Quem não gostaria de ser eficaz em todos os setores da vida, não é mesmo?

Nos dias de hoje, temos a sensação que o tempo passa muito mais rápido do que gostaríamos. E ao tentar fazer tudo o que precisamos ao mesmo tempo, algo sempre acaba ficando mal feito.

Não há dúvida de que a maioria das pessoas desejam ser altamente eficazes no trabalho, no casamento e cuidando da sua saúde.

Por isso, Stephen Covey mostra sete abordagens que as pessoas eficazes utilizam para alcançar a realização e como construir seu caráter e moldar sua vida de forma intencional.

 

Sobre a obra

 

O livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” (1989), do original “The 7 Habits of Highly Effective People” (em inglês) apresenta um manual valioso e útil para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer pessoa.

Nessa obra, Stephen Covey molda 7 hábitos, divididos em quatro partes, para mudar a mentalidade do leitor com um passo a passo para autodisciplina e aperfeiçoamento pessoal.

Foram vendidos mais de 20 milhões de cópias e traduzido para 38 idiomas. Esse é o trabalho mais famoso de Covey e, segundo a revista Chief Executive, foi eleito o livro mais influenciador do século XX.

Se você deseja se inteirar de todos os detalhes do livro, a edição completa está disponível para compra no link:

 

 

Sobre o autor

 

Stephen R. Covey é vice-presidente da Franklin Covey Co., autor, conselheiro e palestrante americano.

Covey foi consultor pessoal dos ex-presidentes Bill Clinton, dos EUA, Vicente Fox, do México, do sul-coreano Kim Dae Jung, além de CEOs de diversas empresas norte-americanas e do mundo.

Na sequência de sua produção, em 2004, lançou o livro O Oitavo Hábito: da Eficácia à Grandeza, que foi publicado 28 anos após Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Esse livro é um guia prático recomendado para toda pessoa que queira ter pequenos hábitos, porém com grande impacto na rotina. Além disso, pode ser praticado por quem quer se tornar mais efetivo na vida pessoal e profissional.

Também é recomendado para aqueles que precisam de uma orientação correta com o propósito de definir objetivos na vida e indispensável para quem quer ser o protagonista da própria carreira.

 

Ideias principais do livro

 

  • Concentre-se no desenvolvimento do caráter, não da personalidade.

  • Você é o que habitualmente faz, então adote hábitos produtivos.

  • Excelência é um hábito, não uma aptidão.

  • Você é livre porque pode determinar como responde às circunstâncias.

  • Escolha princípios sólidos como integridade, dignidade, qualidade, servir, paciência, perseverança, carinho, coragem e esforço para viver através deles.

  • Escreva uma declaração de missão pessoal para esclarecer seus princípios e definir suas metas.

  • Pense no que você quer que as pessoas falem sobre você no seu funeral.

  • Equilibre a atenção que você dá a cada um dos seus papéis. Divida seu tempo para participar de forma justa de cada uma de suas responsabilidades e relacionamentos.

  • Entenda que você tem a capacidade de melhorar seus hábitos e sua vida.

 

Overview - Os Sete hábitos

 

Conheça os hábitos das pessoas altamente eficazes e saiba o que fazer para se tornar uma.

 

1. Ser proativo;

2. Ter objetivo;

3. Definir prioridades;

4. Vencer quando o outro vencer;

5. Compreender e ser compreendido;

6. Cooperar e trabalhar em equipe;

7. Renovar os instrumentos.

 

Certos princípios e valores básicos tornam as pessoas mais eficazes, como a justiça, a equidade, a integridade, a honestidade, a dignidade e valor humano, a excelência, um espírito de serviço, a paciência, a perseverança, a nutrição, o carinho e coragem.

Quando a pessoa se desenvolve a partir dos princípios clássicos, ela se torna um líder que, se dominado a si mesmo, consegue inspirar e auxiliar outros indivíduos. Essa influência pode mudar a visão que se tem sob determinada situação. Mas toda mudança deve começar, principalmente, de dentro para fora.

Para desenvolver o hábito de agir de acordo com esses princípios, você precisa de:

 

  • Sabedoria: entenda o que e o porquê quer fazer determinada coisa.

 

  • Habilidade: torne-se capaz de fazer o que pretende.

 

  • Desejo: queira e faça você mesmo.

 

O trabalho mais importante vem de dentro. Após dominar o seu eu interior, entende-se que você também dominará o seu exterior. Toda mudança acontece, primeiro, por dentro.

