É chegada a hora de fazer o seu TCC e os seus colegas de curso estão falando sobre essa experiência de uma forma um tanto quanto assustadora? CALMA, não se desespere, nós vamos te contar o que é TCC e dar algumas dicas de como fazê-lo.

 

 

Neste artigo, nós vamos lhe dar algumas dicas sobre como escolher um tema para o seu TCC, o que um bom orientador precisa ter, sobre a importância de criar um cronograma e quais são as principais normas da ABNT.

 

O que é TCC?

 

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), como o próprio nome diz, é o trabalho final que você deve realizar para concluir o seu curso de graduação. Normalmente é elaborado no último ano da faculdade e deve passar por uma banca examinadora para receber ou não aprovação.

O seu formato, se vai ser uma monografia, um relatório de pesquisa ou artigo científico, varia de acordo com as normas estabelecidas pela instituição de ensino.

Porém todas as formas de TCC seguem o mesmo padrão, basicamente é preciso que você divida o seu trabalho em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Vale lembrar que o trabalho de conclusão de curso também é exigido para outros modalidades de ensino como os cursos técnicos e de cursos de pós graduação.

 

Escolha do tema

 

Uma das maiores dúvidas na hora de fazer o Trabalho de Conclusão de Curso é a escolha do tema, afinal durante o curso de graduação o aluno é apresentado a diversas áreas de estudo.

O primeiro passo e um dos mais importantes é escolher um assunto com o qual se tenha afinidade. Para isso, procure pensar na área que mais lhe despertou interesse durante as matérias da faculdade e converse com os seus colegas e professores.

Além disso, se você desenvolveu algum trabalho científico durante o seu curso ou participou de algum projeto de extensão, é possível extrair deles algo que lhe desperte o interesse.

E agora, você tem uma ideia inicial sobre o que escrever? Antes de avançar na elaboração do seu trabalho, é preciso fazer uma ampla pesquisa sobre o assunto para ver se o mesmo não foi abordado da mesma forma em outro trabalho acadêmico.

Também é importante pesquisar sobre a quantidade de material que você pode consultar para fazer um TCC, pois sua pesquisa precisa ter um embasamento teórico em fontes confiáveis como livros de autores renomados no assunto.

Você não deve ter sua toda sua pesquisa baseada em matérias encontradas na internet, pois nem todos os materiais disponíveis possuem um conteúdo idôneo.  Esse erro pode comprometer significativamente a avaliação do seu trabalho.

Um bom tema também deve possuir relevância para a comunidade acadêmica. Não adianta escolher um tema inovador se ele não possui ligação com a sua área de estudo. Por isso, pesquise sobre a importância do tema escolhido e como ele pode contribuir para a área que você escolheu.

 

Escolha do orientador

 

A escolha do seu  orientador é fundamental, é ele quem vai lhe direcionar ao sucesso do seu trabalho. E, para isso, ele deve te mostrar como fazer uma boa pesquisa científica, auxiliar na escolha do tema, na estruturação do seu trabalho e também deve apontar quais são os pontos de melhoria do seu projeto.

Por isso, escolha um professor que domine o assunto e que tenha preferencialmente um curso de mestrado ou doutorado na área. Afinal, quando você opta por alguém que conhece sobre a área que você deseja trabalhar, todo o aconselhamento que você receber será fundamentado em uma sólida base de conhecimentos.

Um bom relacionamento entre vocês também é essencial. Procure um orientador que tenha a mesma linha de pensamento que a sua, pois se vocês discordarem muito sobre o assunto, as reuniões sobre o seu TCC podem se tornar complicadas e até mesmo comprometer o resultado do seu projeto.

Além disso,  não escolha um orientador que possua diversos cargos dentro da instituição ou até mesmo muitos orientandos, pois por mais que ele tenha boa vontade em lhe ajudar é fundamental que ele tenha tempo hábil para isso.  

Um orientador exigente também contará muito para a qualidade e o desenvolvimento do seu TCC. Não adianta escolher um professor “bonzinho” se ele não der a devida atenção para o seu trabalho final, pois é necessário que vocês façam reuniões frequentes e que ele lhe imponha  prazos para a entrega de cada tarefa.

 

Monte o seu próprio cronograma

 

O TCC é um trabalho a longo prazo, porém não vale a pena deixá-lo para a última hora, pois as chances de você entregar um trabalho com baixa qualidade ou não conseguir terminar são grandes.

Nós falamos sobre a importância de um orientador exigente, mas você também precisa ser. Por isso, se atente às etapas do seu trabalho e evite deixar tudo para a última hora e lembre-se de que quem precisa entregar um trabalho para obter um diploma de ensino superior é você.

Então vamos lá, faça o seu próprio cronograma, separe um período do seu dia para se dedicar a ele, assim você não vai precisar faltar àquela festa ou deixar de ir naquela viagem que já estava marcada há tanto tempo.

 

Regras da ABNT

 

Agora que você já sabe o que é TCC e alguns passos que deve seguir para iniciar o seu projeto, que tal aprender um pouco sobre a estrutura do trabalho final de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT?

O TCC é um trabalho científico, por isso, independente da instituição de ensino, ele precisa obedecer a uma estrutura de texto regida pela ABNT. De acordo com as normas, o trabalho final precisa ter introdução, corpo do discurso e conclusão.

A introdução deve conter uma ideia geral sobre do que se trata a sua pesquisa. Nela, você deve falar apresentar o seu tema, justificar escolha do mesmo e dissertar sobre os objetivos do trabalho.

O corpo do discurso é a parte principal do trabalho, na qual se deve apresentar uma fundamentação teórica e detalhes sobre o tema.

Já a conclusão é a parte final do seu projeto, onde você deve apresentar um breve resumo de tudo o que foi tratado e apresentar os resultados da sua pesquisa.

O seu trabalho também precisa estar de acordo com outras regras básicas da ABNT, como as regras gerais de formatação, elementos de apoio de texto e elaboração de referências bibliográficas.

As regras gerais de formatação levam em consideração o tamanho da folha de papel utilizada, qual deve ser o tamanho e a fonte considerada para uma boa leitura, os parágrafos, o espaçamento das linhas e o alinhamento do seu texto.

Já os elementos de apoio do texto são as citações. Essa parte das normas da ABNT demonstra qual é a maneira correta de copiar o trecho de algum livro ou artigo para o seu texto.

O referencial bibliográfico consiste na parte do seu projeto onde você apresenta todo o material que serviu de base para o seu trabalho de conclusão de curso.

 

Pronto para iniciar o seu TCC?

 

Viu como você não deve se desesperar e tratar o TCC como um bicho de sete cabeças? O trabalho de conclusão de curso pode ser uma etapa tranquila da faculdade se você escolher  um bom tema, caprichar na escolha do seu orientador e seguir as suas atividades conforme estabelecido no cronograma.

Gostou deste texto? Deixe seu comentário e nos ajude a aperfeiçoar nosso conteúdo. E se ficar com alguma dúvida sobre o que é TCC e como dar os primeiros passos no seu projeto, manda para a gente que iremos te responder.