A metodologia DMAIC, utilizada na aplicação do Lean Seis Sigma, estipula a importância de monitorar os resultados obtidos com a implementação das melhorias do projeto.

No DMAIC, após definir (D) o que se espera com o projeto, medir (M) os parâmetros para formar uma base de dados, analisar (A) as informações para identificar a causa  raiz e melhorá-lo (M), através da execução das soluções, tem-se a etapa final de controle (C) dos efeitos, na qual a ferramenta OCAP pode ser utilizada.

A etapa de controle é fundamental para garantir a sustentabilidade dos resultados obtidos com o projeto e estabelecer um novo patamar para melhores práticas. Além do OCAP, podem ser utilizadas outras ferramentas, como cartas de controle, procedimento operacional padrão (POP) e o Poka Yoke.

A sigla OCAP resume a expressão em inglês “Out of Control Action Plan”, o que seria algo parecido com “planos de ação para processos fora de controle” no português.

Neste artigo você vai entender mais sobre como a ferramenta OCAP funciona na prática e como ela pode eliminar problemas e melhorar processos.

 

 

O que é OCAP?

 

O OCAP (Out of Control Action Plan) é uma ferramenta utilizada para facilitar a identificação das anomalias crônicas que devem ser atacadas para a melhoria do processo.

Trata-se de um  fluxograma ou descrição textual da sequência de atividades que devem ser realizadas após a ocorrência de um evento ativador. É um documento vivo (será modificado ao longo do tempo na medida em que se adquire mais conhecimento e compreensão do processo).

O OCAP deve ser construído com base em três partes:

Ativadores: definem as condições que indicam quando o OCAP deve ser seguido;

Pontos de verificação: condições do processo que devem ser investigadas para a descoberta da causa especial de variação;

Finalizadores: contêm as ações que devem ser adotadas para a remoção do sintoma e para a eliminação da causa especial de variação.

Caso o processo saia do controle, deve-se entender onde houve alguma alteração no processo (variável), seguindo-se a sequência indicada no OCAP, identificar qual foi a causa indicada no OCAP e definir a ação que deverá ser tomada para a solução do problema, conforme descrito no documento. Posteriormente, os dados devem ser informados no Diário de Bordo.

Mas se o processo não tiver um OCAP, é necessário informar o fato, a causa e a ação tomada no próprio diário de bordo ou no acompanhamento feito pelas cartas de controle.

 

 

Quando o gráfico de acompanhamento sinalizar que o processo está fora de controle, deve-se identificar o motivo que levou à ocorrência da causa especial e a ação corretiva a ser tomada.

 

 

A ferramenta indicada é o Diário de Bordo, portanto é importante registrar em formulário a descrição do problema e da ação corretiva tomada e todas as alterações feitas no processo, mesmo que, a princípio, essas alterações não modifiquem o processo. As informações contidas no diário de bordo possuem o objetivo de melhorar o processo.

 

Qual é a importância do OCAP?

 

Como citado anteriormente, o OCAP é uma ferramenta utilizada para a fase de controle após a implementação da solução de um problema, sendo um meio fundamental para garantir a manutenção dos resultados.

A partir de um OCAP, a produção terá uma ferramenta poderosa para resolver a maioria dos problemas de maneira rápida e adequada. Além disso, a ferramenta estabelece a responsabilidade pelo gerenciamento de processos na instalação e permite que as causas de interrupções do processo sejam removidas o mais rápido possível.

Assim, são obtidas linhas de produção mais confiáveis e a otimização da resposta às perturbações nos processos.  

 

Saiba mais sobre as ferramentas Lean!

 

O OCAP é uma das ferramentas usadas dessa filosofia de excelência operacional difundida mundialmente.

Se você quer saber mais sobre essas ferramentas e sobre muitas outras, você precisa baixar nossos e-books As Principais Ferramentas do Lean Seis Sigma e As 7 Ferramentas da Qualidade.

Também estamos fornecendo um curso gratuito de introdução ao Lean Manufacturing para que você possa conhecer mais sobre o assunto, ganhar um valioso certificado e turbinar o seu currículo!

Não perca tempo e comece já sua escalada rumo ao topo da metodologia que mudou de forma considerável o modo de se produzir. Inscreva-se já!