Por que você deve fazer o Curso de Gestão de Conflitos da Voitto?

Aprenda a minimizar conflitos entre colaboradores e desenvolver um ambiente de trabalho propício para o crescimento organizacional.

Alícia Soares 21/06/2022 - 6 mins de leitura

A gestão de conflitos é uma habilidade necessária para que a sua empresa atinja bons resultados. Isso porque a boa comunicação e convivência entre os funcionários é responsável pelo aumento da produtividade de uma equipe. 

Cada um possui uma personalidade e, por isso, algumas divergências de ideias podem acontecer. Consequentemente, discussões e conflitos. Um bom gestor é responsável por amenizar essas diferenças no ambiente empresarial.  

Confira como a gestão de conflito organizacional é importante para o fortalecimento da cultura de sua empresa e por que você deve se especializar na área por meio dos seguintes tópicos: 

  • O que é Gestão de Conflitos?
  • Qual é o Impacto da Gestão de Conflitos em um Negócio?
  • Para quem o Curso de Gestão de Conflitos da Voitto é Indicado?
  • Quais são os Materiais Inclusos no Curso?
  • Hora de Aprender!

Vamos lá! 

 

O que é Gestão de Conflitos?


A gestão de conflitos consiste no planejamento e na comunicação assertiva em busca da prevenção e da resolução de divergências entre colaboradores de uma empresa. 

Dessa forma, estabelecer soluções e estratégias para evitar problemas de relacionamento e possibilitar um ambiente empresarial saudável são algumas das funções de um gestor de conflitos. 

Como dito anteriormente, esses confrontos acontecem pela divergência de personalidades entre colaboradores, são inevitáveis e devem ser amenizados pelos gestores e líderes. 

Logo, é necessário estar em constante acompanhamento das relações entre a equipe para identificar possíveis desacordos e assim, mediar e possibilitar novas resoluções. A cultura de feedback é um grande exemplo disso. 

O desenvolvimento de boas lideranças é importante para que melhores ações sejam tomadas em relação à solução desses conflitos. Bons gestores estarão lá para motivar os colaboradores, escutá-los e engajá-los perante uma causa. 


Tipos de Conflitos

Os conflitos podem ser classificados em:

  • Intrapessoais: conflitos com um único indivíduo;
  • Interpessoais: conflitos entre duas ou mais pessoas;
  • Intragrupais: conflitos dentro de uma mesma equipe ou setor;
  • Intergrupais: conflitos entre departamentos ou equipes diferentes.

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Além disso, a natureza dos conflitos também é uma outra maneira de classificação. Confira a seguir:


Conflito Manifesto

O Conflito Manifesto também é conhecido como conflito aberto e pode ser percebido e visível por outros colaboradores da organização. 

Por ser evidente, ele pode interferir no dia a dia da empresa e afetar a produtividade da empresa. 


Conflito Sentido

O Conflito Sentido possui esse nome por gerar tensão em pelo menos uma das partes afetadas. 

Por envolver um impacto emocional, também pode afetar diretamente o colaborador e a empresa. É necessário muita cautela na resolução dessa desavença. 


Conflito Percebido

O Conflito Percebido consiste em compreensão das partes sobre o seu desacordo, mas ainda não se manifestam abertamente. 

Isso pode ser realizado por apenas um funcionário envolvido e é de responsabilidade do gestor identificar a situação e solucioná-la. 


Conflito Latente

O Conflito Latente consiste em uma discordância discreta entre os envolvidos e a organização. 

Caso passe despercebido pelos gestores, este conflito pode se intensificar, mostrando que os gestores devem estar presentes e tomar pequenas iniciativas. 


Qual é o Impacto da Gestão de Conflitos em um Negócio?


A gestão de conflitos é responsável pelo aumento de produtividade da equipe, além de maior desenvolvimento da comunicação entre os colaboradores, o que cria um ambiente amigável dentro de um setor ou de uma empresa em sua totalidade.  

Dessa forma, é fundamental que o gestor identifique a causa raiz do conflito para tomar ações mais assertivas em relação ao problema. Além disso, deve ser ressaltada a imparcialidade e o foco no acontecimento, não nos envolvidos.

Um conflito pode acontecer por mudanças em algum processo da empresa, desacordos entre departamentos, comunicação ineficaz, pressão por resultados, recursos mal distribuídos, entre outros motivos. 

Além disso, a importância da gestão de conflitos também inclui melhor desenvolvimento de soft skills das lideranças, além da construção de uma visão estratégica para identificar o que deve ser aprimorado nessas relações. 

Isso evita que os colaboradores estejam desmotivados, com baixo desempenho e ausentes, além da perda de talentos com as constantes demissões, o chamado turnover. É necessária a construção de uma equipe positiva


Para quem o Curso de Gestão de Conflitos da Voitto é Indicado?


O curso de Gestão de Conflitos da Voitto é indicado para qualquer gestor ou colaborador que queira aprender a gerenciar conflitos e a proporcionar um ambiente saudável para a equipe. 

Alguns exemplos de profissionais são Recursos Humanos (RH), Gestão de Pessoas e líderes de diversas áreas, mas é um curso livre para qualquer profissional interessado na resolução de conflitos

Neste curso, serão desenvolvidas estratégias de conciliação e de empatia para melhor gestão do clima organizacional de uma empresa.  Além disso, o desenvolvimento da visão estratégica para identificação dessas desavenças. 

A criação de uma cultura forte na empresa, definindo a sua identidade organizacional, apoiando a diversidade e a colaboração entre equipes, é responsável por maior engajamento dos colaboradores e redução de conflitos. 

Então, se você se encaixa em uma dessas indicações, essa especialização com certeza é para você! Quer saber mais sobre ela? Confira a seguir:


Quais são os Materiais Inclusos no Curso?


Agora que você já sabe a necessidade de desenvolver conhecimentos em gestão de conflitos, é hora de começar e, por isso, vamos te contar um pouquinho mais sobre o seu funcionamento.

O nosso curso de Gestão de Conflitos é composto por 8 horas de conteúdo - vídeo-aulas, exercícios e leituras complementares - divididas em três módulos:

  • Entendendo o que são conflitos;
  • Os conflitos no ambiente corporativo;
  • Estratégias para a resolução de conflitos. 

Esses conteúdos estão organizados em uma trilha de conhecimento que vai do nível geral para o específico, onde você pode acessá-la a qualquer hora e de qualquer lugar.

A Voitto também disponibiliza chat, fórum e suporte personalizado de nossa equipe para tirar dúvidas e resolver qualquer problema que aconteça na plataforma.

Por fim, você possuirá um acesso por até 5 anos, contará com apostilas para download e é claro, receberá um certificado com grande credibilidade reconhecido no mercado.

Não vai querer ficar de fora da nossa formação, não é mesmo? Acesse a nossa plataforma pelo próximo botão!


Hora de Aprender!

Você já se perguntou como lida com a Gestão no Conflitos no seu ambiente de trabalho? Bem, atualmente, é comum percebermos que existem atritos entre as pessoas de uma mesma equipe, o que interfere no desempenho de todos.

Portanto, saber lidar com situações adversas é essencial para a construção de uma boa imagem profissional.


Pensando nisso, criamos o curso de Gestão de Conflitos que aborda diversos métodos e ferramentas para solucionar conflitos tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Este treinamento tem como objetivo te transformar em um profissional resiliente, focado em resultados, com as competências necessárias para criar um ambiente de trabalho propício para o crescimento organizacional.

Gostou de saber mais sobre o curso e não quer parar por ai? Então não perca a oportunidade e se inscreva agora mesmo no curso Gestão de Conflitos!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo