O que é Scrumban?
Por que unir as duas metodologias?
Como e quando utilizar o Scrumban?
Diferenças entre o Scrumban e o Kanban
Diferenças entre o Scrumban e o Scrum
Dica de Ouro!

Como o Scrumban pode ser a melhor metodologia ágil para o dia a dia?

Descubra como o Scrumban, a junção do Scrum com o Kanban pode potencializar e agilizar o dia a dia das organizações, podendo ser aplicada em diversas áreas

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como o Scrumban pode ser a melhor metodologia ágil para o dia a dia?

Se você chegou até esse conteúdo, com certeza quer aprofundar os seus conhecimentos sobre as metodologias ágeis. A imersão nos conceitos de scrum, scrum master, kanban, sprint, lean está a todo vapor e agora chegou a hora de entender mais sobre o Scrumban.

A união do Scrum com Kanban traz a melhor versão das duas metodologias. Em um primeiro momento, são levadas em consideração as atividades de agora junto com a busca pela melhoria contínua, assim como o Scrum traz em sua essência.

No entanto, o Scrumban não para por aí. O Kanban contribui na forma de organizar visualmente os processos, instituir prazos limites e monitorar o fluxo de trabalho em andamento.

Quer saber na prática como aplicar o Scrumban na sua rotina e não ter mais que decidir entre qual das duas técnicas que o compõe utilizar? Confira os tópicos a seguir!

  • O que é Scrumban?
  • Por que unir as duas metodologias?
  • Como e quando utilizar o Scrumban?
  • Diferenças entre o Scrumban e o Kanban;
  • Diferenças entre o Scrumban e o Scrum. 

O que é Scrumban?

Muitas pessoas se perguntam: o que é melhor, o Scrum ou o Kanban? E pensando nessa pergunta, surgiu o Scrumban. Criado por Corey Ladas, o Scrumban é uma metodologia que une os processos das duas outras citadas a fim de criar um processo de aplicação do Scrum com a visualização e controle do Kanban.

Vale ainda relembrar o significado de cada parte dele:

O Scrum é uma metodologia ágil que propõe as seguintes ações:

  • Divisão do trabalho em equipes enxutas, podendo ser multidisciplinares ou especializadas;
  • Organização de entregas objetivas de curto prazo, os sprints;
  • Discussão dos sprints para melhorias rápidas e efetivas. 

Agora que entendeu um pouco mais a respeito do Scrum, que tal conhecer melhor essa metodologia?


Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum


Já o Kanban, pode ser sintetizado através dos seguintes tópicos:

  •  Foco no desenvolvimento do fluxo de trabalho em andamento, o WIP (Work In Progress);
  • Controle de qualidade e evolução dos projetos através de métricas claras e quantitativas.

Pensando nisso, por que seria interessante unir essas duas metodologias? Te mostramos a seguir!

Por que unir as duas metodologias?

Usar o Scrumban é uma maneira de criar um sistema puxado e voltado para o aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade dos serviços e produtos. Apesar de ser uma metodologia ágil, ela também reúne diversos aspectos de controle de produção e por isso tende a melhoria contínua.

Sendo assim, o Scrumban permite que o time de desenvolvimento consiga trabalhar em tempos mais reduzidos:

  • Processos com base em métricas claras e eficazes;
  • Redução do lead time;
  • Facilitação do monitoramento e da melhoria contínua;
  • Possibilidade de validações dos sprints;
  • Acompanhamento das tarefas e suas etapas de desenvolvimento.

Visto todas essas vantagens, é hora de entender quando e como utilizar o Scrumban no seu dia a dia. Veja a seguir!

Como e quando utilizar o Scrumban?

Apesar de ser uma metodologia facilmente adaptável para a maior parte dos projetos, o Scrumban tem algumas vantagens maiores diante de processos que envolvam:

  • Manutenção e controle de projeto;
  • Suporte de um projeto;
  • Gerenciamento de projetos que historicamente geram falhas;
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços com entregas curtas e validações;
  • Atividades que desenvolvam o melhoramento contínuo de processos já existentes.

Pensando nessas situações, é fácil perceber que o Scrumban acompanha desde a idealização de um projeto, até as entregas finais e as melhorias periódicas dos mesmos.

Assim, ao planejar é necessário colocar em um cronograma os sprints e mapear as pequenas equipes Scrum. Além disso, já instituir a forma de visualização Kanban, com a divisão de tarefas entre o que foi concluído, o que está sendo feito e quais serão os próximos passos.

Outro ponto importante é o fato de que o Scrumban é indicado para equipes que ainda não possuem tanta experiência com metodologias ágeis ou em processos que geram muitas falhas. Afinal, nos mesmos é muito difícil seguir um cronograma fechado de sprints.

Para compreender ainda mais quais as diferenças entre o Scrumban e as metodologias ágeis que o compõem, é necessário saber a diferença entre cada uma delas e as melhorias causadas por causa dessa união.

Diferenças entre o Scrumban e o Kanban

Em geral, é possível notar as diferenças entre o Scrumban e o Kanban em muitos aspectos. Afinal, a base da primeira metodologia é mais parecida com com o Scrum do que com o Kanban.

Entre essas diferenças, é possível elencar algumas principais:

  • O Kanban não possui papéis instituídos nas equipes, enquanto o Scrumban deve ter o time e os papéis necessários para o desenvolvimento do projeto;
  • O Scrumban conta com sprints planejados, já o Kanban não formaliza na metodologia reuniões periódicas;
  • O Kanban foca apenas em equipes especializadas, enquanto o Scrumban pode ter grupos multidisciplinares;
  • Apesar de ambas as metodologias terem fluxos de trabalho contínuo, o Scrumban foca em limitar as atividades concomitantes.

Diferenças entre o Scrumban e o Scrum

A primeira diferença entre o Scrumban e o Scrum está voltada para as funções dos colaboradores de cada equipe. Na primeira metodologia, eles podem ser diversos, enquanto na segunda são divididos em apenas três categorias: product owner, Scrum Master e time de desenvolvimento.

Além disso, o Scrum conta com equipes necessariamente multidisciplinares, enquanto a sua união com o Kanban dá espaço para também para a união de profissionais especializados no mesmo tema.

Outro ponto importante é o fato de que o Scrumban permite que os processos sejam mais dinâmicos e flexíveis, dando espaço para que o fluxo de trabalho seja contínuo e voltado principalmente para o que está sendo executado no presente.

Já o Scrum possui características mais rígidas quanto ao fluxo. Afinal, a metodologia se pauta somente naquilo que foi planejado e nos sprints instituídos.

Dica de Ouro!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.