"Não existe fracasso na vida! Há apenas resultados”. Os acontecimentos na sua vida são resultados das suas escolhas. Ao mudar as maneiras de como você lida e percebe as situações na sua vida, suas emoções, sua linguagem corporal e até a maneira como fala consigo mesmo vão fazer com que você conquiste qualquer objetivo na vida.

 

Sobre a obra

 

O livro Poder Sem Limites, lançado em 1986, do original “Unlimited Power” (em inglês), foi escrito por Tony Robbins, que mostra como alcançar a incrível vida pessoal e profissional que você deseja e, consequentemente, a qualidade de vida que você sempre sonhou.

Este livro é considerado como um dos grandes sucessos e best sellers de Tony Robbins. Em sua nova versão (2017), composta por 406 páginas. Ele é dividido em 21 capítulos que são em três partes: modelando a excelência humana, a fórmula do sucesso definitivo e liderança: o desafio da excelência.

Para adquirir a obra completa e ficar por dentro dos detalhes, clique no link:

 

Sobre o autor

 

Tony Robbins, ou Anthony Robbins (29 de fevereiro de 1960, Glendora, Califórnia), é autor de seis best sellers internacionais e protagonista do aclamado documentário “Eu não sou seu Guru”.

Robbins é um dos responsáveis pela popularização da Programação Neurolinguística (PNL), além de ser um famoso coach e considerado um dos homens mais influentes de sua geração. Tony já forneceu seus ensinamentos a Arnold Schwarzenegger; Nelson Mandela; Oprah Winfrey e o ex-Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Esse é um dos livros da categoria, leitura obrigatória para a maioria das pessoas. Ele apresenta diversas ferramentas para construir seu caminho para a prosperidade. O autor apresenta, de maneira descomplicada, orientações para desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Ideias principais

 

  • Não existe fracasso na vida! Cada passo que você dá, mesmo quando você cai, é uma oportunidade única para aprender e crescer;

  • Você pode controlar seu cérebro e modificar as suas emoções;

  • Você pode conquistar qualquer coisa ao aplicar o método modelagem;

  • Use o movimento dos seus olhos para ativar o seu cérebro e melhorar a sua memória e criatividade;

  • Para garantir que as pessoas compreendam a mensagem que você realmente quer transmitir, você precisa encontrar o canal certo de comunicação;

  • Ao modificar a sua linguagem corporal, você altera as suas emoções e aumenta a sua energia;

  • O poder da convicção surge do alinhamento do seu corpo e mente a um poderoso plano de ação.
     

Overview - Parte 1: modelando a existência humana

 

A primeira parte é voltada para o controle interno. O autor começa introduzindo o conceito de PNL (Programação Neurolinguística), que foi criado oficialmente no início dos anos 70, por Richard Bandler e John Grinder.

Essa metodologia nos permite compreender melhor o nosso funcionamento interno, identificar nossos modelos mentais, para que possamos questioná-los, refletir sobre eles e se é preciso dar novo significado a eles.

O que seria, então, modelar a existência humana?  Bom, segundo o autor há padrões nos comportamentos neurológicos de cada indivíduo; que podem ser modelados e, a partir disso, podemos pegar “atalhos” para obter resultados mais rápidos.

Tomamos como exemplo uma pessoa muito bem sucedida em determinada área. Você pode moldar os padrões daquela pessoa, pois isso vai te dar um resultado muito mais rápido do que se você simplesmente buscasse o sucesso por tentativa e erro. Isso é chamado de modelagem.

Muito bem, então como a modelagem é feita? Como podemos modelar os padrões daquela pessoa em específico?

Robbins nos diz que existem três chaves para a modelagem. A primeira delas é a crença. Tony descreve a crença como “qualquer princípio orientador, máximas, fé ou paixão que pode proporcionar significado e direção na vida”. Após conhecer as crenças da pessoa de sucesso, você deverá replicá-las.

A segunda chave é a sintaxe mental. Mas o que é sintaxe mental?

Bom, nada mais é do que o modo como nós organizamos nossa comunicação com nosso sistema nervoso, em outras palavras, como organizamos nossos pensamentos. Uma das maneiras de descobrir a sintaxe mental de alguém é observando essa pessoa.

Por fim, chegamos na terceira chave, que aborda a fisiologia. Fisiologia é postura, respiração, expressões faciais ou gestos. Ela determina como as pessoas usam o seu cérebro.

