O que é VOC (Voz do Cliente)?
4 passos para a implementação da VOC
Aprenda a usar a VOC a seu favor!

Aprenda o que é e a importância da VOC (Voz do Cliente) para a busca de melhorias

Conheça a importância do uso da VOC para atender seus clientes e confira suas 4 etapas de implementação.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é e a importância da VOC (Voz do Cliente) para a busca de melhorias

Nos dias atuais, a competitividade tornou-se vital para qualquer empresa direcionar todo o seu foco e energia profissional no atendimento aos anseios e desejos de seus clientes, não é mesmo? Para isso, a metodologia Voz do Cliente (VOC) tem papel fundamental.

É somente com a satisfação plena e consistente de seus clientes que uma empresa hoje permanece viva no mercado, já que se deixar de atender esta condição, o cliente pode muito bem ir bater na porta da concorrência.

Para que isto não ocorra, um dos meios de conseguir até mesmo superar as expectativas destes exigentes compradores é por meio da Voz do Cliente (VOC) ou também conhecida em inglês como Voice Of Customer.

Para que você aprenda mais sobre a VOC, neste artigo você vai conferir:

  • O que é Voz do Cliente (VOC)?
  • 4 passos para a aplicação da VOC;
  • Aprenda a usar a VOC a seu favor!

Continue lendo o artigo e confira!

O que é VOC (Voz do Cliente)?

A metodologia VOC cresceu junto com o Seis Sigma e tem como objetivo facilitar a identificação de pontos de melhoria de forma precisa e eficiente, sempre sob o ponto de vista de quem realmente mais importa: o cliente.

Por meio do emprego do VOC, o programa Seis Sigma obteve o correto direcionamento de quais processos e setores chave realmente devem obter maiores investimentos tanto financeiros, quanto qualitativos, já que ela tornou possível relacionar as necessidades e desejos do cliente com os mais variados processos dentro da organização.

Mas antes de continuarmos com este assunto, que tal ter a oportunidade de saber mais sobre como realizar projetos Lean Seis Sigma?


E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!


Agora, para que você entenda a aplicação da VOC, decidi listar a seguir as 4 macro etapas para que você implemente a Voz do Cliente e que, assim, seja possível interpretar de modo mensurável quais as relações entre os processos e variáveis da companhia com os anseios e expectativas de seus clientes.

Confira!

4 passos para a implementação da VOC

Confira a seguir as 4 etapas essenciais para a implementação da VOC. Partiu?

1. VOC: descubra como interpretar o que seu cliente deseja

Nessa primeira etapa do VOC, não existe mistério! Para descobrir o que seu cliente deseja, basta perguntar para ele. Essa descoberta deve ser feita na etapa de Definição do método DMAIC.

Informações atreladas a preço de venda, qualidade, entrega, flexibilidade e confiabilidade podem ser obtidas por meio de questionários, reuniões e entrevistas, pesquisas de satisfaçãoe, até mesmo com um simples telefonema.

Essas informações do VOC podem ser coletadas de duas maneiras diferentes, que são as fontes ativas e as fontes reativas. Mas qual a diferença?

Fontes reativas VOC

É quando a informação chega até você por meio de uma reclamação, ligação para área do SAC, ou de atendimento ao cliente através de um relatório. Enfim, a informação já foi mapeada, já foi obtida por meio de um canal de comunicação e já está pronta para você pode estudar ou analisar.

Fontes ativas VOC

Ao contrário das fontes reativas, você não tem os dados que precisa, então vai buscar coletá-los. Ou seja, é necessário se esforçar para obter as informações por meio de alguma pesquisa, de alguma entrevista, de um grupo foco, de reuniões com seu cliente, ou através de observações diretas.


Dica Voitto: os clientes podem ser muito vagos sobre suas necessidades e à vezes sugerem soluções ao identificar os pontos de melhoria. Por este motivo, é necessário em características técnicas ou termos do negócio que serão úteis ao projeto. É nisso que o VOC se baseia.

Afinal, como diz a célebre frase de Henry Ford: "Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido".

Dado que você coletou essas informações, é necessário traduzi-las em termos técnicos. Para isso, você precisa criar CTQs e CTPs.

Mas afinal, o que são CTQs e CTPs?

