O que são os Hackathons?
Como é realizada a organização dos Hackathons?
Hackathons no Brasil
Qual a finalidade dos Hackathons?
Como funcionam os Hackathons corporativos?
Dica de Ouro!

Saiba o que são Hackathons e como eles podem resolver problemas organizacionais

Descubra como os hackathons podem ser utilizados para propiciar ideias criativas sobre novos produtos, processos e melhorias na experiência dos usuários.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que são Hackathons e como eles podem resolver problemas organizacionais

Os hackathons são metodologias aplicadas para criar ambientes de imersão para gerar ideias sobre uma situação específica. Muito utilizados pelas maiores empresas de tecnologia, essa solução tem transcendido as barreiras dessa área e também está sendo aplicada em diversas outras.

Um dos maiores exemplos é a utilização de hackathons em processos seletivos, laboratórios de ideação de novos produtos e serviços, além de programas de desenvolvimento de lideranças.

Ficou curioso e quer saber mais como os hackathons podem ser utilizados pelas organizações, como participar desses eventos e até mesmo quais são as oportunidades mais famosas no Brasil? Confira os tópicos abaixo!

●     O que são os Hackathons?

●     Como é realizada a organização dos Hackathons?

●     Hackathons no Brasil

●     Qual a finalidade dos Hackathons?

●     Como funcionam os Hackathons corporativos?

O que são os Hackathons?

Hackathon é uma maratona de programação. Este termo surgiu nos Estados Unidos e se refere à junção de duas palavras: hack que pode ser traduzido como "programar com excelência", e marathon, maratona em português.

Inicialmente, nesses eventos, programadores e desenvolvedores se juntavam para um tipo de imersão onde o desafio era criar uma nova tecnologia para resolver um problema específico em um curto espaço de tempo.

A prática foi um sucesso e desde 1999 realizar hackathons se tornou uma das melhores saídas para empresas que querem pensar em novos produtos, melhorar a experiência de seus clientes e focar em inovação.

Hoje em dia, os hackathons são metodologias aplicadas em diversas empresas e não apenas nas do setor de tecnologia.

Além disso, o próprio ato de programar vem se expandindo para áreas além da tecnologia, por isso é essencial acompanhar o crescimento e demanda do mercado.


Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!


Agora que você já sabe o que é um hackathon, é hora de descobrir como organizar esse tipo de evento. Vamos lá?

Como é realizada a organização dos Hackathons?

Organizar um hackathon exige, antes de mais nada, saber qual é o objetivo final deste evento. Com isso mapeado, pode-se começar a pensar nas estratégias de local, divulgação e seleção de participantes.

Normalmente, os espaços para os hackathons são amplos e permitem a troca entre as pessoas. Por isso, é importante ter áreas de integração abertas. No entanto, também é interessante que alguns ambientes sejam disponibilizados para o desenvolvimento de atividades que exigem concentração.

Além da estrutura, é fundamental estabelecer as regras da maratona e ter uma equipe de avaliadores dos projetos. Afinal, apesar de ser uma experiência muito enriquecedora, o resultado das soluções propostas deve ser dado aos participantes. Os feedbacks são muito importantes no processo.

Você conhece quais são os hackathons mais populares no Brasil? Descubra a seguir!

Hackathons no Brasil

O maior hackathon brasileiro é o Hacking.Rio. Ele é desenvolvido e patrocinado pela empresa Serpo, um dos braços de tecnologia da informação do Governo Federal. Para participar do evento, alguns diferenciais são importantes:

●     Ter conhecimento sobre linguagens de programação;

●     Ter domínio de big data analytics;

●     Saber usar a inteligência artificial para resolver problemas;

●     Entender sobre tecnologia empresarial e experiência do usuário.

Além de ser uma oportunidade de ajudar o país e os serviços públicos, o Hacking.Rio é um hackathon com premiações internacionais. Por isso, sempre é muito procurado.

Outros eventos conhecidos nacionalmente são os hackathons organizados pela Universidade de São Paulo (USP). Com eles, é possível que estudantes se desenvolvam e até mesmo sejam reconhecidos por empresas de renome.

Mas pensando por outro lado, qual a finalidade dos hackathons para empresas e todos os participantes? Confira mais sobre a resposta dessa questão no próximo tópico.

Qual a finalidade dos Hackathons?

Como você já deve ter percebido, a organização de hackathons nem sempre é fácil e exige investimentos. Afinal, é necessário que o público-alvo certo participe e que a empresa ou entidade que comanda o evento saiba exatamente qual a finalidade dele.

Com isso em mente, é fácil elencar benefícios para as organizações. Além de ser uma forma de pensar fora da caixa e trazer ideias inovadoras,principalmente nessa era da Internet das Coisas, os hackathons possibilitam que as empresas extraiam o melhor de diversos projetos.

Os hackathons são formas de compilar soluções de perspectivas de pessoas de diferentes realidades e que podem ajudar a suprir as várias necessidades do público-alvo da solução a ser criada.

Por outro lado, para os participantes esse tipo de evento é uma oportunidade de viver experiências únicas. Além do networking proporcionado, as organizações podem avaliá-los como potenciais talentos a serem contratados.

Vale também ressaltar o fato de que muitos hackathons contam com premiações para os melhores projetos. Sendo assim, pode ser uma boa alternativa para pessoas que se interessam pelos prêmios, como viagens, participações em eventos, cursos e até mesmo retornos financeiros.

Mas afinal, como funcionam os hackathons corporativos? Eles são exclusivos para as áreas de tecnologia? Entenda melhor a seguir!

Como funcionam os Hackathons corporativos?

A maratona de programação é um evento muito popular em diversos países. Empresas como a Nasa, o Facebook, a Apple, o Google e a Uber fazem parte do grupo de organizações que utilizam hackathons para gerar soluções inovadoras.

Além disso, no Brasil, o Sebrae e a Globo também são referências no assunto de organização de hackathons. Essa metodologia é utilizada para a resolução de um problema da empresa que o promove.

Normalmente, hackathons são eventos com duração de 24h a 48h. Nesse período, a organização faz palestras para nortear os programadores e promove workshops de discussão entre funcionários e quem está participando do desafio.

Com isso, eles passam a ter mais insumos para pensar em estratégias e soluções. Por fim, a maior parte do tempo é voltada para o desenvolvimento de um novo projeto.

Extrapolando as barreiras dos setores de tecnologia

Apesar da área de tecnologia ser a aplicação mais comum, o hackathon pode ser utilizado também nos processos de recrutamento, gamificação e até mesmo no desenvolvimento de lideranças. Os desafios passam a ser voltados para gestão ou rotinas do cargo.

Essa metodologia gera um ambiente propício para identificação das competências individuais e coletivas em situações extremas. Por ser visto como um laboratório, o hackathon fornece a possibilidade de feedbacks mais assertivos para lideranças e candidatos.

Dica de Ouro!

Hoje, estar capacitado na metodologia World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0!

E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em World Class Manufacturing.

Nosso pacote contempla 14 cursos, iniciando com conhecimentos básicos para compreensão da abordagem WCM em uma organização, passando pelo aprofundamento dos conceitos dentro de áreas vitais em uma organização, representadas pelos pilares do WCM.

Está esperando o que? Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na capacitação que te tornará capaz de entender e aplicar uma metodologia utilizada por gigantes como Fiat, Whirlpool, Unilever e muitas outras. Torne-se um profissional de alto nível!

Formação Especialista em WCM - Word Class Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.