Por exemplo, geralmente, uma pessoa de sucesso anda de uma maneira mais erguida, mais imponente, demonstrando ter autoestima. Uma das maneiras de se ter sucesso, portanto, seria replicar este comportamento e começar a caminhar dessa mesma forma, de maneira mais imponente.

Conhecendo as três chaves, podemos modelar o comportamento de qualquer pessoa, e isto nos leva à segunda parte de Poder Sem Limites.

 

Overview - Parte 2: a fórmula do sucesso definitivo

 

Na segunda parte, Robbins foca em aspectos mais externos, aborda o seu controle interno com as outras pessoas, ou seja, com o mundo a sua volta. Ele trabalha as nossas limitações, como nos livrar delas e descobrir o que realmente queremos, utilizando o poder da precisão e da harmonia.

Trata também sobre a forma como devemos enfrentar as resistências e resolver os problemas, na reestruturação de nossas vidas, em como se ancorar no sucesso e nos metaprogramas.

Metaprogramas são filtros que determinam como nós percebemos o mundo à nossa volta. Eles também têm uma grande influência em como nos comunicamos com as pessoas e nos comportamentos que manifestamos.

 

Overview - Parte 3: liderança

 

Na última parte do livro, o autor lida com os nossos valores, nossas crenças pessoais e o nosso sistema de crenças, que, segundo o autor, é a chave para compreender nossos comportamentos e as atitudes das pessoas à nossa volta, além de ser considerada a base que vai definir as nossas reações em qualquer situação.

Para conseguirmos entender as outras pessoas e convivermos melhor, isso é importante, porque lidamos com pessoas em todas as etapas da nossa vida e o tempo todo. Então, precisamos saber o que é importante para elas e quais são os seus valores.

Outro ponto abordado são as chamadas 5 chaves da prosperidade e da felicidade. Robbins nos mostra como aprender a controlar nossas frustrações, rejeição, pressão financeira, acomodação e aprender a sempre dar mais do que esperamos receber.

No final, Tony Robbins questiona se é esse caminho que você realmente quer seguir e, se não for, você pode mudar quando quiser, porque poder é a capacidade que todos nós temos de mudar, adaptar, crescer e evoluir.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

No livro Mindset da psicóloga Carol S. Dweck, é debatido como nossas crenças moldam nosso comportamento e nosso crescimento. Enquanto mindsets produzem visões de mundo definitivas, pessoas podem mudar ao aprender novas habilidades. Seres humanos podem ser ensinados a reagir de diferentes formas, como enfrentar desafios e pensar de outra maneira.

Já para Daniel Goleman, autor do livro Trabalhando com a Inteligência Emocional, para os líderes, a inteligência emocional deles se traduz para a organizacional. Muitas vezes esse atributo atrai clientes, até mais do que cérebros ou histórico. Mais uma vez, as habilidades que criam empatia - escuta ativa e visão de uma situação do ponto de vista de outra pessoa - são vitais.

Para finalizar, no livro Paixão por Vencer, Jack Welch aborda que devemos sempre buscar qualidade na nossa vida profissional. Se você não está satisfeito com o seu emprego, encontre um trabalho que proporcione entusiasmo na sua carreira, é muito importante que você não se acomode e saia da zona de conforto.

Mas, ao procurar um trabalho, analise a empresa como um todo: sua equipe, tarefas, salário, plano de carreira e mais. E, ao iniciar em um novo emprego, procure superar todas as expectativas, dê sempre o seu melhor.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

“Só uma pequena porcentagem de pessoas vive, de fato, a vida de seus sonhos. Por quê?

É preciso esforço. É preciso ação firme”, segundo Tony Robbins. Então se você deseja mudar a sua vida, ter o controle da sua mente, se relacionar melhor com as pessoas a sua volta e ter sucesso na vida, a palavra chave é ação, então, aja. Na obra de Tony Robbins, você encontrará várias ferramentas para lhe auxiliar.

 

Gostou dessa análise?

 

O que achou da obra de Tony Robbins, “Poder Sem Limites”? Deixe seu feedback para sabermos sua opinião e oferecer sempre o melhor para você! Se quiser se aprofundar mais no assunto, você pode aproveitar e adquirir o livro clicando no link abaixo:

 

        

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 

Nota:

O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).

Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.

Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.