Você já teve dificuldades de entender o que seus clientes pensam? Muitas empresas falham na obtenção de dados sobre satisfação e tendências de consumo dos clientes.

Saber exatamente quais são as necessidades do consumidor é muito importante para qualquer empresa. E mesmo assim, descobri-las ainda é um grande desafio para a maioria das instituições.

Para o auxílio dessa tarefa existem algumas ferramentas de gestão disponíveis, e entre  elas encontra-se a Pirâmide de Maslow, que pode ser considerada a principal técnica para a análise das reais necessidades dos consumidores.

Neste artigo iremos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre a Pirâmide de Maslow. Ensinaremos como  funciona essa técnica e como você pode aplicá-la  à sua empresa e até mesmo à sua vida pessoal.

 

O que é a Pirâmide de Maslow?

 

 

Esse conceito muito interessante foi criado nos anos 50 pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow. Tem o objetivo de explicar e categorizar todas as necessidades humanas.

A Pirâmide de Maslow organiza de forma hierárquica as necessidades humanas. Passando das necessidades fisiológicas até as necessidades das realizações pessoais.

Confira abaixo o esquemático da pirâmide:

 

 

Observe que na base da pirâmide encontram-se as necessidades fisiológicas, ou seja, as necessidades primordiais para a nossa sobrevivência. À medida que ocorre o estreitamento da pirâmide, as necessidades tornam-se cada vez mais complexas.

Segundo a teoria de Maslow, o desejo de obter todas as suas realizações é o que gera a força motivadora de todo indivíduo.

Maslow também afirma que as pessoas só irão prosseguir para o topo da pirâmide assim que o estágio atual for completamente ou quase completamente atendido. Ou seja, existe uma hierarquia das necessidades de Maslow.

A seguir, explicarei todas as 5 necessidades da Pirâmide de Maslow: fisiológicas; segurança; amor e relacionamentos; estima; e realização pessoal.

Que tal conhecer nosso E-book sobre definição de metas? Nele você vai aprender diversos conceitos sobre a importância de se estabelecer metas, tanto no âmbito profissional como no pessoal. Não perca essa oportunidade de aprendizado!

 

 

1. Necessidades fisiológicas

 


 

São as necessidades mais básicas das pessoas. Através da satisfação delas o ser humano é capaz de ter energia e saúde para desempenhar todas as suas atividades na sociedade.

Exemplos dessas necessidades são:

  • Uma alimentação saudável;

  • Descanso;

  • Excreção;

  • Abrigo contra intempéries da natureza.

 

2. Segurança

 

 

Este estágio da pirâmide é responsável pelas necessidades de segurança. Não somente em relação a ter um abrigo, como muitas pessoas pensam, mas também em outros diversos aspectos.

Confira alguns exemplos:

  • Proteção contra qualquer tipo de violência, seja física ou emocional;

  • Estabilidade financeira, através uma fonte de lucros confiável;

  • Segurança da família e entes queridos, através de um plano de saúde por exemplo;

  • Proteção contra o roubo de seus bens.


 

3. Amor e relacionamentos

 


 

Neste estágio da pirâmide iniciam-se as necessidades sociais. Aqui, os aspectos levados em consideração são as necessidades afetivas de cada pessoa.

Nesse patamar, aprendemos a construir relacionamentos saudáveis e duradouros, sejam eles no aspecto pessoal ou profissional.

Podemos citar como exemplos de necessidades de amor e relacionamentos:

  • Amizades sinceras;

  • Sentir-se pertencente a um grupo (trabalho, igreja, escola, grupo de estudos, etc.);

  • Uma boa convivência com os familiares;

  • Relacionamentos amorosos saudáveis;

 

4. Estima

 

 

Nas necessidades de estima encontram-se os desejos do ser humano de sentir-se reconhecido pelos seus atos. Chegando neste ponto, o indivíduo deve ser capaz de saber enxergar suas qualidades, assim como suas façanhas, pessoais e profissionais.

