Nem sempre é necessário alterar toda a estrutura de um departamento para garantir processos mais eficientes. Você já deve ter escutado aquela famosa frase que “não precisa de um canhão para matar uma formiga!”. 

Podemos representar o pilar de Melhoria Focada nesta frase, pois, diferentemente dos demais pilares que fundamentam a metodologia WCM, o da melhoria focada é voltado para práticas que eliminam desperdícios ou possíveis problemas em pontos específicos, e que trazem benefícios para todo o departamento. 

Se você quer aprender o que é o pilar de melhoria focada e como aplicá-la dentro de qualquer organização para tornar a empresa cada vez mais competitiva, leia este artigo até o final, pois além de te ensinar, vou te oferecer dicas e materiais valiosos para que você se aprofunde no assunto. 

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é o pilar de Melhoria Focada? 
  • Como é estruturado o pilar de Melhoria Focada no WCM?
  • 7 passos para a implementação do pilar de Melhoria Focada

 

O que é o pilar de melhoria focada?

 

O pilar de Melhoria focada, ou Focused Improvement (FI), é um método que busca melhorar as condições de uma operação, um componente ou resolver um defeito específico. 

Esse método surgiu no modelo kaizen e tem como objetivo eliminar os riscos de acidentes, quebras e desperdícios dentro de uma organização, porém, com uma abordagem diferente da melhoria sistêmica. 

Enquanto a melhoria sistêmica foca em tornar as estruturas da linha de produção melhores através da implementação do pilar técnico de segurança, a melhoria focada é mais específica em uma operação ou componente. Vamos tornar isso mais visual por meio de um exemplo.

Diferença entre melhoria focada e melhoria sistêmica
 

Considerado como um dos pilares técnicos que fundamenta a metodologia World Class Manufacturing, o pilar de melhoria focada é utilizada para eliminar as principais perdas que foram identificadas pelo Cost Deployment e, assim, garantir melhores custo/benefícios para os recursos essenciais da produção. 

Quer entender mais sobre a estrutura e abordagem da mais moderna metodologia de melhoria contínua? Acesse agora mesmo o curso GRATUITO de Introdução ao WCM e saiba como garantir a posição dos seus sonhos por meio dessa metodologia.  

Curso gratuito de WCM
 

Como é estruturado o pilar de Melhoria Focada no WCM?

 

Para que o pilar de Melhoria Focada seja desenvolvido corretamente e apresente resultados positivos a organização, você precisa conhecer as suas abordagens e, principalmente, as competências que são exigidas em sua jornada de implementação. 

Ao formar o time responsável, todos os membros da equipe deverão se capacitar nas ferramentas que são utilizadas em cada abordagem.

1. Abordagem Reativa

Vamos começar pela primeira abordagem, que nada mais é do que ações que são tomadas após identificar os problemas, tendo como objetivo a redução deles. 

No pilar de melhoria focada, ferramentas como:

 

2. Abordagem Preventiva

Atacar os problemas não é o suficiente, é preciso entender a causa desses para implementar práticas que previnam a empresa de apresentar esses gargalos em um futuro próximo ou longo. 

Ferramentas como:

  •  VSM
  • SMED
  • Matriz QM
  • e SOP visual devem ser ensinadas a equipe para que eles possam aplicar ao longo dos 7 passos que será ensinado aqui em baixo.

 

3. Abordagem Proativa

Por último, chegamos na abordagem que é vista como uma grande meta para qualquer organização, pois é ela que garante que a empresa seja considerada nível classe mundial. 

Quando a equipe atua de maneira proativa, monitorando e aplicando melhorias nos processos, ela está preparada para expandir seus conhecimentos pela organização. 

 

Agora que você já sabe como preparar as competências das equipes para cada abordagem, sugiro que faça a aplicação do Radar Chart para acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e facilitar na auditoria do WCM.

Sabendo as abordagens do pilar melhoria focada, vamos conhecer seus passos de implementação. 

 

7 passos para a implementação do pilar de melhoria focada

 

Todos os pilares técnicos que fundamentam o WCM possuem 7 passos de implementação, considerando a identificação das perdas de maneira inteligente, aplicando as melhorias com o intuito de passar aos colaboradores uma cultura proativa e expandindo todo o aprendizado para a organização de maneira progressiva. 