 

Overview - Hábito 1: seja proativo

 

 

As pessoas consideradas eficazes tomam a iniciativa em relação a algo que desejam sem esperar que as coisas aconteçam. Quem é proativo não se sente limitado, mesmo que algo as impeça de agir.

 

Comece a ser proativo falando a linguagem da iniciativa e responsabilidade:

 

 

  

Pessoas proativas operam no reino do possível, pensando e agindo com antecedência, além de verem o que pode ser feito e executam resolvendo possíveis problemas.

Eles ficam mais fortes com o passar do tempo, se tornam capazes de fazer cada dia mais e começam comprometendo-se a mudar seu interior que podem, eventualmente, mudar o mundo ao seu redor.

 

Overview - Hábito 2: saiba onde você quer chegar

 

 

É importante pensar, com cuidado, sobre seus objetivos, pois muitas pessoas passam a vida toda, praticamente, perseguindo uma meta que revela ser insignificante, insatisfatória ou até mesmo destrutiva.  

Poder, dinheiro e fama eram os objetivos que muitos queriam e alcançaram, mas qual o preço disso?

A eficácia não é apenas uma questão de alcançar um objetivo, mas sim de alcançar o objetivo certo.

Implemente liderança pessoal. Eis aqui 5 passos que irão te ajudar:

 

  1. Comece elaborando uma declaração de missão pessoal que defina seus objetivos e descreva que tipo de pessoa que você quer ser;

  2. Pense cuidadosamente sobre essa declaração de missão;

  3. Examine-se. Veja a si mesmo como você realmente é;

  4. Decida o que você precisa mudar e o que você quer se tornar. Escreva a declaração;

  5. Faça um compromisso consigo mesmo. Mantenha esse compromisso.

 

Overview - Hábito 3: coloque a primeira tarefa em primeiro lugar

 

 

Você tem o poder de mudar quem você é, mas isso significa mudar a forma como você age.

Nunca deixe que suas prioridades mais importantes sejam substituídas pelas menos importantes.

Muitas pessoas gastam seu tempo reagindo a circunstâncias urgentes e emergências, mas nunca investem o esforço necessário para desenvolver a capacidade de prevenir emergências, exercício de gestão pessoal.

Eles confundem o importante com o urgente. O urgente é fácil de ver. O importante é mais difícil de discernir.

Enfatize o planejamento, evitando armadilhas, desenvolvendo relacionamentos, cultivando oportunidades e obtendo recreação adequada.

Não pense em encher o seu cronograma com muitos compromissos, mas sim sobre a certeza de que você gasta o tempo necessário em coisas importantes.

 

Overview - Hábito 4: lógica “win/win”

 

 

No casamento, nos negócios ou em outras relações, exerça liderança interpessoal para tornar vencedoras ambas as partes.

Duas vitórias deixam todo mundo melhor, duas derrotas colocam todos em uma situação ruim.

Um relacionamento de vitória / derrota cria um vencedor, mas deixa alguém insatisfeito.

Pessoas altamente eficazes se esforçam para obter transações vitória/vitória, o que torna lucrativo para todos, porque ambas as partes estão em melhor situação no final.

Qualquer outro tipo de transação é destrutiva, porque produz perdedores e, portanto, inimigos e sentimentos ruins, como animosidade, derrota e hostilidade.

 

Overview - Hábito 5: procure primeiro entender, depois ser entendido

 

 

A comunicação é uma via de duas mãos. Para desenvolver relacionamentos win / win, descubra o que as outras partes querem e o que a vitória significa para elas.

Segue algumas dicas que irão te ajudar.

 

  • Não assuma que você sabe, ouça.
     

Sempre tente entender o que as outras pessoas querem e precisam antes de começar a delinear seus próprios objetivos;

 

  • Não se oponha, argumente;

 

  • Ouça com atenção e pense sobre isso;

 

  • Tente se colocar no lugar da outra parte.
     

Os bons advogados preferem escrever o caso mais forte possível do ponto de vista do oponente. Quando eles entendem os melhores argumentos possíveis para a oposição, começam a redigir o caso do ponto de vista de seus clientes.

Essa tática é igualmente valiosa em relacionamentos pessoais ou acordos comerciais. É importante saber do que a outra parte precisa, o que ela quer e por que deseja aquilo.

Depois, quando você delinear seus próprios objetivos, coloque-os em termos que respondam diretamente aos objetivos da outra parte.

Assim, você estará agindo sobre os princípios da comunicação empática.

