Atualmente já está comprovado que a busca por conhecimento deve ser prioridade para qualquer profissional que pretenda obter sucesso na carreira. Por esse motivo, ter um plano de estudos é fundamental para se manter atualizado, estudar, frequentar cursos e não se acomodar. 

A tal zona de conforto não combina com quem quer se aperfeiçoar e por isso é importante estar sempre antenado com as novidades do mercado profissional.

Repare que no atual contexto obter apenas o curso de graduação é insuficiente. O profissional, para alçar voos mais altos em sua carreira, precisa fazer outros cursos, efetuar pós-graduação e ampliar o seu leque de conhecimentos.

É aí que reside a importância de um planejamento bem elaborado, onde o estudante pode elaborar a sua rotina de estudos sem atrapalhar o seu tempo livre para o lazer.

O fato é que graças a um plano de estudos qualquer pessoa se torna apta a alcançar o seu objetivo, seja ingressar em uma faculdade, conquistar uma vaga em uma empresa conceituada ou ser aprovada em algum concurso público.

Nesse artigo trabalharemos os seguintes tópicos:

  • Vantagens de montar um plano de estudos eficiente;

  • Passos para montar um plano de estudos;

  • Ferramentas e softwares que podem ajudar a elaborar o seu plano de estudos;

  • Criar um plano de estudos traz várias vantagens.

 

Vantagens de montar um plano de estudos eficiente

 

Um plano de estudos consiste em uma elaborada rotina onde o estudante vai determinar quais são as suas prioridades em termos de conteúdo a ser assimilado, bem quais serão os seus horários de estudo.

Entre os benefícios de se adotar um plano de estudos, é possível afirmar que os principais deles consistem na organização e na disciplina. Ou seja, um plano auxilia o estudante a estipular quantas horas ele vai se manter concentrado nos conteúdos.

Além disso, ajuda também a equilibrar o tempo de estudo com o tempo disponível para o lazer. Inclusive, entre muitas dicas de estudos, uma delas que merece bastante atenção é a valorização também dos momentos de lazer, que servem para o estudante recarregar as energias.

Outra vantagem que um plano de estudos proporciona é a criação do hábito de estudar. A partir do instante que você elabora uma rotina, com horas de estudo previamente programadas, você acaba criando um hábito.

É importante também salientar que outro benefício proporcionado por um plano de estudos é o aspecto saudável. O hábito de estudar exercita a sua mente e faz bem para a memória. 

E já que estamos falando em plano de estudos, clique aqui e conheça o nosso curso introdutório de Excel e comece as suas planilhas hoje mesmo!

 

 

Passos para montar um plano de estudos

 

Montar um plano de estudos não é uma tarefa complicada. O que você precisa fazer para montar o seu é ter em mente quais são os seus objetivos. “Preciso saber por qual motivo estou estudando” é a frase que vai guiar a criação do seu plano.

Quando se trata de foco nos estudos, alguns objetivos são a longo prazo, já outros são médio ou curto prazo. Avalie bem qual é o seu, pois para metas que devem ser alcançadas em pouco tempo, a rotina de estudos deverá ser diferenciada de quem tem um prazo mais longo.

Diante disso, após deixar bem claro quais são as suas metas e as suas pretensões na hora de se dedicar aos estudos, chega a hora de colocar em prática os passos a seguir: 

 

1. Analise sua agenda

É impossível criar hábitos de estudos sem determinar antes quais serão os horários. Para estipular quantas horas você irá estudar por dia, analise antecipadamente a sua rotina. Veja na sua agenda os momentos que você tem disponível.

Por exemplo, se você trabalha durante a manhã, determine horários durante a tarde e à noite. Estude conforme a sua agenda permite. 

 

2. Monte um cronograma

Após analisar a sua agenda, estipular horários e também reservar momentos para o lazer, estabeleça um cronograma. Veja quais dias você dedicará para tirar dúvidas, efetuar exercícios e pesquisas.

 

3. Foque nos conteúdos mais difíceis 

Mantenha o foco nos conteúdos que você apresenta mais dificuldade. É óbvio que você não vai deixar de lado a revisão em conceitos que já domina, mas lembre-se que os conteúdos que você assimila com mais dificuldade merecem uma atenção especial.

 

4. Tenha foco 

Elimine as distrações diárias, pois nos horários que você se dedicar aos estudos o foco é o seu aprendizado. Por isso, comunique familiares e amigos que aqueles momentos são apenas para você.

Além disso, se for estudar utilizando a internet (o que é bem comum atualmente) mantenha a atenção no conteúdo. Nada de redes sociais, músicas, videos de cachorrinhos e outros conteúdos fora dos seus objetivos.

 

5 Ferramentas e softwares que podem ajudar a elaborar o seu plano de estudos

 

Plano-de-estudos.png

 

Diante de tantos aplicativos e softwares populares atualmente, o aprendizado não poderia ficar de fora. Sendo assim, para facilitar a organização do seu plano de estudos, confira algumas ferramentas: 

 

Quizlet

Essa ferramenta gratuita possibilita a criação de listas que o estudante organiza os conteúdos a serem estudados. Além do mais, ela permite adicionar quais conteúdos devem ser assimilados e o tempo adequado para isso.

 

Evernote

Utilizado também para o gerenciamento de projetos, essa ferramenta também pode ser usada para organização de plano de estudos. Entre as suas funções está a de armazenar conteúdos que podem ser lidos posteriormente.

Ele também permite a criação e o gerenciamento de chats que possibilitam a interação com outras pessoas.

 

Sunrise Calendar

Ele é excelente para organizar um cronograma de estudos, ainda mais pelo fato de que pode ser integrado com outras ferramentas, tais como o Evernote, o Google Agenda e o Facebook.

Por meio dele você tem um local completo onde pode organizar os seus compromissos, bem como os dias e horários de estudo. 

 

Google Drive

A ferramenta gratuita do Google permite a criação e o armazenamento de arquivos em vários formatos. Além disso, pode ser acessado tanto do desktop quanto de dispositivos móveis.

Ele permite a organização de conteúdo em pastas, facilitando ordenar os conteúdos a serem estudados.

 

Microsoft Excel

O famoso Excel é apropriado para quem quiser organizar um cronograma por meio de planilhas e tabelas

Com ele você pode criar planilhas do seu jeito, inserindo campos, colunas, cores e outros elementos que podem facilitar ainda mais o seu plano de estudos. 

 

Pronto para criar um plano de estudos perfeito?

 

Estudar não serve apenas para quem quer ingressar no mercado de trabalho, mas também para quem não pretende ficar estagnado. Portanto, ter um plano de estudos é fundamental para qualquer pessoa. 

O Grupo Voitto sabe disso e, para facilitar você a organizar o seu cronograma, preparou um Pacote completo de Excel, onde são ofertados cinco cursos: Excel do básico ao intermediário, Excel avançado, VBA aplicado a negócios, Formação de especialista em Power BI e Especialista em dashboards de gestão.

O pacote oferece certificado de conclusão e o aluno terá suporte de professores desde o primeiro dia de aula. Por isso, se você quer dominar essa ferramenta, vale a pena se inscrever neste curso. Clique no botão abaixo:

 

banner do pacote de cursos Clube do Excel