Portanto, vamos entender como aplicar esses passos no pilar de melhoria focada.

 

1. Definindo a área ou máquina modelo

O primeiro passo deve acontecer de maneira inteligente, definindo as áreas ou máquinas mais críticas a partir do Cost Deployment

Para tornar essa etapa ainda mais assertiva, você pode analisar a Matriz QA que também fornece informações mais precisas sobre a criticidade dessas maquinas. 

 

2. Identificação das maiores perdas

Ao definir a área modelo que será aplicado o projeto, a etapa seguinte diz respeito ao destrinchamento das perdas até seu nível mais operacional. 

Aqui você pode estratificar essas perdas pelo Cost Deployment ou aplicar o método 5G para ir até o posto de trabalho e analisar as operações com os próprios olhos. 

 

3. Definição dos principais temas dos projetos

Os projetos do pilar de melhoria focada devem ser definidos de acordo com os pilares gerenciais do WCM, que já estão bem enraizados na empresa, pois nesta etapa será necessário elaborar um plano de difusão com as metodologias que serão abordadas, objetivos e a deadline do projeto. 

Se a empresa possui os pilares gerenciais fortalecidos na estratégia da empresa, será definido projetos com os esforços bem direcionados e coerente com os investimentos aportados. 

 

4. Definição da equipe do projeto

É importante selecionar as melhores pessoas para conduzir a execução do projeto. Nesta etapa é identificado o líder do projeto, sua equipe e as habilidades ou competências necessárias para se atingir o objetivo esperado. 

Aquelas abordagens explicadas anteriormente são fundamentais para essa etapa, principalmente para definir como serão feitos os treinamentos a fim de eliminar os gaps de conhecimento da equipe. 

 

5. Atividade de projeto com método correto

Para atingir um objetivo, você não precisa ser o melhor do mundo, mas sim saber usar as ferramentas certas. Por isso, nesta etapa é identificado quais os melhores métodos para cada atividade que será desenvolvida no projeto.

É importante estabelecer a relação de Problema x Solução e então, pensar nas ferramentas do WCM ou do Lean que irão te auxiliar na resolução dos problemas, considerando o envolvimento de todos.

 

6. Análise da relação custo/benefício

Como o WCM é uma metodologia que conta com resultados mais rápidos e com baixo investimento, uma de suas etapas precisa levar em consideração a relação do custo/benefício dos seus esforços para atacar o problema ao longo do projeto.

Aqui você pode demonstrar como o projeto pode impactar na redução do lead time do processo e também analisar a evolução dos kaizens implementados. Além disso, é importante calcular o retorno do investimento.

 

7. Processo de monitoramento e expansão

Por fim, é desenvolvido uma rotina de controle e um plano de expansão das melhorias aplicadas para áreas ou máquinas que apresentam problemas semelhantes. 

 

Uma sugestão é realizar encontros de follow ups diários, semanais e mensais para revisar os planos implementados, as melhorias que estão sendo obtidas e, até mesmo, novas melhorias que possam surgir ao longo dessa jornada. 

 

Pronto para ir além? 

Agora que você já sabe como tornar as operações em níveis de classe mundial por meio do pilar de melhoria focada, chegou o momento de aprender quais são os princípios da melhoria contínua e como eles se relacionam com cada um dos pilares que fundamentam o WCM. 

A filosofia Lean difundiu seus princípios para diversas empresas pelo mundo em diferentes modelos de negócios, garantindo resultados muito positivos e ganhando a posição de metodologia mais implementada. 

Além de ter uma correlação muito forte com o WCM, seus conceitos e ferramentas garantem o lucro de muitas empresas. Se você quer saber como utilizar essas ferramentas e garantir o sucesso da sua carreira em qualquer empresa, não deixe de se aprofundar nos conhecimentos Lean

Para te ajudar, vou deixar aqui um curso gratuito de Introdução ao Lean Manufacturing, acesse agora mesmo e se certifique na metodologia mais conhecida pelas empresas. 

Curso gratuito de Lean Manufacturing
 

Este artigo te ajudou? Então não deixe de compartilhar com seus amigos!

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que irei te responder.