O que é o pilar de melhoria focada?
Como é estruturado o pilar de Melhoria Focada no WCM?
7 passos para a implementação do pilar de melhoria focada
Pronto para ir além?

Saiba como uns dos pilares do WCM, o pilar de Melhoria Focada, gera aumento da produtividade

Aprenda como garantir os melhores padrões mundiais por meio do pilar de melhoria focada e tenha processos mais ágeis e que favoreçam a cultura da melhoria contínua em sua organização.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como uns dos pilares do WCM, o pilar de Melhoria Focada, gera aumento da produtividade

Nem sempre é necessário alterar toda a estrutura de um departamento para garantir processos mais eficientes. Você já deve ter escutado aquela famosa frase que "não precisa de um canhão para matar uma formiga!". E um dos pilares do WCM pode te ajudar nisso!

Podemos representar o pilar de Melhoria Focada nesta frase, pois, diferentemente dos demais pilares que fundamentam a metodologia WCM, o da melhoria focada é voltado para práticas que eliminam desperdícios ou possíveis problemas em pontos específicos, e que trazem benefícios para todo o departamento.

Se você quer aprender o que é o pilar de melhoria focada e como aplicá-la dentro de qualquer organização para tornar a empresa cada vez mais competitiva, leia este artigo até o final, pois além de te ensinar, vou te oferecer dicas e materiais valiosos para que você se aprofunde no assunto.

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é o pilar de Melhoria Focada?
  • Como é estruturado o pilar de Melhoria Focada no WCM?
  • 7 passos para a implementação do pilar de Melhoria Focada

O que é o pilar de melhoria focada?

O pilar de Melhoria focada, ou Focused Improvement (FI), é um método que busca melhorar as condições de uma operação, um componente ou resolver um defeito específico.

Esse método surgiu no modelo kaizen e tem como objetivo eliminar os riscos de acidentes, quebras e desperdícios dentro de uma organização, porém, com uma abordagem diferente da melhoria sistêmica.

Enquanto a melhoria sistêmica foca em tornar as estruturas da linha de produção melhores através da implementação do, a melhoria focada é mais específica em uma operação ou componente. Vamos tornar isso mais visual por meio de um exemplo.

Diferença entre melhoria focada e melhoria sistêmica

Considerado como um dos pilares técnicos que fundamenta a metodologia World Class Manufacturing, o pilar de melhoria focada é utilizada para eliminar as principais perdas que foram identificadas pelo Cost Deployment e, assim, garantir melhores custo/benefícios para os recursos essenciais da produção.

Quer entender mais sobre a estrutura e abordagem da mais do Pilar de Melhoria Focada?

A Melhoria Focada é um dos pilares técnicos do World Class Manufacturing (WCM) que tem a missão de melhorar as condições atuais que abrangem uma operação, um componente ou defeito específico, desenvolvendo um ou mais projetos que, através dos métodos mais assertivos para cada caso, buscará o aprimoramento das condições e operações mais críticas.

Então para se aprofundar, se inscreva agora mesmo no Curso de World Class Manufacturing - Focused Improvement!


O WCM é uma metodologia crucial para você se tornar um competidor de classe mundial. Logo, você deve investir em otimizar ao máximo os seus processos produtivos com uma mentalidade de zero desperdício.

Para te ajudar nisso, a Voitto criou o curso de Fundamentos de World Class Manufacturing. Com ele, você irá aprender uma visão geral dos pilares, fundamentos e métodos de otimização como o ECRS, tornando-se apto a utilizar as fundações do sistema como base para a implementação de qualquer projeto e muito mais!

Então, que tal evoluir sua mentalidade produtiva e gerencial e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Fundamentos de World Class Manufacturing

curso fundamentos em World Class Manufacturing

Como é estruturado o pilar de Melhoria Focada no WCM?

Para que o pilar de Melhoria Focada seja desenvolvido corretamente e apresente resultados positivos para a organização, você precisa conhecer as suas abordagens e, principalmente, as competências que são exigidas em sua jornada de implementação.

Ao formar o time responsável, todos os membros da equipe deverão se capacitar nas ferramentas que são utilizadas em cada abordagem.

1. Abordagem Reativa

Vamos começar pela primeira abordagem, que nada mais é do que ações que são tomadas após identificar os problemas, tendo como objetivo a redução deles.

No pilar de melhoria focada, ferramentas como como as que mostrarei a seguir, são muito importantes para identificar e atacar os problemas da produção. São elas::

2. Abordagem Preventiva

Atacar os problemas não é o suficiente, é preciso entender a causa desses para implementar práticas que previnam a empresa de apresentar esses gargalos em um futuro próximo ou longo.

