Gestão Empresarial 

O MBA Executivo em Gestão Empresarial fornece aos alunos as ferramentas para desenvolver diversas competências, como a liderança, estratégica, capacidade de planejamento, capacidade de tomar decisões eficazes e habilidades importantes para o gestor.

MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais 

O MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais é ideal para os profissionais que desejam aperfeiçoar o conhecimento em liderança, estratégia e capacidade de planejamento em Marketing.

Nesse sentido, os profissionais que desejam atuar na área de Marketing ou de Gestão Empresarial voltada aos cargos gerenciais, executivos ou de empreendedores.

MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas 

O MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas é direcionado aos profissionais que desejam aperfeiçoar o debate no ramo de gestão de pessoas.

Nesse sentido, os alunos aprendem as competências necessárias para liderar a equipe durante desafios e possíveis mudanças no mercado de trabalho.

Além disso, durante o MBA, os alunos também aprendem técnicas para ampliar a motivação e comprometimento da equipe, psicologia positiva, estudos sobre cultura e clima organizacionais.

MBA em Comércio Exterior 

O MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais prepara os átomos para atuarem no mercado do exterior.

Assim, os profissionais conseguem desenvolver uma visão específica para essa modalidade, o que permite identificar as oportunidades e os problemas ao se realizar as transações comerciais em nível internacional.

MBA em Logística e Supply Chain Management 

O MBA em Logística e Supply Chain Management é responsável por capacitar os profissionais no desenvolvimento de cadeias de abastecimento estratégicas e compatíveis com as exigências do mercado.

Além disso, esse MBA também é responsável por aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais com as tecnologias e com os sistemas de informações mais atuais de supply chain.

Esse aprendizado abrange diversos segmentos, como a internet das coisas, Big Data aplicada à supply chain e logística, softwares e sistemas, robôs, drones, veículos autônomos.

MBA Executivo em Compliance e Gestão de Riscos

O MBA Executivo em Compliance e Gestão de Riscos é responsável por operar na capacitação de gestores, a fim de que consigam tomar decisões com base em análise de riscos, as quais devem ser compatíveis com a legislação, com valores e com a missão de cada empresa.

Assim, ao cursar esse MBA, os profissionais desenvolvem a capacidade de identificar os possíveis riscos dos negócios e, a partir disso, elaborar estratégias para minimizar e gerenciar as ameaças que podem surgir.

MBA em Gestão de Recursos Humanos 

O MBA em Gestão de Recursos Humanos é responsável por fornecer as competências necessárias em gestão de negócios e pessoas, para que o aluno consiga se desenvolver como gestor de recursos Humanos e, com isso, atuar de forma mais eficiente no mercado de trabalho.

Nesse sentido, os alunos são expostos aos conhecimentos necessários para gerenciar recursos humanos em momentos de crises, as quais podem ser resultantes das novas configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas.

MBA em Gestão de Tecnologia da Informação 

O MBA em Gestão de Tecnologia da Informação proporciona aos alunos as ferramentas necessárias para gerenciar com maior eficiência o setor de Tecnologia da Informação, haja vista que é um ramo de grande destaque no mercado nacional e internacional.

Além disso, esse MBA permite que os alunos consigam adquirir conhecimentos, desenvolver novos métodos, dominar técnicas e estruturar projetos e planos focados em tecnologia da informação.

Assim, os profissionais são instruídos a utilizar a tecnologia da informação para ampliar os ganhos significativos relacionados à qualidade, à produtividade, à competitividade e à rentabilidade.

MBA em Análise de Dados e Big Data 

O MBA em Análise de Dados e Big Data fornece aos alunos os conhecimentos necessários para análise de dados, as tecnologias e os algoritmos emergentes e a gestão estratégica da tecnologia da informação.

Além disso, também é responsável por auxiliar na modelagem e nas técnicas de extração de dados, as quais são fundamentais para o desenvolvimento de soluções e de criação de projetos de Big Data.

Esse MBA é muito importante para que os profissionais consigam entender a importância do processo de inovação, o que permite ampliar a visão sobre as mudanças tecnológicas, culturais e sociais.

