
O avanço da tecnologia no mundo trouxe diversas mudanças ao nosso cotidiano. Nunca estivemos tão conectados ao mundo online, algo que pode ser ampliado nos próximos anos. A estratégia O2O (online to offline) está totalmente alinhada a esse novo cenário e ganhando muita importância na ação de grandes empresas.
Algumas gigantes do mundo dos negócios já começaram a utilizar essa estratégia, entre os mais famosos estão Amazon, Uber, Americanas e muitas outras.
Neste artigo, buscaremos entender o conceito e a importância desse modelo de negócios, online to offline, pelos seguintes tópicos:
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O O2O, sigla para online to offline, é um modelo de negócio desenvolvido na China no qual produtos ou serviços são ofertados em ambientes online só que para serem utilizados no mundo real ou offline.
Uma das pioneiras e responsáveis pela popularização no Brasil foi a empresa Peixe Urbano. Por ela é possível adquirir cupons virtuais de desconto para utilizar em estabelecimentos reais, além de aumentar as vendas, há uma divulgação do local na plataforma.
Com o avanço da tecnologia no país e também a mudança no comportamento do consumidor essa estratégia se expandiu e chegou aos mais diversificados serviços. Tanto que hoje já existe a Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) para representar os interesses de quem trabalha com esse modelo de negócio.
Agora que você já entendeu o conceito de O2O, que tal conhecer os benefícios de implementar essa estratégia no seu negócio?
Diversificar as opções de consumo do seu público é sempre importante para manter os negócios atualizados. Aqui, separamos três dos maiores benefícios que o O2O pode trazer para o seu negócio, confira abaixo:
Ter uma presença no universo online é sem dúvidas uma das chave de sucesso do mundo atual. Muitas pessoas podem conhecer a sua marca pelas redes sociais e sites, o modelo O2O pode ser um excelente caminho.
Mesmo que os produtos sejam vendidos online, o cliente usaria os serviços ou produtos no estabelecimento físico. Isso pode ser muito bom para trazer novos clientes para o seu local.
O custo logístico sempre impacta muito nos preços finais dos produtos, algo que sai caro para o consumidor, e à vezes, inibe a decisão de compra. Com o O2O esses custos são menores, visto que o próprio cliente buscaria o produto.
O que torna esse modelo de negócios ainda mais interessante de ser implementado é a facilidade. Primeiro, é importante escolher a plataforma online, pode ser um site próprio, redes sociais ou até mesmo uma parceria com empresas que disponibilizam esse serviço de vendas online.
É importante gerar uma experiência de compra boa para o usuário, com boa navegabilidade e também boas opções de pagamento.
Segundo, o marketing de divulgação deve ser bem estratégico para que as pessoas saibam desse serviço, seja ele pago ou orgânico. Por isso, é necessário montar uma equipe ou terceirizar esses serviços para que assim você consiga atingir um público maior.
Por último e nem de longe menos importante, está a preparação da sua loja física para atender essa nova demanda e os clientes que virão consumir ou buscar o produto oferecido.
Além disso, cada vez no nosso dia a dia, maior é a importância de realizar pesquisas pós compra online e offline, assim você consegue captar informações importantes para saber mais sobre a opinião do cliente e assim melhorar a experiência dele.
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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