 

Overview - Hábito 6: sinergia

 

 

A cooperação multiplica o poder de um!

De fato, cooperação criativa pode render uma força maior do que a soma das partes, assim como um arco pode suportar um peso maior do que dois pilares podem suportar.

A palavra-chave para descrever esse tipo de relacionamento é sinergia, que significa unir um todo maior que a soma das partes. A sinergia efetiva depende da comunicação.

Muitas pessoas tornam a sinergia impossível reagindo a partir de impulsos.

Eles não ouvem, refletem e respondem, mas, em vez disso, ouvem e reagem de maneira reflexiva. Suas reações podem ser defensivas, autoritárias ou passivas.

Cooperação e comunicação são, sobretudo, as duas pernas de um relacionamento sinérgico. Ouça, reflita, responda e coopere ativamente.

 

Overview - Hábito 7: afiando a serra

 

 

Uma história antiga conta que um homem estava serrando um tronco. O trabalho estava indo devagar e o homem estava exausto. E quanto mais ele serrava, menos cortava.

Uma pessoa que estava passando por ali sugeriu ao homem que fizesse uma pausa para afiar a ferramenta, mas ele se recusou, pois estava ocupado demais serrando.

Uma serra maçante torna o trabalho cansativo, tedioso e improdutivo. Por isso, pessoas altamente eficazes levam o tempo que precisam para afiar suas ferramentas, que são, na verdade, seus corpos, almas, mente e coração.

Esse texto é uma metáfora para nos dizer que afiar a serra é a hora de cuidar de si mesmo. A seguir mostraremos os passos que pessoas altamente eficazes utilizam para isso.

 

Cuidando de seus corpos

 

Um programa de exercícios que combina resistência, flexibilidade e força pode te auxiliar nessa questão. É fácil planejar um programa desse tipo e, então, você não precisa ingressar em uma academia para implementá-lo.

 

Cuidando de suas almas

 

Algumas pessoas usam oração e meditação, se estiverem inclinadas a uma espiritualidade de base religiosa, ou talvez com boa literatura ou ouvindo boa música.

Nunca negligencie essa dimensão espiritual, pois fornece a energia para o resto de sua vida. O reparo mental pode significar mudar seus hábitos, como o hábito de assistir televisão, que encoraja a absorção passiva de valores, atitudes e disposições que entorpecem a mente.

Algumas coisas que podem ajudar são: leitura, quebra-cabeças, exercícios de matemática ou participação em alguma atividade desafiadora para manter sua mente alerta, ativa e envolvida.

 

Cuidando do coração

 

O coração se refere às emoções, que dependem muito dos outros. Trabalhe para desenvolver seu coração, suas conexões emocionais e seu envolvimento com outras pessoas. É importante se comunicar, ouvir e ser um pouco exigente.

Em tudo que você fizer, tente melhorar. Tente fazer tudo da melhor maneira, pois ao fazer isso, você se transformará em uma pessoa altamente eficaz.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

O livro Foco, de Daniel Goleman, também ressalta o valor que a meditação tem visto que, ela te ajuda a se concentrar em uma mesma atividade por um determinado período de tempo.

O autor Kevin Kruse, em seus 15 Segredos que as Pessoas Bem-Sucedidas Sabem sobre a Gestão do Tempo, diz que maioria dos empresários adota uma rotina matinal para se reenergizar física e mentalmente. Eles se recarregam com muita água, comida saudável e exercício. CEOs ocupados também revigoram suas mentes com leitura ou meditação.

Por último, em What They Don’t Teach You at Harvard Business School, Mark H. McCormack  também falou sobre a estratégia Win-win, segundo ele o resultado ideal para qualquer negociação é que ambos os lados saiam ganhando, porque se uma das partes estiver mais satisfeita que a outra, os resultados da negociação são inesperados.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

Para aplicar em sua vida, podemos sintetizar os principais conceitos dos 7 hábitos, sendo eles:

 

1. Tomar iniciativa, pois isso te tornará proativo;

2. Foque nos seus objetivos, porque é importante que você saiba onde quer chegar;

3. Defina prioridades, uma vez que a primeira tarefa deve estar em primeiro lugar;

4. Vença junto, pois é importante que conquistamos algo positivo quando os outros conquistarem também;

5. Comunique-se, pois melhor que entender é ser entendido;

6. Coopere, já que todas as partes têm o mesmo objetivo;

7. Reflita e reparem, porque precisamos separar o momento para afiar a serra.

 

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