Você sabe quem é o responsável por preservar a segurança dos colaboradores dentro de uma empresa? Esse é o papel do Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Para todas as atividades que incluam produtos e processos e que venham a colocar em risco a segurança de qualquer funcionário, é importante criar protocolos que garantam a proteção dos trabalhadores no local de trabalho.

Portanto, neste artigo, falaremos sobre esse profissional, discutindo suas funções, importância e atuação no mercado de trabalho, além de conhecer mais sobre:

  • O que faz o Engenheiro de Segurança do Trabalho?

  • Como se tornar um Engenheiro de Segurança do Trabalho?

  • O mercado de trabalho para o Engenheiro de Segurança;

  • A importância da Segurança do Trabalho para a empresa;

  • Diferenças entre o Engenheiro e o Técnico de Segurança do Trabalho;

  • Como investir na sua profissionalização e melhorar seu ambiente de trabalho.

Continue a leitura e descubra mais sobre o Engenheiro de Segurança do Trabalho! 

 

O que faz o Engenheiro de Segurança do Trabalho?

 

O Engenheiro de Segurança do Trabalho implementa programas de prevenção de acidentes, colabora com o arranjo da infraestrutura do ambiente laboral e adota métodos para a segurança dos trabalhadores.

Implementa, também, medidas para afastar os riscos de acidentes ambientais, fiscalizando sempre em quais condições se encontra o local de trabalho onde os colaboradores atuam.

É dever do Engenheiro de Segurança do Trabalho criar e informar sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- CIPA, da empresa onde atua. Ainda orienta sobre a importância do uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual- EPIs.

Neste artigo você irá descobrir como a organização é importante para o Engenheiro de Segurança do Trabalho, por ajudar a criar um ambiente profissional seguro e livre de situações perigosas, evitando que acidentes ocupacionais ocorram na empresa.

Vamos começar entendendo o que é preciso fazer para se tornar engenheiro de segurança do trabalho.

Mas antes disso eu vou deixar um presente para você!

Para te ajudar a manter o padrão de qualidade do seu serviço ou empresa, nós temos um eBook que contempla 7 ferramentas da qualidade. 

Não perca tempo e aprenda a usar ferramentas que auxiliam no controle da qualidade!

 

Como se tornar um Engenheiro de Segurança do Trabalho?

 

Segundo a lei 7410 no seu Art. 1º – O exercício da especialização de Engenheiro de Segurança do Trabalho será permitido exclusivamente:

I – Ao Engenheiro ou Arquiteto, portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, a ser ministrado no país, em nível de pós-graduação;

II – Ao portador de certificado de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, realizado em caráter prioritário, pelo Ministério do Trabalho;

III – Ao possuidor de registro de Engenheiro de Segurança do Trabalho, expedido pelo Ministério do Trabalho,

Nos dias atuais são muitas as opções de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que qualificam e formam profissionais na área de Segurança do Trabalho.

 

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Segurança

 

Tanto o Engenheiro quanto o Técnico de Segurança do Trabalho têm a seu favor a crescente preocupação do mercado de trabalho com a saúde e segurança dos funcionários.

O que torna indispensável a atuação de ambos em diferentes campos no mercado, permitindo que possam exercer suas funções em diferentes áreas.

No mercado de trabalho o Engenheiro de Segurança pode atuar em uma empresa tanto como assalariado, tendo carteira de trabalho assinada, ou ainda como consultor técnico.

Podemos citar alguns exemplos de campo de atuação:

  • A construção civil;

  • Hospitais;

  • Bancos;

  • Empresas públicas e privadas;

  • Órgãos públicos, com empregados regidos pela CLT;

  • Em setores industriais, entre muitos outros.

Como consultor ou assalariado, o profissional é contratado para prestar serviços e deve investigar quais mudanças são importantes para que acidentes ocupacionais sejam evitados em nome da segurança e higiene do local de trabalho. 

Entre os deveres do profissional de Engenharia de Segurança estão:

  • Inspecionar o ambiente de trabalho;

  • Avaliar os materiais utilizados; 

  • Garantir o funcionamento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e;

  • Sugerir soluções viáveis para tornar a lida dos empregados mais seguros e produtivo.

 

A importância da segurança do trabalho para a empresa

 

Garantir a qualidade de vida e a segurança dos trabalhadores, evitando exposição indevida a situações perigosas, é essencial para uma empresa, isso destaca a relevância da segurança do trabalho dentro das organizações.

A integridade física e emocional dos funcionários nos seus locais de trabalho é assegurada por lei, que determina quais são as condições, para que as pessoas possam exercer suas rotinas de trabalho sem correr perigos.

Essa segurança é um bônus para empresa, pois seus funcionários se tornam mais gratos, se dedicam mais as suas tarefas, aumentando assim a produtividade da empresa.

 

Diferenças entre o Engenheiro e o Técnico de Segurança do Trabalho

 

A principal distinção entre o Engenheiro e o Técnico em Segurança do Trabalho é que o primeiro acompanha a parte administrativa dos empreendimentos, adequando-os ao ambiente de trabalho.

Já o segundo cumpre as determinações estabelecidas pelo engenheiro, pondo em prática suas recomendações.

A admissão de um Técnico de Segurança é valiosa, pois ajuda a evitar acidentes com os colaboradores.

Entre uma das muitas qualidades que devem ser reforçadas em profissionais da área está o estado de alerta.

Pequenos detalhes, por mais insignificantes que possam parecer, quando ignorados, podem provocar desde leves arranhões, até situações fatais em acidentes de trabalho.

A classificação Brasileira de Ocupações (CBO) apresenta vários profissionais na área de Segurança do Trabalho, desde a formação técnica até a superior.

Alguns dos profissionais são:

  • Técnico de segurança do trabalho; 

  • Auxiliar de enfermagem do trabalho;

  • Engenheiro de Segurança do Trabalho

  • Médico do Trabalho; 

  • Enfermeiro do Trabalho; 

  • Psicólogo do Trabalho.

 

Invista na sua Profissionalização e melhore seu ambiente de trabalho!

 

Vimos sobre a importância e obrigações do Engenheiro de Segurança do Trabalho lidando com a gestão diária de uma empresa, prevenindo que certas atitudes coloquem a vida dos empregados em risco no local de trabalho.Para todos os Engenheiros e demais profissionais que desejam investir em suas carreiras, a Voitto fornece um pacote de Softwares para Engenheiros que contempla os 5 mais utilizados do mercado, para melhoria de processos e projetos. 

Então, não deixe de conferir nosso curso e se capacitar. Tenha um diferencial para sua carreira.

Gostou do nosso artigo? Deixe seu feedback para nós!