O que é Yoast SEO?
Como o plugin funciona?
Como o Yoast pode ajudar você e o SEO do seu site?
Como instalar e ativar o Yoast SEO?
Como usar o Yoast SEO, na prática?

Aprenda a usar o Plugin Yoast SEO do WordPress e não perca mais tempo!

Saiba tudo sobre o Yoast SEO, o plugin WordPress de otimização para mecanismos de pesquisa mais popular do mundo!

Rock Content
Por: Rock Content
Aprenda a usar o Plugin Yoast SEO do WordPress e não perca mais tempo!

O Yoast SEO é o plugin de otimização para mecanismos de pesquisa mais utilizado do mundo. O fornecedor oferece algumas ferramentas online, mas seu foco é o plugin para sites WordPress, que já conta com mais de 5 milhões de instalações ativas.

Uma das razões do enorme sucesso do Yoast SEO é que o plugin surgiu quando muita gente nem sequer sabia o que é SEO. Sua popularidade cresceu lado a lado à da plataforma que o abriga, o WordPress — que está por trás de metade dos sites da web.

Embora o mercado de CMSconte com concorrentes de peso, como o All in One SEO e o Rank Math SEO, o Yoast se mantém na liderança, seja na loja de aplicativos, seja em popularidade em blogs e sites da internet. Essa é uma das suas grandes vantagens.

Com uma base de usuários enorme, inclusive no Brasil, é muito fácil encontrar tutoriais para instalação, configuração e resolução de problemas. Este artigo é um exemplo, dentro desse enorme universo criado pelo Yoast, e nas próximas linhas, você descobrirá tudo sobre esse plugin fantástico, além de aprender a extrair o máximo de suas funcionalidades.

Continue a leitura para conferir!

  • O que é Yoast SEO?
  • Como o plugin funciona?
  • Como o Yoast pode ajudar você e o SEO do seu site?
  • Como instalar e ativar o Yoast SEO?
  • Como usar o Yoast SEO, na prática?

O que é Yoast SEO?

O Yoast SEO é um plugin desenvolvido para WordPress com uma série de recursos para otimização de sites em mecanismos de pesquisa, em especial, o Google. Foi lançado em 2008, e é uma das ferramentas pioneiras da nova abordagem da área que se consolidou mundialmente no Marketing Digital nos anos seguintes.

Atualmente, o plugin é equipado com ferramentas para:

  • análise e aprimoramento de SEO;
  • criação e atualização de sitemaps;
  • estruturação de dados (schema);
  • bloqueio de páginas para indexação;
  • integração de dados com plataformas de Marketing, como Search Console e Semrush.

O maior destaque do Yoast SEO, porém, é seu suporte para produção de conteúdo, que auxilia o redator a corrigir errinhos que podem custar caro nos resultados de pesquisa. Além disso, ele também facilita a edição dos SEO titles e das meta descrições — o título e a descrição que aparecem nos buscadores.

Com todas essas ferramentas, o plugin faz praticamente toda a “lição de casa” de SEO. O suficiente para que a maior parte dos sites se torne elegível para rankear nos mecanismos de busca. Entrega isso gratuitamente, o que é melhor!

Para quem deseja desfrutar do serviço ao máximo, porém, há uma versão paga com alguns recursos adicionais. Entre eles, analytics, redirecionamento de páginas e sugestão automática de links, além de suporte especial.

Como o plugin funciona?

Assim como outros plugins da categoria, o Yoast SEO se integra a várias seções do WordPress. Ao instalá-lo e ativá-lo, ele passará a incluir, automaticamente, novas URLs ao sitemap do seu site — que é um dos principais meios pelos quais os robôs dos buscadores identificam o seu conteúdo. Além disso, vai incluir marcações no HTML que também ajudam os mecanismos de busca a compreender e exibir suas páginas de forma correta.

É por causa dessas marcações, inclusive, que o plugin solicita informações como perfil do blog ou site, nome da empresa, logomarca, entre outras. A ferramenta faz tudo isso sem você precisar editar uma só linha de código!

O que mais chama a atenção dos usuários, porém, são as funções que ele agrega ao editor de textos, não importa se você usa o novo ou o clássico. Rolando a página até fim, encontrará um box repleto de recursos para aprimorar o seu conteúdo.

com funciona o Plugin

Fonte: WordPress.org


As funcionalidades são divididas em quatro abas:

  • SEO: verifica fatores básicos de otimização, como frequência e variação de palavra-chave, e permite editar o título e a descrição do conteúdo nas páginas dos resultados de pesquisa;
  • Readability (Legibilidade): analisa fatores de leitura e construção de textos que favorecem a permanência dos usuários na página, como espaçamentos e tamanhos de frases;
  • Schema (Esquema): permite alterar marcações na estruturação de dados, definindo o tipo de página e o tipo de artigo, o que também favorece a indexação e o entendimento do site pelos buscadores;
  • Social: configura a imagem exibida, o título e a descrição dos conteúdos quando forem postados em diferentes redes sociais.

Para simplificar a configuração, o Yoast SEO apresenta uma pequena carinha, parecida com um emoji, que expressa diferentes reações e cores, a depender dos ajustes realizados pelo usuário:

  • carinha verde feliz significa que seu trabalho está bom;
  • carinha laranja e neutra quer dizer que você está no caminho certo, mas pode melhorar;
  • carinha vermelha e triste significa que existem problemas na configuração ou no conteúdo.

Como o Yoast pode ajudar você e o SEO do seu site?