CTQ  (Critical to Quality)

São as características críticas para a qualidade do produto ou serviço que podem ser mensuráveis no VOC. Geralmente, quando o cliente se refere ao produto ou serviço oferecido para fazer alguma reclamação, ele está falando de alguma CTQ.

CTP (Critical to Process)

Já CTP, são as características críticas para o processo. Ou seja, quando o cliente faz referência ao processo indicando que tem alguma expectativa ou alguma necessidade relacionada a esse processo de produção ou ao processo administrativo, ele está se referindo a uma CTP.


Assim como coletar essas informações é importante no VOC, estruturar o meio mais eficiente e confiável de coleta destes dados também é essencial. Lembre-se, cliente pode ser tanto externo, quanto interno. Vamos ver a diferença?

Cliente interno

Indivíduos ou áreas da empresa que recebem o produto ou serviço em estágio intermediário ou como um produto acabado. Geralmente conseguem avaliar características do processo.

Cliente externo

Indivíduos ou organizações que consomem o produto ou serviço oferecido pela empresa. Geralmente conseguem avaliar características do produto ou serviço pelo qual pagaram.


Para facilitar, elaboramos um passo a passo que você pode seguir na hora de executar essa etapa do VOC, baseado em tudo que falamos aqui:

Como implementar a Voz do Cliente (VOC)

2. CCR: transformando necessidades em requisitos

Muitas empresas param na etapa anterior do VOC e não buscam transformar as necessidades e desejos de seus clientes em requisitos de projeto ou produto.

Com base somente nestas informações obtidas, estas companhias tomam decisões, na maioria das vezes, circunstanciais e facultativas, impedindo assim a atuação precisa onde realmente é necessário.

Os Requisitos Críticos do Cliente (CCR, do inglês Critical Customer Requirements) é uma prática adotada com o objetivo de satisfazer esta condição: a de transformar a VOC em requisitos de projeto ou produto, já que é apenas neste segundo caso que a companhia pode interferir.

Uma ferramenta muito empregada nesta fase é a Matriz Desdobramento da Função Qualidade(QFD, do inglês Quality Function Deployment).

Ela possui como finalidade listar as necessidades chave de um nicho específico de clientes ou mesmo de apenas um só cliente e, com isto, confrontar com as especificações de atendimento propostas pela equipe.

Por meio desta ferramenta, é possível conferir de maneira quantitativa as relações entre necessidades e requisitos, sendo possível obter, assim, a informação de quais destas soluções deverão ser na realidade implantadas para atender o cliente.

3. KPOV: confrontando requisitos com variáveis de saída

Enquanto a VOC pode informar que determinado cliente está insatisfeito com o prazo de entrega de seus produtos e a CCR identificar que o prazo de entrega que este cliente deseja que seus produtos sejam enviados é de até 5 dias, as Variáveis de Saída Chave do Processo (KPOV, do inglês Key Process Output Variable) tem como objetivo determinar que o Lead Time para estes produtos deve ser de no máximo 5 dias.

Para facilitar a visualização desta relação de CCR com KPOV, a Matriz SIPOC é uma excelente opção de ferramenta para ajudar. Com ela, é possível conhecer todas as relações de saída do processo com as expectativas dos clientes envolvidos.

4. KPIV: ajustando as variáveis de entrada para atender seu cliente

Enquanto no KPOV são considerados os indicadores de desempenho final, as Variáveis de Entrada Chave do Processo (KPIV, do inglês Key Process Input Variable) são consideradas as métricas de entrada. Não sei se você percebeu, mas até agora nenhuma melhoria foi realizada, não é verdade?

Depois de conseguir mensurar a relação das necessidades do cliente com os requisitos para atendimento, e assim, obter as métricas desejadas de saída, que por fim, nesta última etapa, projetos Lean Seis Sigma podem ser implantados com precisão para estimular melhores índices de desempenho na entrada do processo. É apenas atuando na entrada do processo que o resultado final pode variar.

Aprenda a usar a VOC a seu favor!

Como você viu no artigo, é só com mudanças e ajustes nas variáveis de entrada do processo que os resultados podem ser então diferentes.

Para que você esteja apto a trazer resultados expressivos, além de conhecer sobre os conceitos de VOC, é necessário que você conheça de forma mais profunda as demais ferramentas do Lean Seis Sigma.

Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?

Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.

Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.

Então não perca tempo e baixe agora!

Ebook As principais ferramentas do Lean Seis Sigma! Baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Cadastro E Controle De Clientes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.