O Yoast SEO é o plugin de otimização para mecanismos de pesquisa mais utilizado do mundo. O fornecedor oferece algumas ferramentas online, mas seu foco é o plugin para sites WordPress, que já conta com mais de 5 milhões de instalações ativas.
Uma das razões do enorme sucesso do Yoast SEO é que o plugin surgiu quando muita gente nem sequer sabia o que é SEO. Sua popularidade cresceu lado a lado à da plataforma que o abriga, o WordPress — que está por trás de metade dos sites da web.
Embora o mercado de CMSconte com concorrentes de peso, como o All in One SEO e o Rank Math SEO, o Yoast se mantém na liderança, seja na loja de aplicativos, seja em popularidade em blogs e sites da internet. Essa é uma das suas grandes vantagens.
Com uma base de usuários enorme, inclusive no Brasil, é muito fácil encontrar tutoriais para instalação, configuração e resolução de problemas. Este artigo é um exemplo, dentro desse enorme universo criado pelo Yoast, e nas próximas linhas, você descobrirá tudo sobre esse plugin fantástico, além de aprender a extrair o máximo de suas funcionalidades.
Continue a leitura para conferir!
O Yoast SEO é um plugin desenvolvido para WordPress com uma série de recursos para otimização de sites em mecanismos de pesquisa, em especial, o Google. Foi lançado em 2008, e é uma das ferramentas pioneiras da nova abordagem da área que se consolidou mundialmente no Marketing Digital nos anos seguintes.
Atualmente, o plugin é equipado com ferramentas para:
O maior destaque do Yoast SEO, porém, é seu suporte para produção de conteúdo, que auxilia o redator a corrigir errinhos que podem custar caro nos resultados de pesquisa. Além disso, ele também facilita a edição dos SEO titles e das meta descrições — o título e a descrição que aparecem nos buscadores.
Com todas essas ferramentas, o plugin faz praticamente toda a “lição de casa” de SEO. O suficiente para que a maior parte dos sites se torne elegível para rankear nos mecanismos de busca. Entrega isso gratuitamente, o que é melhor!
Para quem deseja desfrutar do serviço ao máximo, porém, há uma versão paga com alguns recursos adicionais. Entre eles, analytics, redirecionamento de páginas e sugestão automática de links, além de suporte especial.
Assim como outros plugins da categoria, o Yoast SEO se integra a várias seções do WordPress. Ao instalá-lo e ativá-lo, ele passará a incluir, automaticamente, novas URLs ao sitemap do seu site — que é um dos principais meios pelos quais os robôs dos buscadores identificam o seu conteúdo. Além disso, vai incluir marcações no HTML que também ajudam os mecanismos de busca a compreender e exibir suas páginas de forma correta.
É por causa dessas marcações, inclusive, que o plugin solicita informações como perfil do blog ou site, nome da empresa, logomarca, entre outras. A ferramenta faz tudo isso sem você precisar editar uma só linha de código!
O que mais chama a atenção dos usuários, porém, são as funções que ele agrega ao editor de textos, não importa se você usa o novo ou o clássico. Rolando a página até fim, encontrará um box repleto de recursos para aprimorar o seu conteúdo.
Fonte: WordPress.org
As funcionalidades são divididas em quatro abas:
Para simplificar a configuração, o Yoast SEO apresenta uma pequena carinha, parecida com um emoji, que expressa diferentes reações e cores, a depender dos ajustes realizados pelo usuário:
Se você chegou até aqui, já deve ter entendido por que o Yoast é visto como uma ferramenta essencial pelos profissionais de SEO, certo? Entretanto, algumas vantagens do plugin merecem ser destacadas. Vejamos.
O Yoast SEO dispensa uma série de pequenos ajustes técnicos que podem tomar algum tempo, especialmente, se você não tem conhecimento em HTML e em banco de dados. O plugin adiciona e atualiza os arquivos necessários no seu site e faz as principais marcações que o Google solicita para a indexação de páginas.
Além de ajudar a configurar o seu site, o Yoast auxilia na produção de conteúdo. Seguindo suas dicas, certamente, seus artigos e páginas apresentarão resultados muito melhores nos resultados de pesquisa dos buscadores, garantindo mais tráfego orgânico para o seu site.
O plugin também está equipado com recursos para otimização da experiência do usuário, embora a análise de legibilidade não funcione tão bem para a língua portuguesa. De maneira geral, SEO e User Experience caminham de mãos dadas, uma vez que o Google também avalia a qualidade da navegação nas páginas.
O SEO é uma área que se transforma constantemente, e o Yoast, como um dos seus protagonistas, sempre oferece informações e updates de acordo com novas regras e tendências do mercado. Com ele, você mantém seu site em dia e ainda pode conferir conteúdos e cursos de apoio oferecidos pelos seus fornecedores (em inglês).
A instalação e a ativação do Yoast segue o princípio de qualquer outra aplicação do WordPress. Basta buscar pelo plugin na loja de aplicativos do WordPress, clicar em Instalar e depois em Ativar.
Fonte:Yoast
Após ativá-lo, você deverá seguir para a aba de configuração inicial. Se nenhuma mensagem surgir o convidando para fazer isso, bastar clicar em SEO no menu lateral do WordPress e, depois, acessar a aba First-time configuration (ou Configuração pela primeira vez).
Fonte: Yoast
Você, então, se deparará com uma lista de atividades a serem realizadas:
Concluídas as configurações, o plugin já operará normalmente — lembrando que você pode alterar essas configurações depois, embora não seja recomendado.
Como o Yoast cuida das configurações técnicas iniciais e de pequenas tarefas frequentes, a exemplo da atualização do sitemap, não resta quase nenhum trabalho a ser feito, se não otimizar os conteúdos a serem publicados. Vez ou outra, é possível que alguns problemas apareçam, mas o plugin cuida de praticamente tudo, sem exigir nenhum esforço do usuário.
Se você ou o responsável pela produção de textos do seu site já estão bem familiarizados com as configurações básicas de SEO, bastará realizar pequenos ajustes finais antes de publicar seus posts e páginas. Entretanto, mesmo que esteja começando, a curva de aprendizagem é muito rápida com a ajuda das sugestões e das orientações visuais da ferramenta.
Vale destacar, porém, que os indicadores do Yoast (as carinhas e bolinhas coloridas) são apenas referências, e não devem ser seguidos à risca. A depender do tamanho, do objetivo e até do idioma utilizado, pode ser impossível obter o verde em todas as áreas.
Como dito, os recursos de análise de legibilidade ainda não são muito eficazes com o português. Esse é um problema em quase todos os plugins da categoria, pois são criados e mantidos por equipes estrangeiras.
O nosso trabalho, portanto, é tentar melhorar a otimização o máximo possível, mas sem deixar de questionar o plugin. Dificilmente uma longa postagem, mesmo as que têm rankeamento em primeiro lugar no Google, ficará verde em todos os quesitos avaliados pelo Yoast. Está tudo bem.
Este artigo fica por aqui e aproveitamos para convidar você a continuar aprendendo conosco. Agora que sabe tudo sobre o Yoast SEO, vai querer conferir as principais tendências da área em 2022!
O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!
Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!
Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:
A Rock Content fornece a mais de 2.000 marcas, profissionais de marketing e agências soluções inovadoras de marketing de conteúdo, serviços criativos, talento sob demanda e treinamento profissional. A missão da Rock é criar oportunidades de crescimento para seus clientes, comunidade de talentos e Rockers em todo o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!