As diferenças entre as certificações White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt são notórias dentro da hierarquia funcional do Seis Sigma.

O Black Belt é o profissional técnico que tem o domínio das ferramentas para gerar os resultados, enquanto que o Master Black Belt é o profissional que tem uma formação gerencial, pronto para coordenar os demais belts.

O foco desse post é explicar quais são os desafios do Master Black Belt, e para que isso fique realmente bem explícito, primeiro vou contar para você as funções desse profissional, e o que o mercado espera dele. Vamos lá?

 

As funções do Master Black Belt

 

O Master Black Belt é um especialista dentro da metodologia Lean Six Sigma, é o grande mentor dentro da metodologia. Sua principal função é fazer o link entre a diretoria e a operação da empresa.

Esses profissionais possuem cargo efetivo na hierarquia da empresa, respondendo diretamente à alta administração. Direta ou indiretamente, estão sempre ligados à área de gestão da organização.

Disponibilizam, preferencialmente, 100% de seu tempo ao programa Seis Sigma, com objetivo principal na mentoria de projetos, e em algumas empresas, exercem também funções executivas nas áreas de gestão ou qualidade.

O Master Black Belt em Lean Seis Sigma pode estar incluso na hierarquia da empresa, sendo um gerente, por exemplo, e assim conseguir mentorar melhor os projetos dos Black Belts. Com isso, se tem acesso às diretrizes do programa, mas nem sempre se tem acesso às diretrizes da organização como um todo e aos acionistas.

Além disso, também pode estar fora da hierarquia da empresa, fazendo um link entre a alta administração e a parte operacional. Nesse cenário, se permite ao Master participar das decisões estratégicas da empresa. Em contrapartida, não se consegue fazer a mentoria tão intensamente.

Ou seja, os Master Black Belts possuem alto envolvimento em todas as áreas da administração e são fortemente ligados aos resultados da empresa. Também desenvolvem os futuros líderes da organização com alinhamento na implementação de novas tecnologias.

 

Os desafios do Master Black Belt em Lean Seis Sigma

 

O Master Black Belt deve entender o fluxo do processo de gerenciamento da melhoria, entender em que consiste o seu papel no processo, e as responsabilidades de cada indivíduo em cada etapa do processo, além de viabilizar os recursos para cada fase do projeto.

Faz parte de suas competências o entendimento das métricas estratégicas que resultarão nas métricas financeiras junto aos acionistas. Outro desafio da carreira de um Master Black Belt é liderar equipes para aplicação de projetos dentro da Metodologia Seis Sigma.

Esse profissional deve saber como se relacionar tanto com analistas e engenheiros, quanto com gerentes e diretores.

No primeiro caso, para orientar e desenvolver projetos de melhoria contínua; no segundo caso, para discutir metas estratégicas e apresentar os resultados do programa. Saber como lidar com cada público é uma competência adquirida e também muito enfatizada nos treinamentos.

Técnicas de relacionamento interpessoal, de comunicação e de liderança são algumas das chaves cruciais para ir bem nesta função, já que este profissional se relaciona com colaboradores dos mais diversos setores da companhia.

Treinar Belts para melhorar a eficiência da aplicação desses projetos, transcrever o que a alta administração necessita para crescer a empresa, mentorar e gerenciar múltiplos projetos Lean Seis Sigma são outros desafios do Master Black Belt.

Projetos multifuncionais requerem um entendimento variado. Hoje, um Master Black Belt pode ter um projeto de melhoria atrelado ao aumento de desempenho de uma operação industrial crítica da empresa.

Meses depois, o projeto pode ser referente à redução de custos e desperdícios em determinado setor administrativo. Ser capaz de exercer um bom gerenciamento de projetos é uma das habilidades de um Master Black Belt.

Ser curioso, buscando entender de tudo um pouco, é uma prática muito bem aproveitada nesta função. O aprimoramento de habilidades de análise e interpretação de dados e informações é um fator fundamental para tornar possível esta ampla compreensão de várias áreas da empresa.

 

Se torne um Master Black Belt

 

A carreira de um Master Black Belt exige muita dedicação e empenho. Para ter excelência como gestor Seis Sigma, é importante gostar do que se faz, e assim, ter êxito na aplicação dessa metodologia dentro da organização.

Os desafios são grandes para um Master Black Belt, mas são bem recompensados ao longo da trajetória deste profissional. Com certeza, ser um Master é um grande diferencial que as empresas estão buscando nos dias de hoje.

Se você se dedicar, com certeza você será um excelente profissional e terá uma brilhante carreira. Porém, nem tudo se adequa a um projeto Lean Seis Sigma, às vezes a solução é mais simples do que isso, às vezes não. E para saber quando e como desenvolver esses projetos, se torne Master Black Belt.

E você sabe o que tem que fazer para se tornar um Master? Clique no banner a seguir e se inscreva no nosso Pacote Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma e dê um upgrade na sua carreira.