O que é e para que serve a Osmose Reversa?
Como funciona a Osmose Reversa?
Quais as vantagens da Osmose Reversa na indústria?
5 aplicações da Osmose Reversa
Essa é a trilha para o sucesso!

Osmose Reversa: O que é e quais suas vantagens na indústria?

Tornando possível a separação de sais e minerais da água, a osmose reversa pode ser aplicável em vários setores e processos da indústria.

Marcela Gomes
Por: Marcela Gomes
Osmose Reversa: O que é e quais suas vantagens na indústria?

Provavelmente você já ouviu falar em osmose em algum momento da vida, mas e a osmose reversa, você sabe o que é? Com um conceito semelhante e diversas aplicabilidades em processos e setores industriais, a osmose reversa vem para ajudar no aproveitamento da água do mar e das águas minerais.

É evidente o avanço da tecnologia e da inovação, e ela se encontra em todos os processos. Inclusive para o tratamento da água! Você sabia? Continue lendo o artigo que se desenvolverá nos seguintes tópicos:

  • O que é e para que serve a Osmose Reversa?
  • Como funciona a Osmose Reversa? 
  • Quais as vantagens da Osmose Reversa na indústria? 
  • 5 aplicações da Osmose Reversa
  • Essa é a trilha para o sucesso!

Vamos à leitura?

O que é e para que serve a Osmose Reversa?

Como o próprio nome diz, a osmose reversa é um método usado para extração de possíveis contaminantes da água e utiliza dos mesmos princípios que a osmose. Dessa forma, se tornou possível a utilização das águas marinhas e minerais para diversos usos.

Você deve estar se perguntando:  O que é osmose?  Vamos entender melhor! Osmose é um processo utilizado quando  o solvente (nesse caso a água) vai de um ambiente com pouca concentração de solutos para uma solução mais concentrada, através de uma membrana semipermeável.

Tal fenômeno ocorre naturalmente e de forma espontânea, isso se dá pela ocorrência de um desequilíbrio químico existente entre as soluções.

Essa movimentação, faz com que surja uma pressão externa na mesma direção da água, que chamamos de pressão osmótica.

Após entender melhor o conceito de osmose, podemos definir a osmose reversa sendo a fluidificação do soluto de um meio mais concentrado para um menos concentrado, por conta das pressões existentes.

A imagem ilustra o processo de passagem do soluto de um meio mais concentrado para um menos concentrado, através da membrana semipermeável


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um dos principais métodos utilizados para purificação da água é a osmose reversa, visto que esse método consegue remover até 99,98% das impurezas, toxinas e até mesmo microorganismos presentes na água.

Vamos entender no próximo tópico como ocorre o processo da osmose reversa.

Como funciona a Osmose Reversa?

Que a osmose reversa é uma método de separação de misturas, nós vimos no tópico anterior, agora vamos entender como ocorre todo esse processo!

Para realização desse método, são necessárias membranas semipermeáveis sintéticas, elas que irão realizar a permeabilização da água, visto que possuem uma matriz polimérica por aplicação de pressão.

Cada elemento presente no solvente possui uma facilidade de atravessar essa membrana, isso faz com que exista a separação da água em duas correntes distintas. Sendo que uma delas fica com todas as impurezas e a outra, com a água purificada.

Uma das principais vantagens desse método, é que ele possui um alto índice de remoção dos contaminantes que não são facilmente removidos através dos métodos convencionais, como ocorre na maior parte das estações de tratamento de água hoje em dia.

Quais as vantagens da Osmose Reversa na indústria?

Como um método amplamente utilizado no setor industrial para limpeza da água, a osmose reversa possui várias razões para ser escolhida pelas indústrias. Vamos conferir?

1. Uso da água em temperatura ambiente

Como o processo de osmose reversa não necessita da utilização de água aquecida, como nos outros métodos, e com isso, obtém-se economia tanto de tempo quanto da energia usada no aquecimento da água que será usada no tratamento.

2. Grande capacidade de purificação

O processo de purificação por meio da osmose reversa é muito eficaz, visto que ele remove várias impurezas, como:

  • Compostos químicos;
  • Bactérias;
  • Fungos;
  • Óleos;
  • Pesticidas;
  • E outras substâncias indesejáveis 

3. Economia de espaço físico

Quando comparado a uma planta com mesma capacidade em volume e que faz a destilação da água, o sistema para realização da osmose reversa ocupa menos espaço.

4. Reduz os gastos energéticos

Além das vantagens já apresentadas, a redução dos gastos energéticos é algo evidente nesse processo, principalmente quando comparamos com outro sistemas e métodos para realizar a purificação da água. Esse fator acaba atraindo ainda mais os olhares empresariais, visto que afeta indústrias de diversos portes e acaba proporcionando uma redução evidente na energia elétrica.

5. Possui vantagens em várias frentes.

Como a osmose reversa produz águas desmineralizadas e com um alto grau de pureza, ela pode ser utilizada em vários setores da indústria.

Depois que ocorre o processo de tratamento, a água potável pode servir como fonte de matéria prima para a fabricação de várias bebidas, como suco e cerveja por exemplo.

Outras utilizações, são a alimentação de caldeiras de alta pressão, sistemas de resfriamento e aquecimento e até mesmo na fabricação de medicamentos e outros produtos.

5 aplicações da Osmose Reversa

Já falamos aqui sobre várias vantagens da osmose reversa, agora vamos entender um pouco mais sobre as aplicações desse sistema:

  • No uso hospitalar:  Nesse ramo, a água será usada para realização de exames de laboratório, hemodiálise, transplantes e vários outros processos que necessitam de água pura.
  • Retirada de águas marinhas: Muito utilizada também nos processos de dessalinização de águas salobras. 
  • Caldeiras: Com a constante evaporação das águas com impurezas, é comum surgirem incrustações nos tubos limitando a eficiência do sistema. O processo de osmose reversa, atua removendo as impurezas.
  • Agricultura: No ramo da agricultura, a osmose reversa atua removendo o problema de acúmulo de sais que podem ser nocivos às plantas, presentes na fonte de água utilizada.
  • Laboratorial: Atua garantindo que os processos laboratoriais obtenham o maior grau de pureza possível, conseguindo que a produção de cosméticos, exames e outros fármacos não sofram com a interferência de impurezas.

Essa é a trilha para o sucesso!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Marcela Gomes

Marcela Gomes

Técnica em Informática Industrial, pelo CEFET MG onde também cursa a graduação em Engenharia de Controle e Automação. Ex diretora de Marketing da Encautech Júnior Consultoria, realiza projeto de pesquisa na área de Proveniência de Dados em Processos de Software, está no núcleo de extensão Monkeys Aerospace desde sua fundação e também faz parte do Coletivo Feminista do CEFET Leopoldina, CEFET-ANAS. Possui certificação em Marketing de Conteúdo e atualmente é estagiária da Voitto, onde atua no time de Artigos & SEO.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.