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido por que o Yoast é visto como uma ferramenta essencial pelos profissionais de SEO, certo? Entretanto, algumas vantagens do plugin merecem ser destacadas. Vejamos.

Dispensa trabalhos manuais e técnicos

O Yoast SEO dispensa uma série de pequenos ajustes técnicos que podem tomar algum tempo, especialmente, se você não tem conhecimento em HTML e em banco de dados. O plugin adiciona e atualiza os arquivos necessários no seu site e faz as principais marcações que o Google solicita para a indexação de páginas.

Ajuda a aumentar o tráfego

Além de ajudar a configurar o seu site, o Yoast auxilia na produção de conteúdo. Seguindo suas dicas, certamente, seus artigos e páginas apresentarão resultados muito melhores nos resultados de pesquisa dos buscadores, garantindo mais tráfego orgânico para o seu site.

Contribui para a experiência do usuário

O plugin também está equipado com recursos para otimização da experiência do usuário, embora a análise de legibilidade não funcione tão bem para a língua portuguesa. De maneira geral, SEO e User Experience caminham de mãos dadas, uma vez que o Google também avalia a qualidade da navegação nas páginas.

Mantém seu site atualizado com as novas tendências

O SEO é uma área que se transforma constantemente, e o Yoast, como um dos seus protagonistas, sempre oferece informações e updates de acordo com novas regras e tendências do mercado. Com ele, você mantém seu site em dia e ainda pode conferir conteúdos e cursos de apoio oferecidos pelos seus fornecedores (em inglês).

Como instalar e ativar o Yoast SEO?

A instalação e a ativação do Yoast segue o princípio de qualquer outra aplicação do WordPress. Basta buscar pelo plugin na loja de aplicativos do WordPress, clicar em Instalar e depois em Ativar.

como instalar e ativar o Yoast SEO

Fonte:Yoast


Após ativá-lo, você deverá seguir para a aba de configuração inicial. Se nenhuma mensagem surgir o convidando para fazer isso, bastar clicar em SEO no menu lateral do WordPress e, depois, acessar a aba First-time configuration (ou Configuração pela primeira vez).

como instalar e ativar o yoast seo

Fonte: Yoast


Você, então, se deparará com uma lista de atividades a serem realizadas:

  • otimização de dados de SEO: nessa parte, o plugin analisará a estrutura e todo o conteúdo do seu site (caso já tenha materiais postados), e providenciará os ajustes técnicos necessários;
  • representação do site: aqui, você informará os dados do seu projeto: perfil (organização ou pessoa), nome da empresa e logomarca;
  • perfis sociais: nessa área, você pode vincular os perfis sociais da sua empresa para que o plugin configure os metadados para as postagens em outras plataformas;
  • preferências pessoais: aqui, oferece a opção de permitir ou não que os dados do seu site sejam usados para aprimorar o plugin, além da inscrição na lista de e-mail oficial do fornecedor;
  • finalizar configuração: por fim, eles também orientam a criar uma conta no site oficial do Yoast para conseguir acompanhar o desempenho do seu site por lá, mas assim como os itens da etapa anterior, você pode dispensar.

Concluídas as configurações, o plugin já operará normalmente — lembrando que você pode alterar essas configurações depois, embora não seja recomendado.

Como usar o Yoast SEO, na prática?

Como o Yoast cuida das configurações técnicas iniciais e de pequenas tarefas frequentes, a exemplo da atualização do sitemap, não resta quase nenhum trabalho a ser feito, se não otimizar os conteúdos a serem publicados. Vez ou outra, é possível que alguns problemas apareçam, mas o plugin cuida de praticamente tudo, sem exigir nenhum esforço do usuário.

Se você ou o responsável pela produção de textos do seu site já estão bem familiarizados com as configurações básicas de SEO, bastará realizar pequenos ajustes finais antes de publicar seus posts e páginas. Entretanto, mesmo que esteja começando, a curva de aprendizagem é muito rápida com a ajuda das sugestões e das orientações visuais da ferramenta.

Vale destacar, porém, que os indicadores do Yoast (as carinhas e bolinhas coloridas) são apenas referências, e não devem ser seguidos à risca. A depender do tamanho, do objetivo e até do idioma utilizado, pode ser impossível obter o verde em todas as áreas.

Como dito, os recursos de análise de legibilidade ainda não são muito eficazes com o português. Esse é um problema em quase todos os plugins da categoria, pois são criados e mantidos por equipes estrangeiras.

O nosso trabalho, portanto, é tentar melhorar a otimização o máximo possível, mas sem deixar de questionar o plugin. Dificilmente uma longa postagem, mesmo as que têm rankeamento em primeiro lugar no Google, ficará verde em todos os quesitos avaliados pelo Yoast. Está tudo bem.

Este artigo fica por aqui e aproveitamos para convidar você a continuar aprendendo conosco. Agora que sabe tudo sobre o Yoast SEO, vai querer conferir as principais tendências da área em 2022!


O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Rock Content

Rock Content

A Rock Content fornece a mais de 2.000 marcas, profissionais de marketing e agências soluções inovadoras de marketing de conteúdo, serviços criativos, talento sob demanda e treinamento profissional. A missão da Rock é criar oportunidades de crescimento para seus clientes, comunidade de talentos e Rockers em todo o mundo.

[eBook] 9 Estudos de Caso com uso da tecnologia Blockchain

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

9 Estudos De Caso Com Uso Da Tecnologia Blockchain

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.