Steve Jobs. Martin Luther King Jr. Walt Disney. O que essas pessoas tinham em comum? Apesar de atuarem em áreas distintas, todos mudaram o mundo com sua forma de pensar, agir e se comunicar. Eles fizeram isso começando com o “por quê”.

Mas como eles conseguiram isso? Nesse livro, o autor Simon Sinek explica práticas para que esse poder de inspiração seja mais difundido, permitindo que as pessoas criem negócios de sucesso duradouro e que causem impacto positivo em todos ao redor.

Parece promissor, não é mesmo? Então vem comigo para saber mais!

 

Sobre a obra

 

Bestseller global, o livro foi publicado originalmente em inglês (“Start With Why”) no ano de 2009. Desde então, já vendeu mais de um milhão de cópias, traduzidas em 36 línguas.

Nele, o autor trata do motivo pelo qual algumas organizações são muito mais inovadoras e bem-sucedidas do que outras, mesmo que comecem em condições semelhantes.

Além disso, ele oferece uma abordagem inovadora para motivar e inspirar pessoas. Seu conteúdo é distribuído em 6 partes principais, desenvolvidas ao longo das 256 páginas da versão original.

No Brasil, a primeira publicação do livro foi feita em 2012 pela Editora Saraiva.

Para saber todos os detalhes, dicas e exemplos, você pode adquirir a versão completa do livro nos seguintes links:

 

Sobre o autor

 

Simon Sinek é um autor e palestrante motivacional britânico. Ele ensina desde grandes líderes corporativos até pessoas de agências governamentais, diplomatas e políticos a se tornarem mais inspiradores.

Simon se tornou muito famoso após a sua primeira apresentação na TED Talk em 2009, que serviu de base para escrever esse livro. Desde então, essa apresentação é a sétima mais visualizada na TED.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

As ideias da obra vão ajudar qualquer pessoa que deseja inspirar outras e, além disso, se sentir realizada e bem-sucedida em seu trabalho.

Além disso, pode inspirar líderes que possuem o desejo de empreender e gerar um impacto transformador no mundo.

 

Ideias principais

 

Os pontos de destaque do livro são:

 

  • O seu porquê é a sua causa, seu propósito e sua missão;

  • Todo líder realmente inspirador começou com o porquê;

  • Conhecer o seu porquê é essencial para construir sucesso duradouro;

  • Quando você perde a noção do seu porquê, fica mais difícil de manter o crescimento, a lealdade e a inspiração que foram fundamentais para seu sucesso inicial.

 

Essas ideias são desenvolvidas ao longo das 6 partes do livro. Então, chega de enrolação! Vamos conhecer mais sobre elas?

 

Overview: Parte 1 - Um mundo que não começa pelo porquê

 

Na primeira parte do livro, Sinek fala sobre as formas de se atrair clientes. Ele afirma que a maioria das práticas envolve algum tipo de manipulação: preço, promoção, medo, aspiração, pressão de grupo e novidade.

No entanto, o autor entende que esses tipos de atração são soluções de curto prazo, que precisam ser aplicadas constantemente, resultando em um ciclo contínuo de manipulação.

Essa estratégia acaba gerando impacto nos lucros a longo prazo, pois não promove a fidelidade dos clientes.

Pensando nisso, Simon oferece uma alternativa a essa prática no próximo segmento do livro, analisado a seguir.

 

Overview: Parte 2: Uma perspectiva alternativa

 

Nesse segmento do livro, o autor explica uma das partes mais importantes da sua abordagem: o Círculo de Ouro.

Ele consiste em três círculos concêntricos com a palavra “porquê” no centro, envolvida pelo círculo do “como” e no mais afastado está o “o quê”.

 

Fonte: adaptado do livro

 

O QUÊ: descreve as atividades realizadas pela empresa. Qualquer empresa do mundo sabe exatamente o que ela produz. É a parte mais fácil e perceptível do círculo.

COMO: ilustra a forma pela qual o “QUÊ” é feito. Grande parte das empresas sabem como fazem o que fazem. Normalmente, é algo que diferencia a empresa no mercado, como uma proposta de valor exclusiva, por exemplo.

PORQUÊ: é aqui que se encontra o diferencial, pois a maioria das empresas não consegue conceber por que elas fazem o que fazem. O autor esclarece que não significa ganhar dinheiro, segundo ele, isso é um resultado da sua atividade. Essa parte do círculo define a sua missão, o motivo da sua empresa existir e por que ela deve ser importante para alguém.

Simon mostra que os líderes de empresas inspiradoras pensam nesse círculo de dentro para fora, isto é, baseiam suas ações e pensamentos inicialmente no “porquê”, depois no “como” e por último no “o quê”.