Veja alguns exemplos:

  • Autoconfiança elevada;

  • Reconhecimento dos seus feitos pelas pessoas que o rodeiam;

  • Ter alcançado conquistas importantes;

  • Possuir respeito dos outros;

  • Ter respeito pelo outros.

 

5. Autorrealização

 

 

Nas necessidades de autorrealização estão presentes os mais complexos desejos do ser humano. Chegar a esse nível da pirâmide é essencial para que seja atingida uma vida repleta de realizações pessoais e profissionais. Confira alguns exemplos:

  • Moralidade: adotar e seguir sua própria moral;

  • Criatividade: ser capaz de exercer toda sua criatividade na sua rotina;

  • Prestígio: ser prestigiado pelos outros, como forma de respeito por suas contribuições para a sociedade;

  • Autodesenvolvimento: adotar uma postura de desenvolvimento contínuo de seus hábitos;

  • Espontaneidade: agir de maneira autêntica, sempre condizente com sua moral.

 

Como entender seus consumidores através da Pirâmide de Maslow?

 

Através da Pirâmide de Maslow é possível entender qual o perfil dos seus consumidores. Após a realização de uma pesquisa confiável, é possível estabelecer em qual categoria da pirâmide encontram-se os seus clientes.

Tendo esses dados em mãos, é possível traçar estratégias de vendas para aumentar o alcance de seu  serviço ou produto. Além disso, existe a possibilidade do oferecimento de produtos que tragam a  autorrealização do cliente.

É fácil entender  aonde pretendo chegar. Imagine que você é o dono de uma concessionária de carros de luxo. Você adotaria as mesmas estratégias de marketing utilizadas por um supermercado? Com certeza não!

Daí a importância de entender em qual posição da pirâmide o seu produto está localizado. Sabendo  disso, você voltará seus esforços para um grupo específico de clientes. Isso poupará muita energia e dinheiro, concorda?

 

E aí, está gostando do conteúdo que estou trazendo? Confira também o nosso artigo sobre Como aumentar as vendas de sua empresa.

 

 

Nesse artigo você vai  receber 5 dicas para aumentar suas vendas, além de aprender a melhorar seu relacionamento com os clientes.

 

A Pirâmide de Maslow aplicada ao ambiente de trabalho

 

A utilização da Pirâmide de Maslow no ambiente corporativo é uma excelente alternativa para que os colaboradores sempre se mantenham engajados com os objetivos da empresa.

Quando as necessidades dos funcionários são atendidas,  eles se tornam muito mais felizes e motivados para desempenhar  sua função.

O setor de Recursos Humanos tem um papel muito importante nisso. Através dele serão adotadas medidas para a satisfação das necessidades, de acordo com o nível hierárquico da pirâmide.

Existem alguns benefícios adotados pelas empresas que, apesar de simples, trazem enorme  bem-estar para os colaboradores.

Medidas como  plano de saúde e  vale-refeição, por exemplo, estão ligadas diretamente com a necessidade de segurança dos  colaboradores.

Ações que incentivem um melhor relacionamento entre os funcionários têm um grande efeito positivo. Por exemplo, eventos sociais e feedbacks do trabalho executado. A maior capacitação profissional através de cursos também é uma ótima estratégia.

 

Pronto para aplicar a Pirâmide de Maslow na sua empresa?

 

Chegou a hora de tirar as ideias do papel e aplicar esses conhecimentos na sua vida pessoal e profissional, o que acha?

Antes disso, que tal conferir nosso modelo de assinatura VIP, o Voitto Premium?

Nele você vai ter acesso a conteúdos exclusivos: cursos, mentoria e materiais educativos como o Voitto Cast e o Power Hacks.

 

 

Não perca essa oportunidade. Torne-se Voitto Premium e diferencie-se do restante do mercado.

Ah, e como de costume, não se esqueça de deixar seu comentário abaixo. Ele é muito importante para melhorarmos nosso conteúdo. ;)