O que é possível fazer com o VBA?
O que são macros VBA?
Como aprender VBA?
Onde estudar VBA?
Aprenda sobre Excel gratuitamente e comece a sua jornada no VBA!

Conheça as principais funcionalidades do VBA e como você pode aprendê-las!

Entenda quais são as principais possíveis aplicações do VBA, a linguagem utilizada no Excel e uma das ferramentas mais importantes do mercado de trabalho!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Conheça as principais funcionalidades do VBA e como você pode aprendê-las!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

A Visual Basic for Applications, ou VBA, é a linguagem de programação que está conectada a uma das ferramentas mais utilizadas no mercado, o famoso Excel. Por meio dela, é possível automatizar e organizar muitos processos no programa.

Visto isso, saber programar em VBA abre muitas portas e oportunidades no mercado de trabalho, já que a grande maioria dos profissionais não possui um conhecimento de nível avançado do Microsoft Excel.

Além disso, no mundo atual, é uma necessidade ser um profissional que sabe lidar com análise de dados e métodos mais ágeis de resolução de problemas. Sendo assim, ter a capacidade de utilizar o Excel VBA é essencial para isso.

Portanto, se você almeja se tornar esse profissional multidisciplinar que conhece o VBA e sabe como aplicá-lo, mas ainda não entende muito sobre o assunto, continue na leitura desse artigo:

  • O que é possível fazer com o VBA?
  • O que são macros VBA?
  • Como aprender VBA?
  • Onde estudar VBA? 

O que é possível fazer com o VBA?

Com o VBA é possível fazer uma quantidade enorme de funções, já que essa linguagem interage não somente com o Excel, mas com os softwares da Microsoft Office no geral.

Assim, essa linguagem pode ser usada para criar macros, importantes elementos dentro do Excel, elaborar elementos como botões, caixas de textos e listagem, bem como solicitar que o usuário insira dados e assim se comunique com ele.

Ele também fornece a possibilidade de acessar bancos de dados, procurar por valores entre abas de maneira automatizada, desenvolver novas funções para serem utilizadas no Excel, entre várias outras atividades.

Além disso, é uma linguagem de fácil visualização, ou seja, você consegue ver nas planilhas aquilo que foi programado, facilitando grandemente a sua compreensão.

Agora, dentre essas atividades, você viu a possibilidade da criação de macros. Para alguém que não tenha muito experiência com o Excel, provavelmente não sabem o que elas são. Por isso, é o que vamos te explicar a seguir!

O que são macros VBA?

Os macros são os códigos criados na linguagem VBA, ou seja, são a forma de traduzir uma ação que desejamos que seja executada, principalmente no Excel.

Assim, elas são sequências de comandos e funções que são gravadas e armazenadas em um módulo VBA e que podem ser sempre utilizadas na hora de executar uma tarefa, ou seja, são implementadas para automatizar uma tarefa repetitiva.

Dessa forma, a partir do uso das macros, é possível otimizar o tempo gasto em etapas que são muito complexas e demoradas, pois passam a ser executadas em poucos segundos.

Por exemplo, para a realização de cálculos, não é necessário passar diversas horas no Excel. Com as macros, com poucos botões, todos os cálculos podem ser facilmente realizados depois que um código VBA para eles for estabelecido.

Além dos cálculos, outras tarefas benéficas e imprescindíveis ao dia a dia dos negócios que as macros automatizam são: compilação de diferentes tipos de dados de várias planilhas do Excel em uma única planilha e também a realização de formulários.

Como também, a geração de contratos no Word Excel a partir de dados cadastrados em uma planilha, a geração de certificados e envio automático de e-mails, entre outras.

Depois de ver os tantos benefícios da utilização do VBA, qualquer um com interesse no assunto estaria se perguntando: e agora, como aprender isso tudo? Vamos te explicar!

Como aprender VBA?

O primeiro passo para aprender VBA é ter uma motivação para isso. Tente aprender com o intuito de solucionar algum problema que seja real em seu dia a dia, assim, o seu processo de aprendizagem será muito mais proveitoso.

Além do mais, é importante ter um conhecimento de lógica de programação. Se esse não é o seu caso, comece por aí, pois por mais que VBA seja uma linguagem mais fácil e intuitiva, é necessário primeiramente entender a lógica por trás dos códigos.

Também, para aprender VBA é necessário conhecer os recursos pertencentes ao Microsoft Office. Por exemplo, para programar VBA no Excel é preciso primeiro conhecer as funções avançadas que são utilizadas nesse programa.

Assim, não adianta tentar aprender VBA sem antes não saber nada de Excel. Foque no aprendizado do básico ao avançado desse software, e só então foque em aprender a incorporar VBA em sua utilização.

Conjuntamente, é de extrema importância não pular etapas, ou seja, se não subestime os conceitos básicos para começar a programar em VBA, pois é a partir deles que se consegue entender os códigos avançados ao longo do processo.

Se depois de entender o que é necessário para dar início ao seu aprendizado dessa linguagem tão essencial para o mundo dos negócios você deseja um curso que tenha uma boa classificação no mercado, você está no artigo certo!

Onde estudar VBA? 

A formação em VBA Aplicada aos Negóciosé uma dos cursos de excelência oferecidos pela Voitto.

Com ela e com uma boa dose de empenho, você terá a capacidade de desenvolver aplicações que irão elevar seu patamar como profissional, alcançando um nível de excelência superior em seu trabalho ou fazendo que seu currículo seja muito bem visto aos olhos das empresas do mercado.

Dentre essas aplicações, está a capacidade de automatizar atividades de alta complexidade e estruturar modelos condicionais, entre outras que te tornarão capaz de dedicar seu tempo a outros processos, fazendo com que o Excel trabalhe para você.

Isso tudo de forma completamente online, com suporte para quaisquer dúvidas e ainda um baita certificado de conclusão no final.

Não vai querer deixar de se destacar e de investir em algo que trará grande retorno para o seu futuro profissional, não é mesmo? Então saiba mais a respeito no próximo tópico!

Aprenda sobre Excel gratuitamente e comece a sua jornada no VBA!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para utilizar o VBAde forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO!

Curso Fundamentos de Excel

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Excel Para Iniciantes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.