Pensando dessa forma, a empresa consegue cativar a fidelidade dos seus consumidores, pois, segundo o autor, as pessoas não compram o que você faz, mas sim o porquê de você fazer o que faz.

 

Overview: Parte 3 - Os líderes precisam de seguidores

 

Na sequência do livro, Simon fala sobre a importância dos colaboradores. Ele explica que as melhores empresas contratam pessoas já motivadas e que acreditam no seu “porquê”.

Esse tipo de empresa consegue inspirar seus funcionários, tornando-os cada vez mais produtivos e inovadores.

Os líderes inspiradores que citamos lá no início não mudaram o mundo agindo sozinhos. Eles conseguiram tais feitos porque outras pessoas acreditaram nos seus “porquês” e, a partir disso, passaram a difundir as ideias e atitudes propagadas por esses líderes.

No entanto, é preciso saber cativar e unir essas pessoas que acreditam em você e nos seus propósitos. O autor trata disso na próxima parte do livro.

 

Overview: Parte 4 - Como unir aqueles que acreditam

 

Simon destaca a diferença entre energia e carisma. Um líder que fala de maneira enérgica faz com que as pessoas se sintam animadas e motivadas a trabalhar. No entanto, esse sentimento não dura muito tempo.

O carisma, por outro lado, é uma característica inerente em todos os grandes líderes. Isso se dá pois eles têm uma percepção clara do seu “porquê”, permitindo que acreditem fortemente em uma causa ou propósito maior do que eles mesmos.

O autor também explica que um líder carismático não precisa necessariamente ser enérgico. Um grande exemplo disso é Bill Gates.

Sua personalidade é tímida e reclusa, mas o seu carisma faz com que as pessoas se sintam inspiradas por ele e compartilhem do seu grande ideal. Isso faz com que seus colaboradores sejam leais à sua causa.

 

Overview: Parte 5 - O maior desafio é o sucesso

 

É comum confundir realização com sucesso. O autor explica que a realização é algo tangível e mensurável, ou seja, é uma coisa que você adquire ou alcança, como uma meta. Você fica realizado quando consegue O QUE você quer.

O sucesso, por outro lado, é bem mais pessoal e é algo que se sente, como se fosse um estado de espírito. Você se sente bem-sucedido quando entende o PORQUÊ de querer realizar alguma coisa.

As nossas realizações, o que atingirmos, são como sinalizadores que indicam que estamos no caminho certo na busca pelo sucesso, que é nosso maior desafio.

 

Overview: Parte 6 - Descubra o porquê

 

Você já deve ter ouvido falar que a pesquisa de mercado é a parte mais importante da preparação antes de abrir um negócio. A partir dela, você consegue identificar seu público consumidor e construir seu produto de acordo com seu nicho de mercado.

O autor, entretanto, não concorda com isso. Ele acredita, claro, que a parte mais importante é descobrir e entender o seu “porquê”. Esse é um processo de descoberta, não de invenção que ocorre da noite para o dia.

Segundo Simon, você precisa olhar para a direção totalmente oposta daquela em que se encontra no momento. O seu porquê está dentro de você.

Uma vez identificado esse motivo, a parte mais difícil é se manter fiel a ele, por isso o autor acredita que você mesmo é o seu maior e melhor competidor.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

No livro do empresário brasileiro Flávio Augusto, Geração de Valor, ele mostra como ao invés de somente trabalhar pelo capital como é importante gerar valor para os clientes. Gerando valor na vida das outras pessoas em contrapartida elas vão gerar valor para você.

Para John C. Maxwell, autor do Livro de Ouro da Liderança os melhores líderes são aqueles que sabem ouvir. Ouvintes sabem o que está acontecendo porque são atentos. Eles aprendem melhor que os outros porque absorvem de vários lugares. Além disso, bons ouvintes têm a capacidade de enxergar melhor os pontos fortes e fracos das outras pessoas.

Já em Developing the Leader Within You, John Maxwell aborda a importância do líder demonstrar que se importa com a sua equipe e desenvolver líderes entre ela. Além disso,  ele trabalha com a ideia de que 80% de seus esforços devem ser canalizados em 20% das suas prioridades mais importantes para o alcance de seus objetivos.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

As principais lições que podemos tirar dessa obra são:

 

  • Compreender e se manter fiel ao seu porquê é essencial para sustentar um sucesso contínuo e duradouro;

  • Suas decisões devem ser guiadas pelo seu propósito principal;

  • Mantenha o seu porquê vivo dentro da sua organização;

  • Invista em pessoas que acreditem e compartilhem dos seus ideais.

 

E aí, o que achou?

 

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