MBA em Gestão Comercial 

O MBA em Gestão Comercial é uma ótima oportunidade para adquirir ferramentas de gerenciamento de organizações e de análise de situações de negócios, o que permite o desenvolvimento de estratégias para impulsionar as vantagens competitivas.

Além disso, esse MBA também é indicado para os profissionais que desejam melhorar sua posição de liderança de pessoas e de equipes dentro do ambiente corporativo. Essa habilidade, quando administrada com eficácia e eficiência, é de extrema importância para se alcançar sucesso nos negócios.

MBA em Agronegócio 

O MBA Executivo em Economia e Gestão de Agronegócio proporciona as ferramentas necessárias para uma eficaz atuação dos profissionais no mercado de agronegócio brasileiro.

Nesse sentido, esse curso fornece diversos benefícios aos seus alunos, como o ensino de elaboração e a execução de planos estratégicos, as habilidades para tomar decisões eficazes e eficientes e a capacidade de interpretar as múltiplas variações econômicas que influenciam diretamente no ramo do agronegócio.

Além disso, os alunos também adquirem os conhecimentos para identificar as possíveis oportunidades dos negócios e para avaliar os projetos de agronegócios que conferem maior vantagem.

Após cursarem o MBA em Gestão de Agronegócio os alunos serão capazes de atuar em diversos ramos, como nas atividades dentro da porteira e nas atividades associadas ao setor.

MBA em Gestão Bancária 

O MBA em Bancos e Instituições Financeiras é indicado para os profissionais que precisam desenvolver as competências necessárias para atuarem nas instituições financeiras brasileiras.

Durante o curso, os alunos adquirem muitos conhecimentos, como as características econômicas e os impactos que elas causam nas instituições financeiras e a estrutura dos mercados financeiros brasileiros e a forma como operam.

Além disso, os alunos adquirem conhecimento sobre os principais produtos financeiros e bancários do mercados, mas também as características sobre como cada instituição atua no mercado brasileiro.

Esse MBA também fornece as competências necessárias para auxiliar os alunos na liderança, na gestão de equipes e na negociação.

Qual o salário de um MBA?

A 54º edição da Pesquisa Salarial realizada pela Catho Educação, em 2018, apurou que o investimento em qualificação profissional impacta diretamente na remuneração.

Nesse sentido, os profissionais mais bem qualificados tendem a receber uma melhor remuneração. Assim, o MBA é uma ótima oportunidade para quem deseja alcançar um aumento salarial.

Confira abaixo alguns a relação entre qualificação profissional e aumento salarial:

  • Cargos de diretores e gerentes: os profissionais que desejam investir em alguma pós-graduação ou MBA podem apresentar um aumento salarial de 47,2%. Assim, em média, os salários podem aumentar de R $8.034,47  a R $11.826,77. 
  • Cargos de coordenadores e supervisores: os profissionais que apresentam uma pós-graduação ou um MBA podem apresentar um aumento salarial de até R$ 53,7%. Assim, em média, os salários podem ter um aumento de R$4.521.74 a R $6.949,17. 
  • Cargos de profissionais graduados: os profissionais graduados que desejam investir em uma pós-graduação ou MBA podem ter um aumento salarial de R$47,5%. Assim, esse aumento pode ser de R$4.442,18 até R$6.650,43. 

Além desses cargos, o aumento salarial também pode ser notado em outras áreas: cargos de analista e de profissionais técnicos.

Nos cargos de analista, a remuneração pode ter um aumento em 14,7%. Para os profissionais técnicos, ter uma graduação aumenta o salário em 12,4% e pode haver um acréscimo em 10% para aqueles que possuem um MBA ou uma pós.

Dica de ouro!

Melhorar resultados, desenvolver projetos e continuidade de processos são alguns dos objetivos por trás da utilização de ferramentas de gestão. Porém, como saber qual utilizar em cada situação?

Pensando nisso, desenvolvemos a Planilha Ferramentas de Gestão, com a explicação e o modelo das 6 ferramentas principais utilizadas em empresas de todo o mundo!

Baixe agora e tenha acesso às ferramentas que vão te ajudar a atingir seus objetivos e fazer as melhores escolhas!


planilha de gestão

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

 Gestão de Projetos

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.