O que é ROI?
Como calcular o ROI?
Por que utilizá-lo no seu negócio?
Por que não levar somente o ROI em conta?
Como acelerar os seus negócios?

O que é o ROI, como medí-lo e como utilizá-lo a seu favor nos negócios?

Saiba mais sobre o retorno sobre investimento (ROI), como medi-lo e implementá-lo em sua empresa, além de outras métricas a serem utilizadas.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
O que é o ROI, como medí-lo e como utilizá-lo a seu favor nos negócios?

O ROI (ou retorno sobre investimento) é um dos indicadores mais utilizados no Marketing Digital de empresas atualmente. Ele é uma maneira de medir e avaliar os gastos realizados em um projeto e a sua margem de lucro.

A Taxa de Retorno é responsável por mensurar o quanto de dinheiro foi ganho ou perdido em um investimento em sua empresa, se resultou em lucros ou em prejuízos.

Continue neste artigo e descubra a importância do ROI para o seu negócio a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é ROI?
  • Como calcular o ROI?
  • Por que utilizá-lo no seu negócio?
  • Por que não levar somente o ROI em conta?
  • Como acelerar os seus negócios?

Boa leitura!

O que é ROI?

ROI significa return on investment em inglês e é o retorno sobre o investimento em ações de comunicação do seu negócio.

Essas ações podem estar relacionadas ao Marketing Digital e ao Marketing de Conteúdo nas redes sociais, assim como também se relaciona com a publicidade realizada nos meios offline.

Ferramentas de gestão, plataformas de relacionamento com o cliente, gerenciadores de anúncios e salários dos profissionais de comunicação são algumas das variáveis presentes no custo do investimento.

O ROI é classificado em três tipos:

  • Retorno Efetivo: está relacionado com a avaliação do desempenho de um investimento realizado.   
  • Retorno Exigido: é a determinação do valor de um investimento. 
  • Retorno Previsto: é a previsão da taxa de retorno do investimento. 

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Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI é feito a partir da relação entre o lucro e o investimento inicial.

ROI = (Lucros - Investimento Inicial) / Investimento Inicial

Quanto mais alto for o valor do ROI, mais retorno o investimento realizado possibilitou à empresa.

O número obtido é a relação de quantas vezes o valor do retorno é maior ou menor que o valor do investimento. Dessa forma, se o valor é positivo significa que o investimento rendeu lucro e, caso contrário, rendeu prejuízo à empresa.

Caso queira o valor em porcentagem, basta multiplicar por 100.

Exemplo prático

Uma empresa de bebidas energéticas realizou uma campanha no Facebook e no Instagram Ads de R$100. A unidade da bebida custa R$10 e foram vendidas 200 unidades, arrecadando no total R$2.000.

Dessa forma, temos (2.000 - 100) / 100 = 19. Isso quer dizer que os lucros foram 19 vezes o valor do investimento inicial. Em porcentagem, 1.900% em relação a esse montante.

Por que utilizá-lo no seu negócio?

O ROI é fundamental para a definição de um valor investido na comunicação e o quanto ele surtiu efeitos para o lucro de uma empresa.

Além disso, ele está diretamente relacionado à eficiência de um projeto e à sua transparência com a equipe produtiva.

O indicador possibilita a priorização de projetos mais eficientes, além da identificação dos melhores investimentos. Consequentemente, isso possibilita a tomada de decisãopor meio dos responsáveis pelo projeto ou pela empresa.

Outro fator importante é a sua presença na gestão do conhecimento de sua equipe produtiva e da empresa como um todo. Os seus valores compartilhados possibilitam pensar nos próximos passos e criar metas realistas para o projeto.

O objetivo é avaliar se a empresa está ganhando ou perdendo com as suas campanhas de marketinge como otimizar os processos, levando em conta também a jornada de compra e o processo de vendas do seu negócio.

Por conseguinte, o ROI é um indicador que pode ser utilizado para medir o crescimento e a evolução de sua empresa, por meio da variação do seu quociente ao longo dos meses.

Por que não levar somente o ROI em conta?

O ROI não deve ser o único indicador a ser utilizado justamente por em alguns momentos não significar algo completamente definido para certo projeto.

Dessa forma, os seus indicadores - lucro e investimento - podem apresentar diversas variáveis e tornar o cálculo impreciso.

Além disso, essa imprecisão também impede que investimentos a longo prazo sejam analisados, considerando que só é levado em conta o investimento inicial no projeto.

Outra desvantagem é a não consideração de fatores externos, como a sazonalidade e a inflação, que podem alterar os valores do lucro e do investimento.

Confira a seguir outras métricas e indicadores que podem ser utilizados em seu negócio:

Prazo de Retorno de Investimento

O Prazo de Retorno de Investimento (PRI) é um indicador para se prever quando o empresário poderá ter lucro com o seu investimento.

PRI = Investimento Total / Lucro Líquido

Por exemplo, se para um projeto ser executado é necessário um capital de giro de R$ 50.000 por ano e o seu lucro é de R$ 25.000, logo, o valor do PRI é 2 anos, mostrando que é necessário esse tempo para a empresa render lucro.

ROAS

O ROAS (return on advertising spend) é uma variável do ROI mais definida para o gasto em anúncios, não em todas as ações de comunicação. Para o seu cálculo, é utilizado o valor da receita de vendas e o investimento realizado.

ROAS = Receita de Vendas / Investimento em Mídia

Supondo o mesmo caso de bebidas energéticas acima, R$ 2.000 foram arrecadados em vendas para R$ 100 em investimento. Logo, o valor do ROAS é R$20.

Por ser um valor positivo, significa que é um investimento lucrativo e a cada R$ 1 investido, são convertidos R$ 20 em vendas.

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O CAC é obtido por quanto é necessário para uma empresa adquirir um cliente. O cálculo é realizado com a razão entre os investimentos e o número de cliente obtidos.

CAC = Investimentos em Comunicação / Número de Clientes Obtidos

Se esses R$ 100 acima foram os únicos investimentos em comunicação da empresa e foram obtidos 200 clientes (1 para cada unidade de energético), o Custo de Aquisição por Cliente é de R$ 0,5 ou 50 centavos.

Ticket Médio 

O Ticket Médio é o valor de quanto o seu cliente gasta em seus produtos ou serviços. É calculado a partir da receita total e o número de clientes de um dado período.

TM = Receita Total / Número de Clientes

A receita total dos energéticos foram R$ 2.000 para 200 clientes. Logo, o Ticket Médio por cliente é R$ 10 (o equivalente a uma unidade da bebida).

Lifetime Value

O Lifetime Value ou Valor Vitalício de um cliente corresponde ao lucro que ele oferece para a empresa durante o tempo que está fidelizado.

LTV = (Ticket Médio da Empresa x Média de Compras do Cliente por Ano) / Média de tempo de relacionamento 

Supondo que cada cliente compra uma unidade de energético por semana (4x12) durante 3 anos. Isso significa que o seu Valor Vitalício é de R$ 160.

Métricas da Vaidade

Entretanto, algumas métricassão denominadas métricas da vaidade, que são aquelas que apesar de mensuradas não possibilitam uma análise relacionada à conversão em vendas do seu produto.

Nesse caso, algumas dessas métricas da vaidade são curtidas, comentários e impressões. Aquelas opostas são número de pessoas que visualizaram o seu post em blog e realmente efetuaram alguma ação na jornada de compra.

Como acelerar os seus negócios?

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Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

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