Algumas ferramentas devem ser ensinadas à equipe para que eles possam aplicar ao longo dos 7 passos que serão ensinados em seguida. São elas:

3. Abordagem Proativa

Por último, chegamos na abordagem que é vista como uma grande meta para qualquer organização, pois é ela que garante que a empresa seja considerada nível classe mundial.

Quando a equipe atua de maneira proativa, monitorando e aplicando melhorias nos processos, ela está preparada para expandir seus conhecimentos pela organização.

Agora que você já sabe como preparar as competências das equipes para cada abordagem, sugiro que faça a aplicação do Radar Chart para acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e facilitar na auditoria do WCM.

Então conhecendo as abordagens do pilar de melhoria focada, vamos conhecer seus passos de implementação.

7 passos para a implementação do pilar de melhoria focada

Todos os pilares técnicos que fundamentam o WCM possuem 7 passos de implementação, considerando a identificação das perdas de maneira inteligente, aplicando as melhorias com o intuito de passar aos colaboradores uma cultura proativa e expandindo todo o aprendizado para a organização de maneira progressiva.

Portanto, vamos entender como aplicar esses passos no pilar de melhoria focada.

1. Definindo a área ou máquina modelo

O primeiro passo deve acontecer de maneira inteligente, definindo as áreas ou máquinas mais críticas a partir do Cost Deployment.

Para tornar essa etapa ainda mais assertiva, você pode analisar a Matriz QA que também fornece informações mais precisas sobre a criticidade dessas maquinas.

2. Identificação das maiores perdas

Ao definir a área modelo que será aplicado o projeto, a etapa seguinte diz respeito ao destrinchamento das perdas até seu nível mais operacional.

Aqui você pode estratificar essas perdas pelo Cost Deployment ou aplicar o método 5G para ir até o posto de trabalho e analisar as operações com os próprios olhos.

3. Definição dos principais temas dos projetos

Os projetos do pilar de melhoria focada devem ser definidos de acordo com os pilares gerenciais do WCM, que já estão bem enraizados na empresa, pois nesta etapa será necessário elaborar um plano de difusão com as metodologias que serão abordadas, objetivos e a deadline do projeto.

Se a empresa possui os pilares gerenciais fortalecidos na estratégia da empresa, será definido projetos com os esforços bem direcionados e coerente com os investimentos aportados.

4. Definição da equipe do projeto

É importante selecionar as melhores pessoas para conduzir a execução do projeto. Nesta etapa é identificado o líder do projeto, sua equipe e as habilidades ou competências necessárias para se atingir o objetivo esperado.

Aquelas abordagens explicadas anteriormente são fundamentais para essa etapa, principalmente para definir como serão feitos os treinamentos a fim de eliminar os de conhecimento da equipe.

5. Atividade de projeto com método correto

Para atingir um objetivo, você não precisa ser o melhor do mundo, mas sim saber usar as ferramentas certas. Por isso, nesta etapa é identificado quais os melhores métodos para cada atividade que será desenvolvida no projeto.

É importante estabelecer a relação de Problema x Solução e então, pensar nas ferramentas do WCM ou do Lean que irão te auxiliar na resolução dos problemas, considerando o envolvimento de todos.

6. Análise da relação custo/benefício

Como o WCM é uma metodologia que conta com resultados mais rápidos e com baixo investimento, uma de suas etapas precisa levar em consideração a relação do custo/benefício dos seus esforços para atacar o problema ao longo do projeto.

Aqui você pode demonstrar como o projeto pode impactar na redução do lead time do processo e também analisar a evolução dos kaizens implementados. Além disso, é importante calcular o retorno do investimento.

7. Processo de monitoramento e expansão

Por fim, é desenvolvido uma rotina de controle e um plano de expansão das melhorias aplicadas para áreas ou máquinas que apresentam problemas semelhantes.

Uma sugestão é realizar encontros de diários, semanais e mensais para revisar os planos implementados, as melhorias que estão sendo obtidas e, até mesmo, novas melhorias que possam surgir ao longo dessa jornada.

Pronto para ir além? 

Hoje, estar capacitado na metodologia World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0!

E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em World Class Manufacturing.

Nosso pacote contempla 14 cursos, iniciando com conhecimentos básicos para compreensão da abordagem WCM em uma organização, passando pelo aprofundamento dos conceitos dentro de áreas vitais em uma organização, representadas pelos pilares do WCM.

Está esperando o que? Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na capacitação que te tornará capaz de entender e aplicar uma metodologia utilizada por gigantes como Fiat, Whirlpool, Unilever e muitas outras. Torne-se um profissional de alto nível!

Formação Especialista em WCM - Word Class Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Wcm Pilar Focused Improvement

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.