Em um mundo em que a competitividade e a inovação continuam a acelerar, a necessidade de gestores e empreendedores se tornarem, de fato, líderes em suas organizações é um ponto crítico para o desenvolvimento de um negócio, certo? Vamos mostrar nesse artigo que existem 4 tipos de liderança, e você vai identificar em qual deles você se encaixa, e em qual precisa estar para obter sucesso! Afinal... 

Mesmo que esses gestores tenham especialização nos processos gerenciados ou entendam de estatística, vendas, produção e outros seguimentos, se não souberem lidar com os colaboradores, de maneira comprometida e motivadora, seu conhecimento pode não adiantar muita coisa!

Independente de termos máquinas de última geração e tecnologias avançadas, sempre teremos pessoas gerenciando e executando recursos, ou seja, o desempenho dependerá de seres humanos. Logo, a forma de lidar com as pessoas e a sua capacidade em influenciar os liderados são a chave para bons resultados organizacionais.

Atualmente, liderança é considerada a habilidade mais requisitada no mundo corporativo, você sabia? Segundo a pesquisa Global Human Capital Trends 2014, realizada pela Deloitte University Press, 86% dos executivos entrevistados em todo mundo consideraram liderança a habilidade mais crítica ao sucesso, considerando-a muito importante e urgente.

Mas sabemos que apesar da importância de liderança, nem todos os gestores são líderes na prática. Afinal, quem nunca teve um líder ruim? Visto esse cenário, William Bushelle, ex-membro da Marinha Americana (Navy Seal), desenvolveu a teoria dos “Quatro Pilares de Liderança”.

Em um dos pilares, ele descreve os 4 estágios que um líder pode se encontrar! Vamos ver quais são?

 

1. Eu sou o chefe

 

O primeiro estágio de liderança é posicional, quando a pessoa é o chefe por estar nessa posição e pelo seu cargo dizer que ele é líder. Porém, este não aplica liderança, de fato. É o momento em que muitos líderes se encontram, onde as pessoas obedecem por receberem uma ordem e não por serem inspiradas a fazer algo. No mundo corporativo, ou o líder se desenvolve ou será engolido.

 

2. Líder focado em resultados

 

É o estágio em que a pessoa está na posição de liderança e está começando a trazer resultados. É o primeiro passo para ter respeito na organização. Mesmo nessa fase, ou o líder se desenvolve ou ele “morre”. É importante ressaltar que a maioria dos líderes jamais saem desse estágio! Lamentável, não?

 

3. Liderança inspiradora

 

Aqui, o líder gera resultados consistentes, porque consegue inspirar as pessoas continuamente para darem o melhor de si. Esse estágio demanda trabalho e muito esforço diário - qualquer um pode sair daqui num piscar dos olhos. É o momento que confronta com o líder chefe, pois o chefe manda, o líder inspira! 

 

4. Liderança transformadora

 

Estágio no qual líderes conseguem transformar toda uma cultura! As pessoas o seguem porque sabem que ele está inspirando-os a conquistar algo maior que eles mesmos. Nesse estágio, os liderados querem segui-lo e, assim o fazem, por acreditarem nele. Com uma equipe engajada em resultados, nem é preciso dizer a consequência, né?

 

E você, em qual estágio se encontra?

 

Sabemos que liderança é ação e não posição, não é mesmo? Porém, ser um líder demanda muito trabalho e dedicação diária. Visto isso, podemos entender liderança como uma escolha!

Por isso, sou obrigado a te perguntar: qual tipo de líder você quer ser? O quanto você está disposto a se dedicar para se tornar um líder melhor? Quer saber como se tornar um líder de sucesso?

Se sua resposta for sim para essas perguntas, se quer aprender a inspirar as pessoas a lutarem por seus ideais e seguir seu exemplo, temos um e-book fantástico para te auxiliar! Baixe agora e aprenda tudo que precisa saber sobre as 5 práticas exemplares da liderança, como inspirar seus liderados e como elevar suas estratégias a outro nível! Vamos nessa?